Fenologia de uma comunidade arbórea em cerrado sentido restrito, Barra do Garças, MT, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pirani,Flávia Richelli
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Sanchez,Maryland, Pedroni,Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Botanica Brasilica
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062009000400019
Resumo: Analisamos a fenologia vegetativa e reprodutiva procurando relacionar mudanças nas fenofases com variáveis abióticas (precipitação, temperatura e fotoperíodo) e investigamos a ocorrência de sazonalidade. A região apresenta verão chuvoso (outubro-abril) e inverno seco (maio-setembro). Entre out/2005 e set/2007, 1.221 indivíduos pertencentes a 84 espécies foram monitorados mensalmente quanto a presença/ausência e intensidade das fenofases queda foliar, brotamento, floração e frutificação. A maioria das espécies apresentou estratégia fenológica vegetativa decídua (44%) ou brevidecídua (16%). A queda foliar foi correlacionada negativa e significativamente com precipitação e fotoperíodo, apresentando data média em agosto. O brotamento apresentou correlação positiva com temperatura média mensal. Floração e frutificação ocorreram nos dois anos em 69 espécies. Houve maior concentração de flores nos meses de maior estresse hídrico (jul-ago). Afrutificação de espécies zoocóricas (70% das espécies na área) ocorreu de forma contínua, sendo correlacionada negativamente com precipitação e positivamente com temperatura. A frutificação das anemocóricas ocorreu nos meses mais secos. Nossos resultados sugerem padrões fenológicos sazonais, sendo que na transição entre estações seca e chuvosa ocorreu maior atividade vegetativa e reprodutiva. Esses padrões fenológicos têm sido comumente encontrados no cerrado brasileiro e sugerem que a época de dispersão, germinação de sementes e de estabelecimento de plântulas é um fator importante para sincronizar a maturação dos frutos no início da estação chuvosa.
id SBB-1_ec5fea8ba5fee253ebbccee391703092
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-33062009000400019
network_acronym_str SBB-1
network_name_str Acta Botanica Brasilica
repository_id_str
spelling Fenologia de uma comunidade arbórea em cerrado sentido restrito, Barra do Garças, MT, Brasilbrotamentofloraçãofrutificaçãoqueda foliarsavana neotropicalsazonalidade climáticaAnalisamos a fenologia vegetativa e reprodutiva procurando relacionar mudanças nas fenofases com variáveis abióticas (precipitação, temperatura e fotoperíodo) e investigamos a ocorrência de sazonalidade. A região apresenta verão chuvoso (outubro-abril) e inverno seco (maio-setembro). Entre out/2005 e set/2007, 1.221 indivíduos pertencentes a 84 espécies foram monitorados mensalmente quanto a presença/ausência e intensidade das fenofases queda foliar, brotamento, floração e frutificação. A maioria das espécies apresentou estratégia fenológica vegetativa decídua (44%) ou brevidecídua (16%). A queda foliar foi correlacionada negativa e significativamente com precipitação e fotoperíodo, apresentando data média em agosto. O brotamento apresentou correlação positiva com temperatura média mensal. Floração e frutificação ocorreram nos dois anos em 69 espécies. Houve maior concentração de flores nos meses de maior estresse hídrico (jul-ago). Afrutificação de espécies zoocóricas (70% das espécies na área) ocorreu de forma contínua, sendo correlacionada negativamente com precipitação e positivamente com temperatura. A frutificação das anemocóricas ocorreu nos meses mais secos. Nossos resultados sugerem padrões fenológicos sazonais, sendo que na transição entre estações seca e chuvosa ocorreu maior atividade vegetativa e reprodutiva. Esses padrões fenológicos têm sido comumente encontrados no cerrado brasileiro e sugerem que a época de dispersão, germinação de sementes e de estabelecimento de plântulas é um fator importante para sincronizar a maturação dos frutos no início da estação chuvosa.Sociedade Botânica do Brasil2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062009000400019Acta Botanica Brasilica v.23 n.4 2009reponame:Acta Botanica Brasilicainstname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)instacron:SBB10.1590/S0102-33062009000400019info:eu-repo/semantics/openAccessPirani,Flávia RichelliSanchez,MarylandPedroni,Fernandopor2010-04-06T00:00:00Zoai:scielo:S0102-33062009000400019Revistahttps://www.scielo.br/j/abb/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpacta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com1677-941X0102-3306opendoar:2010-04-06T00:00Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)false
dc.title.none.fl_str_mv Fenologia de uma comunidade arbórea em cerrado sentido restrito, Barra do Garças, MT, Brasil
title Fenologia de uma comunidade arbórea em cerrado sentido restrito, Barra do Garças, MT, Brasil
spellingShingle Fenologia de uma comunidade arbórea em cerrado sentido restrito, Barra do Garças, MT, Brasil
Pirani,Flávia Richelli
brotamento
floração
frutificação
queda foliar
savana neotropical
sazonalidade climática
title_short Fenologia de uma comunidade arbórea em cerrado sentido restrito, Barra do Garças, MT, Brasil
title_full Fenologia de uma comunidade arbórea em cerrado sentido restrito, Barra do Garças, MT, Brasil
title_fullStr Fenologia de uma comunidade arbórea em cerrado sentido restrito, Barra do Garças, MT, Brasil
title_full_unstemmed Fenologia de uma comunidade arbórea em cerrado sentido restrito, Barra do Garças, MT, Brasil
title_sort Fenologia de uma comunidade arbórea em cerrado sentido restrito, Barra do Garças, MT, Brasil
author Pirani,Flávia Richelli
author_facet Pirani,Flávia Richelli
Sanchez,Maryland
Pedroni,Fernando
author_role author
author2 Sanchez,Maryland
Pedroni,Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pirani,Flávia Richelli
Sanchez,Maryland
Pedroni,Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv brotamento
floração
frutificação
queda foliar
savana neotropical
sazonalidade climática
topic brotamento
floração
frutificação
queda foliar
savana neotropical
sazonalidade climática
description Analisamos a fenologia vegetativa e reprodutiva procurando relacionar mudanças nas fenofases com variáveis abióticas (precipitação, temperatura e fotoperíodo) e investigamos a ocorrência de sazonalidade. A região apresenta verão chuvoso (outubro-abril) e inverno seco (maio-setembro). Entre out/2005 e set/2007, 1.221 indivíduos pertencentes a 84 espécies foram monitorados mensalmente quanto a presença/ausência e intensidade das fenofases queda foliar, brotamento, floração e frutificação. A maioria das espécies apresentou estratégia fenológica vegetativa decídua (44%) ou brevidecídua (16%). A queda foliar foi correlacionada negativa e significativamente com precipitação e fotoperíodo, apresentando data média em agosto. O brotamento apresentou correlação positiva com temperatura média mensal. Floração e frutificação ocorreram nos dois anos em 69 espécies. Houve maior concentração de flores nos meses de maior estresse hídrico (jul-ago). Afrutificação de espécies zoocóricas (70% das espécies na área) ocorreu de forma contínua, sendo correlacionada negativamente com precipitação e positivamente com temperatura. A frutificação das anemocóricas ocorreu nos meses mais secos. Nossos resultados sugerem padrões fenológicos sazonais, sendo que na transição entre estações seca e chuvosa ocorreu maior atividade vegetativa e reprodutiva. Esses padrões fenológicos têm sido comumente encontrados no cerrado brasileiro e sugerem que a época de dispersão, germinação de sementes e de estabelecimento de plântulas é um fator importante para sincronizar a maturação dos frutos no início da estação chuvosa.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062009000400019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062009000400019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-33062009000400019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Botânica do Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica v.23 n.4 2009
reponame:Acta Botanica Brasilica
instname:Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron:SBB
instname_str Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
instacron_str SBB
institution SBB
reponame_str Acta Botanica Brasilica
collection Acta Botanica Brasilica
repository.name.fl_str_mv Acta Botanica Brasilica - Sociedade Botânica do Brasil (SBB)
repository.mail.fl_str_mv acta@botanica.org.br||acta@botanica.org.br|| f.a.r.santos@gmail.com
_version_ 1752126659250618368