BioDomain – A fun way to work with Biochemistry content

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Alcantara, Samara Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gomes, Pedro Henrique Benício, Ruiz, Cristiane Regina, Martins, Aline Paternostro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/975
Resumo: Biochemistry is a discipline present in courses of several areas, such as health, environment, biotechnology, and agronomy; despite its relevance, it is viewed with fear by most students. Due to the difficulties that students have in this subject, the development of active learning methodologies that facilitate their learning is necessary, and the use of educational games has been shown to be effective in the teaching-learning process. Thus, the objective of this work was to develop, apply and evaluate a didactic game that contemplates the biochemistry content. A board game, called BioDomain, was developed based on questions and answers. The group that answers the most questions correctly is the winner. The game was applied remotely, by the Teams platform, during the academic monitoring program. A questionnaire was created on the Forms platform to assess the effectiveness of the game. This questionnaire was made available to students who did and did not participate in the activity, after the end of the game. The results demonstrate the effectiveness of the game as a didactic tool, since the students found the activity pleasurable and the game effectively helped in understanding the subject, showing the importance of developing and using different methodologies to teach biochemistry.
id SBBQM-1_3555ad45b1164c6fd8f345986ddc3d3f
oai_identifier_str oai:ojs.bioquimica.org.br:article/975
network_acronym_str SBBQM-1
network_name_str Revista de Ensino de Bioquímica
repository_id_str
spelling BioDomain – A fun way to work with Biochemistry contentBioDomínio – Uma maneira divertida de trabalhar o conteúdo de BioquímicaMetodologia ativa; Jogos; Bioquímicajogo didático, bioquímica, metodologia ativa.Biochemistry is a discipline present in courses of several areas, such as health, environment, biotechnology, and agronomy; despite its relevance, it is viewed with fear by most students. Due to the difficulties that students have in this subject, the development of active learning methodologies that facilitate their learning is necessary, and the use of educational games has been shown to be effective in the teaching-learning process. Thus, the objective of this work was to develop, apply and evaluate a didactic game that contemplates the biochemistry content. A board game, called BioDomain, was developed based on questions and answers. The group that answers the most questions correctly is the winner. The game was applied remotely, by the Teams platform, during the academic monitoring program. A questionnaire was created on the Forms platform to assess the effectiveness of the game. This questionnaire was made available to students who did and did not participate in the activity, after the end of the game. The results demonstrate the effectiveness of the game as a didactic tool, since the students found the activity pleasurable and the game effectively helped in understanding the subject, showing the importance of developing and using different methodologies to teach biochemistry.A Bioquímica é uma disciplina presente nos cursos de diversas áreas, como saúde, meio ambiente, biotecnologia e agronomia, e, apesar de sua relevância, é vista com receio pela maioria dos estudantes. Devido às dificuldades que os alunos apresentam nessa matéria, o desenvolvimento de metodologias ativas de ensino que facilitem seu aprendizado se faz necessário, sendo que a utilização de jogos didáticos tem se mostrado efetiva no processo de ensino-aprendizagem. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver, aplicar e avaliar um jogo didático que contemple o conteúdo de Bioquímica. Foi desenvolvido um jogo de tabuleiro, denominado de BioDomínio, baseado em perguntas e respostas. O grupo que obtiver um maior número de acertos nas perguntas é o vencedor. O jogo foi aplicado remotamente, pela plataforma Teams, durante o horário da monitoria de Bioquímica. Foi criado um questionário na plataforma Forms para a avaliação do jogo. Esse questionário foi disponibilizado aos discentes que participaram e não participaram da atividade, após o término do jogo. Os resultados obtidos evidenciam a efetividade do jogo como ferramenta didática, uma vez que os alunos consideraram a atividade prazerosa e o jogo ajudou de maneira efetiva na compreensão da matéria, mostrando a importância do desenvolvimento e da utilização de diferentes metodologias para o ensino de Bioquímica. Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqCentro Universitário São Camilode Alcantara, Samara SilvaGomes, Pedro Henrique BenícioRuiz, Cristiane ReginaMartins, Aline Paternostro2022-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/97510.16923/reb.v20i1.975Revista de Ensino de Bioquímica; v. 20, n. 1 (2022): REB (Jan-Jun); 78-89Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 20, n. 1 (2022): REB (Jan-Jun); 78-89Journal of Biochemistry Education; v. 20, n. 1 (2022): REB (Jan-Jun); 78-89Revista de Ensino de Bioquímica; v. 20, n. 1 (2022): REB (Jan-Jun); 78-892318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/975/781http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/975/217/*ref*/Albuquerque MAC, Amorim AHC, Rocha JRCF, Silveira LMFG, Neri DFM. Bioquímica como Sinônimo de Ensino, Pesquisa e Extensão: um Relato de Experiência. Rev Bras Educ Méd. 2012; 36 (1): 137-142./*ref*/Barbosa PPS, Gadelha TS, Gadelha CAA, Persuhn DC. Pefil – Biomoléculas. Revista de Ensino de Bioquímica [periódicos da internet]. 2014. [acesso em 11 de dezembro de 2020]. Disponível em: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/251/0/*ref*/Barbosa EA. Caracterização molecular e bioquímica de linhagens de Saccharomyces cerevisiae da região de salinas para fins de identificação geográfica. Tese de doutorado. Curso de Ciências Biológicas – UFOP; 2013. p. 140./*ref*/Cavalcante AK, Espindola SMCG, Hamawaki OT, Bisinotto FF, Costa EG, Gonçalves FA. Avaliação e seleção de linhagens de soja quanto ao teor de óleo para a produção de biodiesel. FAZU em Revista. 2009; 6: 11-52./*ref*/Yokaichiya DK, Galembeck E, Torres BB. O que alunos de diferentes cursos procuram em disciplinas extracurriculares de bioquímica? [periódicos da internet]. 2004. [acesso em 2 de dezembro de 2020]. Disponível em: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/17/0/*ref*/Cicuto CAT, Torres BB. Implementing an Active Learning Environment to Influence Students’ Motivation in Biochemistry. J Chem Ed. 2016; 93: 1020-1026./*ref*/Cicuto CAT, Pazinato M, Torres BB. Teaching metabolism with scientific articles: A new approach. BAMBED. 2019; 47: 85-92./*ref*/Anderson WL, Mitchell SM, Osgood MP. Comparison of Student Performance in Cooperative Learning and Traditional Lecture-based Biochemistry Classes. BAMBED. 2005; 33 (6): 387–393./*ref*/Mestanza PEC. O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica. Monografia. Curso de Ciências Biológicas – UFU; 2017. p. 56./*ref*/Rose TM. A Board Game to Assist Pharmacy Students in Learning Metabolic Pathways. Am J Pharm Educ. 2011; 75 (9): 183. doi: 10.5688/ajpe759183./*ref*/Torres BB, Arini GS, Santos IC, Ferreira VCA, Carvalhal MLC. Um jogo didático para o ensino de microbiologia. Experiências Em Ensino De Ciências (UFRGS). 2020; 15: 1-23.São Paulo, BrasilEstudantes de graduaçãoDireitos autorais 2022 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-28T18:52:12Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/975Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-09-28T18:52:12Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
dc.title.none.fl_str_mv BioDomain – A fun way to work with Biochemistry content
BioDomínio – Uma maneira divertida de trabalhar o conteúdo de Bioquímica
title BioDomain – A fun way to work with Biochemistry content
spellingShingle BioDomain – A fun way to work with Biochemistry content
de Alcantara, Samara Silva
Metodologia ativa; Jogos; Bioquímica
jogo didático, bioquímica, metodologia ativa.
title_short BioDomain – A fun way to work with Biochemistry content
title_full BioDomain – A fun way to work with Biochemistry content
title_fullStr BioDomain – A fun way to work with Biochemistry content
title_full_unstemmed BioDomain – A fun way to work with Biochemistry content
title_sort BioDomain – A fun way to work with Biochemistry content
author de Alcantara, Samara Silva
author_facet de Alcantara, Samara Silva
Gomes, Pedro Henrique Benício
Ruiz, Cristiane Regina
Martins, Aline Paternostro
author_role author
author2 Gomes, Pedro Henrique Benício
Ruiz, Cristiane Regina
Martins, Aline Paternostro
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
Centro Universitário São Camilo
dc.contributor.author.fl_str_mv de Alcantara, Samara Silva
Gomes, Pedro Henrique Benício
Ruiz, Cristiane Regina
Martins, Aline Paternostro
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia ativa; Jogos; Bioquímica
jogo didático, bioquímica, metodologia ativa.
topic Metodologia ativa; Jogos; Bioquímica
jogo didático, bioquímica, metodologia ativa.
description Biochemistry is a discipline present in courses of several areas, such as health, environment, biotechnology, and agronomy; despite its relevance, it is viewed with fear by most students. Due to the difficulties that students have in this subject, the development of active learning methodologies that facilitate their learning is necessary, and the use of educational games has been shown to be effective in the teaching-learning process. Thus, the objective of this work was to develop, apply and evaluate a didactic game that contemplates the biochemistry content. A board game, called BioDomain, was developed based on questions and answers. The group that answers the most questions correctly is the winner. The game was applied remotely, by the Teams platform, during the academic monitoring program. A questionnaire was created on the Forms platform to assess the effectiveness of the game. This questionnaire was made available to students who did and did not participate in the activity, after the end of the game. The results demonstrate the effectiveness of the game as a didactic tool, since the students found the activity pleasurable and the game effectively helped in understanding the subject, showing the importance of developing and using different methodologies to teach biochemistry.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-08
dc.type.none.fl_str_mv





dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/975
10.16923/reb.v20i1.975
url http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/975
identifier_str_mv 10.16923/reb.v20i1.975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/975/781
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/downloadSuppFile/975/217
/*ref*/Albuquerque MAC, Amorim AHC, Rocha JRCF, Silveira LMFG, Neri DFM. Bioquímica como Sinônimo de Ensino, Pesquisa e Extensão: um Relato de Experiência. Rev Bras Educ Méd. 2012; 36 (1): 137-142.
/*ref*/Barbosa PPS, Gadelha TS, Gadelha CAA, Persuhn DC. Pefil – Biomoléculas. Revista de Ensino de Bioquímica [periódicos da internet]. 2014. [acesso em 11 de dezembro de 2020]. Disponível em: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/251/0
/*ref*/Barbosa EA. Caracterização molecular e bioquímica de linhagens de Saccharomyces cerevisiae da região de salinas para fins de identificação geográfica. Tese de doutorado. Curso de Ciências Biológicas – UFOP; 2013. p. 140.
/*ref*/Cavalcante AK, Espindola SMCG, Hamawaki OT, Bisinotto FF, Costa EG, Gonçalves FA. Avaliação e seleção de linhagens de soja quanto ao teor de óleo para a produção de biodiesel. FAZU em Revista. 2009; 6: 11-52.
/*ref*/Yokaichiya DK, Galembeck E, Torres BB. O que alunos de diferentes cursos procuram em disciplinas extracurriculares de bioquímica? [periódicos da internet]. 2004. [acesso em 2 de dezembro de 2020]. Disponível em: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/17/0
/*ref*/Cicuto CAT, Torres BB. Implementing an Active Learning Environment to Influence Students’ Motivation in Biochemistry. J Chem Ed. 2016; 93: 1020-1026.
/*ref*/Cicuto CAT, Pazinato M, Torres BB. Teaching metabolism with scientific articles: A new approach. BAMBED. 2019; 47: 85-92.
/*ref*/Anderson WL, Mitchell SM, Osgood MP. Comparison of Student Performance in Cooperative Learning and Traditional Lecture-based Biochemistry Classes. BAMBED. 2005; 33 (6): 387–393.
/*ref*/Mestanza PEC. O uso de jogos didáticos como abordagens alternativas para o ensino de bioquímica. Monografia. Curso de Ciências Biológicas – UFU; 2017. p. 56.
/*ref*/Rose TM. A Board Game to Assist Pharmacy Students in Learning Metabolic Pathways. Am J Pharm Educ. 2011; 75 (9): 183. doi: 10.5688/ajpe759183.
/*ref*/Torres BB, Arini GS, Santos IC, Ferreira VCA, Carvalhal MLC. Um jogo didático para o ensino de microbiologia. Experiências Em Ensino De Ciências (UFRGS). 2020; 15: 1-23.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


São Paulo, Brasil

Estudantes de graduação
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica; v. 20, n. 1 (2022): REB (Jan-Jun); 78-89
Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 20, n. 1 (2022): REB (Jan-Jun); 78-89
Journal of Biochemistry Education; v. 20, n. 1 (2022): REB (Jan-Jun); 78-89
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 20, n. 1 (2022): REB (Jan-Jun); 78-89
2318-8790
reponame:Revista de Ensino de Bioquímica
instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron:SBBQM
instname_str Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron_str SBBQM
institution SBBQM
reponame_str Revista de Ensino de Bioquímica
collection Revista de Ensino de Bioquímica
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
repository.mail.fl_str_mv contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com
_version_ 1752126678987964416