ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nantes, Eliza Adriana Sheuer
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Giraldes, Maria Júlia Carneiro, Desiderio, Themis Farias de França, Silveira, Ana Paula Pinheiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/135
Resumo: Resumo: Este trabalho interliga os resultados da pesquisa “A formação de professores em cursos de licenciatura EaD: do aprender com tecnologia ao ensinar com tecnologia”, atrelado à linha de pesquisa “Ensino de Linguagens e suas Tecnologias”, cujo objetivo é investigar o impacto das novas tecnologias na formação discente, mais especificamente no Estágio Curricular Obrigatório, dos alunos de Letras, na modalidade Ensino Presencial Conectado. Para tanto, procedeu-se uma pesquisa qualitativa, realizada junto aos alunos de graduação dos últimos períodos do curso de Letras de uma universidade particular do estado de Minas Gerais, utilizando-se o questionário, enquanto instrumento de pesquisa. A ancoragem teórica seguiu a linha epistemológica do multiletramento enquanto prática social, tendo em vista a necessidade de novas práticas de leitura, dentro do contexto tecnológico vigente. Os dados apontaram para uma consciência dos discentes sobre a necessidade do uso da tecnologia na esfera escolar, porém a enunciação dos sujeitos indicou, também, que ainda há falta de saberes sobre como transpor o construto teórico na prática.Palavras-chave: Ensino. Educação a Distância. Formação de Professor. Abstract: This work connects the results of the research that was carried out in the Project “Teacher education in undergraduate courses distance learning: of learning with technology while teaching with technology", linked to the line of research "Teaching of Languages and their Technologies”, which aims to investigate the impact that new technologies have on students formation, more specifically in Mandatory Curricular Practicum for Letters students in Connected Classroom Teaching. For this purpose, a qualitative research was carried out with students who were in the last semesters of the Letters Course in a private university in the state of Minas Gerais. A questionnaire was used as an instrument for the research. The theoretical references followed an epistemological basis of multiliteracy as a social practice and the data showed that students are conscious about the necessity of using technology at schools. Nevertheless, their enunciation also indicated that they still do not know how to put this theory in practice.Keywords: Education. Distance Education. Teacher Education.
id IFMT_93cdd5822e9d004f728a6b63accd0005
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/135
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTEEnsinoFormação continuadaEducação a distânciaResumo: Este trabalho interliga os resultados da pesquisa “A formação de professores em cursos de licenciatura EaD: do aprender com tecnologia ao ensinar com tecnologia”, atrelado à linha de pesquisa “Ensino de Linguagens e suas Tecnologias”, cujo objetivo é investigar o impacto das novas tecnologias na formação discente, mais especificamente no Estágio Curricular Obrigatório, dos alunos de Letras, na modalidade Ensino Presencial Conectado. Para tanto, procedeu-se uma pesquisa qualitativa, realizada junto aos alunos de graduação dos últimos períodos do curso de Letras de uma universidade particular do estado de Minas Gerais, utilizando-se o questionário, enquanto instrumento de pesquisa. A ancoragem teórica seguiu a linha epistemológica do multiletramento enquanto prática social, tendo em vista a necessidade de novas práticas de leitura, dentro do contexto tecnológico vigente. Os dados apontaram para uma consciência dos discentes sobre a necessidade do uso da tecnologia na esfera escolar, porém a enunciação dos sujeitos indicou, também, que ainda há falta de saberes sobre como transpor o construto teórico na prática.Palavras-chave: Ensino. Educação a Distância. Formação de Professor. Abstract: This work connects the results of the research that was carried out in the Project “Teacher education in undergraduate courses distance learning: of learning with technology while teaching with technology", linked to the line of research "Teaching of Languages and their Technologies”, which aims to investigate the impact that new technologies have on students formation, more specifically in Mandatory Curricular Practicum for Letters students in Connected Classroom Teaching. For this purpose, a qualitative research was carried out with students who were in the last semesters of the Letters Course in a private university in the state of Minas Gerais. A questionnaire was used as an instrument for the research. The theoretical references followed an epistemological basis of multiliteracy as a social practice and the data showed that students are conscious about the necessity of using technology at schools. Nevertheless, their enunciation also indicated that they still do not know how to put this theory in practice.Keywords: Education. Distance Education. Teacher Education.Revista Prática Docente2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/13510.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p720-739.id135Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 720-739Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 720-739Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 720-7392526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/135/105Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNantes, Eliza Adriana SheuerGiraldes, Maria Júlia CarneiroDesiderio, Themis Farias de FrançaSilveira, Ana Paula Pinheiro da2018-12-26T18:15:43Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/135Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T18:15:43Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE
title ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE
spellingShingle ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE
Nantes, Eliza Adriana Sheuer
Ensino
Formação continuada
Educação a distância
title_short ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE
title_full ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE
title_fullStr ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE
title_full_unstemmed ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE
title_sort ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE
author Nantes, Eliza Adriana Sheuer
author_facet Nantes, Eliza Adriana Sheuer
Giraldes, Maria Júlia Carneiro
Desiderio, Themis Farias de França
Silveira, Ana Paula Pinheiro da
author_role author
author2 Giraldes, Maria Júlia Carneiro
Desiderio, Themis Farias de França
Silveira, Ana Paula Pinheiro da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nantes, Eliza Adriana Sheuer
Giraldes, Maria Júlia Carneiro
Desiderio, Themis Farias de França
Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Formação continuada
Educação a distância
topic Ensino
Formação continuada
Educação a distância
description Resumo: Este trabalho interliga os resultados da pesquisa “A formação de professores em cursos de licenciatura EaD: do aprender com tecnologia ao ensinar com tecnologia”, atrelado à linha de pesquisa “Ensino de Linguagens e suas Tecnologias”, cujo objetivo é investigar o impacto das novas tecnologias na formação discente, mais especificamente no Estágio Curricular Obrigatório, dos alunos de Letras, na modalidade Ensino Presencial Conectado. Para tanto, procedeu-se uma pesquisa qualitativa, realizada junto aos alunos de graduação dos últimos períodos do curso de Letras de uma universidade particular do estado de Minas Gerais, utilizando-se o questionário, enquanto instrumento de pesquisa. A ancoragem teórica seguiu a linha epistemológica do multiletramento enquanto prática social, tendo em vista a necessidade de novas práticas de leitura, dentro do contexto tecnológico vigente. Os dados apontaram para uma consciência dos discentes sobre a necessidade do uso da tecnologia na esfera escolar, porém a enunciação dos sujeitos indicou, também, que ainda há falta de saberes sobre como transpor o construto teórico na prática.Palavras-chave: Ensino. Educação a Distância. Formação de Professor. Abstract: This work connects the results of the research that was carried out in the Project “Teacher education in undergraduate courses distance learning: of learning with technology while teaching with technology", linked to the line of research "Teaching of Languages and their Technologies”, which aims to investigate the impact that new technologies have on students formation, more specifically in Mandatory Curricular Practicum for Letters students in Connected Classroom Teaching. For this purpose, a qualitative research was carried out with students who were in the last semesters of the Letters Course in a private university in the state of Minas Gerais. A questionnaire was used as an instrument for the research. The theoretical references followed an epistemological basis of multiliteracy as a social practice and the data showed that students are conscious about the necessity of using technology at schools. Nevertheless, their enunciation also indicated that they still do not know how to put this theory in practice.Keywords: Education. Distance Education. Teacher Education.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Humanas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/135
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p720-739.id135
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/135
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p720-739.id135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/135/105
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 720-739
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 720-739
Revista Prática Docente; v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018; 720-739
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723480883200