“Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreci, Bárbara de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248737
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.
id UFSC_cdd1e11b4e58038bf013009dc30a4ae8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/248737
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling “Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básicajogo didáticobotânicaaprendizadoludicidadeeducational gamebotanylearningplayfulnessTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.O ensino de Botânica na Educação Básica brasileira vem consistentemente enfrentando obstáculos, desde metodologias ultrapassadas a estruturas insuficientes para comportar qualquer atividade “fora da norma”. Estes fatores corroboram para o crescimento do desinteresse de alunos pela temática e pelo aprofundamento da impercepção botânica. De modo a remediar a situação, vê-se necessária a aplicação de novas metodologias, como as metodologias ativas de ensino, caracterizadas por proporcionar protagonismo ao aluno no seu processo de ensino-aprendizagem. O aprendizado baseado em jogos é uma metodologia ativa que consiste no desenvolvimento de jogos pedagógicos, conhecidos por estimular capacidades como cognição, socialização, criatividade e afeição. Dentro do campo da Botânica, tentativas de aplicação de aprendizado baseado em jogos são escassas, e os produtos gerados não são encontrados disponíveis online. Considerando o potencial de aplicação desta metodologia, através da pesquisa em material didático e adaptação de mecânicas de jogabilidade, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro para ensino lúdico de conteúdos de Anatomia e Morfologia Vegetal, compartilhado em mídia pública para uso livre por professores de Educação Básica.Botany teaching in Brazilian Basic Education has consistently faced obstacles, from outdated methodologies to insufficient structures to accommodate any "out-of-the-norm" activities. These factors contribute to the growing disinterest of students in the subject matter and the deepening of botanical unawareness. In order to remedy the situation, the application of new methodologies is seen as necessary, such as active teaching methodologies, characterized by giving the student a leading role in their learning process. Game-based learning is an active methodology that involves the development of educational games, known for stimulating abilities such as cognition, socialization, creativity, and affection. Within the field of Botany, attempts at applying game-based learning are scarce, and the resulting products are not found available online. Considering the potential for applying this methodology, through research in didactic materials and the adaptation of gameplay mechanics, a board game was developed for playful teaching of Plant Anatomy and Morphology content, shared in the public domain for free use by Basic Education teachers.Florianópolis, SC.Oliveira, Fernanda Maria Cordeiro deUniversidade Federal de Santa Catarina.Moreci, Bárbara de Souza2023-07-12T17:44:47Z2023-07-12T17:44:47Z2023-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis111 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248737Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-12T17:44:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248737Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-12T17:44:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv “Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica
title “Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica
spellingShingle “Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica
Moreci, Bárbara de Souza
jogo didático
botânica
aprendizado
ludicidade
educational game
botany
learning
playfulness
title_short “Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica
title_full “Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica
title_fullStr “Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica
title_full_unstemmed “Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica
title_sort “Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica
author Moreci, Bárbara de Souza
author_facet Moreci, Bárbara de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Fernanda Maria Cordeiro de
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreci, Bárbara de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv jogo didático
botânica
aprendizado
ludicidade
educational game
botany
learning
playfulness
topic jogo didático
botânica
aprendizado
ludicidade
educational game
botany
learning
playfulness
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-12T17:44:47Z
2023-07-12T17:44:47Z
2023-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248737
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652148545683456