Práticas pedagógicas críticas em um projeto de formação continuada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234510 |
Resumo: | Essa dissertação analisa práticas pedagógicas de professores e professoras que participaram do projeto de formação continuada Saberes em Diálogo da Rede Municipal de Educação de Canoas RS, buscando entender e analisar como foram construídas práticas pedagógicas críticas pelas professoras que participaram do projeto. Além disso, analisa os efeitos desse Projeto na formação continuada desses professores e professoras, bem com sua relação com as práticas pedagógicas nele apresentadas. Inserida em uma perspectiva sociológica dos estudos educacionais críticos, diante de um cenário de incertezas políticas e de ataques à educação, a pesquisa tem como objetivo examinar espaços onde alternativas de educação contra hegemônica se concretizaram. Para isso, a partir de um resgate histórico da Pedagogia Crítica (APPLE; AU; GANDIN, 2011), das contribuições do livro Escolas Democráticas (APPLE; BEANE, 2000) e do conceito de Professores Intelectuais Transformadores (GIROUX, 1997), constrói se o conceito central dessa dissertação: práticas pedagógicas críticas. Esse conceito se refere, neste estudo, a práticas pedagógicas que se caracterizam como contra hegemônicas, democráticas, significativas, vinculadas às lutas emancipatórias, preocupadas com transformação social e que ampliam as visões de mundo dos estudantes. Através das lentes teórico metodológicas da Análise Relacional (APPLE, 1995) e das Tarefas de um Pesquisador Crítico (APPLE; AU; GANDIN, 2011), foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis professores e professoras participantes do Projeto, além da análise documental de artigos por eles produzidos. Os resultados dessa análise evidenciam lições que ensinam sobre como as práticas pedagógicas críticas foram desenvolvidas por esses professores e quais alguns dos princípios que as caracterizam. No primeiro eixo analítico, destacam se as lições sobre um ensino crítico e significativo. Entre elas, ressalto: práticas pedagógicas que partiram de situações concretas de ensino, que consideraram e complexificaram conhecimentos prévios dos alunos, mediaram processos de construção coletiva, estimularam a análise crítica de materiais, entre outros. No segundo eixo, as lições referentes ao ensino de temáticas de raça e gênero são salientadas. Entre elas, destacam se as práticas pedagógicas que incentivaram e promoveram a construção de uma identidade positivada dos estudantes pertencentes a grupos minoritários; práticas que promoveram reflexões sobre os modos dominantes do pensamento e aquelas que interromperam situações de preconceito como oportunidade de um trabalho crítico. No terceiro eixo, verifica se a formação continuada do Saberes em Diálogo como ambiente propício para o exercício da intelectualidade docente, um meio de fortalecimento do coletivo docente e um espaço em que trocas de experiências valorizam e encorajam o trabalho crítico de professores. Com princípios horizontais e flexíveis, observa se, no Projeto, um terreno fértil para interpretações dos professores participantes, que utilizaram a formação para suas demandas sociais e culturais e para a complexificarem o olhar e agir na realidade. |
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Johann, Rubia TaísGandin, Luis Armando2022-01-27T04:32:44Z2021http://hdl.handle.net/10183/234510001136404Essa dissertação analisa práticas pedagógicas de professores e professoras que participaram do projeto de formação continuada Saberes em Diálogo da Rede Municipal de Educação de Canoas RS, buscando entender e analisar como foram construídas práticas pedagógicas críticas pelas professoras que participaram do projeto. Além disso, analisa os efeitos desse Projeto na formação continuada desses professores e professoras, bem com sua relação com as práticas pedagógicas nele apresentadas. Inserida em uma perspectiva sociológica dos estudos educacionais críticos, diante de um cenário de incertezas políticas e de ataques à educação, a pesquisa tem como objetivo examinar espaços onde alternativas de educação contra hegemônica se concretizaram. Para isso, a partir de um resgate histórico da Pedagogia Crítica (APPLE; AU; GANDIN, 2011), das contribuições do livro Escolas Democráticas (APPLE; BEANE, 2000) e do conceito de Professores Intelectuais Transformadores (GIROUX, 1997), constrói se o conceito central dessa dissertação: práticas pedagógicas críticas. Esse conceito se refere, neste estudo, a práticas pedagógicas que se caracterizam como contra hegemônicas, democráticas, significativas, vinculadas às lutas emancipatórias, preocupadas com transformação social e que ampliam as visões de mundo dos estudantes. Através das lentes teórico metodológicas da Análise Relacional (APPLE, 1995) e das Tarefas de um Pesquisador Crítico (APPLE; AU; GANDIN, 2011), foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis professores e professoras participantes do Projeto, além da análise documental de artigos por eles produzidos. Os resultados dessa análise evidenciam lições que ensinam sobre como as práticas pedagógicas críticas foram desenvolvidas por esses professores e quais alguns dos princípios que as caracterizam. No primeiro eixo analítico, destacam se as lições sobre um ensino crítico e significativo. Entre elas, ressalto: práticas pedagógicas que partiram de situações concretas de ensino, que consideraram e complexificaram conhecimentos prévios dos alunos, mediaram processos de construção coletiva, estimularam a análise crítica de materiais, entre outros. No segundo eixo, as lições referentes ao ensino de temáticas de raça e gênero são salientadas. Entre elas, destacam se as práticas pedagógicas que incentivaram e promoveram a construção de uma identidade positivada dos estudantes pertencentes a grupos minoritários; práticas que promoveram reflexões sobre os modos dominantes do pensamento e aquelas que interromperam situações de preconceito como oportunidade de um trabalho crítico. No terceiro eixo, verifica se a formação continuada do Saberes em Diálogo como ambiente propício para o exercício da intelectualidade docente, um meio de fortalecimento do coletivo docente e um espaço em que trocas de experiências valorizam e encorajam o trabalho crítico de professores. Com princípios horizontais e flexíveis, observa se, no Projeto, um terreno fértil para interpretações dos professores participantes, que utilizaram a formação para suas demandas sociais e culturais e para a complexificarem o olhar e agir na realidade.This master thesis analyzes the pedagogical practices of teachers who participated in the continuing education project Saberes em Diálogo (Knowing in Dialogue) of the Board of/Department of Education of Canoas RS, seeking to understand and analyze how critical pedagogical practices were built by the teachers who participated in the project. Furthermore, it analyzes the effects of this Project on the continuing education of these teachers, as well as its relation with the pedagogical practices presented in it. Inserted in a sociological perspective of critical educational studies, and facing a scenario of political uncertainties and attacks on education, the research aims to examine spaces where counter hegemonic educational alternatives have materialized. For this, based on a historical rescue of Critical Pedagogy (APPLE; AU; GANDIN, 2011), the contributions of the book Democratic Schools (APPLE; BEANE, 2000), and the concept of Transforming Intellectual Teachers (GIROUX, 1997), the central concept of this master thesis is built: critical pedagogical practices. This concept refers, in this study, to pedagogical practices that are characterized as counter hegemonic, democratic, meaningful, linked to emancipatory struggles, concerned with social transformation, and that broaden students' worldviews. Through the theoretical methodological lens of Relational Analysis (APPLE, 1995) and the Tasks of a Critical Researcher (APPLE; AU; GANDIN, 2011), semi structured interviews were conducted with six male and female teachers participating in the Project, in addition to the documentary analysis of papers produced by them. The results of this analysis highlight lessons, developed by these teachers, about critical pedagogical practices and some of the principles that characterize them. In the first analytical axis, the lessons about critical and meaningful teaching are highlighted. Among them, these pedagogical practices are highlighted: the ones that encouraged and promoted the construction of a positive identity of students belonging to minority groups, that promoted reflections about dominant ways of thinking and that interrupted situations of prejudice as an opportunity for critical work. In the third axis, it is verified the continued formation of Saberes em Diálogo (Knowings in Dialog) as a propitious environment for the exercise of the teaching intellectuality, a space of strengthening the teaching collective in which exchanges of experiences value and encourage the critical work of teachers. With horizontal and flexible principles, it is observed, in the Project, a fertile ground for interpretations from the participating teachers, who used the training for their social and cultural demands and to complexify their look and act in reality.application/pdfporFormação de professoresPedagogiaCritical Pedagogical PracticesCritical PedagogyCounter hegemonic EducationKnowledge in DialogContinuing Education of TeachersPráticas pedagógicas críticas em um projeto de formação continuadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136404.pdf.txt001136404.pdf.txtExtracted Texttext/plain450087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234510/2/001136404.pdf.txt72ff85b4d8278689d8c48354668fbf91MD52ORIGINAL001136404.pdfTexto completoapplication/pdf1984171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234510/1/001136404.pdf9da6ba90d1e42827fb3b4e47caecd90eMD5110183/2345102022-02-22 04:57:43.824773oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:57:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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