Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Bioquímica |
Texto Completo: | http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/759 |
Resumo: | O primeiro semestre de 2017 foi um importante momento para a equipe da Revista de Ensino de Bioquimica, decorrente dos preparativos para o primeiro prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres que será entregue durante a 46o Reunião Anual da SBBq em Águas de Lindóia-SP, além das atividades propostas para o evento pela equipe da revista, incluindo seminário, simpósio e minicursos na área de ensino.Tivemos três publicações na seção “Pesquisa em ensino”. A primeira abordando a potencialização no ensino de Fisiologia a partir de discussões em fóruns online no ambiente virtual Moodle, indicando melhorias nos processos de ensino-aprendizagem. A segunda abordando um mapeamento das tendências na área de ensino de Bioquímica, a partir dos resumos publicados nos anais das reuniões anuais da SBBq entre os anos de 2006 e 2016, apresentando dados descritivos e exploratórios para criação de um panorama do período. A terceira publicação desta seção focou nas dificuldades na aprendizagem de Bioquímica por alunos em uma universidade federal, destacando também as dificuldades em conhecimentos prévios ao ensino superior e pré-requisitos para a compreensão dos conceitos Bioquímicos.A seção “Inovações Educacionais” contou com uma publicação abordando a importância das atividades experimentais nas séries iniciais do ensino fundamental, destacando a importância da abordagem das questões científicas desde a formação inicial dos estudantes.Na seção “REB na Escola” tivemos uma publicação abordando o ensino-aprendizagem de conceitos de Imunologia, presentes no 5o ao 8o ano do ensino fundamental, por meio de jogos RPG (Role Playing Game), o que gerou grande motivação no estudantes.De forma sintética, observamos o crescimento na REB das publicações de temáticas correlacionadas com a Bioquímica e que aparecem tanto no ensino básico, quanto no superior, valorizando esta integração entre áreas para a compreensão dos processos nos seres vivos e trazendo resultados de inovações e pesquisas que podem contribuir para a melhoria nos processos de ensino-aprendizagem. |
id |
SBBQM-1_115a0780339a32fb146e8c24f621ef8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bioquimica.org.br:article/759 |
network_acronym_str |
SBBQM-1 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Bioquímica |
repository_id_str |
|
spelling |
Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun)editorialeditorial, SBBqO primeiro semestre de 2017 foi um importante momento para a equipe da Revista de Ensino de Bioquimica, decorrente dos preparativos para o primeiro prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres que será entregue durante a 46o Reunião Anual da SBBq em Águas de Lindóia-SP, além das atividades propostas para o evento pela equipe da revista, incluindo seminário, simpósio e minicursos na área de ensino.Tivemos três publicações na seção “Pesquisa em ensino”. A primeira abordando a potencialização no ensino de Fisiologia a partir de discussões em fóruns online no ambiente virtual Moodle, indicando melhorias nos processos de ensino-aprendizagem. A segunda abordando um mapeamento das tendências na área de ensino de Bioquímica, a partir dos resumos publicados nos anais das reuniões anuais da SBBq entre os anos de 2006 e 2016, apresentando dados descritivos e exploratórios para criação de um panorama do período. A terceira publicação desta seção focou nas dificuldades na aprendizagem de Bioquímica por alunos em uma universidade federal, destacando também as dificuldades em conhecimentos prévios ao ensino superior e pré-requisitos para a compreensão dos conceitos Bioquímicos.A seção “Inovações Educacionais” contou com uma publicação abordando a importância das atividades experimentais nas séries iniciais do ensino fundamental, destacando a importância da abordagem das questões científicas desde a formação inicial dos estudantes.Na seção “REB na Escola” tivemos uma publicação abordando o ensino-aprendizagem de conceitos de Imunologia, presentes no 5o ao 8o ano do ensino fundamental, por meio de jogos RPG (Role Playing Game), o que gerou grande motivação no estudantes.De forma sintética, observamos o crescimento na REB das publicações de temáticas correlacionadas com a Bioquímica e que aparecem tanto no ensino básico, quanto no superior, valorizando esta integração entre áreas para a compreensão dos processos nos seres vivos e trazendo resultados de inovações e pesquisas que podem contribuir para a melhoria nos processos de ensino-aprendizagem.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqSBBqREB, Equipe Editorial2017-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/75910.16923/reb.v15i1.759Revista de Ensino de Bioquímica; v. 15, n. 1 (2017): REB (Jan - Jun); 5Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 15, n. 1 (2017): REB (Jan - Jun); 5Journal of Biochemistry Education; v. 15, n. 1 (2017): REB (Jan - Jun); 5Revista de Ensino de Bioquímica; v. 15, n. 1 (2017): REB (Jan - Jun); 52318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/759/604Direitos autorais 2017 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:24:45Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/759Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:24:45Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun) |
title |
Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun) |
spellingShingle |
Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun) REB, Equipe Editorial editorial editorial, SBBq |
title_short |
Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun) |
title_full |
Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun) |
title_fullStr |
Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun) |
title_full_unstemmed |
Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun) |
title_sort |
Editorial 2017 – V.15, N.1 (Jan-jun) |
author |
REB, Equipe Editorial |
author_facet |
REB, Equipe Editorial |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SBBq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
REB, Equipe Editorial |
dc.subject.por.fl_str_mv |
editorial editorial, SBBq |
topic |
editorial editorial, SBBq |
description |
O primeiro semestre de 2017 foi um importante momento para a equipe da Revista de Ensino de Bioquimica, decorrente dos preparativos para o primeiro prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres que será entregue durante a 46o Reunião Anual da SBBq em Águas de Lindóia-SP, além das atividades propostas para o evento pela equipe da revista, incluindo seminário, simpósio e minicursos na área de ensino.Tivemos três publicações na seção “Pesquisa em ensino”. A primeira abordando a potencialização no ensino de Fisiologia a partir de discussões em fóruns online no ambiente virtual Moodle, indicando melhorias nos processos de ensino-aprendizagem. A segunda abordando um mapeamento das tendências na área de ensino de Bioquímica, a partir dos resumos publicados nos anais das reuniões anuais da SBBq entre os anos de 2006 e 2016, apresentando dados descritivos e exploratórios para criação de um panorama do período. A terceira publicação desta seção focou nas dificuldades na aprendizagem de Bioquímica por alunos em uma universidade federal, destacando também as dificuldades em conhecimentos prévios ao ensino superior e pré-requisitos para a compreensão dos conceitos Bioquímicos.A seção “Inovações Educacionais” contou com uma publicação abordando a importância das atividades experimentais nas séries iniciais do ensino fundamental, destacando a importância da abordagem das questões científicas desde a formação inicial dos estudantes.Na seção “REB na Escola” tivemos uma publicação abordando o ensino-aprendizagem de conceitos de Imunologia, presentes no 5o ao 8o ano do ensino fundamental, por meio de jogos RPG (Role Playing Game), o que gerou grande motivação no estudantes.De forma sintética, observamos o crescimento na REB das publicações de temáticas correlacionadas com a Bioquímica e que aparecem tanto no ensino básico, quanto no superior, valorizando esta integração entre áreas para a compreensão dos processos nos seres vivos e trazendo resultados de inovações e pesquisas que podem contribuir para a melhoria nos processos de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/759 10.16923/reb.v15i1.759 |
url |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/759 |
identifier_str_mv |
10.16923/reb.v15i1.759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/759/604 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista de Ensino de Bioquímica http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista de Ensino de Bioquímica http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 15, n. 1 (2017): REB (Jan - Jun); 5 Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 15, n. 1 (2017): REB (Jan - Jun); 5 Journal of Biochemistry Education; v. 15, n. 1 (2017): REB (Jan - Jun); 5 Revista de Ensino de Bioquímica; v. 15, n. 1 (2017): REB (Jan - Jun); 5 2318-8790 reponame:Revista de Ensino de Bioquímica instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) instacron:SBBQM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) |
instacron_str |
SBBQM |
institution |
SBBQM |
reponame_str |
Revista de Ensino de Bioquímica |
collection |
Revista de Ensino de Bioquímica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com |
_version_ |
1752126679451435008 |