O “aluno de escola pública de ensino médio” nas representações sociais de seus professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EVANGELISTA, Lucivania Barbosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000sg1d
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41239
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar as representações sociais de “aluno de escola pública de ensino médio,” elaboradas por seus professores indicando possíveis relações dessas representações com as práticas desses profissionais. Adotamos a Teoria das Representações Sociais desenvolvida por Serge Moscovici, particularmente a Teoria do Núcleo Central, proposta por J.C. Abric, abordagem complementar à grande teoria. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa (realizado de modo online), devido ao contexto de pandemia do coronavírus, desenvolvido em três etapas. Na primeira, para identificar a estrutura das representações sociais de “aluno de escola pública de ensino médio,” 71 professores da Rede Estadual de Pernambuco responderam a um questionário do tipo Google Doc e um Teste de Associação Livre de Palavras. Com o questionário, traçamos o perfil dos participantes. As evocações, analisadas com auxílio do software Iramuteq, revelaram representações sociais de “aluno de escola pública de ensino médio” pautadas em dificuldades, decorrentes da situação de desigualdade social desses estudantes. Apesar disso, nas evocações e justificativas dos professores, ganha relevância a capacidade de superação e a determinação de seus alunos para enfrentarem os obstáculos que lhes são impostos. Com base nos resultados da etapa inicial e a fim de testar a centralidade das representações do objeto investigado, desenvolvemos, na segunda etapa, um teste de centralidade. Para isso aplicamos a técnica de triagens hierárquicas sucessivas a um subgrupo de 26 participantes da etapa anterior. O material recolhido naquela etapa, estudado a partir da técnica de análise de conteúdo, confirmou que o núcleo central das representações sociais de “aluno de escola pública de ensino médio” está estruturado em dois elementos: superação e desigualdade. Os resultados confirmam que, nas representações dos professores, seus alunos enfrentam desafios os mais variados, mas com determinação superam esses obstáculos. A terceira etapa procurou, por meio de narrativas escritas por 11 sujeitos (participantes das etapas anteriores), indicar possíveis relações entre as representações sociais de “aluno de escola pública de ensino médio” identificadas e as práticas desses profissionais. Os resultados ratificam as representações sociais desse aluno como carente, disperso, desinteressado, desmotivado e com déficit de aprendizagem, fruto da situação de desigualdade social a que está submetido. No entanto, os professores reconhecem o potencial e a possibilidade de superação desses estudantes. Identificamos, portanto, representações sociais ambivalentes de “aluno de escola pública de ensino médio” no grupo investigado. Tal ambivalência perpassa as três etapas da pesquisa e indica que, a despeito das desigualdades sociais que enfrenta, o “aluno de escola pública de ensino médio” supera os desafios. A pesquisa revela que mesmo com alguns avanços de políticas públicas de expansão da oferta de ensino médio no país, ainda, são os muitos problemas que afetam essa etapa da escolarização. A despeito de representações sociais de docentes centralizadas na capacidade de superação dos alunos, a desigualdade social que lhes afeta dificulta o trabalho escolar. Reiteramos a necessidade de medidas capazes de equalizar as oportunidades educacionais para as juventudes que ingressam na escola de ensino médio.
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Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa (realizado de modo online), devido ao contexto de pandemia do coronavírus, desenvolvido em três etapas. Na primeira, para identificar a estrutura das representações sociais de “aluno de escola pública de ensino médio,” 71 professores da Rede Estadual de Pernambuco responderam a um questionário do tipo Google Doc e um Teste de Associação Livre de Palavras. Com o questionário, traçamos o perfil dos participantes. As evocações, analisadas com auxílio do software Iramuteq, revelaram representações sociais de “aluno de escola pública de ensino médio” pautadas em dificuldades, decorrentes da situação de desigualdade social desses estudantes. Apesar disso, nas evocações e justificativas dos professores, ganha relevância a capacidade de superação e a determinação de seus alunos para enfrentarem os obstáculos que lhes são impostos. 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Os resultados ratificam as representações sociais desse aluno como carente, disperso, desinteressado, desmotivado e com déficit de aprendizagem, fruto da situação de desigualdade social a que está submetido. No entanto, os professores reconhecem o potencial e a possibilidade de superação desses estudantes. Identificamos, portanto, representações sociais ambivalentes de “aluno de escola pública de ensino médio” no grupo investigado. Tal ambivalência perpassa as três etapas da pesquisa e indica que, a despeito das desigualdades sociais que enfrenta, o “aluno de escola pública de ensino médio” supera os desafios. A pesquisa revela que mesmo com alguns avanços de políticas públicas de expansão da oferta de ensino médio no país, ainda, são os muitos problemas que afetam essa etapa da escolarização. A despeito de representações sociais de docentes centralizadas na capacidade de superação dos alunos, a desigualdade social que lhes afeta dificulta o trabalho escolar. Reiteramos a necessidade de medidas capazes de equalizar as oportunidades educacionais para as juventudes que ingressam na escola de ensino médio.FACEPEThis research has as its objective to identify the social representations of “public high school student”, elaborated by their teachers indicating the possible relations of these representations with the practices of these professionals. We have adopted the Theory of Social Representations developed by Serge Moscovici, particularly the Central Core Theory, proposed by J. C. Abric, complementary approach to the great theory. It is a study of qualitative approach (performed online), developed in three stages. At first, to identify the structures of the social representations of “public high school student”, 71 teachers of the Pernambuco’s State Network have answered a Google Doc type questionnaire and a Words Free Association Test. With the questionnaire, we have traced the participants’ profile. The evoquing, analyzed with the assistance of the Iramuteq software, have shown social representations of “public high school student” as ruled by difficulties, arising from the social inequality situation of these students. Despite that, in the evoquing and arguing of the teachers, it gains relevance the ability to overcome and the determination of those students to face the obstacles that are imposed to them. Based on the initial stage results and in order to test the representations’ centrality of the investigated object, we have developed, at the second stage, a centrality test. For that, we have applied the successive hierarchical screening technique to a 26 participant’s subgroup from the previous stage. The collected material at this stage, studied from the content analysis technique, have confirmed that the central core of the social representations of “public high school student” is structured in two elements: overcoming and inequality. The results confirm that, in the teachers’ representations, their students face the most variable challenges, but with determination, they overcome such obstacles. The third stage sought, through narratives written by 11 subjects (participants of the previous stages), to indicate the possible relations between the social representations of “public high school student” identified and the practices of these professionals. The results ratify the social representations of this student as needy, dispersed, disinterested, unmotivated and with a learning deficit, product of the social inequality situation in which he is submitted. However, the teachers recognize the potential and the overcoming possibility of these students. We have identified, therefore, ambivalent social representations of “public high school student” in the investigated group. Such ambivalence runs through the tree stages of the research and indicates that, despite the social inequality faced, the “public high school student” overcomes the challenges. The research revel that even with some public policies advances of extension of the high school offer in the country, there are still many problems that affects this schooling step. In despite of the teachers’ social representations centralized in the students’ overcoming ability, the social inequality that affects them makes the school work harder. We reiterate the necessity of measures capable of equalizing the educational opportunities to the youths who join the high school.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsino MédioEscola PúblicaDocentes – Representação SocialEnsino Médio – AlunosO “aluno de escola pública de ensino médio” nas representações sociais de seus professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Lucivania Barbosa Evangelista.pdfDISSERTAÇÃO Lucivania Barbosa Evangelista.pdfapplication/pdf2297403https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41239/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Lucivania%20Barbosa%20Evangelista.pdf98dfdfe6ed58bf62d51e6798c5c1c3d0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/41239/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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