O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aps, Liara Ferraz Conte
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/133
Resumo: O objeto desta pesquisa é a postura do Professor Coordenador frente às novas tecnologias de informação e comunicação. Trata-se de investigação quantitativa e qualitativa que tem por objetivo distinguir as principais facilidades e dificuldades dos professores coordenadores em relação à implantação do Programa Ensino Médio em Rede - EMR, questões didáticas e de infra-estrutura.O trabalho analisou que tipo de participação os professores têm na definição do projeto pedagógico de inclusão do computador no espaço escolar com destaque para as diretrizes e os programas da política paulista no que diz respeito à formação continuada à distância, com foco no EMR Ensino Médio em Rede; descreveu a concepção pedagógica presente no programa e sua implementação. No desenvolvimento da pesquisa Paulo Freire fornece subsídios para a compreensão do ser humano e, portanto do professor; Nóvoa e Abdalla fornecem os elementos para a discussão sobre a formação de professores, reflexiva, continuada e em serviço. Ferretti e Kenski o suporte teórico em educação e novas tecnologias. Para obtenção dos dados, adotou-se também uma postura do tipo etnográfica aplicada à educação, tal como a proposta por GATTI (2002) e ANDRÉ (2005). A pesquisa sinalizou elementos que re-contextualizaram a prática pedagógica do Professor Coordenador e suas implicações mediante a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação TICs no exercício de sua profissão.
id SANT_48c0e38495d0509b7e72fd84416de0b7
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/133
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Severino, Francisca Eleodora SantosCPF:84306149820http://lattes.cnpq.br/7223478668764356CPF:92718736887http://lattes.cnpq.br/1275344568028199Aps, Liara Ferraz Conte2015-02-04T21:22:17Z2008-10-082007-08-28APS, Liara Ferraz Conte. O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.https://tede.unisantos.br/handle/tede/133O objeto desta pesquisa é a postura do Professor Coordenador frente às novas tecnologias de informação e comunicação. Trata-se de investigação quantitativa e qualitativa que tem por objetivo distinguir as principais facilidades e dificuldades dos professores coordenadores em relação à implantação do Programa Ensino Médio em Rede - EMR, questões didáticas e de infra-estrutura.O trabalho analisou que tipo de participação os professores têm na definição do projeto pedagógico de inclusão do computador no espaço escolar com destaque para as diretrizes e os programas da política paulista no que diz respeito à formação continuada à distância, com foco no EMR Ensino Médio em Rede; descreveu a concepção pedagógica presente no programa e sua implementação. No desenvolvimento da pesquisa Paulo Freire fornece subsídios para a compreensão do ser humano e, portanto do professor; Nóvoa e Abdalla fornecem os elementos para a discussão sobre a formação de professores, reflexiva, continuada e em serviço. Ferretti e Kenski o suporte teórico em educação e novas tecnologias. Para obtenção dos dados, adotou-se também uma postura do tipo etnográfica aplicada à educação, tal como a proposta por GATTI (2002) e ANDRÉ (2005). A pesquisa sinalizou elementos que re-contextualizaram a prática pedagógica do Professor Coordenador e suas implicações mediante a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação TICs no exercício de sua profissão.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoeducação à distânciaformação continuadanovas tecnologiasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALLiara Ferraz Conte APS.pdfapplication/pdf810236https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/133/1/Liara%20Ferraz%20Conte%20APS.pdf7a3d9861ab9ae34bbc24b507261e2e2aMD51TEXTLiara Ferraz Conte APS.pdf.txtLiara Ferraz Conte APS.pdf.txtExtracted texttext/plain207944https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/133/2/Liara%20Ferraz%20Conte%20APS.pdf.txt42d037cef7dab97c1a350a63e867e4c3MD52THUMBNAILLiara Ferraz Conte APS.pdf.jpgLiara Ferraz Conte APS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/133/3/Liara%20Ferraz%20Conte%20APS.pdf.jpgdfc267c8178e04669b8b774de1c70a91MD53tede/1332021-10-04 18:28:19.0oai:tede.unisantos.br:tede/133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão
title O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão
spellingShingle O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão
Aps, Liara Ferraz Conte
educação à distância
formação continuada
novas tecnologias
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão
title_full O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão
title_fullStr O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão
title_full_unstemmed O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão
title_sort O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão
author Aps, Liara Ferraz Conte
author_facet Aps, Liara Ferraz Conte
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Severino, Francisca Eleodora Santos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:84306149820
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7223478668764356
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:92718736887
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1275344568028199
dc.contributor.author.fl_str_mv Aps, Liara Ferraz Conte
contributor_str_mv Severino, Francisca Eleodora Santos
dc.subject.por.fl_str_mv educação à distância
formação continuada
novas tecnologias
topic educação à distância
formação continuada
novas tecnologias
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O objeto desta pesquisa é a postura do Professor Coordenador frente às novas tecnologias de informação e comunicação. Trata-se de investigação quantitativa e qualitativa que tem por objetivo distinguir as principais facilidades e dificuldades dos professores coordenadores em relação à implantação do Programa Ensino Médio em Rede - EMR, questões didáticas e de infra-estrutura.O trabalho analisou que tipo de participação os professores têm na definição do projeto pedagógico de inclusão do computador no espaço escolar com destaque para as diretrizes e os programas da política paulista no que diz respeito à formação continuada à distância, com foco no EMR Ensino Médio em Rede; descreveu a concepção pedagógica presente no programa e sua implementação. No desenvolvimento da pesquisa Paulo Freire fornece subsídios para a compreensão do ser humano e, portanto do professor; Nóvoa e Abdalla fornecem os elementos para a discussão sobre a formação de professores, reflexiva, continuada e em serviço. Ferretti e Kenski o suporte teórico em educação e novas tecnologias. Para obtenção dos dados, adotou-se também uma postura do tipo etnográfica aplicada à educação, tal como a proposta por GATTI (2002) e ANDRÉ (2005). A pesquisa sinalizou elementos que re-contextualizaram a prática pedagógica do Professor Coordenador e suas implicações mediante a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação TICs no exercício de sua profissão.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-28
dc.date.available.fl_str_mv 2008-10-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv APS, Liara Ferraz Conte. O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/133
identifier_str_mv APS, Liara Ferraz Conte. O docente frente às novas tecnologias de informação e comunicação : analisando um campo de tensão. 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/133/1/Liara%20Ferraz%20Conte%20APS.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/133/2/Liara%20Ferraz%20Conte%20APS.pdf.txt
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/133/3/Liara%20Ferraz%20Conte%20APS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a3d9861ab9ae34bbc24b507261e2e2a
42d037cef7dab97c1a350a63e867e4c3
dfc267c8178e04669b8b774de1c70a91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1801046587498037248