Edema pulmonar por pressão negativa após hipofisectomia transesfenoidal: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albergaria,Viviane Ferreira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Soares,Carla Márcia, Araújo,Rodolfo de Moraes, Mendonça,Washington Luiz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942008000400009
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O edema pulmonar por pressão negativa (EPPN) é uma complicação incomum que evolui rapidamente após quadro agudo ou crônico de obstrução de vias aéreas. O objetivo deste relato foi apresentar um caso de EPPN após obstrução de vias aéreas superiores em paciente com acromegalia que foi submetido à hipofisectomia transesfenoidal. RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino, 48 anos, 80 kg, estado físico ASA III, portador de tumor de hipófise, hipertensão arterial e acromegalia, foi submetido à hipofisectomia transesfenoidal sob anestesia geral balanceada. O procedimento cirúrgico evoluiu sem intercorrências. A extubação traqueal foi realizada com o paciente em plano anestésico superficial. Evoluiu com esforço ventilatório, retração da parede abdominal, hipoxemia grave (SpO2 30%), inconsciência e disritmia cardíaca (extra-sístole ventricular e bradicardia). A ventilação com pressão positiva sob máscara facial e cânula orofaríngea foi ineficaz. O paciente foi intubado e, nesse momento, havia estertores pulmonares bilaterais com a presença de secreção rósea aerada dentro da cânula traqueal compatível com quadro de EPPN. O paciente foi encaminhado ao CTI, onde permaneceu sob ventilação mecânica por 96 horas. Recebeu alta para a enfermaria no quinto dia pós-operatório sem seqüela neurológica. CONCLUSÃO: O EPPN pode ocorrer no período pós-anestésico imediato de hipofisectomia transesfenoidal. O diagnóstico e tratamento rápidos são essenciais para uma resolução precoce e diminuição da morbidade.
id SBA-1_ab97d4968fff8e1302aa05ee7dc5284b
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-70942008000400009
network_acronym_str SBA-1
network_name_str Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
repository_id_str
spelling Edema pulmonar por pressão negativa após hipofisectomia transesfenoidal: relato de casoANESTESIA/geralCIRURGIA/NeurocirurgiaCIRURGIA/tumor de hipófiseCOMPLICAÇÕES/edema pulmonar por pressão negativaDOENÇAS/acromegaliaJUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O edema pulmonar por pressão negativa (EPPN) é uma complicação incomum que evolui rapidamente após quadro agudo ou crônico de obstrução de vias aéreas. O objetivo deste relato foi apresentar um caso de EPPN após obstrução de vias aéreas superiores em paciente com acromegalia que foi submetido à hipofisectomia transesfenoidal. RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino, 48 anos, 80 kg, estado físico ASA III, portador de tumor de hipófise, hipertensão arterial e acromegalia, foi submetido à hipofisectomia transesfenoidal sob anestesia geral balanceada. O procedimento cirúrgico evoluiu sem intercorrências. A extubação traqueal foi realizada com o paciente em plano anestésico superficial. Evoluiu com esforço ventilatório, retração da parede abdominal, hipoxemia grave (SpO2 30%), inconsciência e disritmia cardíaca (extra-sístole ventricular e bradicardia). A ventilação com pressão positiva sob máscara facial e cânula orofaríngea foi ineficaz. O paciente foi intubado e, nesse momento, havia estertores pulmonares bilaterais com a presença de secreção rósea aerada dentro da cânula traqueal compatível com quadro de EPPN. O paciente foi encaminhado ao CTI, onde permaneceu sob ventilação mecânica por 96 horas. Recebeu alta para a enfermaria no quinto dia pós-operatório sem seqüela neurológica. CONCLUSÃO: O EPPN pode ocorrer no período pós-anestésico imediato de hipofisectomia transesfenoidal. O diagnóstico e tratamento rápidos são essenciais para uma resolução precoce e diminuição da morbidade.Sociedade Brasileira de Anestesiologia2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942008000400009Revista Brasileira de Anestesiologia v.58 n.4 2008reponame:Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)instacron:SBA10.1590/S0034-70942008000400009info:eu-repo/semantics/openAccessAlbergaria,Viviane FerreiraSoares,Carla MárciaAraújo,Rodolfo de MoraesMendonça,Washington Luiz depor2011-10-14T00:00:00Zoai:scielo:S0034-70942008000400009Revistahttps://www.sbahq.org/revista/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sba2000@openlink.com.br1806-907X0034-7094opendoar:2011-10-14T00:00Revista Brasileira de Anestesiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Edema pulmonar por pressão negativa após hipofisectomia transesfenoidal: relato de caso
title Edema pulmonar por pressão negativa após hipofisectomia transesfenoidal: relato de caso
spellingShingle Edema pulmonar por pressão negativa após hipofisectomia transesfenoidal: relato de caso
Albergaria,Viviane Ferreira
ANESTESIA/geral
CIRURGIA/Neurocirurgia
CIRURGIA/tumor de hipófise
COMPLICAÇÕES/edema pulmonar por pressão negativa
DOENÇAS/acromegalia
title_short Edema pulmonar por pressão negativa após hipofisectomia transesfenoidal: relato de caso
title_full Edema pulmonar por pressão negativa após hipofisectomia transesfenoidal: relato de caso
title_fullStr Edema pulmonar por pressão negativa após hipofisectomia transesfenoidal: relato de caso
title_full_unstemmed Edema pulmonar por pressão negativa após hipofisectomia transesfenoidal: relato de caso
title_sort Edema pulmonar por pressão negativa após hipofisectomia transesfenoidal: relato de caso
author Albergaria,Viviane Ferreira
author_facet Albergaria,Viviane Ferreira
Soares,Carla Márcia
Araújo,Rodolfo de Moraes
Mendonça,Washington Luiz de
author_role author
author2 Soares,Carla Márcia
Araújo,Rodolfo de Moraes
Mendonça,Washington Luiz de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albergaria,Viviane Ferreira
Soares,Carla Márcia
Araújo,Rodolfo de Moraes
Mendonça,Washington Luiz de
dc.subject.por.fl_str_mv ANESTESIA/geral
CIRURGIA/Neurocirurgia
CIRURGIA/tumor de hipófise
COMPLICAÇÕES/edema pulmonar por pressão negativa
DOENÇAS/acromegalia
topic ANESTESIA/geral
CIRURGIA/Neurocirurgia
CIRURGIA/tumor de hipófise
COMPLICAÇÕES/edema pulmonar por pressão negativa
DOENÇAS/acromegalia
description JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O edema pulmonar por pressão negativa (EPPN) é uma complicação incomum que evolui rapidamente após quadro agudo ou crônico de obstrução de vias aéreas. O objetivo deste relato foi apresentar um caso de EPPN após obstrução de vias aéreas superiores em paciente com acromegalia que foi submetido à hipofisectomia transesfenoidal. RELATO DO CASO: Paciente do sexo masculino, 48 anos, 80 kg, estado físico ASA III, portador de tumor de hipófise, hipertensão arterial e acromegalia, foi submetido à hipofisectomia transesfenoidal sob anestesia geral balanceada. O procedimento cirúrgico evoluiu sem intercorrências. A extubação traqueal foi realizada com o paciente em plano anestésico superficial. Evoluiu com esforço ventilatório, retração da parede abdominal, hipoxemia grave (SpO2 30%), inconsciência e disritmia cardíaca (extra-sístole ventricular e bradicardia). A ventilação com pressão positiva sob máscara facial e cânula orofaríngea foi ineficaz. O paciente foi intubado e, nesse momento, havia estertores pulmonares bilaterais com a presença de secreção rósea aerada dentro da cânula traqueal compatível com quadro de EPPN. O paciente foi encaminhado ao CTI, onde permaneceu sob ventilação mecânica por 96 horas. Recebeu alta para a enfermaria no quinto dia pós-operatório sem seqüela neurológica. CONCLUSÃO: O EPPN pode ocorrer no período pós-anestésico imediato de hipofisectomia transesfenoidal. O diagnóstico e tratamento rápidos são essenciais para uma resolução precoce e diminuição da morbidade.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942008000400009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942008000400009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-70942008000400009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Anestesiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Anestesiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Anestesiologia v.58 n.4 2008
reponame:Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
instacron:SBA
instname_str Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
instacron_str SBA
institution SBA
reponame_str Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
collection Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Anestesiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
repository.mail.fl_str_mv ||sba2000@openlink.com.br
_version_ 1752126626038022144