A inclusão escolar de crianças procedentes de segmentos marginais : estudo de caso de uma unidade municipal situada na região retroportuária de Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassalobre, Janete Netto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/136
Resumo: Essa pesquisa tem por objeto a inclusão escolar de crianças procedentes de um segmento social da população tradicionalmente marginalizado, mais especificamente os filhos de prostitutas, traficantes e presidiários. Para tanto, tomou-se como base a Unidade Municipal de Educação Prof. Mário de Almeida Alcântara, na região retroportuária do Bairro do Valongo, na cidade de Santos SP. Tem como objetivo geral diagnosticar de que forma a escola lida com esse tipo de população diferenciada e que vivencia uma realidade específica e singular. Os objetivos específicos visam caracterizar a instituição pesquisada, a região do Valongo e a população-alvo da escola, bem como averiguar a provável existência de conflitos decorrentes da herança de certo estigma ou preconceito advindo da sociedade frente aos grupos socialmente estigmatizados e traçar um perfil da interação estabelecida entre escola e comunidade. Como referencial teórico, foram utilizadas as concepções teóricas elaboradas por Lev Vygotsky e seus colaboradores Luria e Leontiev, os quais oferecem um entendimento do indivíduo partindo de uma abordagem sócio-histórica e sustentam os pressupostos da educação inclusiva. A metodologia prevê estudo de caso, com base em pesquisa qualitativa, amparado pelas postulações teóricas de Marli André. Os procedimentos utilizados foram as entrevistas semi-estruturadas, questionários e análise histórico-documental, além da observação e interpretação dos dados obtidos. Os resultados alcançados nos permitem postular a existência de preconceitos advindo da sociedade, que influenciam tanto a vivência escolar desse tipo de aluno, como a própria escola e a prática dos professores, o quê, no entanto, não invalida os esforços da comunidade escolar em superar suas limitações. Percebe-se grande esforço de seus membros, diretores, coordenadores, professores, alunos e até mesmo seus pais (ditos marginais) em criar espaços de interação democrática.
id SANT_a99ba38cd0935496cfdc9114647b3666
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/136
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Severino, Francisca Eleodora SantosCPF:84306149820http://lattes.cnpq.br/7223478668764356Pereira, Maria Apparecida FrancoCPF:001891841http://lattes.cnpq.br/1870166959217314CPF:79954626891http://lattes.cnpq.br/5363778027519669Bassalobre, Janete Netto2015-02-04T21:22:18Z2008-10-092008-03-25BASSALOBRE, Janete Netto. A inclusão escolar de crianças procedentes de segmentos marginais : estudo de caso de uma unidade municipal situada na região retroportuária de Santos. 2008. 278 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.https://tede.unisantos.br/handle/tede/136Essa pesquisa tem por objeto a inclusão escolar de crianças procedentes de um segmento social da população tradicionalmente marginalizado, mais especificamente os filhos de prostitutas, traficantes e presidiários. Para tanto, tomou-se como base a Unidade Municipal de Educação Prof. Mário de Almeida Alcântara, na região retroportuária do Bairro do Valongo, na cidade de Santos SP. Tem como objetivo geral diagnosticar de que forma a escola lida com esse tipo de população diferenciada e que vivencia uma realidade específica e singular. Os objetivos específicos visam caracterizar a instituição pesquisada, a região do Valongo e a população-alvo da escola, bem como averiguar a provável existência de conflitos decorrentes da herança de certo estigma ou preconceito advindo da sociedade frente aos grupos socialmente estigmatizados e traçar um perfil da interação estabelecida entre escola e comunidade. Como referencial teórico, foram utilizadas as concepções teóricas elaboradas por Lev Vygotsky e seus colaboradores Luria e Leontiev, os quais oferecem um entendimento do indivíduo partindo de uma abordagem sócio-histórica e sustentam os pressupostos da educação inclusiva. A metodologia prevê estudo de caso, com base em pesquisa qualitativa, amparado pelas postulações teóricas de Marli André. Os procedimentos utilizados foram as entrevistas semi-estruturadas, questionários e análise histórico-documental, além da observação e interpretação dos dados obtidos. Os resultados alcançados nos permitem postular a existência de preconceitos advindo da sociedade, que influenciam tanto a vivência escolar desse tipo de aluno, como a própria escola e a prática dos professores, o quê, no entanto, não invalida os esforços da comunidade escolar em superar suas limitações. Percebe-se grande esforço de seus membros, diretores, coordenadores, professores, alunos e até mesmo seus pais (ditos marginais) em criar espaços de interação democrática.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoinclusão escolarpreconceitorespeito às diferençascidadaniaregião retroportuáriaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA inclusão escolar de crianças procedentes de segmentos marginais : estudo de caso de uma unidade municipal situada na região retroportuária de Santosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSTEXTJanete Netto Bassalobre.pdf.txtJanete Netto Bassalobre.pdf.txtExtracted texttext/plain579792https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/136/2/Janete%20Netto%20Bassalobre.pdf.txte0d74f69e06b515fb12072bd252ca3fdMD52ORIGINALJanete Netto Bassalobre.pdfapplication/pdf4482631https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/136/1/Janete%20Netto%20Bassalobre.pdfaa1ba14c147199eb6dfb3b38c5ff205dMD51THUMBNAILJanete Netto Bassalobre.pdf.jpgJanete Netto Bassalobre.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/136/3/Janete%20Netto%20Bassalobre.pdf.jpge5b9356abcd761e103ef64e32c1c6c6fMD53tede/1362021-10-04 18:28:21.0oai:tede.unisantos.br:tede/136Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv A inclusão escolar de crianças procedentes de segmentos marginais : estudo de caso de uma unidade municipal situada na região retroportuária de Santos
title A inclusão escolar de crianças procedentes de segmentos marginais : estudo de caso de uma unidade municipal situada na região retroportuária de Santos
spellingShingle A inclusão escolar de crianças procedentes de segmentos marginais : estudo de caso de uma unidade municipal situada na região retroportuária de Santos
Bassalobre, Janete Netto
inclusão escolar
preconceito
respeito às diferenças
cidadania
região retroportuária
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A inclusão escolar de crianças procedentes de segmentos marginais : estudo de caso de uma unidade municipal situada na região retroportuária de Santos
title_full A inclusão escolar de crianças procedentes de segmentos marginais : estudo de caso de uma unidade municipal situada na região retroportuária de Santos
title_fullStr A inclusão escolar de crianças procedentes de segmentos marginais : estudo de caso de uma unidade municipal situada na região retroportuária de Santos
title_full_unstemmed A inclusão escolar de crianças procedentes de segmentos marginais : estudo de caso de uma unidade municipal situada na região retroportuária de Santos
title_sort A inclusão escolar de crianças procedentes de segmentos marginais : estudo de caso de uma unidade municipal situada na região retroportuária de Santos
author Bassalobre, Janete Netto
author_facet Bassalobre, Janete Netto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Severino, Francisca Eleodora Santos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:84306149820
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7223478668764356
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pereira, Maria Apparecida Franco
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:001891841
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1870166959217314
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:79954626891
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5363778027519669
dc.contributor.author.fl_str_mv Bassalobre, Janete Netto
contributor_str_mv Severino, Francisca Eleodora Santos
Pereira, Maria Apparecida Franco
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão escolar
preconceito
respeito às diferenças
cidadania
região retroportuária
topic inclusão escolar
preconceito
respeito às diferenças
cidadania
região retroportuária
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Essa pesquisa tem por objeto a inclusão escolar de crianças procedentes de um segmento social da população tradicionalmente marginalizado, mais especificamente os filhos de prostitutas, traficantes e presidiários. Para tanto, tomou-se como base a Unidade Municipal de Educação Prof. Mário de Almeida Alcântara, na região retroportuária do Bairro do Valongo, na cidade de Santos SP. Tem como objetivo geral diagnosticar de que forma a escola lida com esse tipo de população diferenciada e que vivencia uma realidade específica e singular. Os objetivos específicos visam caracterizar a instituição pesquisada, a região do Valongo e a população-alvo da escola, bem como averiguar a provável existência de conflitos decorrentes da herança de certo estigma ou preconceito advindo da sociedade frente aos grupos socialmente estigmatizados e traçar um perfil da interação estabelecida entre escola e comunidade. Como referencial teórico, foram utilizadas as concepções teóricas elaboradas por Lev Vygotsky e seus colaboradores Luria e Leontiev, os quais oferecem um entendimento do indivíduo partindo de uma abordagem sócio-histórica e sustentam os pressupostos da educação inclusiva. A metodologia prevê estudo de caso, com base em pesquisa qualitativa, amparado pelas postulações teóricas de Marli André. Os procedimentos utilizados foram as entrevistas semi-estruturadas, questionários e análise histórico-documental, além da observação e interpretação dos dados obtidos. Os resultados alcançados nos permitem postular a existência de preconceitos advindo da sociedade, que influenciam tanto a vivência escolar desse tipo de aluno, como a própria escola e a prática dos professores, o quê, no entanto, não invalida os esforços da comunidade escolar em superar suas limitações. Percebe-se grande esforço de seus membros, diretores, coordenadores, professores, alunos e até mesmo seus pais (ditos marginais) em criar espaços de interação democrática.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-10-09
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BASSALOBRE, Janete Netto. A inclusão escolar de crianças procedentes de segmentos marginais : estudo de caso de uma unidade municipal situada na região retroportuária de Santos. 2008. 278 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/136
identifier_str_mv BASSALOBRE, Janete Netto. A inclusão escolar de crianças procedentes de segmentos marginais : estudo de caso de uma unidade municipal situada na região retroportuária de Santos. 2008. 278 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/136/2/Janete%20Netto%20Bassalobre.pdf.txt
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/136/1/Janete%20Netto%20Bassalobre.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/136/3/Janete%20Netto%20Bassalobre.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e0d74f69e06b515fb12072bd252ca3fd
aa1ba14c147199eb6dfb3b38c5ff205d
e5b9356abcd761e103ef64e32c1c6c6f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1801046587505377280