Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv5n4-1477 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1477 |
Resumo: | O tradicionalismo torna o ensino da anatomia mecânico e engessado. A necessidade de abstração e peças anatômicas de estudo são um dos principais fatores dificultantes do processo de ensino e aprendizagem de anatomia humana. A partir daí surgiu a necessidade de se buscar novas metodologias que possam facilitar e atrair os alunos para o estudo da anatomia. o presente trabalho traz toda a elaboração, aplicação e vivência da aplicação de metodologias ativas de ensino na Anatomia humana no ensino superior. Foram desenvolvidas e aplicadas diversas metodologias ativas de ensino como Aprendizagem Baseada em Jogos, Utilização de Recursos Audiovisuais e Aprendizagem Baseada em Artes Visuais. As propostas foram desenvolvidas por alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco e aplicadas em escolas estaduais da região metropolitana do Recife. As metodologias ativas ajudaram os alunos na absorção e fixação dos conteúdos de anatomia humana. |
id |
VERACRUZ-0_015a9f54dbb2ff78b6b44b9c510b7f89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1477 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomyAnatomia humanadidáticajogosmetodologias ativasO tradicionalismo torna o ensino da anatomia mecânico e engessado. A necessidade de abstração e peças anatômicas de estudo são um dos principais fatores dificultantes do processo de ensino e aprendizagem de anatomia humana. A partir daí surgiu a necessidade de se buscar novas metodologias que possam facilitar e atrair os alunos para o estudo da anatomia. o presente trabalho traz toda a elaboração, aplicação e vivência da aplicação de metodologias ativas de ensino na Anatomia humana no ensino superior. Foram desenvolvidas e aplicadas diversas metodologias ativas de ensino como Aprendizagem Baseada em Jogos, Utilização de Recursos Audiovisuais e Aprendizagem Baseada em Artes Visuais. As propostas foram desenvolvidas por alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco e aplicadas em escolas estaduais da região metropolitana do Recife. As metodologias ativas ajudaram os alunos na absorção e fixação dos conteúdos de anatomia humana. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/147710.34117/bjdv5n4-1477Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 4 (2019); 3341-3352Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 4 (2019); 3341-3352Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 4 (2019); 3341-33522525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1477/1369Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Anthony Marcos Gomes dosJunior, Marcos José da SilvaSouza, Pablo Acácio dos SantosOliveira, Andressa Silva dePalma, Mariza Brandão2019-03-18T20:17:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1477Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:22.886179Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy |
title |
Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy |
spellingShingle |
Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy Santos, Anthony Marcos Gomes dos Anatomia humana didática jogos metodologias ativas Santos, Anthony Marcos Gomes dos Anatomia humana didática jogos metodologias ativas |
title_short |
Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy |
title_full |
Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy |
title_fullStr |
Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy |
title_sort |
Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy |
author |
Santos, Anthony Marcos Gomes dos |
author_facet |
Santos, Anthony Marcos Gomes dos Santos, Anthony Marcos Gomes dos Junior, Marcos José da Silva Souza, Pablo Acácio dos Santos Oliveira, Andressa Silva de Palma, Mariza Brandão Junior, Marcos José da Silva Souza, Pablo Acácio dos Santos Oliveira, Andressa Silva de Palma, Mariza Brandão |
author_role |
author |
author2 |
Junior, Marcos José da Silva Souza, Pablo Acácio dos Santos Oliveira, Andressa Silva de Palma, Mariza Brandão |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Anthony Marcos Gomes dos Junior, Marcos José da Silva Souza, Pablo Acácio dos Santos Oliveira, Andressa Silva de Palma, Mariza Brandão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anatomia humana didática jogos metodologias ativas |
topic |
Anatomia humana didática jogos metodologias ativas |
description |
O tradicionalismo torna o ensino da anatomia mecânico e engessado. A necessidade de abstração e peças anatômicas de estudo são um dos principais fatores dificultantes do processo de ensino e aprendizagem de anatomia humana. A partir daí surgiu a necessidade de se buscar novas metodologias que possam facilitar e atrair os alunos para o estudo da anatomia. o presente trabalho traz toda a elaboração, aplicação e vivência da aplicação de metodologias ativas de ensino na Anatomia humana no ensino superior. Foram desenvolvidas e aplicadas diversas metodologias ativas de ensino como Aprendizagem Baseada em Jogos, Utilização de Recursos Audiovisuais e Aprendizagem Baseada em Artes Visuais. As propostas foram desenvolvidas por alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco e aplicadas em escolas estaduais da região metropolitana do Recife. As metodologias ativas ajudaram os alunos na absorção e fixação dos conteúdos de anatomia humana. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1477 10.34117/bjdv5n4-1477 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1477 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n4-1477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1477/1369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 4 (2019); 3341-3352 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 4 (2019); 3341-3352 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 4 (2019); 3341-3352 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183833968050176 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv5n4-1477 |