Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anthony Marcos Gomes dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Junior, Marcos José da Silva, Souza, Pablo Acácio dos Santos, Oliveira, Andressa Silva de, Palma, Mariza Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv5n4-1477
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1477
Resumo: O tradicionalismo torna o ensino da anatomia mecânico e engessado. A necessidade de abstração e peças anatômicas de estudo são um dos principais fatores dificultantes do processo de ensino e aprendizagem de anatomia humana. A partir daí surgiu a necessidade de se buscar novas metodologias que possam facilitar e atrair os alunos para o estudo da anatomia.  o presente trabalho traz toda a elaboração, aplicação e vivência da aplicação de metodologias ativas de ensino na Anatomia humana no ensino superior. Foram desenvolvidas e aplicadas diversas metodologias ativas de ensino como Aprendizagem Baseada em Jogos, Utilização de Recursos Audiovisuais e Aprendizagem Baseada em Artes Visuais. As propostas foram desenvolvidas por alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco e aplicadas em escolas estaduais da região metropolitana do Recife. As metodologias ativas ajudaram os alunos na absorção e fixação dos conteúdos de anatomia humana. 
id VERACRUZ-0_015a9f54dbb2ff78b6b44b9c510b7f89
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1477
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomyAnatomia humanadidáticajogosmetodologias ativasO tradicionalismo torna o ensino da anatomia mecânico e engessado. A necessidade de abstração e peças anatômicas de estudo são um dos principais fatores dificultantes do processo de ensino e aprendizagem de anatomia humana. A partir daí surgiu a necessidade de se buscar novas metodologias que possam facilitar e atrair os alunos para o estudo da anatomia.  o presente trabalho traz toda a elaboração, aplicação e vivência da aplicação de metodologias ativas de ensino na Anatomia humana no ensino superior. Foram desenvolvidas e aplicadas diversas metodologias ativas de ensino como Aprendizagem Baseada em Jogos, Utilização de Recursos Audiovisuais e Aprendizagem Baseada em Artes Visuais. As propostas foram desenvolvidas por alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco e aplicadas em escolas estaduais da região metropolitana do Recife. As metodologias ativas ajudaram os alunos na absorção e fixação dos conteúdos de anatomia humana. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/147710.34117/bjdv5n4-1477Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 4 (2019); 3341-3352Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 4 (2019); 3341-3352Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 4 (2019); 3341-33522525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1477/1369Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Anthony Marcos Gomes dosJunior, Marcos José da SilvaSouza, Pablo Acácio dos SantosOliveira, Andressa Silva dePalma, Mariza Brandão2019-03-18T20:17:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1477Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:22.886179Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy
title Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy
spellingShingle Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy
Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy
Santos, Anthony Marcos Gomes dos
Anatomia humana
didática
jogos
metodologias ativas
Santos, Anthony Marcos Gomes dos
Anatomia humana
didática
jogos
metodologias ativas
title_short Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy
title_full Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy
title_fullStr Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy
Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy
title_full_unstemmed Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy
Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy
title_sort Desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino de anatomia humana / Development of active methodologies for the teaching of human anatomy
author Santos, Anthony Marcos Gomes dos
author_facet Santos, Anthony Marcos Gomes dos
Santos, Anthony Marcos Gomes dos
Junior, Marcos José da Silva
Souza, Pablo Acácio dos Santos
Oliveira, Andressa Silva de
Palma, Mariza Brandão
Junior, Marcos José da Silva
Souza, Pablo Acácio dos Santos
Oliveira, Andressa Silva de
Palma, Mariza Brandão
author_role author
author2 Junior, Marcos José da Silva
Souza, Pablo Acácio dos Santos
Oliveira, Andressa Silva de
Palma, Mariza Brandão
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Anthony Marcos Gomes dos
Junior, Marcos José da Silva
Souza, Pablo Acácio dos Santos
Oliveira, Andressa Silva de
Palma, Mariza Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia humana
didática
jogos
metodologias ativas
topic Anatomia humana
didática
jogos
metodologias ativas
description O tradicionalismo torna o ensino da anatomia mecânico e engessado. A necessidade de abstração e peças anatômicas de estudo são um dos principais fatores dificultantes do processo de ensino e aprendizagem de anatomia humana. A partir daí surgiu a necessidade de se buscar novas metodologias que possam facilitar e atrair os alunos para o estudo da anatomia.  o presente trabalho traz toda a elaboração, aplicação e vivência da aplicação de metodologias ativas de ensino na Anatomia humana no ensino superior. Foram desenvolvidas e aplicadas diversas metodologias ativas de ensino como Aprendizagem Baseada em Jogos, Utilização de Recursos Audiovisuais e Aprendizagem Baseada em Artes Visuais. As propostas foram desenvolvidas por alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco e aplicadas em escolas estaduais da região metropolitana do Recife. As metodologias ativas ajudaram os alunos na absorção e fixação dos conteúdos de anatomia humana. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1477
10.34117/bjdv5n4-1477
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1477
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n4-1477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1477/1369
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 4 (2019); 3341-3352
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 4 (2019); 3341-3352
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 4 (2019); 3341-3352
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183833968050176
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv5n4-1477