Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
Texto Completo: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/160 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo avaliar as dimensões da Avaliação de Aprendizagem no Curso de Pedagogia. Foi realizada revisão bibliográfica sobre Avaliação de Aprendizagem e a Formação de Professores no Curso de Pedagogia. A metodologia adotada consistiu em: análise documental, observações de aulas e entrevistas com professores e alunos. O campo de pesquisa foi constituído por três Instituições de Ensino Superior da cidade de Santos, SP. Foram analisados os Planos de Ensino das disciplinas Didática, Medidas Educacionais e Gestão Educacional. Foram entrevistadas quatro professoras e três alunas. A análise é feita à luz de contribuições teóricas nos campos da Avaliação da Aprendizagem e da Formação do Professor, em especial as de autores que se dedicaram ao estudo desses temas, numa perspectiva histórico-crítica. As conclusões gerais foram as seguintes: 1) Constatou-se que os Planos de Ensino das disciplinas Didática e Gestão Educacional não contemplam o assunto Avaliação de Aprendizagem. Já o Plano de Ensino da disciplina Medidas Educacionais aborda o tema profundamente e sob diferentes aspectos. 2) Todas as professoras abordam o assunto avaliação de aprendizagem em sala de aula, com maior ou menor profundidade, mesmo quando o Plano de Ensino não o prevê. 3) As professoras entrevistadas atribuem importância ao ensino da Avaliação de Aprendizagem, embora elas se aprofundem mais ou menos no tema, de acordo com as disciplinas que lecionam. As alunas entrevistadas são unânimes em afirmar a importância da Avaliação da Aprendizagem durante o curso. |
id |
SANT_ccb7ac1e2512db8ee3517e08d85a3fe6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unisantos.br:tede/160 |
network_acronym_str |
SANT |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
repository_id_str |
4713 |
spelling |
Saviani, NereideCPF:37785664820http://lattes.cnpq.br/1203911603561619CPF:09993042838http://lattes.cnpq.br/4825342530800514Silva, Mara Lúcia Caetano da2015-02-04T21:22:28Z2009-09-172007-02-28SILVA, Mara Lúcia Caetano da. Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia. 2007. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.https://tede.unisantos.br/handle/tede/160Esta dissertação tem por objetivo avaliar as dimensões da Avaliação de Aprendizagem no Curso de Pedagogia. Foi realizada revisão bibliográfica sobre Avaliação de Aprendizagem e a Formação de Professores no Curso de Pedagogia. A metodologia adotada consistiu em: análise documental, observações de aulas e entrevistas com professores e alunos. O campo de pesquisa foi constituído por três Instituições de Ensino Superior da cidade de Santos, SP. Foram analisados os Planos de Ensino das disciplinas Didática, Medidas Educacionais e Gestão Educacional. Foram entrevistadas quatro professoras e três alunas. A análise é feita à luz de contribuições teóricas nos campos da Avaliação da Aprendizagem e da Formação do Professor, em especial as de autores que se dedicaram ao estudo desses temas, numa perspectiva histórico-crítica. As conclusões gerais foram as seguintes: 1) Constatou-se que os Planos de Ensino das disciplinas Didática e Gestão Educacional não contemplam o assunto Avaliação de Aprendizagem. Já o Plano de Ensino da disciplina Medidas Educacionais aborda o tema profundamente e sob diferentes aspectos. 2) Todas as professoras abordam o assunto avaliação de aprendizagem em sala de aula, com maior ou menor profundidade, mesmo quando o Plano de Ensino não o prevê. 3) As professoras entrevistadas atribuem importância ao ensino da Avaliação de Aprendizagem, embora elas se aprofundem mais ou menos no tema, de acordo com as disciplinas que lecionam. As alunas entrevistadas são unânimes em afirmar a importância da Avaliação da Aprendizagem durante o curso.application/pdfporUniversidade Católica de SantosMestrado em EducaçãoCatólica de SantosBREducação e Formaçãoavaliação de aprendizagemformação de professorescurso de pedagogiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOSinstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:UNISANTOSTHUMBNAILMara da Silva.pdf.jpgMara da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1228https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/160/3/Mara%20da%20Silva.pdf.jpgeac36a8e50a0c13d34378bf3432c680bMD53ORIGINALMara da Silva.pdfapplication/pdf1279742https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/160/1/Mara%20da%20Silva.pdf7ad2d1f6ba43c65fe3d1a6a5c92533d5MD51TEXTMara da Silva.pdf.txtMara da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain376619https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/160/2/Mara%20da%20Silva.pdf.txte153ef53b57c7174eb2fbd1043561486MD52tede/1602021-10-04 18:28:29.0oai:tede.unisantos.br:tede/160Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://biblioteca.unisantos.br:8181/http://biblioteca.unisantos.br:8181/oai/requestmrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.bropendoar:47132021-10-04T21:28:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia |
title |
Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia |
spellingShingle |
Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia Silva, Mara Lúcia Caetano da avaliação de aprendizagem formação de professores curso de pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia |
title_full |
Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia |
title_fullStr |
Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia |
title_full_unstemmed |
Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia |
title_sort |
Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia |
author |
Silva, Mara Lúcia Caetano da |
author_facet |
Silva, Mara Lúcia Caetano da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Saviani, Nereide |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:37785664820 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1203911603561619 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:09993042838 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4825342530800514 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mara Lúcia Caetano da |
contributor_str_mv |
Saviani, Nereide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação de aprendizagem formação de professores curso de pedagogia |
topic |
avaliação de aprendizagem formação de professores curso de pedagogia CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta dissertação tem por objetivo avaliar as dimensões da Avaliação de Aprendizagem no Curso de Pedagogia. Foi realizada revisão bibliográfica sobre Avaliação de Aprendizagem e a Formação de Professores no Curso de Pedagogia. A metodologia adotada consistiu em: análise documental, observações de aulas e entrevistas com professores e alunos. O campo de pesquisa foi constituído por três Instituições de Ensino Superior da cidade de Santos, SP. Foram analisados os Planos de Ensino das disciplinas Didática, Medidas Educacionais e Gestão Educacional. Foram entrevistadas quatro professoras e três alunas. A análise é feita à luz de contribuições teóricas nos campos da Avaliação da Aprendizagem e da Formação do Professor, em especial as de autores que se dedicaram ao estudo desses temas, numa perspectiva histórico-crítica. As conclusões gerais foram as seguintes: 1) Constatou-se que os Planos de Ensino das disciplinas Didática e Gestão Educacional não contemplam o assunto Avaliação de Aprendizagem. Já o Plano de Ensino da disciplina Medidas Educacionais aborda o tema profundamente e sob diferentes aspectos. 2) Todas as professoras abordam o assunto avaliação de aprendizagem em sala de aula, com maior ou menor profundidade, mesmo quando o Plano de Ensino não o prevê. 3) As professoras entrevistadas atribuem importância ao ensino da Avaliação de Aprendizagem, embora elas se aprofundem mais ou menos no tema, de acordo com as disciplinas que lecionam. As alunas entrevistadas são unânimes em afirmar a importância da Avaliação da Aprendizagem durante o curso. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-02-28 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-09-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-04T21:22:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Mara Lúcia Caetano da. Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia. 2007. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/160 |
identifier_str_mv |
SILVA, Mara Lúcia Caetano da. Dimensões da avaliação de aprenizagem : o lugar ocupado no curso de pedagogia. 2007. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
url |
https://tede.unisantos.br/handle/tede/160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Católica de Santos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação e Formação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:UNISANTOS |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
UNISANTOS |
institution |
UNISANTOS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/160/3/Mara%20da%20Silva.pdf.jpg https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/160/1/Mara%20da%20Silva.pdf https://tede.unisantos.br/bitstream/tede/160/2/Mara%20da%20Silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eac36a8e50a0c13d34378bf3432c680b 7ad2d1f6ba43c65fe3d1a6a5c92533d5 e153ef53b57c7174eb2fbd1043561486 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
mrita.biblio@unisantos.br||mrita.biblio@unisantos.br |
_version_ |
1815437926170886144 |