Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mara Lúcia Caetano da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
Texto Completo: https://tede.unisantos.br/handle/tede/160
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo avaliar as dimensões da Avaliação de Aprendizagem no Curso de Pedagogia. Foi realizada revisão bibliográfica sobre Avaliação de Aprendizagem e a Formação de Professores no Curso de Pedagogia. A metodologia adotada consistiu em: análise documental, observações de aulas e entrevistas com professores e alunos. O campo de pesquisa foi constituído por três Instituições de Ensino Superior da cidade de Santos, SP. Foram analisados os Planos de Ensino das disciplinas Didática, Medidas Educacionais e Gestão Educacional. Foram entrevistadas quatro professoras e três alunas. A análise é feita à luz de contribuições teóricas nos campos da Avaliação da Aprendizagem e da Formação do Professor, em especial as de autores que se dedicaram ao estudo desses temas, numa perspectiva histórico-crítica. As conclusões gerais foram as seguintes: 1) Constatou-se que os Planos de Ensino das disciplinas Didática e Gestão Educacional não contemplam o assunto Avaliação de Aprendizagem. Já o Plano de Ensino da disciplina Medidas Educacionais aborda o tema profundamente e sob diferentes aspectos. 2) Todas as professoras abordam o assunto avaliação de aprendizagem em sala de aula, com maior ou menor profundidade, mesmo quando o Plano de Ensino não o prevê. 3) As professoras entrevistadas atribuem importância ao ensino da Avaliação de Aprendizagem, embora elas se aprofundem mais ou menos no tema, de acordo com as disciplinas que lecionam. As alunas entrevistadas são unânimes em afirmar a importância da Avaliação da Aprendizagem durante o curso.
id SANT_ccb7ac1e2512db8ee3517e08d85a3fe6
oai_identifier_str oai:tede.unisantos.br:tede/160
network_acronym_str SANT
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
repository_id_str 4713
spelling Saviani, NereideCPF:37785664820http://lattes.cnpq.br/1203911603561619CPF:09993042838http://lattes.cnpq.br/4825342530800514Silva, Mara Lúcia Caetano da2015-02-04T21:22:28Z2009-09-172007-02-28SILVA, Mara Lúcia Caetano da. Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia. 2007. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.https://tede.unisantos.br/handle/tede/160Esta dissertação tem por objetivo avaliar as dimensões da Avaliação de Aprendizagem no Curso de Pedagogia. Foi realizada revisão bibliográfica sobre Avaliação de Aprendizagem e a Formação de Professores no Curso de Pedagogia. A metodologia adotada consistiu em: análise documental, observações de aulas e entrevistas com professores e alunos. O campo de pesquisa foi constituído por três Instituições de Ensino Superior da cidade de Santos, SP. Foram analisados os Planos de Ensino das disciplinas Didática, Medidas Educacionais e Gestão Educacional. Foram entrevistadas quatro professoras e três alunas. A análise é feita à luz de contribuições teóricas nos campos da Avaliação da Aprendizagem e da Formação do Professor, em especial as de autores que se dedicaram ao estudo desses temas, numa perspectiva histórico-crítica. As conclusões gerais foram as seguintes: 1) Constatou-se que os Planos de Ensino das disciplinas Didática e Gestão Educacional não contemplam o assunto Avaliação de Aprendizagem. Já o Plano de Ensino da disciplina Medidas Educacionais aborda o tema profundamente e sob diferentes aspectos. 2) Todas as professoras abordam o assunto avaliação de aprendizagem em sala de aula, com maior ou menor profundidade, mesmo quando o Plano de Ensino não o prevê. 3) As professoras entrevistadas atribuem importância ao ensino da Avaliação de Aprendizagem, embora elas se aprofundem mais ou menos no tema, de acordo com as disciplinas que lecionam. As alunas entrevistadas são unânimes em afirmar a importância da Avaliação da Aprendizagem durante o curso.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoavaliação de aprendizagemformação de professorescurso de pedagogiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSTHUMBNAILMara da Silva.pdf.jpgMara da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/160/3/Mara%20da%20Silva.pdf.jpgeac36a8e50a0c13d34378bf3432c680bMD53ORIGINALMara da Silva.pdfapplication/pdf1279742https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/160/1/Mara%20da%20Silva.pdf7ad2d1f6ba43c65fe3d1a6a5c92533d5MD51TEXTMara da Silva.pdf.txtMara da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain376619https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/160/2/Mara%20da%20Silva.pdf.txte153ef53b57c7174eb2fbd1043561486MD52tede/1602021-10-04 18:28:29.0oai:tede.unisantos.br:tede/160Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.por.fl_str_mv Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia
title Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia
spellingShingle Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia
Silva, Mara Lúcia Caetano da
avaliação de aprendizagem
formação de professores
curso de pedagogia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia
title_full Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia
title_fullStr Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia
title_full_unstemmed Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia
title_sort Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia
author Silva, Mara Lúcia Caetano da
author_facet Silva, Mara Lúcia Caetano da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Saviani, Nereide
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:37785664820
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1203911603561619
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:09993042838
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4825342530800514
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mara Lúcia Caetano da
contributor_str_mv Saviani, Nereide
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação de aprendizagem
formação de professores
curso de pedagogia
topic avaliação de aprendizagem
formação de professores
curso de pedagogia
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação tem por objetivo avaliar as dimensões da Avaliação de Aprendizagem no Curso de Pedagogia. Foi realizada revisão bibliográfica sobre Avaliação de Aprendizagem e a Formação de Professores no Curso de Pedagogia. A metodologia adotada consistiu em: análise documental, observações de aulas e entrevistas com professores e alunos. O campo de pesquisa foi constituído por três Instituições de Ensino Superior da cidade de Santos, SP. Foram analisados os Planos de Ensino das disciplinas Didática, Medidas Educacionais e Gestão Educacional. Foram entrevistadas quatro professoras e três alunas. A análise é feita à luz de contribuições teóricas nos campos da Avaliação da Aprendizagem e da Formação do Professor, em especial as de autores que se dedicaram ao estudo desses temas, numa perspectiva histórico-crítica. As conclusões gerais foram as seguintes: 1) Constatou-se que os Planos de Ensino das disciplinas Didática e Gestão Educacional não contemplam o assunto Avaliação de Aprendizagem. Já o Plano de Ensino da disciplina Medidas Educacionais aborda o tema profundamente e sob diferentes aspectos. 2) Todas as professoras abordam o assunto avaliação de aprendizagem em sala de aula, com maior ou menor profundidade, mesmo quando o Plano de Ensino não o prevê. 3) As professoras entrevistadas atribuem importância ao ensino da Avaliação de Aprendizagem, embora elas se aprofundem mais ou menos no tema, de acordo com as disciplinas que lecionam. As alunas entrevistadas são unânimes em afirmar a importância da Avaliação da Aprendizagem durante o curso.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-28
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-04T21:22:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Mara Lúcia Caetano da. Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia. 2007. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/handle/tede/160
identifier_str_mv SILVA, Mara Lúcia Caetano da. Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia. 2007. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
url https://tede.unisantos.br/handle/tede/160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Católica de Santos
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação e Formação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:UNISANTOS
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str UNISANTOS
institution UNISANTOS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS
bitstream.url.fl_str_mv https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/160/3/Mara%20da%20Silva.pdf.jpg
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/160/1/Mara%20da%20Silva.pdf
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/160/2/Mara%20da%20Silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv eac36a8e50a0c13d34378bf3432c680b
7ad2d1f6ba43c65fe3d1a6a5c92533d5
e153ef53b57c7174eb2fbd1043561486
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br
_version_ 1815437926170886144