Fisio card game: an educational game for physiology teaching in basic education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Tarcila de Araújo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Falcão, Lucas de Souza, Souza, Aline Tatiane, do Amaral, Thaís Santiago, de Lima, Sheila Pereira, Carvalho, Thaís Billalba
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/614
Resumo: The physiology teaching struggles in two major points: 1. the study of biological systems in fragmented pieces, making harder to build an integrated systemic and functioning view of the organism; and 2. the difficulty presented by students in memorizing anatomic structures and to match them with their functions. These two aspects decrease students’ interest in learning physiology subjects, and in this context we present the Fisio card game. This game consist in grouping cards showing physiological relationship, aiming to enhance the integrated view among biological systems, and to assist the memorization definitions related to this content. Fisio card game  was field tested with senior high school students’ who answered a survey about how the game can help these two points already mentioned, being a facilitator in the teaching/learning process to engage students.
id SBBQM-1_1df59563a2e0ce6bfefa75bbccdb888c
oai_identifier_str oai:ojs.bioquimica.org.br:article/614
network_acronym_str SBBQM-1
network_name_str Revista de Ensino de Bioquímica
repository_id_str
spelling Fisio card game: an educational game for physiology teaching in basic educationFisio Card Game: um jogo didático para o ensino da fisiologia na educação básicaeducational gameMorphophysiology; Playfulness game; Systemic integrationjogos didáticos; ensinomorfofisiologia; jogo lúdico; integração sistêmicaThe physiology teaching struggles in two major points: 1. the study of biological systems in fragmented pieces, making harder to build an integrated systemic and functioning view of the organism; and 2. the difficulty presented by students in memorizing anatomic structures and to match them with their functions. These two aspects decrease students’ interest in learning physiology subjects, and in this context we present the Fisio card game. This game consist in grouping cards showing physiological relationship, aiming to enhance the integrated view among biological systems, and to assist the memorization definitions related to this content. Fisio card game  was field tested with senior high school students’ who answered a survey about how the game can help these two points already mentioned, being a facilitator in the teaching/learning process to engage students.O ensino de fisiologia apresenta dificuldades em dois pontos importantes: 1. a fragmentação do estudo dos sistemas biológicos que dificulta a viso da integração sistêmica e do funcionamento do organismo. 2. a dificuldade que os estudantes apresentam para memorizar as estruturas anatômicas e relacionar com o seu funcionamento. Esses dois aspectos afastam o interesse dos alunos em aprender os conteúdos de fisiologia e, neste contexto, apresentamos o Fisio Card Game. Este jogo consiste na formação de grupos de cartas com relação fisiológica que objetiva aumentar a visão integrada entre os sistemas biológicos e auxiliar na memorização de termos encontrados neste conteúdo. Após a elaboração, o referido jogo didático foi aplicado para estudantes do terceiro ano do ensino médio e foram respondidos questionários que indicam que o jogo pode auxiliar nesses dois fatores e, portanto, pode ser usado como um facilitador no processo de ensino/aprendizado por despertar interesse nos alunos.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqAlves, Tarcila de AraújoFalcão, Lucas de SouzaSouza, Aline Tatianedo Amaral, Thaís Santiagode Lima, Sheila PereiraCarvalho, Thaís Billalba2016-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/61410.16923/reb.v14i1.614Revista de Ensino de Bioquímica; v. 14, n. 1 (2016): REB: (Jan - Jun); 99-120Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 14, n. 1 (2016): REB: (Jan - Jun); 99-120Journal of Biochemistry Education; v. 14, n. 1 (2016): REB: (Jan - Jun); 99-120Revista de Ensino de Bioquímica; v. 14, n. 1 (2016): REB: (Jan - Jun); 99-1202318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/614/534/*ref*/Vanzela EC, Balbo SL, Justina LAD. A integração dos sistemas fisiológicos e sua compreensão por alunos do nível médio. Arq Mudi 2007; 11(3): 12-9./*ref*/Merçon F. Os objetivos das ciências naturais no ensino médio. Revista Eletrônica do Vestibular. [periódicos na internet]. 2015. acesso em 15 de Outubro de 2015]. Disponível em: http://www.revista.vestibular.uerj.br/artigo/artigo.php?seq_artigo=38/*ref*/Barbão AJM, Oliveira IG. Utilização e compreensão da nomenclatura biológica por alunos do ensino médio da escola estadual Wilson de Almeida – Nova Olímpia/MT. In Anais do IV Fórum de educação e diversidade: "diferentes, (des)iguais e desconectados”; 13 a15 de junho de 2010. , Tangará da Serra, MT. Livro Digital IV Fórum de Educação e Diversidade. 2010. p 1-5./*ref*/Siqueira LGG, Wechsler SM. Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos. Campinas: ETD – Educação Temática Digital 2009; 10: 124-146./*ref*/Murray EJ. Motivação e emoção. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1986./*ref*/Cruz SRR. Professores e mídias digitais: em busca da integração às práticas pedagógicas. Diálogos Educacionais 2010; 1(1): 41-50. [7] Kishimoto, TM. O jogo e a educação infantil. In: (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez 1996./*ref*/Miranda S. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje 2002; 28 (168): 64-66./*ref*/Neto AADO, Benite-Ribeiro SA. Um modelo de role-playing game (rpg) para o ensino dos processos da digestão. Revista Eletrônica do curso de Pedagogia do Campus de Tajaí - UFG 2012; 13(2): 1-15. [10] Cunha, HS. Brinquedo, desafio e descoberta. 1ª edição. AE/MEC/RJ, 1998./*ref*/Campos LML, Bortoloto TM, Felício AKC. A Produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino. [periódicos na internet]. 2002. acesso em 22 de abril de 2015]. Disponível em: http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf/*ref*/Maluf ACM. Atividades lúdicas como estratégias de ensino aprendizagem. [periódicos na internet]. 2006. acesso em 22 de abril de 2015]. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=850/*ref*/Santos PRD, Oliveira CMS. Ludicidade: uma prática de ensino, sendo vivenciada nas experiências do estágio supervisionado. In Anais do II Congresso de educação, IV Seminário de estágio e I Encontro do PIBID “paradigmas da profissão docente”; 28 a 30 de novembro de 2013. Iporá - GO. IV Seminário de Estágio. 2013, p.110-119./*ref*/Cabrera WB. A Ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia: Contribuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da Aprendizagem Significativa. Dissertação [Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática] - Universidade Estadual de Londrina. 2006./*ref*/Zanon DAV, Guerreiro, MAS, Oliveira RC. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciência & Educação 2008; 13: 72-81./*ref*/Brasil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002./*ref*/Orlando TC, Lima AR, Silva AM, Fuzissaki CN, Ramosa CL, Machado D, Fernandes FF, Lorenzi JCC, Lima MA, Gardim S, Barbosa VC, Tréz TA. Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de biologia celular e molecular no ensino médio por graduandos de ciências biológicas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular 2009; 1: A1-A17./*ref*/Moroni FT, Moroni RB, Justiniano SCB, Santos JMM. Pescando nucleotídeos: um novo jogo educativo para o ensino do processo de síntese protéica para estudantes do ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular 2009; 1: D1-D5./*ref*/Weyh A, Carvalho IGB, Garnero AV. Twister Proteico: uma ferramenta lúdica envolvendo a síntese de proteínas. Revista de Ensino de Bioquímica 2015; 13(1): 58-74./*ref*/Gomes LMJP, Messeder JC. Fotossíntese e respiração aeróbica: vamos quebrar a cabeça? Proposta de jogo. Revista de Ensino de Bioquímica 2014; 12(2): 91-107./*ref*/Vasconcellos CS. Metodologia dialética em sala de aula. Revista de Educação AEC 1992; 83: 1-18./*ref*/Moratori PB. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem? Trabalho de Conclusão de Curso [Instituto de Matemática - Núcleo de Computação Eletrônica Informática na Educação] - Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2003.AmazonasestudanteDireitos autorais 2016 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:24:55Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/614Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:24:55Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
dc.title.none.fl_str_mv Fisio card game: an educational game for physiology teaching in basic education
Fisio Card Game: um jogo didático para o ensino da fisiologia na educação básica
title Fisio card game: an educational game for physiology teaching in basic education
spellingShingle Fisio card game: an educational game for physiology teaching in basic education
Alves, Tarcila de Araújo
educational game
Morphophysiology; Playfulness game; Systemic integration
jogos didáticos; ensino
morfofisiologia; jogo lúdico; integração sistêmica
title_short Fisio card game: an educational game for physiology teaching in basic education
title_full Fisio card game: an educational game for physiology teaching in basic education
title_fullStr Fisio card game: an educational game for physiology teaching in basic education
title_full_unstemmed Fisio card game: an educational game for physiology teaching in basic education
title_sort Fisio card game: an educational game for physiology teaching in basic education
author Alves, Tarcila de Araújo
author_facet Alves, Tarcila de Araújo
Falcão, Lucas de Souza
Souza, Aline Tatiane
do Amaral, Thaís Santiago
de Lima, Sheila Pereira
Carvalho, Thaís Billalba
author_role author
author2 Falcão, Lucas de Souza
Souza, Aline Tatiane
do Amaral, Thaís Santiago
de Lima, Sheila Pereira
Carvalho, Thaís Billalba
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Tarcila de Araújo
Falcão, Lucas de Souza
Souza, Aline Tatiane
do Amaral, Thaís Santiago
de Lima, Sheila Pereira
Carvalho, Thaís Billalba
dc.subject.por.fl_str_mv educational game
Morphophysiology; Playfulness game; Systemic integration
jogos didáticos; ensino
morfofisiologia; jogo lúdico; integração sistêmica
topic educational game
Morphophysiology; Playfulness game; Systemic integration
jogos didáticos; ensino
morfofisiologia; jogo lúdico; integração sistêmica
description The physiology teaching struggles in two major points: 1. the study of biological systems in fragmented pieces, making harder to build an integrated systemic and functioning view of the organism; and 2. the difficulty presented by students in memorizing anatomic structures and to match them with their functions. These two aspects decrease students’ interest in learning physiology subjects, and in this context we present the Fisio card game. This game consist in grouping cards showing physiological relationship, aiming to enhance the integrated view among biological systems, and to assist the memorization definitions related to this content. Fisio card game  was field tested with senior high school students’ who answered a survey about how the game can help these two points already mentioned, being a facilitator in the teaching/learning process to engage students.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-21
dc.type.none.fl_str_mv





dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/614
10.16923/reb.v14i1.614
url http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/614
identifier_str_mv 10.16923/reb.v14i1.614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/614/534
/*ref*/Vanzela EC, Balbo SL, Justina LAD. A integração dos sistemas fisiológicos e sua compreensão por alunos do nível médio. Arq Mudi 2007; 11(3): 12-9.
/*ref*/Merçon F. Os objetivos das ciências naturais no ensino médio. Revista Eletrônica do Vestibular. [periódicos na internet]. 2015. acesso em 15 de Outubro de 2015]. Disponível em: http://www.revista.vestibular.uerj.br/artigo/artigo.php?seq_artigo=38
/*ref*/Barbão AJM, Oliveira IG. Utilização e compreensão da nomenclatura biológica por alunos do ensino médio da escola estadual Wilson de Almeida – Nova Olímpia/MT. In Anais do IV Fórum de educação e diversidade: "diferentes, (des)iguais e desconectados”; 13 a15 de junho de 2010. , Tangará da Serra, MT. Livro Digital IV Fórum de Educação e Diversidade. 2010. p 1-5.
/*ref*/Siqueira LGG, Wechsler SM. Motivação para a aprendizagem escolar e estilos criativos. Campinas: ETD – Educação Temática Digital 2009; 10: 124-146.
/*ref*/Murray EJ. Motivação e emoção. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1986.
/*ref*/Cruz SRR. Professores e mídias digitais: em busca da integração às práticas pedagógicas. Diálogos Educacionais 2010; 1(1): 41-50. [7] Kishimoto, TM. O jogo e a educação infantil. In: (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez 1996.
/*ref*/Miranda S. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje 2002; 28 (168): 64-66.
/*ref*/Neto AADO, Benite-Ribeiro SA. Um modelo de role-playing game (rpg) para o ensino dos processos da digestão. Revista Eletrônica do curso de Pedagogia do Campus de Tajaí - UFG 2012; 13(2): 1-15. [10] Cunha, HS. Brinquedo, desafio e descoberta. 1ª edição. AE/MEC/RJ, 1998.
/*ref*/Campos LML, Bortoloto TM, Felício AKC. A Produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino. [periódicos na internet]. 2002. acesso em 22 de abril de 2015]. Disponível em: http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/aproducaodejogos.pdf
/*ref*/Maluf ACM. Atividades lúdicas como estratégias de ensino aprendizagem. [periódicos na internet]. 2006. acesso em 22 de abril de 2015]. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=850
/*ref*/Santos PRD, Oliveira CMS. Ludicidade: uma prática de ensino, sendo vivenciada nas experiências do estágio supervisionado. In Anais do II Congresso de educação, IV Seminário de estágio e I Encontro do PIBID “paradigmas da profissão docente”; 28 a 30 de novembro de 2013. Iporá - GO. IV Seminário de Estágio. 2013, p.110-119.
/*ref*/Cabrera WB. A Ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia: Contribuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da Aprendizagem Significativa. Dissertação [Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática] - Universidade Estadual de Londrina. 2006.
/*ref*/Zanon DAV, Guerreiro, MAS, Oliveira RC. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciência & Educação 2008; 13: 72-81.
/*ref*/Brasil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
/*ref*/Orlando TC, Lima AR, Silva AM, Fuzissaki CN, Ramosa CL, Machado D, Fernandes FF, Lorenzi JCC, Lima MA, Gardim S, Barbosa VC, Tréz TA. Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de biologia celular e molecular no ensino médio por graduandos de ciências biológicas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular 2009; 1: A1-A17.
/*ref*/Moroni FT, Moroni RB, Justiniano SCB, Santos JMM. Pescando nucleotídeos: um novo jogo educativo para o ensino do processo de síntese protéica para estudantes do ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular 2009; 1: D1-D5.
/*ref*/Weyh A, Carvalho IGB, Garnero AV. Twister Proteico: uma ferramenta lúdica envolvendo a síntese de proteínas. Revista de Ensino de Bioquímica 2015; 13(1): 58-74.
/*ref*/Gomes LMJP, Messeder JC. Fotossíntese e respiração aeróbica: vamos quebrar a cabeça? Proposta de jogo. Revista de Ensino de Bioquímica 2014; 12(2): 91-107.
/*ref*/Vasconcellos CS. Metodologia dialética em sala de aula. Revista de Educação AEC 1992; 83: 1-18.
/*ref*/Moratori PB. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem? Trabalho de Conclusão de Curso [Instituto de Matemática - Núcleo de Computação Eletrônica Informática na Educação] - Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2003.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


Amazonas

estudante
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica; v. 14, n. 1 (2016): REB: (Jan - Jun); 99-120
Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 14, n. 1 (2016): REB: (Jan - Jun); 99-120
Journal of Biochemistry Education; v. 14, n. 1 (2016): REB: (Jan - Jun); 99-120
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 14, n. 1 (2016): REB: (Jan - Jun); 99-120
2318-8790
reponame:Revista de Ensino de Bioquímica
instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron:SBBQM
instname_str Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron_str SBBQM
institution SBBQM
reponame_str Revista de Ensino de Bioquímica
collection Revista de Ensino de Bioquímica
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
repository.mail.fl_str_mv contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com
_version_ 1752126679002644480