Uso de sistema informacional na escola : um estudo das representações sociais de diretores de escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/200 |
Resumo: | As inovações tecnológicas têm entre outras características, automatizar o que era feito manualmente, reduzir o tempo de execução, diminuir objetos e aumentar suas funções. Esses equipamentos que alteram procedimentos e dessa certa forma, a cultura já estabelecida na sociedade, também foram introduzidos no ambiente escolar. A rede municipal de ensino de Santos, nesse processo de modernização, implantou o Sistema Integrado de Gestão Escolar (Siges) que informatizou a rotina escolar. O Siges envolve as movimentações da secretaria da escola, o registro das avaliações pelos professores e o processo de atribuição de aulas. A programação do Sistema, pela combinação dos dados cadastrados, gera relatórios com as mais diversas informações sobre a rede escolar, a escola, o curso, a turma e o aluno. Essas informações, acessíveis ao diretor de escola, podem auxiliá-lo na gestão escolar, para a tomada de decisões. Este trabalho teve como foco o uso do sistema informacional pelo diretor de escola. O objetivo da pesquisa foi desvelar quais representações sociais estão sendo construídas pelos diretores de escola sobre as possibilidades de uso de um sistema informacional, que ao gerar informações sempre atualizadas, pode subsidiar as tomadas de decisão no espaço de autonomia próprio da escola. A análise apóia-se na Teoria das Representações Sociais (TRS)de Moscovici (1978, 2003) e autores, como Abric (1998,2001), Arruda (2002), Farr (1995), Franco (2004), Sá (1995), Souza Filho (1995) e Spink (1993). Busca ainda fundamentos em Bardin(1977), Barroso (2000), Bogdan e Biklen (1994), Dowbor(2008), Ferreira (2002), Freitas (2009), Leme (1995), Lévy (2000), Lima (2001), Lück (2007), Lüdke e André (1986), Martins (2002), Mazzotti e Gewandsznajder (1998) e Nóvoa (1992, 2011), entre outros. A abordagem qualitativa adotada neste trabalho permitiu incorporar o que os sujeitos expressam como atitudes e pensamentos sobre o objeto investigado. A coleta de dados contou com um instrumento tríplice aplicado a vinte sujeitos, contendo associação livre de palavras, texto de natureza projetiva e questões de perfil. A análise dos dados encaminhou para a construção de dimensões emergentes das respostas obtidas, a saber: a pessoal, do conhecimento e atitudinal. Os resultados obtidos indicaram que os diretores utilizam em sua vida particular os computadores conectados à Internet como fonte de informação e pesquisa. Porém, o Siges, mesmo sendo um a inovação aceita por eles, suas possibilidades não são compreendidas em sua plenitude. Ficou evidente que para o grupo pesquisado, o Siges é uma ferramenta administrativa que facilita os trâmites burocráticos, no entanto, não reconhecido quanto à possibilidade de uso de seus dados para subsidiar a tomada de decisão no âmbito da gestão escolar. Este estudo indica que o sistema informacional facilitou a rotina da escola, porém a cultura já estabelecida sobre gestão escolar permanece. |
id |
SANT_a53c651fb36586181e5377738b683606 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/200 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Martins, Maria Angélica RodriguesCPF:04729790863http://lattes.cnpq.br/1539707598644879CPF:01822849802http://lattes.cnpq.br/8827949868278303Soares, Elisabete Ferreira2015-02-04T21:22:41Z2012-05-232011-11-21SOARES, Elisabete Ferreira. Uso de sistema informacional na escola : um estudo das representações sociais de diretores de escola. 2011. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011.https://tede.unisantos.br/handle/tede/200As inovações tecnológicas têm entre outras características, automatizar o que era feito manualmente, reduzir o tempo de execução, diminuir objetos e aumentar suas funções. Esses equipamentos que alteram procedimentos e dessa certa forma, a cultura já estabelecida na sociedade, também foram introduzidos no ambiente escolar. A rede municipal de ensino de Santos, nesse processo de modernização, implantou o Sistema Integrado de Gestão Escolar (Siges) que informatizou a rotina escolar. O Siges envolve as movimentações da secretaria da escola, o registro das avaliações pelos professores e o processo de atribuição de aulas. A programação do Sistema, pela combinação dos dados cadastrados, gera relatórios com as mais diversas informações sobre a rede escolar, a escola, o curso, a turma e o aluno. Essas informações, acessíveis ao diretor de escola, podem auxiliá-lo na gestão escolar, para a tomada de decisões. Este trabalho teve como foco o uso do sistema informacional pelo diretor de escola. O objetivo da pesquisa foi desvelar quais representações sociais estão sendo construídas pelos diretores de escola sobre as possibilidades de uso de um sistema informacional, que ao gerar informações sempre atualizadas, pode subsidiar as tomadas de decisão no espaço de autonomia próprio da escola. A análise apóia-se na Teoria das Representações Sociais (TRS)de Moscovici (1978, 2003) e autores, como Abric (1998,2001), Arruda (2002), Farr (1995), Franco (2004), Sá (1995), Souza Filho (1995) e Spink (1993). Busca ainda fundamentos em Bardin(1977), Barroso (2000), Bogdan e Biklen (1994), Dowbor(2008), Ferreira (2002), Freitas (2009), Leme (1995), Lévy (2000), Lima (2001), Lück (2007), Lüdke e André (1986), Martins (2002), Mazzotti e Gewandsznajder (1998) e Nóvoa (1992, 2011), entre outros. A abordagem qualitativa adotada neste trabalho permitiu incorporar o que os sujeitos expressam como atitudes e pensamentos sobre o objeto investigado. A coleta de dados contou com um instrumento tríplice aplicado a vinte sujeitos, contendo associação livre de palavras, texto de natureza projetiva e questões de perfil. A análise dos dados encaminhou para a construção de dimensões emergentes das respostas obtidas, a saber: a pessoal, do conhecimento e atitudinal. Os resultados obtidos indicaram que os diretores utilizam em sua vida particular os computadores conectados à Internet como fonte de informação e pesquisa. Porém, o Siges, mesmo sendo um a inovação aceita por eles, suas possibilidades não são compreendidas em sua plenitude. Ficou evidente que para o grupo pesquisado, o Siges é uma ferramenta administrativa que facilita os trâmites burocráticos, no entanto, não reconhecido quanto à possibilidade de uso de seus dados para subsidiar a tomada de decisão no âmbito da gestão escolar. Este estudo indica que o sistema informacional facilitou a rotina da escola, porém a cultura já estabelecida sobre gestão escolar permanece.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãorepresentações sociaissistema informacionaldiretor de escolaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUso de sistema informacional na escola : um estudo das representações sociais de diretores de escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSTEXTElizabete.pdf.txtElizabete.pdf.txtExtracted texttext/plain319447https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/200/2/Elizabete.pdf.txt285a84097c398b2cbc1f4291c468a40aMD52ORIGINALElizabete.pdfapplication/pdf4290088https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/200/1/Elizabete.pdf1bb2f5a8a786c8f8c10c5c15a322d4f0MD51THUMBNAILElizabete.pdf.jpgElizabete.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/200/3/Elizabete.pdf.jpg09190805faf6b472b19e96450736e1ebMD53tede/2002021-10-04 18:34:23.0oai:tede.unisantos.br:tede/200Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:34:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uso de sistema informacional na escola : um estudo das representações sociais de diretores de escola |
title |
Uso de sistema informacional na escola : um estudo das representações sociais de diretores de escola |
spellingShingle |
Uso de sistema informacional na escola : um estudo das representações sociais de diretores de escola Soares, Elisabete Ferreira representações sociais sistema informacional diretor de escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Uso de sistema informacional na escola : um estudo das representações sociais de diretores de escola |
title_full |
Uso de sistema informacional na escola : um estudo das representações sociais de diretores de escola |
title_fullStr |
Uso de sistema informacional na escola : um estudo das representações sociais de diretores de escola |
title_full_unstemmed |
Uso de sistema informacional na escola : um estudo das representações sociais de diretores de escola |
title_sort |
Uso de sistema informacional na escola : um estudo das representações sociais de diretores de escola |
author |
Soares, Elisabete Ferreira |
author_facet |
Soares, Elisabete Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Maria Angélica Rodrigues |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:04729790863 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1539707598644879 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:01822849802 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8827949868278303 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Elisabete Ferreira |
contributor_str_mv |
Martins, Maria Angélica Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
representações sociais sistema informacional diretor de escola |
topic |
representações sociais sistema informacional diretor de escola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
As inovações tecnológicas têm entre outras características, automatizar o que era feito manualmente, reduzir o tempo de execução, diminuir objetos e aumentar suas funções. Esses equipamentos que alteram procedimentos e dessa certa forma, a cultura já estabelecida na sociedade, também foram introduzidos no ambiente escolar. A rede municipal de ensino de Santos, nesse processo de modernização, implantou o Sistema Integrado de Gestão Escolar (Siges) que informatizou a rotina escolar. O Siges envolve as movimentações da secretaria da escola, o registro das avaliações pelos professores e o processo de atribuição de aulas. A programação do Sistema, pela combinação dos dados cadastrados, gera relatórios com as mais diversas informações sobre a rede escolar, a escola, o curso, a turma e o aluno. Essas informações, acessíveis ao diretor de escola, podem auxiliá-lo na gestão escolar, para a tomada de decisões. Este trabalho teve como foco o uso do sistema informacional pelo diretor de escola. O objetivo da pesquisa foi desvelar quais representações sociais estão sendo construídas pelos diretores de escola sobre as possibilidades de uso de um sistema informacional, que ao gerar informações sempre atualizadas, pode subsidiar as tomadas de decisão no espaço de autonomia próprio da escola. A análise apóia-se na Teoria das Representações Sociais (TRS)de Moscovici (1978, 2003) e autores, como Abric (1998,2001), Arruda (2002), Farr (1995), Franco (2004), Sá (1995), Souza Filho (1995) e Spink (1993). Busca ainda fundamentos em Bardin(1977), Barroso (2000), Bogdan e Biklen (1994), Dowbor(2008), Ferreira (2002), Freitas (2009), Leme (1995), Lévy (2000), Lima (2001), Lück (2007), Lüdke e André (1986), Martins (2002), Mazzotti e Gewandsznajder (1998) e Nóvoa (1992, 2011), entre outros. A abordagem qualitativa adotada neste trabalho permitiu incorporar o que os sujeitos expressam como atitudes e pensamentos sobre o objeto investigado. A coleta de dados contou com um instrumento tríplice aplicado a vinte sujeitos, contendo associação livre de palavras, texto de natureza projetiva e questões de perfil. A análise dos dados encaminhou para a construção de dimensões emergentes das respostas obtidas, a saber: a pessoal, do conhecimento e atitudinal. Os resultados obtidos indicaram que os diretores utilizam em sua vida particular os computadores conectados à Internet como fonte de informação e pesquisa. Porém, o Siges, mesmo sendo um a inovação aceita por eles, suas possibilidades não são compreendidas em sua plenitude. Ficou evidente que para o grupo pesquisado, o Siges é uma ferramenta administrativa que facilita os trâmites burocráticos, no entanto, não reconhecido quanto à possibilidade de uso de seus dados para subsidiar a tomada de decisão no âmbito da gestão escolar. Este estudo indica que o sistema informacional facilitou a rotina da escola, porém a cultura já estabelecida sobre gestão escolar permanece. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-11-21 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-05-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOARES, Elisabete Ferreira. Uso de sistema informacional na escola : um estudo das representações sociais de diretores de escola. 2011. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/200 |
identifier_str_mv |
SOARES, Elisabete Ferreira. Uso de sistema informacional na escola : um estudo das representações sociais de diretores de escola. 2011. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2011. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/200/2/Elizabete.pdf.txt https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/200/1/Elizabete.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/200/3/Elizabete.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
285a84097c398b2cbc1f4291c468a40a 1bb2f5a8a786c8f8c10c5c15a322d4f0 09190805faf6b472b19e96450736e1eb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1801046588193243136 |