Mudança de conduta cirúrgica motivada pela ecocardiografia transesofágica intraoperatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Alexander Alves da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva,Enis Donizete, Segurado,Arthur Vitor Rosenti, Kimachi,Pedro Paulo, Simões,Claudia Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942010000200012
Resumo: JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A utilização da ecocardiografia transesofágica (ETE) é de valor indiscutível em procedimentos cirúrgicos como valvoplastias, cirurgias da aorta torácica e correções de cardiopatias congênitas. Entre as grandes vantagens da utilização da ETE destacam-se a pouca invasividade do método e a capacidade de agregar informações que podem alterar o curso da cirurgia. O objetivo deste relato foi apresentar um caso onde a condução cirúrgica da paciente foi alterada em decorrência de novos diagnósticos feitos pela ecocardiografia transesofágica no intraoperatório e ressaltar a importância da utilização do eco transesofágico em cirurgias para correção de cardiopatia congênita. RELATO DO CASO: Paciente do sexo feminino, 28 anos, ASA II, com história de dispneia progressiva aos médios e depois pequenos esforços, veio encaminhada de outro serviço para correção cirúrgica eletiva de estenose da valva pulmonar diagnosticada pela ecocardiografia transtorácica. A ecocardiografia transesofágica intraoperatória evidenciou presença do forâmen oval patente, estenose infundibular da via de saída do ventrículo direito e comunicação interventricular (CIV) perimembranosa subaórtica medindo 0,4 cm com fluxo da esquerda para direita. Após a entrada da paciente em circulação extracorpórea foram confirmados os diagnósticos mencionados acima, e a cirurgia realizada incluiu o fechamento do forâmen oval e da CIV e a ressecção da estenose do infundíbulo. Não houve intercorrências cirúrgicas, e a paciente foi encaminhada intubada para a unidade de terapia intensiva. CONCLUSÕES: A ecocardiografia transesofágica em pacientes submetidos à correção de cardiopatia congênita é de extrema utilidade, pois, além de ajudar no manejo hemodinâmico do paciente, pode trazer novas informações, capazes de melhorar o resultado final da cirurgia.
id SBA-1_fd64c9b661e344ba6f9c4696b53ec98e
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-70942010000200012
network_acronym_str SBA-1
network_name_str Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
repository_id_str
spelling Mudança de conduta cirúrgica motivada pela ecocardiografia transesofágica intraoperatóriaCIRURGIA, Cardíaca/cardiopatia congênita, comunicação InterventricularDOENÇAS, Congênita/cardiopatiasMONITORIZAÇÃO/ecocardiografia transesofágicaJUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A utilização da ecocardiografia transesofágica (ETE) é de valor indiscutível em procedimentos cirúrgicos como valvoplastias, cirurgias da aorta torácica e correções de cardiopatias congênitas. Entre as grandes vantagens da utilização da ETE destacam-se a pouca invasividade do método e a capacidade de agregar informações que podem alterar o curso da cirurgia. O objetivo deste relato foi apresentar um caso onde a condução cirúrgica da paciente foi alterada em decorrência de novos diagnósticos feitos pela ecocardiografia transesofágica no intraoperatório e ressaltar a importância da utilização do eco transesofágico em cirurgias para correção de cardiopatia congênita. RELATO DO CASO: Paciente do sexo feminino, 28 anos, ASA II, com história de dispneia progressiva aos médios e depois pequenos esforços, veio encaminhada de outro serviço para correção cirúrgica eletiva de estenose da valva pulmonar diagnosticada pela ecocardiografia transtorácica. A ecocardiografia transesofágica intraoperatória evidenciou presença do forâmen oval patente, estenose infundibular da via de saída do ventrículo direito e comunicação interventricular (CIV) perimembranosa subaórtica medindo 0,4 cm com fluxo da esquerda para direita. Após a entrada da paciente em circulação extracorpórea foram confirmados os diagnósticos mencionados acima, e a cirurgia realizada incluiu o fechamento do forâmen oval e da CIV e a ressecção da estenose do infundíbulo. Não houve intercorrências cirúrgicas, e a paciente foi encaminhada intubada para a unidade de terapia intensiva. CONCLUSÕES: A ecocardiografia transesofágica em pacientes submetidos à correção de cardiopatia congênita é de extrema utilidade, pois, além de ajudar no manejo hemodinâmico do paciente, pode trazer novas informações, capazes de melhorar o resultado final da cirurgia.Sociedade Brasileira de Anestesiologia2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942010000200012Revista Brasileira de Anestesiologia v.60 n.2 2010reponame:Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)instacron:SBA10.1590/S0034-70942010000200012info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Alexander Alves daSilva,Enis DonizeteSegurado,Arthur Vitor RosentiKimachi,Pedro PauloSimões,Claudia Marquespor2010-05-10T00:00:00Zoai:scielo:S0034-70942010000200012Revistahttps://www.sbahq.org/revista/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sba2000@openlink.com.br1806-907X0034-7094opendoar:2010-05-10T00:00Revista Brasileira de Anestesiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudança de conduta cirúrgica motivada pela ecocardiografia transesofágica intraoperatória
title Mudança de conduta cirúrgica motivada pela ecocardiografia transesofágica intraoperatória
spellingShingle Mudança de conduta cirúrgica motivada pela ecocardiografia transesofágica intraoperatória
Silva,Alexander Alves da
CIRURGIA, Cardíaca/cardiopatia congênita, comunicação Interventricular
DOENÇAS, Congênita/cardiopatias
MONITORIZAÇÃO/ecocardiografia transesofágica
title_short Mudança de conduta cirúrgica motivada pela ecocardiografia transesofágica intraoperatória
title_full Mudança de conduta cirúrgica motivada pela ecocardiografia transesofágica intraoperatória
title_fullStr Mudança de conduta cirúrgica motivada pela ecocardiografia transesofágica intraoperatória
title_full_unstemmed Mudança de conduta cirúrgica motivada pela ecocardiografia transesofágica intraoperatória
title_sort Mudança de conduta cirúrgica motivada pela ecocardiografia transesofágica intraoperatória
author Silva,Alexander Alves da
author_facet Silva,Alexander Alves da
Silva,Enis Donizete
Segurado,Arthur Vitor Rosenti
Kimachi,Pedro Paulo
Simões,Claudia Marques
author_role author
author2 Silva,Enis Donizete
Segurado,Arthur Vitor Rosenti
Kimachi,Pedro Paulo
Simões,Claudia Marques
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Alexander Alves da
Silva,Enis Donizete
Segurado,Arthur Vitor Rosenti
Kimachi,Pedro Paulo
Simões,Claudia Marques
dc.subject.por.fl_str_mv CIRURGIA, Cardíaca/cardiopatia congênita, comunicação Interventricular
DOENÇAS, Congênita/cardiopatias
MONITORIZAÇÃO/ecocardiografia transesofágica
topic CIRURGIA, Cardíaca/cardiopatia congênita, comunicação Interventricular
DOENÇAS, Congênita/cardiopatias
MONITORIZAÇÃO/ecocardiografia transesofágica
description JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A utilização da ecocardiografia transesofágica (ETE) é de valor indiscutível em procedimentos cirúrgicos como valvoplastias, cirurgias da aorta torácica e correções de cardiopatias congênitas. Entre as grandes vantagens da utilização da ETE destacam-se a pouca invasividade do método e a capacidade de agregar informações que podem alterar o curso da cirurgia. O objetivo deste relato foi apresentar um caso onde a condução cirúrgica da paciente foi alterada em decorrência de novos diagnósticos feitos pela ecocardiografia transesofágica no intraoperatório e ressaltar a importância da utilização do eco transesofágico em cirurgias para correção de cardiopatia congênita. RELATO DO CASO: Paciente do sexo feminino, 28 anos, ASA II, com história de dispneia progressiva aos médios e depois pequenos esforços, veio encaminhada de outro serviço para correção cirúrgica eletiva de estenose da valva pulmonar diagnosticada pela ecocardiografia transtorácica. A ecocardiografia transesofágica intraoperatória evidenciou presença do forâmen oval patente, estenose infundibular da via de saída do ventrículo direito e comunicação interventricular (CIV) perimembranosa subaórtica medindo 0,4 cm com fluxo da esquerda para direita. Após a entrada da paciente em circulação extracorpórea foram confirmados os diagnósticos mencionados acima, e a cirurgia realizada incluiu o fechamento do forâmen oval e da CIV e a ressecção da estenose do infundíbulo. Não houve intercorrências cirúrgicas, e a paciente foi encaminhada intubada para a unidade de terapia intensiva. CONCLUSÕES: A ecocardiografia transesofágica em pacientes submetidos à correção de cardiopatia congênita é de extrema utilidade, pois, além de ajudar no manejo hemodinâmico do paciente, pode trazer novas informações, capazes de melhorar o resultado final da cirurgia.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942010000200012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-70942010000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-70942010000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Anestesiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Anestesiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Anestesiologia v.60 n.2 2010
reponame:Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
instacron:SBA
instname_str Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
instacron_str SBA
institution SBA
reponame_str Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
collection Revista Brasileira de Anestesiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Anestesiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
repository.mail.fl_str_mv ||sba2000@openlink.com.br
_version_ 1752126626774122496