Nova técnica de cateterização de uso prolongado em canal peridural sacral de coelhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Erkin,Yüksel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Aydın,Zeynep, Taşdöğen,Aydın, Karcı,Ayşe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942013000500002
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi desenvolver uma técnica simples e prática para a cateterização crônica em canal peridural sacral de coelhos. MÉTODOS: O estudo incluiu dez coelhos com peso entre 2 e 2,5 kg. Após a anestesia e a analgesia, colocamos um cateter peridural através de uma incisão longitudinal de 2 cm na cauda acima da região do hiato sacral. Confirmamos a localização com a administração de lidocaína a 1% (nivelamento da perda sensorial e da função motora dos membros inferiores). O cateter foi introduzido através de um túnel subcutâneo até o pescoço, onde foi fixado. RESULTADOS: A implantação de cateter crônico peridural caudal foi bem-sucedida em todos os coelhos. Os cateteres permaneceram eficazmente no lugar por dez dias, sem intercorrências durante esse período. A localização do cateter foi reconfirmada por lidocaína a 1% no último dia. Após matar os animais, procedeu-se laminectomia para localização do cateter no espaço peridural. CONCLUSÕES: Há vários métodos de cateterização do espaço peridural em modelos animais na literatura. A cateterização do espaço peridural em coelhos pode ser feita através das vias atlanto-occipital, lombar ou caudal por amputação da cauda. As técnicas de cateterização intratecal e peridural descritas na literatura exigem perícia cirúrgica e conhecimento de procedimentos cirúrgicos, como laminectomia e amputação da cauda. A nossa técnica não requer grande habilidade cirúrgica, a integridade anatômica foi preservada e não houve mau posicionamento de cateter. Em conclusão, podemos sugerir que a nova técnica de cateterização peridural é simples, facilmente aplicável e pode ser usada em estudos experimentais de modelos animais.
id SBA-1_6742099eca1a151e8e03443a9bf27a04
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-70942013000500002
network_acronym_str SBA-1
network_name_str Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
repository_id_str
spelling Nova técnica de cateterização de uso prolongado em canal peridural sacral de coelhosANATOMIAANESTÉSICOS, Local, lidocaínaANIMAL, CoelhoEQUIPAMENTOS, Cateter PeriduralEspaço EpiduralTÉCNICAS ANESTÉSICAS, Regional, peridural, sacralJUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi desenvolver uma técnica simples e prática para a cateterização crônica em canal peridural sacral de coelhos. MÉTODOS: O estudo incluiu dez coelhos com peso entre 2 e 2,5 kg. Após a anestesia e a analgesia, colocamos um cateter peridural através de uma incisão longitudinal de 2 cm na cauda acima da região do hiato sacral. Confirmamos a localização com a administração de lidocaína a 1% (nivelamento da perda sensorial e da função motora dos membros inferiores). O cateter foi introduzido através de um túnel subcutâneo até o pescoço, onde foi fixado. RESULTADOS: A implantação de cateter crônico peridural caudal foi bem-sucedida em todos os coelhos. Os cateteres permaneceram eficazmente no lugar por dez dias, sem intercorrências durante esse período. A localização do cateter foi reconfirmada por lidocaína a 1% no último dia. Após matar os animais, procedeu-se laminectomia para localização do cateter no espaço peridural. CONCLUSÕES: Há vários métodos de cateterização do espaço peridural em modelos animais na literatura. A cateterização do espaço peridural em coelhos pode ser feita através das vias atlanto-occipital, lombar ou caudal por amputação da cauda. As técnicas de cateterização intratecal e peridural descritas na literatura exigem perícia cirúrgica e conhecimento de procedimentos cirúrgicos, como laminectomia e amputação da cauda. A nossa técnica não requer grande habilidade cirúrgica, a integridade anatômica foi preservada e não houve mau posicionamento de cateter. Em conclusão, podemos sugerir que a nova técnica de cateterização peridural é simples, facilmente aplicável e pode ser usada em estudos experimentais de modelos animais.Sociedade Brasileira de Anestesiologia2013-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942013000500002Revista Brasileira de Anestesiologia v.63 n.5 2013reponame:Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)instacron:SBA10.1016/j.bjan.2012.10.001info:eu-repo/semantics/openAccessErkin,YükselAydın,ZeynepTaşdöğen,AydınKarcı,Ayşepor2013-11-13T00:00:00Zoai:scielo:S0034-70942013000500002Revistahttps://www.sbahq.org/revista/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sba2000@openlink.com.br1806-907X0034-7094opendoar:2013-11-13T00:00Revista Brasileira de Anestesiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Nova técnica de cateterização de uso prolongado em canal peridural sacral de coelhos
title Nova técnica de cateterização de uso prolongado em canal peridural sacral de coelhos
spellingShingle Nova técnica de cateterização de uso prolongado em canal peridural sacral de coelhos
Erkin,Yüksel
ANATOMIA
ANESTÉSICOS, Local, lidocaína
ANIMAL, Coelho
EQUIPAMENTOS, Cateter Peridural
Espaço Epidural
TÉCNICAS ANESTÉSICAS, Regional, peridural, sacral
title_short Nova técnica de cateterização de uso prolongado em canal peridural sacral de coelhos
title_full Nova técnica de cateterização de uso prolongado em canal peridural sacral de coelhos
title_fullStr Nova técnica de cateterização de uso prolongado em canal peridural sacral de coelhos
title_full_unstemmed Nova técnica de cateterização de uso prolongado em canal peridural sacral de coelhos
title_sort Nova técnica de cateterização de uso prolongado em canal peridural sacral de coelhos
author Erkin,Yüksel
author_facet Erkin,Yüksel
Aydın,Zeynep
Taşdöğen,Aydın
Karcı,Ayşe
author_role author
author2 Aydın,Zeynep
Taşdöğen,Aydın
Karcı,Ayşe
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Erkin,Yüksel
Aydın,Zeynep
Taşdöğen,Aydın
Karcı,Ayşe
dc.subject.por.fl_str_mv ANATOMIA
ANESTÉSICOS, Local, lidocaína
ANIMAL, Coelho
EQUIPAMENTOS, Cateter Peridural
Espaço Epidural
TÉCNICAS ANESTÉSICAS, Regional, peridural, sacral
topic ANATOMIA
ANESTÉSICOS, Local, lidocaína
ANIMAL, Coelho
EQUIPAMENTOS, Cateter Peridural
Espaço Epidural
TÉCNICAS ANESTÉSICAS, Regional, peridural, sacral
description JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi desenvolver uma técnica simples e prática para a cateterização crônica em canal peridural sacral de coelhos. MÉTODOS: O estudo incluiu dez coelhos com peso entre 2 e 2,5 kg. Após a anestesia e a analgesia, colocamos um cateter peridural através de uma incisão longitudinal de 2 cm na cauda acima da região do hiato sacral. Confirmamos a localização com a administração de lidocaína a 1% (nivelamento da perda sensorial e da função motora dos membros inferiores). O cateter foi introduzido através de um túnel subcutâneo até o pescoço, onde foi fixado. RESULTADOS: A implantação de cateter crônico peridural caudal foi bem-sucedida em todos os coelhos. Os cateteres permaneceram eficazmente no lugar por dez dias, sem intercorrências durante esse período. A localização do cateter foi reconfirmada por lidocaína a 1% no último dia. Após matar os animais, procedeu-se laminectomia para localização do cateter no espaço peridural. CONCLUSÕES: Há vários métodos de cateterização do espaço peridural em modelos animais na literatura. A cateterização do espaço peridural em coelhos pode ser feita através das vias atlanto-occipital, lombar ou caudal por amputação da cauda. As técnicas de cateterização intratecal e peridural descritas na literatura exigem perícia cirúrgica e conhecimento de procedimentos cirúrgicos, como laminectomia e amputação da cauda. A nossa técnica não requer grande habilidade cirúrgica, a integridade anatômica foi preservada e não houve mau posicionamento de cateter. Em conclusão, podemos sugerir que a nova técnica de cateterização peridural é simples, facilmente aplicável e pode ser usada em estudos experimentais de modelos animais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942013000500002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942013000500002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.bjan.2012.10.001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Anestesiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Anestesiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Anestesiologia v.63 n.5 2013
reponame:Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
instacron:SBA
instname_str Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
instacron_str SBA
institution SBA
reponame_str Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
collection Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Anestesiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
repository.mail.fl_str_mv ||sba2000@openlink.com.br
_version_ 1752126627781804032