Sistema reprodutivo e diversidade genética de quatro espécies de Myrciaria (Myrtaceae, jabuticabeiras)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela,Regina Célia Freitas
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Assis,José Geraldo de Aquino, Nóbrega Filho,Lamartine, Viana,Blandina Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Botanica Brasilica
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062012000400002
Resumo: A jabuticabeira é uma planta nativa da América do Sul e tem sofrido grande erosão genética devido à expansão da agricultura e desmatamento. Neste trabalho buscou-se investigar: a) o sistema reprodutivo de quatro espécies de Myrciaria spp. (Myrciaria cauliflora, M. jaboticaba, M. coronata e M. trunciflora); b) a compatibilidade de cruzamentos, utilizando tratamentos de polinização cruzada interespecíficos entre M. trunciflora x M. cauliflora e M. jaboticaba x M. coronata visando identificação de possíveis mecanismos de isolamento reprodutivos pós-zigóticos e c) relacionar a distância genética destas espécies e outros 14 táxons conservados ex situ, através de marcadores moleculares tipo RAPD. Os tratamentos reprodutivos mostraram que as jabuticabeiras são espécies autocompatíveis e não se observa apomixia. Os cruzamentos bidirecionais de polinização entre M. trunciflora x M. cauliflora e entre M. jaboticaba x M. coronata, produziram taxa de obtenção de frutos de 22 a 27% cujas sementes produziram plântulas normais evidenciando a falta de barreiras genéticas entre as espécies testadas, além de frutos abortados precocemente. Esta compatibilidade de intercruzamentos pode ser explorada no melhoramento genético, visando a transferência de caracteres de interesse em genótipos agronomicamente superiores. Foi encontrada pouca diferenciação genética entre os diferentes táxons, sugerindo que a similaridade genética observada não é compatível com a similaridade morfológica e os principais caracteres de valor taxonômico são polimórficos dentro do gênero.
id SBB-1_066c6f428ab47fc6461715e18eb28c8e
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-33062012000400002
network_acronym_str SBB-1
network_name_str Acta Botanica Brasilica
repository_id_str
spelling Sistema reprodutivo e diversidade genética de quatro espécies de Myrciaria (Myrtaceae, jabuticabeiras)compatibilidadeisolamento reprodutivojabuticabaRAPDA jabuticabeira é uma planta nativa da América do Sul e tem sofrido grande erosão genética devido à expansão da agricultura e desmatamento. Neste trabalho buscou-se investigar: a) o sistema reprodutivo de quatro espécies de Myrciaria spp. (Myrciaria cauliflora, M. jaboticaba, M. coronata e M. trunciflora); b) a compatibilidade de cruzamentos, utilizando tratamentos de polinização cruzada interespecíficos entre M. trunciflora x M. cauliflora e M. jaboticaba x M. coronata visando identificação de possíveis mecanismos de isolamento reprodutivos pós-zigóticos e c) relacionar a distância genética destas espécies e outros 14 táxons conservados ex situ, através de marcadores moleculares tipo RAPD. Os tratamentos reprodutivos mostraram que as jabuticabeiras são espécies autocompatíveis e não se observa apomixia. Os cruzamentos bidirecionais de polinização entre M. trunciflora x M. cauliflora e entre M. jaboticaba x M. coronata, produziram taxa de obtenção de frutos de 22 a 27% cujas sementes produziram plântulas normais evidenciando a falta de barreiras genéticas entre as espécies testadas, além de frutos abortados precocemente. Esta compatibilidade de intercruzamentos pode ser explorada no melhoramento genético, visando a transferência de caracteres de interesse em genótipos agronomicamente superiores. Foi encontrada pouca diferenciação genética entre os diferentes táxons, sugerindo que a similaridade genética observada não é compatível com a similaridade morfológica e os principais caracteres de valor taxonômico são polimórficos dentro do gênero.Sociedade Botânica do Brasil2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062012000400002Acta Botanica Brasilica v.26 n.4 2012reponame:Acta Botanica Brasilicainstname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)instacron:SBB10.1590/S0102-33062012000400002info:eu-repo/semantics/openAccessVilela,Regina Célia FreitasAssis,José Geraldo de AquinoNóbrega Filho,LamartineViana,Blandina Felipepor2013-01-29T00:00:00Zoai:scielo:S0102-33062012000400002Revistahttps://www.scielo.br/j/abb/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpacta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com1677-941X0102-3306opendoar:2013-01-29T00:00Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema reprodutivo e diversidade genética de quatro espécies de Myrciaria (Myrtaceae, jabuticabeiras)
title Sistema reprodutivo e diversidade genética de quatro espécies de Myrciaria (Myrtaceae, jabuticabeiras)
spellingShingle Sistema reprodutivo e diversidade genética de quatro espécies de Myrciaria (Myrtaceae, jabuticabeiras)
Vilela,Regina Célia Freitas
compatibilidade
isolamento reprodutivo
jabuticaba
RAPD
title_short Sistema reprodutivo e diversidade genética de quatro espécies de Myrciaria (Myrtaceae, jabuticabeiras)
title_full Sistema reprodutivo e diversidade genética de quatro espécies de Myrciaria (Myrtaceae, jabuticabeiras)
title_fullStr Sistema reprodutivo e diversidade genética de quatro espécies de Myrciaria (Myrtaceae, jabuticabeiras)
title_full_unstemmed Sistema reprodutivo e diversidade genética de quatro espécies de Myrciaria (Myrtaceae, jabuticabeiras)
title_sort Sistema reprodutivo e diversidade genética de quatro espécies de Myrciaria (Myrtaceae, jabuticabeiras)
author Vilela,Regina Célia Freitas
author_facet Vilela,Regina Célia Freitas
Assis,José Geraldo de Aquino
Nóbrega Filho,Lamartine
Viana,Blandina Felipe
author_role author
author2 Assis,José Geraldo de Aquino
Nóbrega Filho,Lamartine
Viana,Blandina Felipe
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela,Regina Célia Freitas
Assis,José Geraldo de Aquino
Nóbrega Filho,Lamartine
Viana,Blandina Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv compatibilidade
isolamento reprodutivo
jabuticaba
RAPD
topic compatibilidade
isolamento reprodutivo
jabuticaba
RAPD
description A jabuticabeira é uma planta nativa da América do Sul e tem sofrido grande erosão genética devido à expansão da agricultura e desmatamento. Neste trabalho buscou-se investigar: a) o sistema reprodutivo de quatro espécies de Myrciaria spp. (Myrciaria cauliflora, M. jaboticaba, M. coronata e M. trunciflora); b) a compatibilidade de cruzamentos, utilizando tratamentos de polinização cruzada interespecíficos entre M. trunciflora x M. cauliflora e M. jaboticaba x M. coronata visando identificação de possíveis mecanismos de isolamento reprodutivos pós-zigóticos e c) relacionar a distância genética destas espécies e outros 14 táxons conservados ex situ, através de marcadores moleculares tipo RAPD. Os tratamentos reprodutivos mostraram que as jabuticabeiras são espécies autocompatíveis e não se observa apomixia. Os cruzamentos bidirecionais de polinização entre M. trunciflora x M. cauliflora e entre M. jaboticaba x M. coronata, produziram taxa de obtenção de frutos de 22 a 27% cujas sementes produziram plântulas normais evidenciando a falta de barreiras genéticas entre as espécies testadas, além de frutos abortados precocemente. Esta compatibilidade de intercruzamentos pode ser explorada no melhoramento genético, visando a transferência de caracteres de interesse em genótipos agronomicamente superiores. Foi encontrada pouca diferenciação genética entre os diferentes táxons, sugerindo que a similaridade genética observada não é compatível com a similaridade morfológica e os principais caracteres de valor taxonômico são polimórficos dentro do gênero.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062012000400002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062012000400002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-33062012000400002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica v.26 n.4 2012
reponame:Acta Botanica Brasilica
instname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron:SBB
instname_str Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron_str SBB
institution SBB
reponame_str Acta Botanica Brasilica
collection Acta Botanica Brasilica
repository.name.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
repository.mail.fl_str_mv acta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com
_version_ 1752126660509958144