Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REB, Equipe Editorial
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/759
Resumo: O primeiro semestre de 2017 foi um importante momento para a equipe da Revista de Ensino de Bioquimica, decorrente dos preparativos para o primeiro prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres que será entregue durante a 46o Reunião Anual da SBBq em Águas de Lindóia-SP, além das atividades propostas para o evento pela equipe da revista, incluindo seminário, simpósio e minicursos na área de ensino.Tivemos três publicações na seção “Pesquisa em ensino”. A primeira abordando a potencialização no ensino de Fisiologia a partir de discussões em fóruns online no ambiente virtual Moodle, indicando melhorias nos processos de ensino-aprendizagem. A segunda abordando um mapeamento das tendências na área de ensino de Bioquímica, a partir dos resumos publicados nos anais das reuniões anuais da SBBq entre os anos de 2006 e 2016, apresentando dados descritivos e exploratórios para criação de um panorama do período. A terceira publicação desta seção focou nas dificuldades na aprendizagem de Bioquímica por alunos em uma universidade federal, destacando também as dificuldades em conhecimentos prévios ao ensino superior e pré-requisitos para a compreensão dos conceitos Bioquímicos.A seção “Inovações Educacionais” contou com uma publicação abordando a importância das atividades experimentais nas séries iniciais do ensino fundamental, destacando a importância da abordagem das questões científicas desde a formação inicial dos estudantes.Na seção “REB na Escola” tivemos uma publicação abordando o ensino-aprendizagem de conceitos de Imunologia, presentes no 5o ao 8o ano do ensino fundamental, por meio de jogos RPG (Role Playing Game), o que gerou grande motivação no estudantes.De forma sintética, observamos o crescimento na REB das publicações de temáticas correlacionadas com a Bioquímica e que aparecem tanto no ensino básico, quanto no superior, valorizando esta integração entre áreas para a compreensão dos processos nos seres vivos e trazendo resultados de inovações e pesquisas que podem contribuir para a melhoria nos processos de ensino-aprendizagem.
id SBBQM-1_115a0780339a32fb146e8c24f621ef8c
oai_identifier_str oai:ojs.bioquimica.org.br:article/759
network_acronym_str SBBQM-1
network_name_str Revista de Ensino de Bioquímica
repository_id_str
spelling Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun)editorialeditorial, SBBqO primeiro semestre de 2017 foi um importante momento para a equipe da Revista de Ensino de Bioquimica, decorrente dos preparativos para o primeiro prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres que será entregue durante a 46o Reunião Anual da SBBq em Águas de Lindóia-SP, além das atividades propostas para o evento pela equipe da revista, incluindo seminário, simpósio e minicursos na área de ensino.Tivemos três publicações na seção “Pesquisa em ensino”. A primeira abordando a potencialização no ensino de Fisiologia a partir de discussões em fóruns online no ambiente virtual Moodle, indicando melhorias nos processos de ensino-aprendizagem. A segunda abordando um mapeamento das tendências na área de ensino de Bioquímica, a partir dos resumos publicados nos anais das reuniões anuais da SBBq entre os anos de 2006 e 2016, apresentando dados descritivos e exploratórios para criação de um panorama do período. A terceira publicação desta seção focou nas dificuldades na aprendizagem de Bioquímica por alunos em uma universidade federal, destacando também as dificuldades em conhecimentos prévios ao ensino superior e pré-requisitos para a compreensão dos conceitos Bioquímicos.A seção “Inovações Educacionais” contou com uma publicação abordando a importância das atividades experimentais nas séries iniciais do ensino fundamental, destacando a importância da abordagem das questões científicas desde a formação inicial dos estudantes.Na seção “REB na Escola” tivemos uma publicação abordando o ensino-aprendizagem de conceitos de Imunologia, presentes no 5o ao 8o ano do ensino fundamental, por meio de jogos RPG (Role Playing Game), o que gerou grande motivação no estudantes.De forma sintética, observamos o crescimento na REB das publicações de temáticas correlacionadas com a Bioquímica e que aparecem tanto no ensino básico, quanto no superior, valorizando esta integração entre áreas para a compreensão dos processos nos seres vivos e trazendo resultados de inovações e pesquisas que podem contribuir para a melhoria nos processos de ensino-aprendizagem.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqSBBqREB, Equipe Editorial2017-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/75910.16923/reb.v15i1.759Revista de Ensino de Bioquímica; v. 15, n. 1 (2017): REB (Jan - Jun); 5Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 15, n. 1 (2017): REB (Jan - Jun); 5Journal of Biochemistry Education; v. 15, n. 1 (2017): REB (Jan - Jun); 5Revista de Ensino de Bioquímica; v. 15, n. 1 (2017): REB (Jan - Jun); 52318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/759/604Direitos autorais 2017 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:24:45Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/759Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:24:45Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun)
title Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun)
spellingShingle Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun)
REB, Equipe Editorial
editorial
editorial, SBBq
title_short Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun)
title_full Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun)
title_fullStr Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun)
title_full_unstemmed Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun)
title_sort Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun)
author REB, Equipe Editorial
author_facet REB, Equipe Editorial
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SBBq
dc.contributor.author.fl_str_mv REB, Equipe Editorial
dc.subject.por.fl_str_mv editorial
editorial, SBBq
topic editorial
editorial, SBBq
description O primeiro semestre de 2017 foi um importante momento para a equipe da Revista de Ensino de Bioquimica, decorrente dos preparativos para o primeiro prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres que será entregue durante a 46o Reunião Anual da SBBq em Águas de Lindóia-SP, além das atividades propostas para o evento pela equipe da revista, incluindo seminário, simpósio e minicursos na área de ensino.Tivemos três publicações na seção “Pesquisa em ensino”. A primeira abordando a potencialização no ensino de Fisiologia a partir de discussões em fóruns online no ambiente virtual Moodle, indicando melhorias nos processos de ensino-aprendizagem. A segunda abordando um mapeamento das tendências na área de ensino de Bioquímica, a partir dos resumos publicados nos anais das reuniões anuais da SBBq entre os anos de 2006 e 2016, apresentando dados descritivos e exploratórios para criação de um panorama do período. A terceira publicação desta seção focou nas dificuldades na aprendizagem de Bioquímica por alunos em uma universidade federal, destacando também as dificuldades em conhecimentos prévios ao ensino superior e pré-requisitos para a compreensão dos conceitos Bioquímicos.A seção “Inovações Educacionais” contou com uma publicação abordando a importância das atividades experimentais nas séries iniciais do ensino fundamental, destacando a importância da abordagem das questões científicas desde a formação inicial dos estudantes.Na seção “REB na Escola” tivemos uma publicação abordando o ensino-aprendizagem de conceitos de Imunologia, presentes no 5o ao 8o ano do ensino fundamental, por meio de jogos RPG (Role Playing Game), o que gerou grande motivação no estudantes.De forma sintética, observamos o crescimento na REB das publicações de temáticas correlacionadas com a Bioquímica e que aparecem tanto no ensino básico, quanto no superior, valorizando esta integração entre áreas para a compreensão dos processos nos seres vivos e trazendo resultados de inovações e pesquisas que podem contribuir para a melhoria nos processos de ensino-aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-27
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/759
10.16923/reb.v15i1.759
url http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/759
identifier_str_mv 10.16923/reb.v15i1.759
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/759/604
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica; v. 15, n. 1 (2017): REB (Jan - Jun); 5
Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 15, n. 1 (2017): REB (Jan - Jun); 5
Journal of Biochemistry Education; v. 15, n. 1 (2017): REB (Jan - Jun); 5
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 15, n. 1 (2017): REB (Jan - Jun); 5
2318-8790
reponame:Revista de Ensino de Bioquímica
instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron:SBBQM
instname_str Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron_str SBBQM
institution SBBQM
reponame_str Revista de Ensino de Bioquímica
collection Revista de Ensino de Bioquímica
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
repository.mail.fl_str_mv contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com
_version_ 1752126679451435008