Editorial 2018-1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REB, Equipe
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/823
Resumo: O primeiro número de 2018 conta com cinco artigos, distribuídos em duas seções:  “Pesquisa em Ensino” e “Inovações Educacionais”.Na seção “Pesquisa em Ensino” há duas pesquisas focadas no ensino de Bioquímica, sendo que o primeiro abordou a percepção dos estudantes de graduação sobre a relevância e compreensão dos conhecimentos Bioquímicos, identificando entre os alunos a necessidade de melhorar a conexão da Bioquímica com as áreas de ação de cada curso, assim como, a importância de uma revisão dos conhecimentos prévios demandados para uma adequada apropriação dos conteúdos.O segundo artigo dessa seção buscou avaliar a qualidade dos métodos de ensino de Bioquímica em uma disciplina ministrada para cursos de Nutrição e, dentre os aspectos avaliados, destacou-se a importância do aspecto afetivo para o ensino-aprendizagem de Bioquímica, representado pela questão da empatia com o professor.Na seção “Inovações Educacionais” há três pesquisas, a primeira envolvendo Bioquímica, a segunda Biologia Celular e a terceira Fisiologia, nos três casos houve a participação de estudantes do ensino superior. Na área de Bioquímica, o trabalho abordou o uso de realidade virtual para o ensino de vias metabólicas. Nessa experiência, os alunos puderam, a partir de smartphones inseridos em óculos de realidade virtual, interagir com um modelo 3D de célula e adentrar em suas organelas e conhecer as reações Bioquímicas das vias glicolíticas e ciclo de Krebs.Envolvendo Biologia Celular, os autores apresentaram uma proposta de ensino, baseada na sala de aula invertida (flipped classroom) e avaliaram esta metodologia a partir de sua aplicação em uma disciplina do ensino superior.Por fim, o último artigo deste número abordou metodologias ativas de ensino para trabalhar discutir conceitos de Fisiologia, avaliando-as a partir dos dados de aplicação em uma disciplina de Fisiologia Humana, ressaltando a importância de estratégias como essas para potencializar o ensino-aprendizagem.Destacamos que, este ano, abriremos o edital para o 2° Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres e com este buscamos incentivar os pesquisadores e professores a sistematizarem e compartilharem suas experiências envolvendo o ensino-aprendizagem dos conteúdos abordados pelas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, seja no ensino básico ou superior.Esperamos que os trabalhos publicados neste número contribuam com sua atividade docente e que o motive a investigar e querer saber mais sobre sua prática. Convidamos professores de ensino básico e superior, que trabalham os conceitos de Bioquímica, Biologia Molecular e áreas correlatas a compartilharem suas descobertas e inovações.AtenciosamenteGabriel G. HorninkUnifal-MGEditor-chefeBayardo B. TorresUSPEditor-sêniorVera Maria T. TrindadeUFRGSCo-editorEduardo GalembeckUnicampCo-editorAndré Amaral BrancoUnifespCo-editor
id SBBQM-1_314281270df83ff969e56baed8722255
oai_identifier_str oai:ojs.bioquimica.org.br:article/823
network_acronym_str SBBQM-1
network_name_str Revista de Ensino de Bioquímica
repository_id_str
spelling Editorial 2018-1Editorialeditorial, SBBqO primeiro número de 2018 conta com cinco artigos, distribuídos em duas seções:  “Pesquisa em Ensino” e “Inovações Educacionais”.Na seção “Pesquisa em Ensino” há duas pesquisas focadas no ensino de Bioquímica, sendo que o primeiro abordou a percepção dos estudantes de graduação sobre a relevância e compreensão dos conhecimentos Bioquímicos, identificando entre os alunos a necessidade de melhorar a conexão da Bioquímica com as áreas de ação de cada curso, assim como, a importância de uma revisão dos conhecimentos prévios demandados para uma adequada apropriação dos conteúdos.O segundo artigo dessa seção buscou avaliar a qualidade dos métodos de ensino de Bioquímica em uma disciplina ministrada para cursos de Nutrição e, dentre os aspectos avaliados, destacou-se a importância do aspecto afetivo para o ensino-aprendizagem de Bioquímica, representado pela questão da empatia com o professor.Na seção “Inovações Educacionais” há três pesquisas, a primeira envolvendo Bioquímica, a segunda Biologia Celular e a terceira Fisiologia, nos três casos houve a participação de estudantes do ensino superior. Na área de Bioquímica, o trabalho abordou o uso de realidade virtual para o ensino de vias metabólicas. Nessa experiência, os alunos puderam, a partir de smartphones inseridos em óculos de realidade virtual, interagir com um modelo 3D de célula e adentrar em suas organelas e conhecer as reações Bioquímicas das vias glicolíticas e ciclo de Krebs.Envolvendo Biologia Celular, os autores apresentaram uma proposta de ensino, baseada na sala de aula invertida (flipped classroom) e avaliaram esta metodologia a partir de sua aplicação em uma disciplina do ensino superior.Por fim, o último artigo deste número abordou metodologias ativas de ensino para trabalhar discutir conceitos de Fisiologia, avaliando-as a partir dos dados de aplicação em uma disciplina de Fisiologia Humana, ressaltando a importância de estratégias como essas para potencializar o ensino-aprendizagem.Destacamos que, este ano, abriremos o edital para o 2° Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres e com este buscamos incentivar os pesquisadores e professores a sistematizarem e compartilharem suas experiências envolvendo o ensino-aprendizagem dos conteúdos abordados pelas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, seja no ensino básico ou superior.Esperamos que os trabalhos publicados neste número contribuam com sua atividade docente e que o motive a investigar e querer saber mais sobre sua prática. Convidamos professores de ensino básico e superior, que trabalham os conceitos de Bioquímica, Biologia Molecular e áreas correlatas a compartilharem suas descobertas e inovações.AtenciosamenteGabriel G. HorninkUnifal-MGEditor-chefeBayardo B. TorresUSPEditor-sêniorVera Maria T. TrindadeUFRGSCo-editorEduardo GalembeckUnicampCo-editorAndré Amaral BrancoUnifespCo-editorSociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqSBBqREB, Equipe2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/823Revista de Ensino de Bioquímica; v. 16, n. 1 (2018): REB: (Jan-Jun); 4Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 16, n. 1 (2018): REB: (Jan-Jun); 4Journal of Biochemistry Education; v. 16, n. 1 (2018): REB: (Jan-Jun); 4Revista de Ensino de Bioquímica; v. 16, n. 1 (2018): REB: (Jan-Jun); 42318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/823/637Direitos autorais 2018 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:17:23Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/823Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:17:23Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial 2018-1
title Editorial 2018-1
spellingShingle Editorial 2018-1
REB, Equipe
Editorial
editorial, SBBq
title_short Editorial 2018-1
title_full Editorial 2018-1
title_fullStr Editorial 2018-1
title_full_unstemmed Editorial 2018-1
title_sort Editorial 2018-1
author REB, Equipe
author_facet REB, Equipe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SBBq
dc.contributor.author.fl_str_mv REB, Equipe
dc.subject.por.fl_str_mv Editorial
editorial, SBBq
topic Editorial
editorial, SBBq
description O primeiro número de 2018 conta com cinco artigos, distribuídos em duas seções:  “Pesquisa em Ensino” e “Inovações Educacionais”.Na seção “Pesquisa em Ensino” há duas pesquisas focadas no ensino de Bioquímica, sendo que o primeiro abordou a percepção dos estudantes de graduação sobre a relevância e compreensão dos conhecimentos Bioquímicos, identificando entre os alunos a necessidade de melhorar a conexão da Bioquímica com as áreas de ação de cada curso, assim como, a importância de uma revisão dos conhecimentos prévios demandados para uma adequada apropriação dos conteúdos.O segundo artigo dessa seção buscou avaliar a qualidade dos métodos de ensino de Bioquímica em uma disciplina ministrada para cursos de Nutrição e, dentre os aspectos avaliados, destacou-se a importância do aspecto afetivo para o ensino-aprendizagem de Bioquímica, representado pela questão da empatia com o professor.Na seção “Inovações Educacionais” há três pesquisas, a primeira envolvendo Bioquímica, a segunda Biologia Celular e a terceira Fisiologia, nos três casos houve a participação de estudantes do ensino superior. Na área de Bioquímica, o trabalho abordou o uso de realidade virtual para o ensino de vias metabólicas. Nessa experiência, os alunos puderam, a partir de smartphones inseridos em óculos de realidade virtual, interagir com um modelo 3D de célula e adentrar em suas organelas e conhecer as reações Bioquímicas das vias glicolíticas e ciclo de Krebs.Envolvendo Biologia Celular, os autores apresentaram uma proposta de ensino, baseada na sala de aula invertida (flipped classroom) e avaliaram esta metodologia a partir de sua aplicação em uma disciplina do ensino superior.Por fim, o último artigo deste número abordou metodologias ativas de ensino para trabalhar discutir conceitos de Fisiologia, avaliando-as a partir dos dados de aplicação em uma disciplina de Fisiologia Humana, ressaltando a importância de estratégias como essas para potencializar o ensino-aprendizagem.Destacamos que, este ano, abriremos o edital para o 2° Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres e com este buscamos incentivar os pesquisadores e professores a sistematizarem e compartilharem suas experiências envolvendo o ensino-aprendizagem dos conteúdos abordados pelas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, seja no ensino básico ou superior.Esperamos que os trabalhos publicados neste número contribuam com sua atividade docente e que o motive a investigar e querer saber mais sobre sua prática. Convidamos professores de ensino básico e superior, que trabalham os conceitos de Bioquímica, Biologia Molecular e áreas correlatas a compartilharem suas descobertas e inovações.AtenciosamenteGabriel G. HorninkUnifal-MGEditor-chefeBayardo B. TorresUSPEditor-sêniorVera Maria T. TrindadeUFRGSCo-editorEduardo GalembeckUnicampCo-editorAndré Amaral BrancoUnifespCo-editor
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-21
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/823
url http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/823/637
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica; v. 16, n. 1 (2018): REB: (Jan-Jun); 4
Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 16, n. 1 (2018): REB: (Jan-Jun); 4
Journal of Biochemistry Education; v. 16, n. 1 (2018): REB: (Jan-Jun); 4
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 16, n. 1 (2018): REB: (Jan-Jun); 4
2318-8790
reponame:Revista de Ensino de Bioquímica
instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron:SBBQM
instname_str Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron_str SBBQM
institution SBBQM
reponame_str Revista de Ensino de Bioquímica
collection Revista de Ensino de Bioquímica
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
repository.mail.fl_str_mv contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com
_version_ 1752126677937291264