Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/521 |
Resumo: | O comportamento humano pode ser a chave para o sucesso ou o reflexo do fracasso de muitas organizações. Muitas empresas menosprezam este fato, e não investem em seus funcionários, resumindo-se a dispensá-los, elevando a rotatividade. O maior problema ocorre quando as pessoas da organização dominam informações específicas, como no caso do ambiente portuário e pode estar aí a grande oportunidade para se efetuar um trabalho de mudança de comportamento, pois neste ponto encontramos o interesse da empresa, que quer o funcionário pelas habilidades que possui e do funcionário, que não quer perder o emprego. Este trabalho foi desenvolvido em uma situação semelhante a esta, num momento onde a empresa estudada (uma operadora portuária) acabava de sair do processo de privatização e precisava modernizar-se. Em contrapartida, os funcionários não estavam tão dispostos e nem mesmo preparados para enfrentar tantas mudanças, até mesmo por serem trabalhadores portuários, conhecidos pelo perfil mais reservado e um tanto machista. O estudo aqui relatado retrata uma situação passada em uma operadora portuária da Baixada Santista, que envolve o treinamento intensivo para conquistar a mudança de comportamento, necessária na época, para que a empresa pudesse tornar-se mais competitiva no mercado, aproveitando seus talentos internos e conquistando ainda uma melhora na motivação e no relacionamento entre os funcionários. |
id |
SANT_3a8c5051e731e1d38009cacda5443129 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/521 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Junqueira, Luciano Antonio PratesCPF:06134513849http://lattes.cnpq.br/3186420006807999Claro, José Alberto Carvalho dos SantosCPF:09789908805http://lattes.cnpq.br/0865792662046289CPF:07019243819http://lattes.cnpq.br/2921361145523051Paul, Rita de Cássia Zaher Rosa2015-02-04T21:39:32Z2012-10-182012-05-03PAUL, Rita de Cássia Zaher Rosa. Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária. 2012. 77 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.https://tede.unisantos.br/handle/tede/521O comportamento humano pode ser a chave para o sucesso ou o reflexo do fracasso de muitas organizações. Muitas empresas menosprezam este fato, e não investem em seus funcionários, resumindo-se a dispensá-los, elevando a rotatividade. O maior problema ocorre quando as pessoas da organização dominam informações específicas, como no caso do ambiente portuário e pode estar aí a grande oportunidade para se efetuar um trabalho de mudança de comportamento, pois neste ponto encontramos o interesse da empresa, que quer o funcionário pelas habilidades que possui e do funcionário, que não quer perder o emprego. Este trabalho foi desenvolvido em uma situação semelhante a esta, num momento onde a empresa estudada (uma operadora portuária) acabava de sair do processo de privatização e precisava modernizar-se. Em contrapartida, os funcionários não estavam tão dispostos e nem mesmo preparados para enfrentar tantas mudanças, até mesmo por serem trabalhadores portuários, conhecidos pelo perfil mais reservado e um tanto machista. O estudo aqui relatado retrata uma situação passada em uma operadora portuária da Baixada Santista, que envolve o treinamento intensivo para conquistar a mudança de comportamento, necessária na época, para que a empresa pudesse tornar-se mais competitiva no mercado, aproveitando seus talentos internos e conquistando ainda uma melhora na motivação e no relacionamento entre os funcionários.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em Gestão de NegóciosCatólica de SantosBROrganização e gestãotreinamentoatitudemudançaoperadora portuáriaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTreinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALrita paul.pdfapplication/pdf637783https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/521/1/rita%20paul.pdf3cb688a771eed951877f520ef3168f53MD51THUMBNAILrita paul.pdf.jpgrita paul.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/521/3/rita%20paul.pdf.jpgcc1d4c8630f43f9cb76f9ba6dcf05509MD53TEXTrita paul.pdf.txtrita paul.pdf.txtExtracted texttext/plain141561https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/521/2/rita%20paul.pdf.txtb4aadfb91299796a632acecb285aa008MD52tede/5212021-10-04 18:30:23.0oai:tede.unisantos.br:tede/521Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:30:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária |
title |
Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária |
spellingShingle |
Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária Paul, Rita de Cássia Zaher Rosa treinamento atitude mudança operadora portuária CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária |
title_full |
Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária |
title_fullStr |
Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária |
title_full_unstemmed |
Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária |
title_sort |
Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária |
author |
Paul, Rita de Cássia Zaher Rosa |
author_facet |
Paul, Rita de Cássia Zaher Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Junqueira, Luciano Antonio Prates |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:06134513849 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3186420006807999 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Claro, José Alberto Carvalho dos Santos |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:09789908805 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0865792662046289 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:07019243819 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2921361145523051 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paul, Rita de Cássia Zaher Rosa |
contributor_str_mv |
Junqueira, Luciano Antonio Prates Claro, José Alberto Carvalho dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
treinamento atitude mudança operadora portuária |
topic |
treinamento atitude mudança operadora portuária CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
O comportamento humano pode ser a chave para o sucesso ou o reflexo do fracasso de muitas organizações. Muitas empresas menosprezam este fato, e não investem em seus funcionários, resumindo-se a dispensá-los, elevando a rotatividade. O maior problema ocorre quando as pessoas da organização dominam informações específicas, como no caso do ambiente portuário e pode estar aí a grande oportunidade para se efetuar um trabalho de mudança de comportamento, pois neste ponto encontramos o interesse da empresa, que quer o funcionário pelas habilidades que possui e do funcionário, que não quer perder o emprego. Este trabalho foi desenvolvido em uma situação semelhante a esta, num momento onde a empresa estudada (uma operadora portuária) acabava de sair do processo de privatização e precisava modernizar-se. Em contrapartida, os funcionários não estavam tão dispostos e nem mesmo preparados para enfrentar tantas mudanças, até mesmo por serem trabalhadores portuários, conhecidos pelo perfil mais reservado e um tanto machista. O estudo aqui relatado retrata uma situação passada em uma operadora portuária da Baixada Santista, que envolve o treinamento intensivo para conquistar a mudança de comportamento, necessária na época, para que a empresa pudesse tornar-se mais competitiva no mercado, aproveitando seus talentos internos e conquistando ainda uma melhora na motivação e no relacionamento entre os funcionários. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-18 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-05-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:39:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PAUL, Rita de Cássia Zaher Rosa. Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária. 2012. 77 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/521 |
identifier_str_mv |
PAUL, Rita de Cássia Zaher Rosa. Treinamento como fator de mudança de atitude dos profissionais de uma operadora portuária. 2012. 77 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Gestão de Negócios |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Organização e gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/521/1/rita%20paul.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/521/3/rita%20paul.pdf.jpg https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/521/2/rita%20paul.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3cb688a771eed951877f520ef3168f53 cc1d4c8630f43f9cb76f9ba6dcf05509 b4aadfb91299796a632acecb285aa008 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1801046585447022592 |