Interlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77299 |
Resumo: | A investigação que compõe este Trabalho de Conclusão de Curso, proposto no oitavo semestre do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem como objetivo analisar as disciplinas do referido curso, inferindo sobre as interlocuções entre elas e a importância disso na formação acadêmica do docente. Para tanto, adotou-se uma abordagem construtivista, tendo suporte teórico autores como Piaget, Nóvoa e Collares. Participaram deste estudo, de caráter qualitativo, professores e alunos do referido Curso através de entrevistas semiestruturadas. Para os alunos, as perguntas objetivavam detectar as possibilidades de interlocuções entre as disciplinas cursadas, o reconhecimento de alguma disciplina como integradora das demais e a forma como essa integração ocorre. Dentre os professores, buscou-se analisar o seu posicionamento pessoal-metodológico sobre a temática. Os resultados evidenciam a importância da interlocução entre as disciplinas de um curso para a formação docente, trazendo à tona a imprescindível interdependência das ações entre os professores; a diacronicidade das relações estabelecidas entre as diferentes propostas, pelos alunos, na constituição de seu processo de aprendizagem e a interdependência deste processo com o compromisso com que assumem sua formação. |
id |
UFRGS-2_0b90b470976e9056ce53e356b833c850 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77299 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Werner, SheylaCollares, Darli2013-08-23T01:46:59Z2013http://hdl.handle.net/10183/77299000895898A investigação que compõe este Trabalho de Conclusão de Curso, proposto no oitavo semestre do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem como objetivo analisar as disciplinas do referido curso, inferindo sobre as interlocuções entre elas e a importância disso na formação acadêmica do docente. Para tanto, adotou-se uma abordagem construtivista, tendo suporte teórico autores como Piaget, Nóvoa e Collares. Participaram deste estudo, de caráter qualitativo, professores e alunos do referido Curso através de entrevistas semiestruturadas. Para os alunos, as perguntas objetivavam detectar as possibilidades de interlocuções entre as disciplinas cursadas, o reconhecimento de alguma disciplina como integradora das demais e a forma como essa integração ocorre. Dentre os professores, buscou-se analisar o seu posicionamento pessoal-metodológico sobre a temática. Os resultados evidenciam a importância da interlocução entre as disciplinas de um curso para a formação docente, trazendo à tona a imprescindível interdependência das ações entre os professores; a diacronicidade das relações estabelecidas entre as diferentes propostas, pelos alunos, na constituição de seu processo de aprendizagem e a interdependência deste processo com o compromisso com que assumem sua formação.application/pdfporProfessorFormaçãoCurso de PedagogiaInterlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895898.pdf000895898.pdfTexto completoapplication/pdf730738http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77299/1/000895898.pdf37e45232ec25df7d0694dc2da4c7b3c4MD51TEXT000895898.pdf.txt000895898.pdf.txtExtracted Texttext/plain58045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77299/2/000895898.pdf.txtdcdaeee2896d68bdd8351acd2eda2343MD5210183/772992018-05-23 02:25:28.388575oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77299Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-05-23T05:25:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docente |
title |
Interlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docente |
spellingShingle |
Interlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docente Werner, Sheyla Professor Formação Curso de Pedagogia |
title_short |
Interlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docente |
title_full |
Interlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docente |
title_fullStr |
Interlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docente |
title_full_unstemmed |
Interlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docente |
title_sort |
Interlocuções entre disciplinas de um curso de pedagogia : um estudo sobre sua relevância à formação docente |
author |
Werner, Sheyla |
author_facet |
Werner, Sheyla |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Werner, Sheyla |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Collares, Darli |
contributor_str_mv |
Collares, Darli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Curso de Pedagogia |
topic |
Professor Formação Curso de Pedagogia |
description |
A investigação que compõe este Trabalho de Conclusão de Curso, proposto no oitavo semestre do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem como objetivo analisar as disciplinas do referido curso, inferindo sobre as interlocuções entre elas e a importância disso na formação acadêmica do docente. Para tanto, adotou-se uma abordagem construtivista, tendo suporte teórico autores como Piaget, Nóvoa e Collares. Participaram deste estudo, de caráter qualitativo, professores e alunos do referido Curso através de entrevistas semiestruturadas. Para os alunos, as perguntas objetivavam detectar as possibilidades de interlocuções entre as disciplinas cursadas, o reconhecimento de alguma disciplina como integradora das demais e a forma como essa integração ocorre. Dentre os professores, buscou-se analisar o seu posicionamento pessoal-metodológico sobre a temática. Os resultados evidenciam a importância da interlocução entre as disciplinas de um curso para a formação docente, trazendo à tona a imprescindível interdependência das ações entre os professores; a diacronicidade das relações estabelecidas entre as diferentes propostas, pelos alunos, na constituição de seu processo de aprendizagem e a interdependência deste processo com o compromisso com que assumem sua formação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-23T01:46:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77299 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000895898 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77299 |
identifier_str_mv |
000895898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77299/1/000895898.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77299/2/000895898.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
37e45232ec25df7d0694dc2da4c7b3c4 dcdaeee2896d68bdd8351acd2eda2343 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447111018217472 |