ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/135 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho interliga os resultados da pesquisa “A formação de professores em cursos de licenciatura EaD: do aprender com tecnologia ao ensinar com tecnologia”, atrelado à linha de pesquisa “Ensino de Linguagens e suas Tecnologias”, cujo objetivo é investigar o impacto das novas tecnologias na formação discente, mais especificamente no Estágio Curricular Obrigatório, dos alunos de Letras, na modalidade Ensino Presencial Conectado. Para tanto, procedeu-se uma pesquisa qualitativa, realizada junto aos alunos de graduação dos últimos períodos do curso de Letras de uma universidade particular do estado de Minas Gerais, utilizando-se o questionário, enquanto instrumento de pesquisa. A ancoragem teórica seguiu a linha epistemológica do multiletramento enquanto prática social, tendo em vista a necessidade de novas práticas de leitura, dentro do contexto tecnológico vigente. Os dados apontaram para uma consciência dos discentes sobre a necessidade do uso da tecnologia na esfera escolar, porém a enunciação dos sujeitos indicou, também, que ainda há falta de saberes sobre como transpor o construto teórico na prática.Palavras-chave: Ensino. Educação a Distância. Formação de Professor. Abstract: This work connects the results of the research that was carried out in the Project “Teacher education in undergraduate courses distance learning: of learning with technology while teaching with technology", linked to the line of research "Teaching of Languages and their Technologies”, which aims to investigate the impact that new technologies have on students formation, more specifically in Mandatory Curricular Practicum for Letters students in Connected Classroom Teaching. For this purpose, a qualitative research was carried out with students who were in the last semesters of the Letters Course in a private university in the state of Minas Gerais. A questionnaire was used as an instrument for the research. The theoretical references followed an epistemological basis of multiliteracy as a social practice and the data showed that students are conscious about the necessity of using technology at schools. Nevertheless, their enunciation also indicated that they still do not know how to put this theory in practice.Keywords: Education. Distance Education. Teacher Education. |
id |
IFMT_93cdd5822e9d004f728a6b63accd0005 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/135 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTEEnsinoFormação continuadaEducação a distânciaResumo: Este trabalho interliga os resultados da pesquisa “A formação de professores em cursos de licenciatura EaD: do aprender com tecnologia ao ensinar com tecnologia”, atrelado à linha de pesquisa “Ensino de Linguagens e suas Tecnologias”, cujo objetivo é investigar o impacto das novas tecnologias na formação discente, mais especificamente no Estágio Curricular Obrigatório, dos alunos de Letras, na modalidade Ensino Presencial Conectado. Para tanto, procedeu-se uma pesquisa qualitativa, realizada junto aos alunos de graduação dos últimos períodos do curso de Letras de uma universidade particular do estado de Minas Gerais, utilizando-se o questionário, enquanto instrumento de pesquisa. A ancoragem teórica seguiu a linha epistemológica do multiletramento enquanto prática social, tendo em vista a necessidade de novas práticas de leitura, dentro do contexto tecnológico vigente. Os dados apontaram para uma consciência dos discentes sobre a necessidade do uso da tecnologia na esfera escolar, porém a enunciação dos sujeitos indicou, também, que ainda há falta de saberes sobre como transpor o construto teórico na prática.Palavras-chave: Ensino. Educação a Distância. Formação de Professor. Abstract: This work connects the results of the research that was carried out in the Project “Teacher education in undergraduate courses distance learning: of learning with technology while teaching with technology", linked to the line of research "Teaching of Languages and their Technologies”, which aims to investigate the impact that new technologies have on students formation, more specifically in Mandatory Curricular Practicum for Letters students in Connected Classroom Teaching. For this purpose, a qualitative research was carried out with students who were in the last semesters of the Letters Course in a private university in the state of Minas Gerais. A questionnaire was used as an instrument for the research. The theoretical references followed an epistemological basis of multiliteracy as a social practice and the data showed that students are conscious about the necessity of using technology at schools. Nevertheless, their enunciation also indicated that they still do not know how to put this theory in practice.Keywords: Education. Distance Education. Teacher Education.Revista Prática Docente2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/13510.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p720-739.id135Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 720-739Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 720-739Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 720-7392526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/135/105Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNantes, Eliza Adriana SheuerGiraldes, Maria Júlia CarneiroDesiderio, Themis Farias de FrançaSilveira, Ana Paula Pinheiro da2018-12-26T18:15:43Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/135Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T18:15:43Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE |
title |
ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE |
spellingShingle |
ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE Nantes, Eliza Adriana Sheuer Ensino Formação continuada Educação a distância |
title_short |
ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE |
title_full |
ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE |
title_fullStr |
ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE |
title_full_unstemmed |
ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE |
title_sort |
ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE |
author |
Nantes, Eliza Adriana Sheuer |
author_facet |
Nantes, Eliza Adriana Sheuer Giraldes, Maria Júlia Carneiro Desiderio, Themis Farias de França Silveira, Ana Paula Pinheiro da |
author_role |
author |
author2 |
Giraldes, Maria Júlia Carneiro Desiderio, Themis Farias de França Silveira, Ana Paula Pinheiro da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nantes, Eliza Adriana Sheuer Giraldes, Maria Júlia Carneiro Desiderio, Themis Farias de França Silveira, Ana Paula Pinheiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Formação continuada Educação a distância |
topic |
Ensino Formação continuada Educação a distância |
description |
Resumo: Este trabalho interliga os resultados da pesquisa “A formação de professores em cursos de licenciatura EaD: do aprender com tecnologia ao ensinar com tecnologia”, atrelado à linha de pesquisa “Ensino de Linguagens e suas Tecnologias”, cujo objetivo é investigar o impacto das novas tecnologias na formação discente, mais especificamente no Estágio Curricular Obrigatório, dos alunos de Letras, na modalidade Ensino Presencial Conectado. Para tanto, procedeu-se uma pesquisa qualitativa, realizada junto aos alunos de graduação dos últimos períodos do curso de Letras de uma universidade particular do estado de Minas Gerais, utilizando-se o questionário, enquanto instrumento de pesquisa. A ancoragem teórica seguiu a linha epistemológica do multiletramento enquanto prática social, tendo em vista a necessidade de novas práticas de leitura, dentro do contexto tecnológico vigente. Os dados apontaram para uma consciência dos discentes sobre a necessidade do uso da tecnologia na esfera escolar, porém a enunciação dos sujeitos indicou, também, que ainda há falta de saberes sobre como transpor o construto teórico na prática.Palavras-chave: Ensino. Educação a Distância. Formação de Professor. Abstract: This work connects the results of the research that was carried out in the Project “Teacher education in undergraduate courses distance learning: of learning with technology while teaching with technology", linked to the line of research "Teaching of Languages and their Technologies”, which aims to investigate the impact that new technologies have on students formation, more specifically in Mandatory Curricular Practicum for Letters students in Connected Classroom Teaching. For this purpose, a qualitative research was carried out with students who were in the last semesters of the Letters Course in a private university in the state of Minas Gerais. A questionnaire was used as an instrument for the research. The theoretical references followed an epistemological basis of multiliteracy as a social practice and the data showed that students are conscious about the necessity of using technology at schools. Nevertheless, their enunciation also indicated that they still do not know how to put this theory in practice.Keywords: Education. Distance Education. Teacher Education. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Humanas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/135 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p720-739.id135 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/135 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p720-739.id135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/135/105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 720-739 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 720-739 Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 720-739 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723480883200 |