“Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248737 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas. |
id |
UFSC_cdd1e11b4e58038bf013009dc30a4ae8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/248737 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
“Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básicajogo didáticobotânicaaprendizadoludicidadeeducational gamebotanylearningplayfulnessTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.O ensino de Botânica na Educação Básica brasileira vem consistentemente enfrentando obstáculos, desde metodologias ultrapassadas a estruturas insuficientes para comportar qualquer atividade “fora da norma”. Estes fatores corroboram para o crescimento do desinteresse de alunos pela temática e pelo aprofundamento da impercepção botânica. De modo a remediar a situação, vê-se necessária a aplicação de novas metodologias, como as metodologias ativas de ensino, caracterizadas por proporcionar protagonismo ao aluno no seu processo de ensino-aprendizagem. O aprendizado baseado em jogos é uma metodologia ativa que consiste no desenvolvimento de jogos pedagógicos, conhecidos por estimular capacidades como cognição, socialização, criatividade e afeição. Dentro do campo da Botânica, tentativas de aplicação de aprendizado baseado em jogos são escassas, e os produtos gerados não são encontrados disponíveis online. Considerando o potencial de aplicação desta metodologia, através da pesquisa em material didático e adaptação de mecânicas de jogabilidade, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro para ensino lúdico de conteúdos de Anatomia e Morfologia Vegetal, compartilhado em mídia pública para uso livre por professores de Educação Básica.Botany teaching in Brazilian Basic Education has consistently faced obstacles, from outdated methodologies to insufficient structures to accommodate any "out-of-the-norm" activities. These factors contribute to the growing disinterest of students in the subject matter and the deepening of botanical unawareness. In order to remedy the situation, the application of new methodologies is seen as necessary, such as active teaching methodologies, characterized by giving the student a leading role in their learning process. Game-based learning is an active methodology that involves the development of educational games, known for stimulating abilities such as cognition, socialization, creativity, and affection. Within the field of Botany, attempts at applying game-based learning are scarce, and the resulting products are not found available online. Considering the potential for applying this methodology, through research in didactic materials and the adaptation of gameplay mechanics, a board game was developed for playful teaching of Plant Anatomy and Morphology content, shared in the public domain for free use by Basic Education teachers.Florianópolis, SC.Oliveira, Fernanda Maria Cordeiro deUniversidade Federal de Santa Catarina.Moreci, Bárbara de Souza2023-07-12T17:44:47Z2023-07-12T17:44:47Z2023-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis111 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248737Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-12T17:44:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248737Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-12T17:44:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica |
title |
“Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica |
spellingShingle |
“Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica Moreci, Bárbara de Souza jogo didático botânica aprendizado ludicidade educational game botany learning playfulness |
title_short |
“Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica |
title_full |
“Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica |
title_fullStr |
“Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
“Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica |
title_sort |
“Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica |
author |
Moreci, Bárbara de Souza |
author_facet |
Moreci, Bárbara de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Fernanda Maria Cordeiro de Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreci, Bárbara de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jogo didático botânica aprendizado ludicidade educational game botany learning playfulness |
topic |
jogo didático botânica aprendizado ludicidade educational game botany learning playfulness |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-12T17:44:47Z 2023-07-12T17:44:47Z 2023-06-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248737 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
111 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652148545683456 |