Editorial 2018-1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Bioquímica |
Texto Completo: | http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/823 |
Resumo: | O primeiro número de 2018 conta com cinco artigos, distribuídos em duas seções: “Pesquisa em Ensino” e “Inovações Educacionais”.Na seção “Pesquisa em Ensino” há duas pesquisas focadas no ensino de Bioquímica, sendo que o primeiro abordou a percepção dos estudantes de graduação sobre a relevância e compreensão dos conhecimentos Bioquímicos, identificando entre os alunos a necessidade de melhorar a conexão da Bioquímica com as áreas de ação de cada curso, assim como, a importância de uma revisão dos conhecimentos prévios demandados para uma adequada apropriação dos conteúdos.O segundo artigo dessa seção buscou avaliar a qualidade dos métodos de ensino de Bioquímica em uma disciplina ministrada para cursos de Nutrição e, dentre os aspectos avaliados, destacou-se a importância do aspecto afetivo para o ensino-aprendizagem de Bioquímica, representado pela questão da empatia com o professor.Na seção “Inovações Educacionais” há três pesquisas, a primeira envolvendo Bioquímica, a segunda Biologia Celular e a terceira Fisiologia, nos três casos houve a participação de estudantes do ensino superior. Na área de Bioquímica, o trabalho abordou o uso de realidade virtual para o ensino de vias metabólicas. Nessa experiência, os alunos puderam, a partir de smartphones inseridos em óculos de realidade virtual, interagir com um modelo 3D de célula e adentrar em suas organelas e conhecer as reações Bioquímicas das vias glicolíticas e ciclo de Krebs.Envolvendo Biologia Celular, os autores apresentaram uma proposta de ensino, baseada na sala de aula invertida (flipped classroom) e avaliaram esta metodologia a partir de sua aplicação em uma disciplina do ensino superior.Por fim, o último artigo deste número abordou metodologias ativas de ensino para trabalhar discutir conceitos de Fisiologia, avaliando-as a partir dos dados de aplicação em uma disciplina de Fisiologia Humana, ressaltando a importância de estratégias como essas para potencializar o ensino-aprendizagem.Destacamos que, este ano, abriremos o edital para o 2° Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres e com este buscamos incentivar os pesquisadores e professores a sistematizarem e compartilharem suas experiências envolvendo o ensino-aprendizagem dos conteúdos abordados pelas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, seja no ensino básico ou superior.Esperamos que os trabalhos publicados neste número contribuam com sua atividade docente e que o motive a investigar e querer saber mais sobre sua prática. Convidamos professores de ensino básico e superior, que trabalham os conceitos de Bioquímica, Biologia Molecular e áreas correlatas a compartilharem suas descobertas e inovações.AtenciosamenteGabriel G. HorninkUnifal-MGEditor-chefeBayardo B. TorresUSPEditor-sêniorVera Maria T. TrindadeUFRGSCo-editorEduardo GalembeckUnicampCo-editorAndré Amaral BrancoUnifespCo-editor |
id |
SBBQM-1_314281270df83ff969e56baed8722255 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bioquimica.org.br:article/823 |
network_acronym_str |
SBBQM-1 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Bioquímica |
repository_id_str |
|
spelling |
Editorial 2018-1Editorialeditorial, SBBqO primeiro número de 2018 conta com cinco artigos, distribuídos em duas seções: “Pesquisa em Ensino” e “Inovações Educacionais”.Na seção “Pesquisa em Ensino” há duas pesquisas focadas no ensino de Bioquímica, sendo que o primeiro abordou a percepção dos estudantes de graduação sobre a relevância e compreensão dos conhecimentos Bioquímicos, identificando entre os alunos a necessidade de melhorar a conexão da Bioquímica com as áreas de ação de cada curso, assim como, a importância de uma revisão dos conhecimentos prévios demandados para uma adequada apropriação dos conteúdos.O segundo artigo dessa seção buscou avaliar a qualidade dos métodos de ensino de Bioquímica em uma disciplina ministrada para cursos de Nutrição e, dentre os aspectos avaliados, destacou-se a importância do aspecto afetivo para o ensino-aprendizagem de Bioquímica, representado pela questão da empatia com o professor.Na seção “Inovações Educacionais” há três pesquisas, a primeira envolvendo Bioquímica, a segunda Biologia Celular e a terceira Fisiologia, nos três casos houve a participação de estudantes do ensino superior. Na área de Bioquímica, o trabalho abordou o uso de realidade virtual para o ensino de vias metabólicas. Nessa experiência, os alunos puderam, a partir de smartphones inseridos em óculos de realidade virtual, interagir com um modelo 3D de célula e adentrar em suas organelas e conhecer as reações Bioquímicas das vias glicolíticas e ciclo de Krebs.Envolvendo Biologia Celular, os autores apresentaram uma proposta de ensino, baseada na sala de aula invertida (flipped classroom) e avaliaram esta metodologia a partir de sua aplicação em uma disciplina do ensino superior.Por fim, o último artigo deste número abordou metodologias ativas de ensino para trabalhar discutir conceitos de Fisiologia, avaliando-as a partir dos dados de aplicação em uma disciplina de Fisiologia Humana, ressaltando a importância de estratégias como essas para potencializar o ensino-aprendizagem.Destacamos que, este ano, abriremos o edital para o 2° Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres e com este buscamos incentivar os pesquisadores e professores a sistematizarem e compartilharem suas experiências envolvendo o ensino-aprendizagem dos conteúdos abordados pelas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, seja no ensino básico ou superior.Esperamos que os trabalhos publicados neste número contribuam com sua atividade docente e que o motive a investigar e querer saber mais sobre sua prática. Convidamos professores de ensino básico e superior, que trabalham os conceitos de Bioquímica, Biologia Molecular e áreas correlatas a compartilharem suas descobertas e inovações.AtenciosamenteGabriel G. HorninkUnifal-MGEditor-chefeBayardo B. TorresUSPEditor-sêniorVera Maria T. TrindadeUFRGSCo-editorEduardo GalembeckUnicampCo-editorAndré Amaral BrancoUnifespCo-editorSociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqSBBqREB, Equipe2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/823Revista de Ensino de Bioquímica; v. 16, n. 1 (2018): REB: (Jan-Jun); 4Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 16, n. 1 (2018): REB: (Jan-Jun); 4Journal of Biochemistry Education; v. 16, n. 1 (2018): REB: (Jan-Jun); 4Revista de Ensino de Bioquímica; v. 16, n. 1 (2018): REB: (Jan-Jun); 42318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/823/637Direitos autorais 2018 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:17:23Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/823Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:17:23Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Editorial 2018-1 |
title |
Editorial 2018-1 |
spellingShingle |
Editorial 2018-1 REB, Equipe Editorial editorial, SBBq |
title_short |
Editorial 2018-1 |
title_full |
Editorial 2018-1 |
title_fullStr |
Editorial 2018-1 |
title_full_unstemmed |
Editorial 2018-1 |
title_sort |
Editorial 2018-1 |
author |
REB, Equipe |
author_facet |
REB, Equipe |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SBBq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
REB, Equipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Editorial editorial, SBBq |
topic |
Editorial editorial, SBBq |
description |
O primeiro número de 2018 conta com cinco artigos, distribuídos em duas seções: “Pesquisa em Ensino” e “Inovações Educacionais”.Na seção “Pesquisa em Ensino” há duas pesquisas focadas no ensino de Bioquímica, sendo que o primeiro abordou a percepção dos estudantes de graduação sobre a relevância e compreensão dos conhecimentos Bioquímicos, identificando entre os alunos a necessidade de melhorar a conexão da Bioquímica com as áreas de ação de cada curso, assim como, a importância de uma revisão dos conhecimentos prévios demandados para uma adequada apropriação dos conteúdos.O segundo artigo dessa seção buscou avaliar a qualidade dos métodos de ensino de Bioquímica em uma disciplina ministrada para cursos de Nutrição e, dentre os aspectos avaliados, destacou-se a importância do aspecto afetivo para o ensino-aprendizagem de Bioquímica, representado pela questão da empatia com o professor.Na seção “Inovações Educacionais” há três pesquisas, a primeira envolvendo Bioquímica, a segunda Biologia Celular e a terceira Fisiologia, nos três casos houve a participação de estudantes do ensino superior. Na área de Bioquímica, o trabalho abordou o uso de realidade virtual para o ensino de vias metabólicas. Nessa experiência, os alunos puderam, a partir de smartphones inseridos em óculos de realidade virtual, interagir com um modelo 3D de célula e adentrar em suas organelas e conhecer as reações Bioquímicas das vias glicolíticas e ciclo de Krebs.Envolvendo Biologia Celular, os autores apresentaram uma proposta de ensino, baseada na sala de aula invertida (flipped classroom) e avaliaram esta metodologia a partir de sua aplicação em uma disciplina do ensino superior.Por fim, o último artigo deste número abordou metodologias ativas de ensino para trabalhar discutir conceitos de Fisiologia, avaliando-as a partir dos dados de aplicação em uma disciplina de Fisiologia Humana, ressaltando a importância de estratégias como essas para potencializar o ensino-aprendizagem.Destacamos que, este ano, abriremos o edital para o 2° Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular Bayardo Baptista Torres e com este buscamos incentivar os pesquisadores e professores a sistematizarem e compartilharem suas experiências envolvendo o ensino-aprendizagem dos conteúdos abordados pelas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, seja no ensino básico ou superior.Esperamos que os trabalhos publicados neste número contribuam com sua atividade docente e que o motive a investigar e querer saber mais sobre sua prática. Convidamos professores de ensino básico e superior, que trabalham os conceitos de Bioquímica, Biologia Molecular e áreas correlatas a compartilharem suas descobertas e inovações.AtenciosamenteGabriel G. HorninkUnifal-MGEditor-chefeBayardo B. TorresUSPEditor-sêniorVera Maria T. TrindadeUFRGSCo-editorEduardo GalembeckUnicampCo-editorAndré Amaral BrancoUnifespCo-editor |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/823 |
url |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/823/637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista de Ensino de Bioquímica http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista de Ensino de Bioquímica http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 16, n. 1 (2018): REB: (Jan-Jun); 4 Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 16, n. 1 (2018): REB: (Jan-Jun); 4 Journal of Biochemistry Education; v. 16, n. 1 (2018): REB: (Jan-Jun); 4 Revista de Ensino de Bioquímica; v. 16, n. 1 (2018): REB: (Jan-Jun); 4 2318-8790 reponame:Revista de Ensino de Bioquímica instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) instacron:SBBQM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) |
instacron_str |
SBBQM |
institution |
SBBQM |
reponame_str |
Revista de Ensino de Bioquímica |
collection |
Revista de Ensino de Bioquímica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com |
_version_ |
1752126677937291264 |