Learning objects as coadjuvants in the human physiology teaching-learning process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Marcus Vinícius
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Borges, Sidnei, Welter, Marcos, Mello-Carpes, Pâmela Billig
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/273
Resumo: The use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the academic environment of biomedical area has gained much importance, both for their ability to complement the understanding of the subject obtained in the classroom, is the ease of access, or makes more pleasure the learning process, since these tools are present in everyday of the students and use a simple language. Considering that, this study aims to report the experience of building learning objects in human physiology as a tool for learning facilitation, and discuss the impact of this teaching methodology
id SBBQM-1_15c7d3ad3da5166711e9705f5ff65465
oai_identifier_str oai:ojs.bioquimica.org.br:article/273
network_acronym_str SBBQM-1
network_name_str Revista de Ensino de Bioquímica
repository_id_str
spelling Learning objects as coadjuvants in the human physiology teaching-learning processObjetos de aprendizagem como coadjuvantes do processo de ensino-aprendizagem de Fisiologia humanaTecnologia da Informação e Comunicação; Experimentação; Fisiologia; Recursos Audiovisuais.Information and Communication Technologies. Experimentation. Physiology. Audiovisuals Resources.The use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the academic environment of biomedical area has gained much importance, both for their ability to complement the understanding of the subject obtained in the classroom, is the ease of access, or makes more pleasure the learning process, since these tools are present in everyday of the students and use a simple language. Considering that, this study aims to report the experience of building learning objects in human physiology as a tool for learning facilitation, and discuss the impact of this teaching methodologyO uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente acadêmico na área biomédica tem ganhado muita importância, seja pela sua capacidade de complementar o entendimento da disciplina obtido em sala de aula, seja pela facilidade de acesso, ou por tornar mais prazeroso o processo de aprendizagem, uma vez que estas ferramentas estão presentes no cotidiano dos acadêmicos e utilizam uma linguagem simples. Considerando o exposto, este estudo objetiva relatar a experiência de construção de objetos de aprendizagem em fisiologia humana como uma ferramenta de facilitação do aprendizado, bem como discutir o impacto desta metodologia de ensino.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqPBDA/UnipampaLara, Marcus ViníciusBorges, SidneiWelter, MarcosMello-Carpes, Pâmela Billig2014-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInovação educacionalapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/27310.16923/reb.v12i1.273Revista de Ensino de Bioquímica; v. 12, n. 1 (2014): REB (Jan-Jul); 34-47Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 12, n. 1 (2014): REB (Jan-Jul); 34-47Journal of Biochemistry Education; v. 12, n. 1 (2014): REB (Jan-Jul); 34-47Revista de Ensino de Bioquímica; v. 12, n. 1 (2014): REB (Jan-Jul); 34-472318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/273/266/*ref*/Morin E, Almeida MCX, Carvalho EA, org. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002./*ref*/Soares M. As pesquisas nas áreas específicas influenciando o curso de formação de professores, 2001. In: André M, org. Rosa DEG, Beillerot J, Santos, LLCP, Soares M, Miranda MG, Lüdke M, Lipovetsky N, Lisita VMSS. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 8. ed., Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 91-106./*ref*/Duarte VS, Sandos ML, Souza EJC, Borges GF. “Brincando com a fisiologia humana”: Relato de uma extensão universitária. Revista Ciência em Extensão 2012; 8(1): 98-106./*ref*/Giddens A. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002./*ref*/Corradi MI, Silva SH, Scalabrin EE. Objetos virtuais para apoio ao processo ensino-aprendizagem do exame físico em enfermagem. São Paulo: Acta Paulista de Enfermagem, 2011./*ref*/Antonio Junior W, Barros DMV. Objetos de aprendizagem virtuais: material didático para a educação básica. 12. Congresso Internacional de Educação a Distância; 2005, Florianópolis, Brasil [acesso em 20 de abril 2012]; p. 1-10. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/006tcc1.pdf./*ref*/Cogo ALP, Pedro ENR, Silveira DT, Silva APSS, Alves RHK, Catalan VM. Development and use of digital educative objects in nursing teaching. Ribeirão Preto: Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2007./*ref*/Sá Filho CS, Machado EC. O computador como agente transformador da educação e o papel do objeto de aprendizagem. 1. Seminário Nacional ABED de Educação a Distância: "Habilidades e Talentos em EAD", 2003, Belo Horizonte. [acesso em 20 de abril de 2012]; p. 1-7. Disponível em: http://www.abed.org.br/seminario2003/texto11.htm./*ref*/Martinho T, Pombo L. Potencialidades das tic no ensino das ciências naturais – um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias [on line]. 2009. 8(2) [acesso em 02 de maio de 2012]; p. 527-538. Disponível em: http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen8/ART8_Vol8_N2.pdf./*ref*/Régis F. Tecnologias de comunicação, entretenimento e competências cognitivas na cibercultura. Revista Famecos 2008; 1(37): 32-37./*ref*/Alvarez AG, Sasso GTMD. Objetos virtuais de aprendizagem: contribuições para o processo de aprendizagem em saúde e enfermagem. Acta Paul. Enferm. 2011; 24./*ref*/Tarouco LMR, Rodrigues AP, Schimtt MAR. Integração do MOODLE com repositórios abertos. Perspect. ciênc. inf. 2013; 1(18)./*ref*/Morán JM. O vídeo na sala de aula. Revista Comunicação e Educação 1995; (2): 27-35./*ref*/Caetano SVN, Falkembach GAM. YOU TUBE: uma opção para uso do vídeo na EAD. Renote 2007; 5(1): 1-10./*ref*/Valle LRLD, Cruz DM. Reinventando a TV e o Vídeo na Escola: Uma experiência com a TV Escola e os professores da Rede Estadual de Ensino do Paraná. Athena: Revista Científica de Educação 2003; 1(1): 9-11. [16] Andrade A. Uso(s) das novas tecnologias em um programa de formação de professores: possibilidades, controle e apropriações. São Paulo; 2007. Mestrado [dissertação] - Faculdade de Educação/USP./*ref*/Santoro F, et al. Autoria cooperativa de crianças em sistemas hipermídias: relato de uma experiência 1997. In: Caetano SVN, Falkembach GAM. YOU TUBE: uma opção para uso do vídeo na EAD. Renote 2007; 5(1): 1-10./*ref*/Ferrés J. Vídeo e Educação. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996./*ref*/Cabo JV, Martín-Rodero H. Acceso Abierto: nuevos modelos de edición científica en entornos web 2.0. Salud colectiva 2011; 7(1): 19-27./*ref*/Anderson P. What is web 2.0? Ideas, technologies and implications for education. JISC Technology and Standards Watch [on line]. 2007. [acesso em 20 de abril de 2012]; p. 2-64. Disponível em: http://www.jisc.ac.uk/media/documents/techwatch/tsw0701b.pdf./*ref*/Rosa PRS. O uso dos recursos audiovisuais e o ensino de ciências. Caderno Catarinense de Ensino de Física 2000;.17(1): 33-49./*ref*/Santa-Rosa JG, Struchiner M. Tecnologia educacional no contexto de ensino de Histologia: Pesquisa e desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Rev. Bras. Educ. med. 2011; 35(2)./*ref*/Pinheiro LVR. Internet, ciência e sociedade: o que mudou para pesquisadores e cidadãos? Revista Com Ciência 2012; (141): 1-2./*ref*/Santaella L. Os espaços líquidos da cibermídia. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação 2005; (2): 1-13./*ref*/Torrezzan CAW, Behar PA. Design Pedagógico de Materiais Educacionais Digitais. 5. Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância; 2008 abr. 22-25, Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil. [acesso em 09 de maio de 2012]. p. 1-10. Disponível em: http://200.169.53.89/download/CD%20congressos/2008/V%20ESUD/trabs/t38664.pdf./*ref*/Del Moral ME, Villalustre L. Herramientas digitales para facilitar el “blended learning” y el desarrollo de competencias: Webquest y Weblog. In: Del Moral ME, Cernea DA, Martínez LV. Objetos de aprendizaje 2.0: Una nueva generación de contenidos en contextos conectivistas. Revista de Educacíon a Distancia 2010; (25): 1-11./*ref*/Mercado LPL, Silva AL, Gracindo HBR. Utilização didática de Objetos digitais de aprendizagem na educação online. Eccos Revista Científica 2008; 10(1): 105-123./*ref*/Valente JA, Freire FM, Rocha HV, D’Abreu JV, Baranauskas MCC, Martins MC, Prado MEBB. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, São Paulo: Editora Unicamp, 1999./*ref*/Winner D. What makes a weblog a weblog?. Weblog At Harvard Law School 2003. [acesso em 01 de outubro de 2012]. Disponível em: http://blogs.law.harvard.edu/whatMakesAWeblogAWeblog./*ref*/Behar PA, Gaspar MI. Uma perspectiva curricular com base em objetos de aprendizagem. Virtual Educa Brasil [on line]; 2007. [acesso em 07 de maio de 2012]; p. 1-14. Disponível em: http://ihm.ccadet.unam.mx/virtualeduca2007/pdf/37-PB.pdf./*ref*/Kenski VM. Gestão e uso das mídias em projetos de educação à distância. Revista E-Curriculum [on line]. 2005. 1(1) [acesso em 07 de maio de 2012]. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3099/2042./*ref*/Anjos, LFR. A percepção de especialistas sobre as tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade de Brasília. 2013.Direitos autorais 2014 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:25:29Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/273Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:25:29Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
dc.title.none.fl_str_mv Learning objects as coadjuvants in the human physiology teaching-learning process
Objetos de aprendizagem como coadjuvantes do processo de ensino-aprendizagem de Fisiologia humana
title Learning objects as coadjuvants in the human physiology teaching-learning process
spellingShingle Learning objects as coadjuvants in the human physiology teaching-learning process
Lara, Marcus Vinícius
Tecnologia da Informação e Comunicação; Experimentação; Fisiologia; Recursos Audiovisuais.
Information and Communication Technologies. Experimentation. Physiology. Audiovisuals Resources.
title_short Learning objects as coadjuvants in the human physiology teaching-learning process
title_full Learning objects as coadjuvants in the human physiology teaching-learning process
title_fullStr Learning objects as coadjuvants in the human physiology teaching-learning process
title_full_unstemmed Learning objects as coadjuvants in the human physiology teaching-learning process
title_sort Learning objects as coadjuvants in the human physiology teaching-learning process
author Lara, Marcus Vinícius
author_facet Lara, Marcus Vinícius
Borges, Sidnei
Welter, Marcos
Mello-Carpes, Pâmela Billig
author_role author
author2 Borges, Sidnei
Welter, Marcos
Mello-Carpes, Pâmela Billig
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
PBDA/Unipampa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Marcus Vinícius
Borges, Sidnei
Welter, Marcos
Mello-Carpes, Pâmela Billig
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da Informação e Comunicação; Experimentação; Fisiologia; Recursos Audiovisuais.
Information and Communication Technologies. Experimentation. Physiology. Audiovisuals Resources.
topic Tecnologia da Informação e Comunicação; Experimentação; Fisiologia; Recursos Audiovisuais.
Information and Communication Technologies. Experimentation. Physiology. Audiovisuals Resources.
description The use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the academic environment of biomedical area has gained much importance, both for their ability to complement the understanding of the subject obtained in the classroom, is the ease of access, or makes more pleasure the learning process, since these tools are present in everyday of the students and use a simple language. Considering that, this study aims to report the experience of building learning objects in human physiology as a tool for learning facilitation, and discuss the impact of this teaching methodology
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-29
dc.type.none.fl_str_mv




dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Inovação educacional
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/273
10.16923/reb.v12i1.273
url http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/273
identifier_str_mv 10.16923/reb.v12i1.273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/273/266
/*ref*/Morin E, Almeida MCX, Carvalho EA, org. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.
/*ref*/Soares M. As pesquisas nas áreas específicas influenciando o curso de formação de professores, 2001. In: André M, org. Rosa DEG, Beillerot J, Santos, LLCP, Soares M, Miranda MG, Lüdke M, Lipovetsky N, Lisita VMSS. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 8. ed., Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 91-106.
/*ref*/Duarte VS, Sandos ML, Souza EJC, Borges GF. “Brincando com a fisiologia humana”: Relato de uma extensão universitária. Revista Ciência em Extensão 2012; 8(1): 98-106.
/*ref*/Giddens A. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
/*ref*/Corradi MI, Silva SH, Scalabrin EE. Objetos virtuais para apoio ao processo ensino-aprendizagem do exame físico em enfermagem. São Paulo: Acta Paulista de Enfermagem, 2011.
/*ref*/Antonio Junior W, Barros DMV. Objetos de aprendizagem virtuais: material didático para a educação básica. 12. Congresso Internacional de Educação a Distância; 2005, Florianópolis, Brasil [acesso em 20 de abril 2012]; p. 1-10. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/006tcc1.pdf.
/*ref*/Cogo ALP, Pedro ENR, Silveira DT, Silva APSS, Alves RHK, Catalan VM. Development and use of digital educative objects in nursing teaching. Ribeirão Preto: Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2007.
/*ref*/Sá Filho CS, Machado EC. O computador como agente transformador da educação e o papel do objeto de aprendizagem. 1. Seminário Nacional ABED de Educação a Distância: "Habilidades e Talentos em EAD", 2003, Belo Horizonte. [acesso em 20 de abril de 2012]; p. 1-7. Disponível em: http://www.abed.org.br/seminario2003/texto11.htm.
/*ref*/Martinho T, Pombo L. Potencialidades das tic no ensino das ciências naturais – um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias [on line]. 2009. 8(2) [acesso em 02 de maio de 2012]; p. 527-538. Disponível em: http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen8/ART8_Vol8_N2.pdf.
/*ref*/Régis F. Tecnologias de comunicação, entretenimento e competências cognitivas na cibercultura. Revista Famecos 2008; 1(37): 32-37.
/*ref*/Alvarez AG, Sasso GTMD. Objetos virtuais de aprendizagem: contribuições para o processo de aprendizagem em saúde e enfermagem. Acta Paul. Enferm. 2011; 24.
/*ref*/Tarouco LMR, Rodrigues AP, Schimtt MAR. Integração do MOODLE com repositórios abertos. Perspect. ciênc. inf. 2013; 1(18).
/*ref*/Morán JM. O vídeo na sala de aula. Revista Comunicação e Educação 1995; (2): 27-35.
/*ref*/Caetano SVN, Falkembach GAM. YOU TUBE: uma opção para uso do vídeo na EAD. Renote 2007; 5(1): 1-10.
/*ref*/Valle LRLD, Cruz DM. Reinventando a TV e o Vídeo na Escola: Uma experiência com a TV Escola e os professores da Rede Estadual de Ensino do Paraná. Athena: Revista Científica de Educação 2003; 1(1): 9-11. [16] Andrade A. Uso(s) das novas tecnologias em um programa de formação de professores: possibilidades, controle e apropriações. São Paulo; 2007. Mestrado [dissertação] - Faculdade de Educação/USP.
/*ref*/Santoro F, et al. Autoria cooperativa de crianças em sistemas hipermídias: relato de uma experiência 1997. In: Caetano SVN, Falkembach GAM. YOU TUBE: uma opção para uso do vídeo na EAD. Renote 2007; 5(1): 1-10.
/*ref*/Ferrés J. Vídeo e Educação. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
/*ref*/Cabo JV, Martín-Rodero H. Acceso Abierto: nuevos modelos de edición científica en entornos web 2.0. Salud colectiva 2011; 7(1): 19-27.
/*ref*/Anderson P. What is web 2.0? Ideas, technologies and implications for education. JISC Technology and Standards Watch [on line]. 2007. [acesso em 20 de abril de 2012]; p. 2-64. Disponível em: http://www.jisc.ac.uk/media/documents/techwatch/tsw0701b.pdf.
/*ref*/Rosa PRS. O uso dos recursos audiovisuais e o ensino de ciências. Caderno Catarinense de Ensino de Física 2000;.17(1): 33-49.
/*ref*/Santa-Rosa JG, Struchiner M. Tecnologia educacional no contexto de ensino de Histologia: Pesquisa e desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Rev. Bras. Educ. med. 2011; 35(2).
/*ref*/Pinheiro LVR. Internet, ciência e sociedade: o que mudou para pesquisadores e cidadãos? Revista Com Ciência 2012; (141): 1-2.
/*ref*/Santaella L. Os espaços líquidos da cibermídia. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação 2005; (2): 1-13.
/*ref*/Torrezzan CAW, Behar PA. Design Pedagógico de Materiais Educacionais Digitais. 5. Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância; 2008 abr. 22-25, Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil. [acesso em 09 de maio de 2012]. p. 1-10. Disponível em: http://200.169.53.89/download/CD%20congressos/2008/V%20ESUD/trabs/t38664.pdf.
/*ref*/Del Moral ME, Villalustre L. Herramientas digitales para facilitar el “blended learning” y el desarrollo de competencias: Webquest y Weblog. In: Del Moral ME, Cernea DA, Martínez LV. Objetos de aprendizaje 2.0: Una nueva generación de contenidos en contextos conectivistas. Revista de Educacíon a Distancia 2010; (25): 1-11.
/*ref*/Mercado LPL, Silva AL, Gracindo HBR. Utilização didática de Objetos digitais de aprendizagem na educação online. Eccos Revista Científica 2008; 10(1): 105-123.
/*ref*/Valente JA, Freire FM, Rocha HV, D’Abreu JV, Baranauskas MCC, Martins MC, Prado MEBB. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, São Paulo: Editora Unicamp, 1999.
/*ref*/Winner D. What makes a weblog a weblog?. Weblog At Harvard Law School 2003. [acesso em 01 de outubro de 2012]. Disponível em: http://blogs.law.harvard.edu/whatMakesAWeblogAWeblog.
/*ref*/Behar PA, Gaspar MI. Uma perspectiva curricular com base em objetos de aprendizagem. Virtual Educa Brasil [on line]; 2007. [acesso em 07 de maio de 2012]; p. 1-14. Disponível em: http://ihm.ccadet.unam.mx/virtualeduca2007/pdf/37-PB.pdf.
/*ref*/Kenski VM. Gestão e uso das mídias em projetos de educação à distância. Revista E-Curriculum [on line]. 2005. 1(1) [acesso em 07 de maio de 2012]. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3099/2042.
/*ref*/Anjos, LFR. A percepção de especialistas sobre as tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade de Brasília. 2013.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica; v. 12, n. 1 (2014): REB (Jan-Jul); 34-47
Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 12, n. 1 (2014): REB (Jan-Jul); 34-47
Journal of Biochemistry Education; v. 12, n. 1 (2014): REB (Jan-Jul); 34-47
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 12, n. 1 (2014): REB (Jan-Jul); 34-47
2318-8790
reponame:Revista de Ensino de Bioquímica
instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron:SBBQM
instname_str Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron_str SBBQM
institution SBBQM
reponame_str Revista de Ensino de Bioquímica
collection Revista de Ensino de Bioquímica
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
repository.mail.fl_str_mv contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com
_version_ 1752126678905126912