Estrutura de um curso de taxonomia de campo: o modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Botanica Brasilica |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33061997000100003 |
Resumo: | As atividades de campo são essenciais à formação de um bom taxonomista. Os problemas mais usuais das atividades didáticas no campo são: a) grande número de alunos; b) formação heterogênea e desequilíbrio de conhecimento dos participantes; c) repetições e tendência de coletas direcionadas para as formas de vida mais evidentes. As causas e conseqüências destes problemas são discutidas. Como solução é proposta uma metodologia, fundamentada numa vivência de muitos anos de atividades didáticas no campo em cursos de graduação e pós-graduação. São abordados tópicos como o número ideal de participantes, área de abrangência, época de atividade, divisão de trabalho e material e equipamentos necessários. Dependendo do número de espécies coletadas na mesma localidade, esta metodologia pode gerar uma lista de espécies da região com indicações precisas de hábito, habitat, nomes vulgares, abundância, usos, fenologia e outras informações que sempre afloram em trabalhos desta natureza. Como exemplo são apresentados os resultados da aplicação dessa metodologia em um curso de campo realizado em Ubatuba-SP e região. |
id |
SBB-1_2376b417120074f2184db940faea9ba6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-33061997000100003 |
network_acronym_str |
SBB-1 |
network_name_str |
Acta Botanica Brasilica |
repository_id_str |
|
spelling |
Estrutura de um curso de taxonomia de campo: o modelo aplicado em Ubatuba, São Paulotaxonomiaflorísticaensinoproposta didáticaAs atividades de campo são essenciais à formação de um bom taxonomista. Os problemas mais usuais das atividades didáticas no campo são: a) grande número de alunos; b) formação heterogênea e desequilíbrio de conhecimento dos participantes; c) repetições e tendência de coletas direcionadas para as formas de vida mais evidentes. As causas e conseqüências destes problemas são discutidas. Como solução é proposta uma metodologia, fundamentada numa vivência de muitos anos de atividades didáticas no campo em cursos de graduação e pós-graduação. São abordados tópicos como o número ideal de participantes, área de abrangência, época de atividade, divisão de trabalho e material e equipamentos necessários. Dependendo do número de espécies coletadas na mesma localidade, esta metodologia pode gerar uma lista de espécies da região com indicações precisas de hábito, habitat, nomes vulgares, abundância, usos, fenologia e outras informações que sempre afloram em trabalhos desta natureza. Como exemplo são apresentados os resultados da aplicação dessa metodologia em um curso de campo realizado em Ubatuba-SP e região.Sociedade Botânica do Brasil1997-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33061997000100003Acta Botanica Brasilica v.11 n.1 1997reponame:Acta Botanica Brasilicainstname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)instacron:SBB10.1590/S0102-33061997000100003info:eu-repo/semantics/openAccessLeitão Filho,Hermógenes de FRodrigues,Ricardo RTamashiro,Jorge YSantin,Dionete AIvanauskas,Natália MSalino,Alexandrepor2011-06-03T00:00:00Zoai:scielo:S0102-33061997000100003Revistahttps://www.scielo.br/j/abb/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpacta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com1677-941X0102-3306opendoar:2011-06-03T00:00Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estrutura de um curso de taxonomia de campo: o modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo |
title |
Estrutura de um curso de taxonomia de campo: o modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo |
spellingShingle |
Estrutura de um curso de taxonomia de campo: o modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo Leitão Filho,Hermógenes de F taxonomia florística ensino proposta didática |
title_short |
Estrutura de um curso de taxonomia de campo: o modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo |
title_full |
Estrutura de um curso de taxonomia de campo: o modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo |
title_fullStr |
Estrutura de um curso de taxonomia de campo: o modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo |
title_full_unstemmed |
Estrutura de um curso de taxonomia de campo: o modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo |
title_sort |
Estrutura de um curso de taxonomia de campo: o modelo aplicado em Ubatuba, São Paulo |
author |
Leitão Filho,Hermógenes de F |
author_facet |
Leitão Filho,Hermógenes de F Rodrigues,Ricardo R Tamashiro,Jorge Y Santin,Dionete A Ivanauskas,Natália M Salino,Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues,Ricardo R Tamashiro,Jorge Y Santin,Dionete A Ivanauskas,Natália M Salino,Alexandre |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitão Filho,Hermógenes de F Rodrigues,Ricardo R Tamashiro,Jorge Y Santin,Dionete A Ivanauskas,Natália M Salino,Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
taxonomia florística ensino proposta didática |
topic |
taxonomia florística ensino proposta didática |
description |
As atividades de campo são essenciais à formação de um bom taxonomista. Os problemas mais usuais das atividades didáticas no campo são: a) grande número de alunos; b) formação heterogênea e desequilíbrio de conhecimento dos participantes; c) repetições e tendência de coletas direcionadas para as formas de vida mais evidentes. As causas e conseqüências destes problemas são discutidas. Como solução é proposta uma metodologia, fundamentada numa vivência de muitos anos de atividades didáticas no campo em cursos de graduação e pós-graduação. São abordados tópicos como o número ideal de participantes, área de abrangência, época de atividade, divisão de trabalho e material e equipamentos necessários. Dependendo do número de espécies coletadas na mesma localidade, esta metodologia pode gerar uma lista de espécies da região com indicações precisas de hábito, habitat, nomes vulgares, abundância, usos, fenologia e outras informações que sempre afloram em trabalhos desta natureza. Como exemplo são apresentados os resultados da aplicação dessa metodologia em um curso de campo realizado em Ubatuba-SP e região. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33061997000100003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33061997000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-33061997000100003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Botânica do Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Botânica do Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Botanica Brasilica v.11 n.1 1997 reponame:Acta Botanica Brasilica instname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB) instacron:SBB |
instname_str |
Sociedade Botânica do Brasil (SBB) |
instacron_str |
SBB |
institution |
SBB |
reponame_str |
Acta Botanica Brasilica |
collection |
Acta Botanica Brasilica |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB) |
repository.mail.fl_str_mv |
acta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com |
_version_ |
1752126655997935616 |