Diálogo pedagógico : princípio fundante da pedagogia crítica Freireana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lisley Cristina Gomes da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7944
Resumo: Nesta tese pode-se observar, por meio de uma visitação aos estudos históricos da pedagogia do mundo ocidental, que a predominância de uma educação nos moldes do ‘bancarismo’ sempre esteve presente nas diferentes correntes e concepções de cada período histórico. O diálogo não era o cerne estruturante de tais pedagogias. Paulo Freire, contrapondo-se à essa lógica de educação como transmissão de conhecimentos, propõe outra perspectiva: a de uma educação dialógica, horizontalizada e conscientizadora. Para tanto, o diálogo foi considerado como categoria principal da pedagogia freireana, e nesta tese ele é investigado na perspectiva pedagógica. Partiu-se da seguinte questão de pesquisa: como se constitui, epistemologicamente, o diálogo na pedagogia de Paulo Freire? Enfatiza-se nesta tese a compreensão da educação como prática social humana, inserida em um processo histórico sempre em transformação, tendo a pedagogia como ciência-mãe que pensa, articula e organiza as condições de educabilidade dos sujeitos, tendo como foco o imperativo ético-político de sua emancipação. Desta forma, apresenta-se como uma pedagogia que se faz necessariamente crítica. Epistemologicamente, fundamenta-se na perspectiva freireana e nas propostas de Franco com a Pedagogia Crítica. O objetivo da pesquisa concentrou-se em desvelar os entrames do diálogo, seus significados e sentidos na pedagogia freireana, concebendo-o como dispositivo de práticas pedagógicas humanizadoras. Buscou-se, paralelamente, compreender a historicidade do diálogo e sua epistemologia, assim como criticar situações educacionais geradoras de dominação/alienação/barbáries permitidas por meio dos processos pedagógicos acríticos. Insurge-se na construção de um diálogo pedagógico como princípio fundamental para a formação dos seres humanos críticos, sujeitos ativos, capazes de promover transformações. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa, sob forma de um ensaio crítico bibliográfico que se utilizou da hermenêutica dialética para síntese e sistematização dos dados recortados de toda bibliografia, na qual Paulo Freire é o aporte principal. Outros aportes também foram utilizados, dentre eles: Cambi, Jaeger, Franco, Paolo Vittoria. Após análise crítica com os dados, esta tese referendou as seguintes (re)construções do conhecimentos sobre o diálogo pedagógico: ele é político, pois transcende uma conversa, problematizando a realidade cotidiana com os sujeitos envolvidos, possibilitando o emergir da conscientização; não é um método, é um processo coletivo espiralado que, realizando coletivamente a leitura do mundo pelos pronunciamentos dos envolvidos, desencadeia possibilidades de transformações e recriações e reinvenções do mundo; promove vínculos e pertencimentos, reconhece os saberes adquiridos pelas vivências e cientifica-os, propiciando a ecologia dos saberes; sendo pedagógico é crítico, portanto, é um espaço de utopia, onde pode vir a surgir o inédito viável. Este trabalho reafirmou a tese de que o Diálogo Pedagógico dispõe condições para que ocorra o desenvolvimento de pensamentos críticos e, somente com essa inversão da ordem da verticalidade para a horizontalidade da educação as práticas efetivam-se como pedagógicas, possibilitando intervenções críticas e a emersão de seres autônomos em seus pensamentos, resistentes à dominação e persistentes na liberdade. Por fim, esta tese recomenda que frente às barbáries do mundo contemporâneo, o diálogo pedagógico, entendido como potencialidade contra hegemônica, seja um movimento de resistência.
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Paulo Freire, contrapondo-se à essa lógica de educação como transmissão de conhecimentos, propõe outra perspectiva: a de uma educação dialógica, horizontalizada e conscientizadora. Para tanto, o diálogo foi considerado como categoria principal da pedagogia freireana, e nesta tese ele é investigado na perspectiva pedagógica. Partiu-se da seguinte questão de pesquisa: como se constitui, epistemologicamente, o diálogo na pedagogia de Paulo Freire? Enfatiza-se nesta tese a compreensão da educação como prática social humana, inserida em um processo histórico sempre em transformação, tendo a pedagogia como ciência-mãe que pensa, articula e organiza as condições de educabilidade dos sujeitos, tendo como foco o imperativo ético-político de sua emancipação. Desta forma, apresenta-se como uma pedagogia que se faz necessariamente crítica. Epistemologicamente, fundamenta-se na perspectiva freireana e nas propostas de Franco com a Pedagogia Crítica. O objetivo da pesquisa concentrou-se em desvelar os entrames do diálogo, seus significados e sentidos na pedagogia freireana, concebendo-o como dispositivo de práticas pedagógicas humanizadoras. Buscou-se, paralelamente, compreender a historicidade do diálogo e sua epistemologia, assim como criticar situações educacionais geradoras de dominação/alienação/barbáries permitidas por meio dos processos pedagógicos acríticos. Insurge-se na construção de um diálogo pedagógico como princípio fundamental para a formação dos seres humanos críticos, sujeitos ativos, capazes de promover transformações. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa, sob forma de um ensaio crítico bibliográfico que se utilizou da hermenêutica dialética para síntese e sistematização dos dados recortados de toda bibliografia, na qual Paulo Freire é o aporte principal. Outros aportes também foram utilizados, dentre eles: Cambi, Jaeger, Franco, Paolo Vittoria. Após análise crítica com os dados, esta tese referendou as seguintes (re)construções do conhecimentos sobre o diálogo pedagógico: ele é político, pois transcende uma conversa, problematizando a realidade cotidiana com os sujeitos envolvidos, possibilitando o emergir da conscientização; não é um método, é um processo coletivo espiralado que, realizando coletivamente a leitura do mundo pelos pronunciamentos dos envolvidos, desencadeia possibilidades de transformações e recriações e reinvenções do mundo; promove vínculos e pertencimentos, reconhece os saberes adquiridos pelas vivências e cientifica-os, propiciando a ecologia dos saberes; sendo pedagógico é crítico, portanto, é um espaço de utopia, onde pode vir a surgir o inédito viável. Este trabalho reafirmou a tese de que o Diálogo Pedagógico dispõe condições para que ocorra o desenvolvimento de pensamentos críticos e, somente com essa inversão da ordem da verticalidade para a horizontalidade da educação as práticas efetivam-se como pedagógicas, possibilitando intervenções críticas e a emersão de seres autônomos em seus pensamentos, resistentes à dominação e persistentes na liberdade. Por fim, esta tese recomenda que frente às barbáries do mundo contemporâneo, o diálogo pedagógico, entendido como potencialidade contra hegemônica, seja um movimento de resistência.In this thesis, we can observe, through a visit to the historical studies of pedagogy in the Western world, that the predominance of education along the lines of "banking" has always been present in the different currents and conceptions of each historical period. The dialog was not the core of such pedagogies. Paulo Freire, opposing this logic of education as a transmission of knowledge, proposes another perspective a dialogical, horizontal, and conscientious education. Therefore, Freire's pedagogy has dialog as the main category, and in this thesis, it is investigated from the pedagogical perspective. The following research question was posed: How is dialogue epistemologically constituted in Paulo Freire's pedagogy? This thesis emphasizes the understanding of education as a human social practice, inserted in a historical process always in transformation, with pedagogy as the mother Science that thinks, articulates, and organizes the conditions of subjects' educability, focusing on the ethical-political imperative of their emancipation. In this way, it is a pedagogy that is necessarily critical. Epistemologically, it is based on the Freirean perspective and Franco's proposals with Critical Pedagogy. The objective of the research was focused on unveiling the entanglements of dialogue, its meanings, and senses, in Freirean pedagogy, conceiving it as a device for humanizing pedagogical practices. In parallel, it sought to understand the historicity of dialogue and its epistemology, as well as to criticize educational situations that generate domination/alienation/barbarism allowed through uncritical pedagogical processes. It focuses on the construction of a pedagogical dialogue as a fundamental principle for the formation of critical human beings, active subjects, capable of promoting transformations. Methodologically, this is a qualitative research in the form of a critical bibliographic essay that used dialectical hermeneutics to synthesize and systematize data from the bibliography, in which Paulo Freire is the main source. Other contributions were also used, among them: Cambi, Jaeger, Franco, and Paolo Vittoria. After a critical analysis of the data, this thesis endorsed the following (re)constructions of knowledge about pedagogical dialogue: it is political, because it transcends a conversation, problematizing the daily reality with the subjects involved, enabling the emergence of awareness; it is not a method, it is a collective spiral process that, by collectively carrying out the reading of the world by the pronouncements of those involved, unleashes possibilities of transformations and recreations and reinventions of the world; It promotes bonds and belonging, recognizes the knowledge acquired by the experiences and makes them scientific, propitiating the ecology of knowledge; being pedagogical and critical, it is, therefore, a space of utopia, where the unheard viable may emerge. This work reaffirms the thesis that the Pedagogical Dialogue provides conditions for the development of critical thoughts and, only with the inversion of the order from verticality to the horizontality of education, do the practices become effective as pedagogical, allowing critical interventions and the emergence of autonomous beings in their thoughts, resistant to domination and persistent in freedom. Finally, this thesis recommends that facing the barbarities of the contemporary world, the pedagogical dialogue, understood as a counter-hegemonic potential, should be a movement of resistance.Universidade Católica de Santos - Católica de SantosporUniversidade Católica de SantosDoutorado em EducaçãoCatólica de SantosBrasilCentro de Ciências da Educação e ComunicaçãoSILVA, Lisley Cristina Gomes da. Diálogo pedagógico : princípio fundante da pedagogia crítica Freireana. 2022. 224 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2022CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpedagogia crítica; diálogo pedagógico; humanizaçãocritical pedagogy; pedagogical dialogue; humanizationDiálogo pedagógico : princípio fundante da pedagogia crítica Freireanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSORIGINALLisley Cristina Gomes da Silva.pdfLisley Cristina Gomes da Silva.pdfTese_Doutorado em Educaçãoapplication/pdf1922730https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/7944/1/Lisley%20Cristina%20Gomes%20da%20Silva.pdfb23ce52555c9f160dfc87f94c023cb18MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/7944/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTLisley Cristina Gomes da Silva.pdf.txtLisley Cristina Gomes da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain512937https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/7944/3/Lisley%20Cristina%20Gomes%20da%20Silva.pdf.txt7b4c6880d174f842fc7fb5775392ee33MD53THUMBNAILLisley Cristina Gomes da Silva.pdf.jpgLisley Cristina Gomes da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/7944/4/Lisley%20Cristina%20Gomes%20da%20Silva.pdf.jpgd390cc4d41b61dccf72a3cedaf724cecMD54tede/79442023-10-02 12:29:09.364oai:tede.unisantos.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132023-10-02T15:29:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
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