O professor e a pesquisa : uso em sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/151 |
Resumo: | O presente trabalho pretendeu pesquisar a forma como uma amostra de professores da rede pública estadual paulista, presentes no município de São Vicente, realizam o uso da pesquisa como instrumento de aprendizagem, enquanto prática pedagógica, para desenvolver as competências e habilidades de seus alunos, cujo intuito é tentar desenvolver sujeitos conscientes de sua coletividade, historicidade, reflexivos, críticos, autônomos que possam influir numa sociedade mais justa centrada na igualdade de direitos e na justiça. Para tanto, objetivou-se verificar como ocorria esta prática em sala de aula ao usar a pesquisa como instrumento de aprendizagem; identificar a relação existente entre a prática observada e as concepções dos professores; observar as condições em que realizam seu trabalho; mostrar quais foram os caminhos oferecidos para que os professores pudessem desenvolver sua formação, visando ao uso da pesquisa em sala de aula; apontar quais eram os incentivos que recebiam para o uso da prática do ensino por meio da pesquisa. Estes objetivos tiveram a finalidade de possibilitar a obtenção de uma melhor compreensão do trabalho realizado pelos professores em sala de aula, assim como descobrir suas necessidades e a melhor forma de auxiliá-los. Os conceitos da investigação sobre o uso da pesquisa no ensino fundamental como recurso didático foram construídos a partir da teoria de diversos autores tais como Pedro Demo (1997, 1999, 2000, 2001, 2002), Galiazzi (2002, 2005), Ramos (2002), Moraes (2004), entre outros que estudam e discutem a temática em questão. A investigação de caráter qualitativo focou as ações de quatro professoras de duas escolas estaduais de ensino fundamental, ciclo II. Foram utilizadas, como instrumento metodológico, a observação não participante e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontaram para a necessidade de incentivos verdadeiros para os professores que fazem uso da pesquisa em sala de aula como instrumento de aprendizagem, assim como confirmaram ser de extrema importância o aprimoramento educacional, o apoio ao trabalho e condições reais de valorização docente que perpassa por salários dignos até a formação continuada de qualidade. |
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