O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/133 |
Resumo: | O objeto desta pesquisa é a postura do Professor Coordenador frente às novas tecnologias de informação e comunicação. Trata-se de investigação quantitativa e qualitativa que tem por objetivo distinguir as principais facilidades e dificuldades dos professores coordenadores em relação à implantação do Programa Ensino Médio em Rede - EMR, questões didáticas e de infra-estrutura.O trabalho analisou que tipo de participação os professores têm na definição do projeto pedagógico de inclusão do computador no espaço escolar com destaque para as diretrizes e os programas da política paulista no que diz respeito à formação continuada à distância, com foco no EMR Ensino Médio em Rede; descreveu a concepção pedagógica presente no programa e sua implementação. No desenvolvimento da pesquisa Paulo Freire fornece subsídios para a compreensão do ser humano e, portanto do professor; Nóvoa e Abdalla fornecem os elementos para a discussão sobre a formação de professores, reflexiva, continuada e em serviço. Ferretti e Kenski o suporte teórico em educação e novas tecnologias. Para obtenção dos dados, adotou-se também uma postura do tipo etnográfica aplicada à educação, tal como a proposta por GATTI (2002) e ANDRÉ (2005). A pesquisa sinalizou elementos que re-contextualizaram a prática pedagógica do Professor Coordenador e suas implicações mediante a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação TICs no exercício de sua profissão. |
id |
SANT_48c0e38495d0509b7e72fd84416de0b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/133 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Severino, Francisca Eleodora SantosCPF:84306149820http://lattes.cnpq.br/7223478668764356CPF:92718736887http://lattes.cnpq.br/1275344568028199Aps, Liara Ferraz Conte2015-02-04T21:22:17Z2008-10-082007-08-28APS, Liara Ferraz Conte. O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.https://tede.unisantos.br/handle/tede/133O objeto desta pesquisa é a postura do Professor Coordenador frente às novas tecnologias de informação e comunicação. Trata-se de investigação quantitativa e qualitativa que tem por objetivo distinguir as principais facilidades e dificuldades dos professores coordenadores em relação à implantação do Programa Ensino Médio em Rede - EMR, questões didáticas e de infra-estrutura.O trabalho analisou que tipo de participação os professores têm na definição do projeto pedagógico de inclusão do computador no espaço escolar com destaque para as diretrizes e os programas da política paulista no que diz respeito à formação continuada à distância, com foco no EMR Ensino Médio em Rede; descreveu a concepção pedagógica presente no programa e sua implementação. No desenvolvimento da pesquisa Paulo Freire fornece subsídios para a compreensão do ser humano e, portanto do professor; Nóvoa e Abdalla fornecem os elementos para a discussão sobre a formação de professores, reflexiva, continuada e em serviço. Ferretti e Kenski o suporte teórico em educação e novas tecnologias. Para obtenção dos dados, adotou-se também uma postura do tipo etnográfica aplicada à educação, tal como a proposta por GATTI (2002) e ANDRÉ (2005). A pesquisa sinalizou elementos que re-contextualizaram a prática pedagógica do Professor Coordenador e suas implicações mediante a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação TICs no exercício de sua profissão.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoeducação à distânciaformação continuadanovas tecnologiasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALLiara Ferraz Conte APS.pdfapplication/pdf810236https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/133/1/Liara%20Ferraz%20Conte%20APS.pdf7a3d9861ab9ae34bbc24b507261e2e2aMD51TEXTLiara Ferraz Conte APS.pdf.txtLiara Ferraz Conte APS.pdf.txtExtracted texttext/plain207944https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/133/2/Liara%20Ferraz%20Conte%20APS.pdf.txt42d037cef7dab97c1a350a63e867e4c3MD52THUMBNAILLiara Ferraz Conte APS.pdf.jpgLiara Ferraz Conte APS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/133/3/Liara%20Ferraz%20Conte%20APS.pdf.jpgdfc267c8178e04669b8b774de1c70a91MD53tede/1332021-10-04 18:28:19.0oai:tede.unisantos.br:tede/133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão |
title |
O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão |
spellingShingle |
O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão Aps, Liara Ferraz Conte educação à distância formação continuada novas tecnologias CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão |
title_full |
O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão |
title_fullStr |
O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão |
title_full_unstemmed |
O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão |
title_sort |
O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão |
author |
Aps, Liara Ferraz Conte |
author_facet |
Aps, Liara Ferraz Conte |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Severino, Francisca Eleodora Santos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:84306149820 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7223478668764356 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:92718736887 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1275344568028199 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aps, Liara Ferraz Conte |
contributor_str_mv |
Severino, Francisca Eleodora Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação à distância formação continuada novas tecnologias |
topic |
educação à distância formação continuada novas tecnologias CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O objeto desta pesquisa é a postura do Professor Coordenador frente às novas tecnologias de informação e comunicação. Trata-se de investigação quantitativa e qualitativa que tem por objetivo distinguir as principais facilidades e dificuldades dos professores coordenadores em relação à implantação do Programa Ensino Médio em Rede - EMR, questões didáticas e de infra-estrutura.O trabalho analisou que tipo de participação os professores têm na definição do projeto pedagógico de inclusão do computador no espaço escolar com destaque para as diretrizes e os programas da política paulista no que diz respeito à formação continuada à distância, com foco no EMR Ensino Médio em Rede; descreveu a concepção pedagógica presente no programa e sua implementação. No desenvolvimento da pesquisa Paulo Freire fornece subsídios para a compreensão do ser humano e, portanto do professor; Nóvoa e Abdalla fornecem os elementos para a discussão sobre a formação de professores, reflexiva, continuada e em serviço. Ferretti e Kenski o suporte teórico em educação e novas tecnologias. Para obtenção dos dados, adotou-se também uma postura do tipo etnográfica aplicada à educação, tal como a proposta por GATTI (2002) e ANDRÉ (2005). A pesquisa sinalizou elementos que re-contextualizaram a prática pedagógica do Professor Coordenador e suas implicações mediante a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação TICs no exercício de sua profissão. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-08-28 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-10-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
APS, Liara Ferraz Conte. O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/133 |
identifier_str_mv |
APS, Liara Ferraz Conte. O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/133/1/Liara%20Ferraz%20Conte%20APS.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/133/2/Liara%20Ferraz%20Conte%20APS.pdf.txt https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/133/3/Liara%20Ferraz%20Conte%20APS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a3d9861ab9ae34bbc24b507261e2e2a 42d037cef7dab97c1a350a63e867e4c3 dfc267c8178e04669b8b774de1c70a91 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1801046587498037248 |