As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Janaína Cezar de Souza e
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/150
Resumo: Por considerar importante conhecer o que o aluno espera da escola e qual é o seu olhar sobre o contexto escolar é que esse estudo se realiza. Neste sentido, as representações sociais do aluno do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual são o objeto deste trabalho. Seus objetivos são: a) conhecer as representações sociais dos alunos sobre o contexto escolar; e b) compreender as necessidades e expectativas dos alunos do Ensino Médio. A abordagem metodológica é qualitativa e utiliza como procedimentos: a) questionário aplicado a 172 alunos, contando de três partes: 1ª perfil do aluno; 2ª associação de palavras; e 3ª perguntas dissertativas acerca do contexto escolar e sobre o projeto de vida desses alunos, no âmbito da escola, da família e do trabalho; b) grupo focal desenvolvido com nove alunas, selecionadas a partir do instrumento anterior. Foram tratados três temas distintos, um em cada encontro, tais como: contexto escolar, necessidades e expectativas e o aluno do ensino médio. Para a análise dos dados coletados, Moscovici (1978, 2003) e Sá (1996, 1998) contribuem para a compreensão das representações sociais do aluno do ensino médio sobre o contexto escolar; Rodrigues e Esteves (1993) fundamentam o conceito de necessidades; Charlot (2000, 2001, 2005) alicerça a discussão sobre a relação dos jovens com o saber; e Canário (1996) e Abdalla (2006) auxiliam no estudo sobre a escola e o contexto escolar. Esse trabalho apresenta dados sobre o perfil do alunado, as suas representações sociais e suas necessidades e expectativas em relação ao contexto escolar. Ao deixar os alunos livres para falar sobre o contexto escolar, a categoria de análise que surgiu pelo olhar dos próprios alunos foi o contexto escolar, sob o enfoque das unidades de sentido: escola, estudo e trabalho docente.
id SANT_b8e499fd9026d3bf34137c4075a90b67
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/150
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Abdalla, Maria de Fátima BarbosaCPF:67205089891http://lattes.cnpq.br/7099315868609771CPF:29492636824http://lattes.cnpq.br/3625116127926490Silva, Janaína Cezar de Souza e2015-02-04T21:22:24Z2009-04-172008-09-25SILVA, Janaína Cezar de Souza e. As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno. 2008. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.https://tede.unisantos.br/handle/tede/150Por considerar importante conhecer o que o aluno espera da escola e qual é o seu olhar sobre o contexto escolar é que esse estudo se realiza. Neste sentido, as representações sociais do aluno do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual são o objeto deste trabalho. Seus objetivos são: a) conhecer as representações sociais dos alunos sobre o contexto escolar; e b) compreender as necessidades e expectativas dos alunos do Ensino Médio. A abordagem metodológica é qualitativa e utiliza como procedimentos: a) questionário aplicado a 172 alunos, contando de três partes: 1ª perfil do aluno; 2ª associação de palavras; e 3ª perguntas dissertativas acerca do contexto escolar e sobre o projeto de vida desses alunos, no âmbito da escola, da família e do trabalho; b) grupo focal desenvolvido com nove alunas, selecionadas a partir do instrumento anterior. Foram tratados três temas distintos, um em cada encontro, tais como: contexto escolar, necessidades e expectativas e o aluno do ensino médio. Para a análise dos dados coletados, Moscovici (1978, 2003) e Sá (1996, 1998) contribuem para a compreensão das representações sociais do aluno do ensino médio sobre o contexto escolar; Rodrigues e Esteves (1993) fundamentam o conceito de necessidades; Charlot (2000, 2001, 2005) alicerça a discussão sobre a relação dos jovens com o saber; e Canário (1996) e Abdalla (2006) auxiliam no estudo sobre a escola e o contexto escolar. Esse trabalho apresenta dados sobre o perfil do alunado, as suas representações sociais e suas necessidades e expectativas em relação ao contexto escolar. Ao deixar os alunos livres para falar sobre o contexto escolar, a categoria de análise que surgiu pelo olhar dos próprios alunos foi o contexto escolar, sob o enfoque das unidades de sentido: escola, estudo e trabalho docente.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãorepresentações sociaisalunos do ensino médiocontexto escolarCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAs representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do alunoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSTHUMBNAILJanaina Silva.pdf.jpgJanaina Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/150/3/Janaina%20Silva.pdf.jpgf376436f5ad65ba15150fb2260f8fec1MD53ORIGINALJanaina Silva.pdfapplication/pdf790655https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/150/1/Janaina%20Silva.pdf1c36ca0dc89903590ad19d2911835cb6MD51TEXTJanaina Silva.pdf.txtJanaina Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain298536https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/150/2/Janaina%20Silva.pdf.txt4dc701cbb799f24f00122ea7224d22a6MD52tede/1502021-10-04 18:28:27.0oai:tede.unisantos.br:tede/150Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno
title As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno
spellingShingle As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno
Silva, Janaína Cezar de Souza e
representações sociais
alunos do ensino médio
contexto escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno
title_full As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno
title_fullStr As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno
title_full_unstemmed As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno
title_sort As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno
author Silva, Janaína Cezar de Souza e
author_facet Silva, Janaína Cezar de Souza e
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:67205089891
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7099315868609771
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:29492636824
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3625116127926490
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Janaína Cezar de Souza e
contributor_str_mv Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv representações sociais
alunos do ensino médio
contexto escolar
topic representações sociais
alunos do ensino médio
contexto escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Por considerar importante conhecer o que o aluno espera da escola e qual é o seu olhar sobre o contexto escolar é que esse estudo se realiza. Neste sentido, as representações sociais do aluno do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual são o objeto deste trabalho. Seus objetivos são: a) conhecer as representações sociais dos alunos sobre o contexto escolar; e b) compreender as necessidades e expectativas dos alunos do Ensino Médio. A abordagem metodológica é qualitativa e utiliza como procedimentos: a) questionário aplicado a 172 alunos, contando de três partes: 1ª perfil do aluno; 2ª associação de palavras; e 3ª perguntas dissertativas acerca do contexto escolar e sobre o projeto de vida desses alunos, no âmbito da escola, da família e do trabalho; b) grupo focal desenvolvido com nove alunas, selecionadas a partir do instrumento anterior. Foram tratados três temas distintos, um em cada encontro, tais como: contexto escolar, necessidades e expectativas e o aluno do ensino médio. Para a análise dos dados coletados, Moscovici (1978, 2003) e Sá (1996, 1998) contribuem para a compreensão das representações sociais do aluno do ensino médio sobre o contexto escolar; Rodrigues e Esteves (1993) fundamentam o conceito de necessidades; Charlot (2000, 2001, 2005) alicerça a discussão sobre a relação dos jovens com o saber; e Canário (1996) e Abdalla (2006) auxiliam no estudo sobre a escola e o contexto escolar. Esse trabalho apresenta dados sobre o perfil do alunado, as suas representações sociais e suas necessidades e expectativas em relação ao contexto escolar. Ao deixar os alunos livres para falar sobre o contexto escolar, a categoria de análise que surgiu pelo olhar dos próprios alunos foi o contexto escolar, sob o enfoque das unidades de sentido: escola, estudo e trabalho docente.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-25
dc.date.available.fl_str_mv 2009-04-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Janaína Cezar de Souza e. As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno. 2008. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/150
identifier_str_mv SILVA, Janaína Cezar de Souza e. As representaçãoes sociais do aluno do Ensino médio: o contexto escolar sob o olhar do aluno. 2008. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/150/3/Janaina%20Silva.pdf.jpg
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/150/1/Janaina%20Silva.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/150/2/Janaina%20Silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f376436f5ad65ba15150fb2260f8fec1
1c36ca0dc89903590ad19d2911835cb6
4dc701cbb799f24f00122ea7224d22a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1801046587545223168