O uso da “Horta na Escola” e ensino por investigação como ferramenta de ensino e aprendizagem em Bioquímica/Química de Alimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Maiara Ingrid Cavalcante
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendonça, André Gustavo Ribeiro, Leite, Ana Catarina Rezende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/943
Resumo: Este  trabalho analisou o uso da horta no âmbito escolar aliado ao ensino por investigação como ferramentas pedagógicas para o processo de ensino-aprendizagem, incorporando a participação ativa dos educandos para assimilação dos conceitos essenciais de Bioquímica e Química de Alimentos – aminoácidos, proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, minerais, além de sua utilidade no contexto social, ambiental e econômico. A horta na escola proporciona estudos, pesquisas, debates e atividades sobre as questões alimentares, nutricionais e ambientais, estimulando ainda, um trabalho pedagógico dinâmico e participativo, o que favorece e estimula o interesse dos educandos pelo conhecimento químico. Assim, elaborou-se uma proposta didática considerando as necessidades inerentes da turma e as particularidades individuais dos educandos do Ensino Médio da instituição pública Escola Estadual Professora Irene Garrido (Maceió-AL, Brasil). Em todas as perguntas do questionário há diferença significativa nas respostas do pré e pós-teste (fase 1 e fase 2), com evolução superior a 95% sobre o conhecimento, inferido pela metodologia ativa aplicada. Assim concluímos que em tal contexto existem os desafios da utilização das ferramentas propostas no ensino do sistema educacional, entretanto tais metodologias provavelmente se complementam no desenvolvimento de habilidades e competências adquiridos em tal disciplina.
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Assim, elaborou-se uma proposta didática considerando as necessidades inerentes da turma e as particularidades individuais dos educandos do Ensino Médio da instituição pública Escola Estadual Professora Irene Garrido (Maceió-AL, Brasil). Em todas as perguntas do questionário há diferença significativa nas respostas do pré e pós-teste (fase 1 e fase 2), com evolução superior a 95% sobre o conhecimento, inferido pela metodologia ativa aplicada. Assim concluímos que em tal contexto existem os desafios da utilização das ferramentas propostas no ensino do sistema educacional, entretanto tais metodologias provavelmente se complementam no desenvolvimento de habilidades e competências adquiridos em tal disciplina.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqCAPESQueiroz, Maiara Ingrid CavalcanteMendonça, André Gustavo RibeiroLeite, Ana Catarina Rezende2021-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa empíricaapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/94310.16923/reb.v19i1.943Revista de Ensino de Bioquímica; v. 19, n. 1 (2021): REB (Jan-Jun); 25-38Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 19, n. 1 (2021): REB (Jan-Jun); 25-38Journal of Biochemistry Education; v. 19, n. 1 (2021): REB (Jan-Jun); 25-38Revista de Ensino de Bioquímica; v. 19, n. 1 (2021): REB (Jan-Jun); 25-382318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/943/770/*ref*/GOMES, K.V. G.; et al. Relevância da disciplina bioquímica em diferentes cursos de graduação da UESB, na cidade Jequié. Rev. Saúde. Com. v.2, n.1, 2006, p. 161-168. [2] FRANCISCO JUNIOR, W.E.; FRANCISCO, W. Proteínas: Hidrólise, precipitação e um tema para o ensino de Química. Química Nova na Escola, n. 23, p. 8-12, maio, 2006. [3] FREITAS, A. L. P. Bioquímica: do cotidiano para as salas de aula. Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural - CBME InFormação, n.11, 2006. Apud. [4] WANDERLEY, K. A. et al. Pra gostar de química: um estudo das motivações e interesses dos alunos da 8ª série do ensino fundamental sobre Química. Resultados Preliminares. Anais I CNNQ, 2005. [5] CALIL, P. O. professor-pesquisador no Ensino de Ciências. Coleção Metodologia do ensino de biologia e química, v. 2. Curitiba: Editora IBPEX, 2009. [6] BRIGHENTI, J. et. al. Metodologias de Ensino-Aprendizagem: Uma Abordagem Sob a Percepção dos alunos. Revista Gestão Universitária na América Latina. São Paulo, p. 1983-4536, 2015. 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São Paulo: Editora Livraria da Física (2016).Alagoas, Brasilpor faixa escolarDireitos autorais 2021 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:24:12Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/943Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:24:12Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
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