Produção de vídeos no Ensino de Bioquímica e Química Orgânica
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Data de Publicação: | 2020 |
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Título da fonte: | Revista de Ensino de Bioquímica |
Texto Completo: | http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/872 |
Resumo: | As Tecnologias Digitais estão cada vez mais presentes no ambiente escolar. Utilizar essas tecnologias como aliadas no processo de ensino-aprendizagem pode ser uma estratégia para aumentar o interesse e a adesão dos estudantes para o estudo da química. A presente proposta pedagógica tem como objetivo apresentar a produção de vídeos como uma ferramenta para o ensino de Química Orgânica e Bioquímica na escola. Participaram da atividade trinta e dois estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. A proposta consistiu na leitura do livro "Os Botões de Napoleão: As 17 Moléculas que Mudaram a História". Após a leitura do livro, os estudantes foram divididos em grupos e os capítulos foram distribuídos para confecção de roteiros e produção de vídeos, ambos os processos mediados pelo docente. Os vídeos produzidos foram então socializados na página da turma no Facebook. Do total de vídeos criados, produções que abordaram corantes, nicotina, morfina, cafeína e compostos cloro carbônicos foram selecionadas para discussão em sala de aula. Estes vídeos foram escolhidos por tratarem de moléculas de interesse dos estudantes e ter relação direta com o conteúdo que estava sendo trabalhado no momento. A atividade relatada foi avaliada pelos estudantes como positiva e inovadora. Além disso, a produção de vídeos pode ser uma importante ferramenta com potencial para ser utilizada em outros contextos no ensino de Química Orgânica e Bioquímica. |
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Produção de vídeos no Ensino de Bioquímica e Química OrgânicaVídeos; Funções orgânicas; Ensino de Química e BioquímicaAs Tecnologias Digitais estão cada vez mais presentes no ambiente escolar. Utilizar essas tecnologias como aliadas no processo de ensino-aprendizagem pode ser uma estratégia para aumentar o interesse e a adesão dos estudantes para o estudo da química. A presente proposta pedagógica tem como objetivo apresentar a produção de vídeos como uma ferramenta para o ensino de Química Orgânica e Bioquímica na escola. Participaram da atividade trinta e dois estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública. A proposta consistiu na leitura do livro "Os Botões de Napoleão: As 17 Moléculas que Mudaram a História". Após a leitura do livro, os estudantes foram divididos em grupos e os capítulos foram distribuídos para confecção de roteiros e produção de vídeos, ambos os processos mediados pelo docente. Os vídeos produzidos foram então socializados na página da turma no Facebook. Do total de vídeos criados, produções que abordaram corantes, nicotina, morfina, cafeína e compostos cloro carbônicos foram selecionadas para discussão em sala de aula. Estes vídeos foram escolhidos por tratarem de moléculas de interesse dos estudantes e ter relação direta com o conteúdo que estava sendo trabalhado no momento. A atividade relatada foi avaliada pelos estudantes como positiva e inovadora. Além disso, a produção de vídeos pode ser uma importante ferramenta com potencial para ser utilizada em outros contextos no ensino de Química Orgânica e Bioquímica.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqFapergsCapesRosado, Vagner FortesFelcher, Carla OttSalgueiro, Andréia FernandesFolmer, Vanderlei2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/87210.16923/reb.v18i1.872Revista de Ensino de Bioquímica; v. 18, n. 1 (2020): REB (Jan-Jun); 1-20Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 18, n. 1 (2020): REB (Jan-Jun); 1-20Journal of Biochemistry Education; v. 18, n. 1 (2020): REB (Jan-Jun); 1-20Revista de Ensino de Bioquímica; v. 18, n. 1 (2020): REB (Jan-Jun); 1-202318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/872/723/*ref*/Ferreira AO, Lima CA, Hornink GG. 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Formação de Professores e Ensino de Química: Reflexões a partir do Livro Serões de Dona Benta de Monteiro Lobato e da Pedagogia de Paulo Freire. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 2016; 9(2): 61-85. [13] Pereira G, Folmer V, Miralha CTT, Escoto DF. Percepções sobre o Ensino de Bioquímica nos anos inicias do Ensino Fundamental. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Rio Grande do Sul - RS. 2013; 5(2). [14] Folmer V, Barbosa NBV, Soares FAA, Rocha JBT. Experimental activities based on ill-structured problems improve brazilian school students understanding of the nature of scientific knowledge. Revista Eletrónica de Enseñanza de las Ciências. 2009; 8(1): 232-254. [15] Freire P. Educação como prática da liberdade. 19 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. [16] Assunção TV, Nascimento RR. O inventário de estilos de aprendizagem de David Kolb e os professores de ciências e matemática: diálogo sobre o método de ensino. 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O Facebook enquanto plataforma de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. 2013; 6(2). [33] Silva HJG, Rodrigues JJV, Silva VMG. Produção de vídeos educativos com o aparelho de telefone celular: uma proposta para promover a aprendizagem significativa no ensino de ciências no ensino fundamental. Revista Tecnologias na Educação. 2017; 23(1): 01-12. [34] Vasconcelos FCGC, Melo SKS, Arroio A, Leão MBC. O uso vídeos no ensino de química: análise da temática nas publicações da química nova na escola. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas. 2013; v. extra, p. 3624-3630. [35] Oliveira PS, Oliveira FS, Lacerda CD, Coelho AA, Bianconi ML. Vídeos educacionais de curta duração para o ensino de Bioquímica. Revista de Ensino de Bioquímica. 2017; 15 esp:212-221. [36] Morán JM. O vídeo na sala de aula. Comunicação e Educação. 1995; 2: 27-35. |
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