As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/150 |
Resumo: | Por considerar importante conhecer o que o aluno espera da escola e qual é o seu olhar sobre o contexto escolar é que esse estudo se realiza. Neste sentido, as representações sociais do aluno do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual são o objeto deste trabalho. Seus objetivos são: a) conhecer as representações sociais dos alunos sobre o contexto escolar; e b) compreender as necessidades e expectativas dos alunos do Ensino Médio. A abordagem metodológica é qualitativa e utiliza como procedimentos: a) questionário aplicado a 172 alunos, contando de três partes: 1ª perfil do aluno; 2ª associação de palavras; e 3ª perguntas dissertativas acerca do contexto escolar e sobre o projeto de vida desses alunos, no âmbito da escola, da família e do trabalho; b) grupo focal desenvolvido com nove alunas, selecionadas a partir do instrumento anterior. Foram tratados três temas distintos, um em cada encontro, tais como: contexto escolar, necessidades e expectativas e o aluno do ensino médio. Para a análise dos dados coletados, Moscovici (1978, 2003) e Sá (1996, 1998) contribuem para a compreensão das representações sociais do aluno do ensino médio sobre o contexto escolar; Rodrigues e Esteves (1993) fundamentam o conceito de necessidades; Charlot (2000, 2001, 2005) alicerça a discussão sobre a relação dos jovens com o saber; e Canário (1996) e Abdalla (2006) auxiliam no estudo sobre a escola e o contexto escolar. Esse trabalho apresenta dados sobre o perfil do alunado, as suas representações sociais e suas necessidades e expectativas em relação ao contexto escolar. Ao deixar os alunos livres para falar sobre o contexto escolar, a categoria de análise que surgiu pelo olhar dos próprios alunos foi o contexto escolar, sob o enfoque das unidades de sentido: escola, estudo e trabalho docente. |
id |
SANT_b8e499fd9026d3bf34137c4075a90b67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/150 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Abdalla, Maria de Fátima BarbosaCPF:67205089891http://lattes.cnpq.br/7099315868609771CPF:29492636824http://lattes.cnpq.br/3625116127926490Silva, Janaína Cezar de Souza e2015-02-04T21:22:24Z2009-04-172008-09-25SILVA, Janaína Cezar de Souza e. As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno. 2008. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.https://tede.unisantos.br/handle/tede/150Por considerar importante conhecer o que o aluno espera da escola e qual é o seu olhar sobre o contexto escolar é que esse estudo se realiza. Neste sentido, as representações sociais do aluno do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual são o objeto deste trabalho. Seus objetivos são: a) conhecer as representações sociais dos alunos sobre o contexto escolar; e b) compreender as necessidades e expectativas dos alunos do Ensino Médio. A abordagem metodológica é qualitativa e utiliza como procedimentos: a) questionário aplicado a 172 alunos, contando de três partes: 1ª perfil do aluno; 2ª associação de palavras; e 3ª perguntas dissertativas acerca do contexto escolar e sobre o projeto de vida desses alunos, no âmbito da escola, da família e do trabalho; b) grupo focal desenvolvido com nove alunas, selecionadas a partir do instrumento anterior. Foram tratados três temas distintos, um em cada encontro, tais como: contexto escolar, necessidades e expectativas e o aluno do ensino médio. Para a análise dos dados coletados, Moscovici (1978, 2003) e Sá (1996, 1998) contribuem para a compreensão das representações sociais do aluno do ensino médio sobre o contexto escolar; Rodrigues e Esteves (1993) fundamentam o conceito de necessidades; Charlot (2000, 2001, 2005) alicerça a discussão sobre a relação dos jovens com o saber; e Canário (1996) e Abdalla (2006) auxiliam no estudo sobre a escola e o contexto escolar. Esse trabalho apresenta dados sobre o perfil do alunado, as suas representações sociais e suas necessidades e expectativas em relação ao contexto escolar. Ao deixar os alunos livres para falar sobre o contexto escolar, a categoria de análise que surgiu pelo olhar dos próprios alunos foi o contexto escolar, sob o enfoque das unidades de sentido: escola, estudo e trabalho docente.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãorepresentações sociaisalunos do ensino médiocontexto escolarCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do alunoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSTHUMBNAILJanaina Silva.pdf.jpgJanaina Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/150/3/Janaina%20Silva.pdf.jpgf376436f5ad65ba15150fb2260f8fec1MD53ORIGINALJanaina Silva.pdfapplication/pdf790655https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/150/1/Janaina%20Silva.pdf1c36ca0dc89903590ad19d2911835cb6MD51TEXTJanaina Silva.pdf.txtJanaina Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain298536https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/150/2/Janaina%20Silva.pdf.txt4dc701cbb799f24f00122ea7224d22a6MD52tede/1502021-10-04 18:28:27.0oai:tede.unisantos.br:tede/150Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno |
title |
As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno |
spellingShingle |
As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno Silva, Janaína Cezar de Souza e representações sociais alunos do ensino médio contexto escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno |
title_full |
As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno |
title_fullStr |
As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno |
title_full_unstemmed |
As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno |
title_sort |
As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno |
author |
Silva, Janaína Cezar de Souza e |
author_facet |
Silva, Janaína Cezar de Souza e |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:67205089891 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7099315868609771 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:29492636824 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3625116127926490 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Janaína Cezar de Souza e |
contributor_str_mv |
Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
representações sociais alunos do ensino médio contexto escolar |
topic |
representações sociais alunos do ensino médio contexto escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Por considerar importante conhecer o que o aluno espera da escola e qual é o seu olhar sobre o contexto escolar é que esse estudo se realiza. Neste sentido, as representações sociais do aluno do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual são o objeto deste trabalho. Seus objetivos são: a) conhecer as representações sociais dos alunos sobre o contexto escolar; e b) compreender as necessidades e expectativas dos alunos do Ensino Médio. A abordagem metodológica é qualitativa e utiliza como procedimentos: a) questionário aplicado a 172 alunos, contando de três partes: 1ª perfil do aluno; 2ª associação de palavras; e 3ª perguntas dissertativas acerca do contexto escolar e sobre o projeto de vida desses alunos, no âmbito da escola, da família e do trabalho; b) grupo focal desenvolvido com nove alunas, selecionadas a partir do instrumento anterior. Foram tratados três temas distintos, um em cada encontro, tais como: contexto escolar, necessidades e expectativas e o aluno do ensino médio. Para a análise dos dados coletados, Moscovici (1978, 2003) e Sá (1996, 1998) contribuem para a compreensão das representações sociais do aluno do ensino médio sobre o contexto escolar; Rodrigues e Esteves (1993) fundamentam o conceito de necessidades; Charlot (2000, 2001, 2005) alicerça a discussão sobre a relação dos jovens com o saber; e Canário (1996) e Abdalla (2006) auxiliam no estudo sobre a escola e o contexto escolar. Esse trabalho apresenta dados sobre o perfil do alunado, as suas representações sociais e suas necessidades e expectativas em relação ao contexto escolar. Ao deixar os alunos livres para falar sobre o contexto escolar, a categoria de análise que surgiu pelo olhar dos próprios alunos foi o contexto escolar, sob o enfoque das unidades de sentido: escola, estudo e trabalho docente. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-09-25 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-04-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Janaína Cezar de Souza e. As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno. 2008. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/150 |
identifier_str_mv |
SILVA, Janaína Cezar de Souza e. As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno. 2008. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/150/3/Janaina%20Silva.pdf.jpg https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/150/1/Janaina%20Silva.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/150/2/Janaina%20Silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f376436f5ad65ba15150fb2260f8fec1 1c36ca0dc89903590ad19d2911835cb6 4dc701cbb799f24f00122ea7224d22a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1801046587545223168 |