Editorial 2019 – 1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerber Hornink, Gabriel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Amaral Gonçalves Bianco, André, Treis Trindade, Vera Maria, Galembeck, Eduardo, Baptista Torres, Bayardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/880
Resumo: Iniciamos 2019 com seis artigos, contemplando todas as seções da revista: “Pesquisa em Ensino”, “Inovações Educacionais”, “REB na Escola” e "Imagem pública e divulgação científica,Apresentamos três pesquisas na seção “Pesquisa em Ensino”, a primeira abordando a concepção pelos alunos da relação DNA-RNA-Proteína a partir de questionários e mapas conceituais, destacando a relevância do uso de mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem desses conceitos e no estabelecimento das múltiplas relações.O segundo artigo apresenta o estudo sobre o impacto da participação em uma liga acadêmica sobre fisiologia médica na formação inicial dos estudantes, ressaltando esta área como importante correlata à Bioquímica e destacando a importância das discussões dos casos clínicos para formação discente.O terceiro artigo da seção apresenta um estudo sobre os conhecimentos, por estudantes de uma universidade federal, sobre o valor calórico do álcool e seus impactos na nutrição, indicando uma forte necessidade de se trabalhar as características do etanol, do ponto de vista nutricional, nos cursos, principalmente focando a questão do sobrepeso e obesidade.Na seção “Inovações Educacionais” apresentamos um material, jogo arcade educacional digital para computadores, no qual se trabalham conceitos relacionadas à síntese de ATP, desde a via glicolítica, até a cadeia de transporte de elétrons, sendo que o mesmo passou por um teste piloto com alunos da disciplina de Bioquímica, mostrando haver potencial de melhoria da aprendizagem dos conceitos. Na sequência, apresentamos um trabalho que abordou o uso de ferramentas de bioinformática no ensino-aprendizagem dos conteúdos de bioquímica.Finalizamos o primeiro número de 2019 com um artigo de uma ação de divulgação científica abordando a população da neurociência com alunos do ensino médio. Essa é uma área interessante que acaba por fazer interface com conceitos de diversas áreas, como Bioquímica e Biologia Molecular. Neste ano, tivemos o 2º Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular que recebeu 13 submissões. O trabalho vencedor abordou uma prática inovadora envolvendo a interação ligante-proteína, com monitoramento por espectrofotometria. O prêmio foi entregue durante a cerimônia de encerramento da 48ª Reunião Anual da SBBq.Com o fechamento do número 1 de 2019, o editor-chefe encerra suas atividades na chefia da revista, sendo que, nesta função, atuará o prof. Dr. André A.G. Bianco da Unifesp.
id SBBQM-1_94a19a5989d9a61beda1bdf32b1f58b5
oai_identifier_str oai:ojs.bioquimica.org.br:article/880
network_acronym_str SBBQM-1
network_name_str Revista de Ensino de Bioquímica
repository_id_str
spelling Editorial 2019 – 1editorialeditorial, SBBq, REB, ensino de BioquímicaIniciamos 2019 com seis artigos, contemplando todas as seções da revista: “Pesquisa em Ensino”, “Inovações Educacionais”, “REB na Escola” e "Imagem pública e divulgação científica,Apresentamos três pesquisas na seção “Pesquisa em Ensino”, a primeira abordando a concepção pelos alunos da relação DNA-RNA-Proteína a partir de questionários e mapas conceituais, destacando a relevância do uso de mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem desses conceitos e no estabelecimento das múltiplas relações.O segundo artigo apresenta o estudo sobre o impacto da participação em uma liga acadêmica sobre fisiologia médica na formação inicial dos estudantes, ressaltando esta área como importante correlata à Bioquímica e destacando a importância das discussões dos casos clínicos para formação discente.O terceiro artigo da seção apresenta um estudo sobre os conhecimentos, por estudantes de uma universidade federal, sobre o valor calórico do álcool e seus impactos na nutrição, indicando uma forte necessidade de se trabalhar as características do etanol, do ponto de vista nutricional, nos cursos, principalmente focando a questão do sobrepeso e obesidade.Na seção “Inovações Educacionais” apresentamos um material, jogo arcade educacional digital para computadores, no qual se trabalham conceitos relacionadas à síntese de ATP, desde a via glicolítica, até a cadeia de transporte de elétrons, sendo que o mesmo passou por um teste piloto com alunos da disciplina de Bioquímica, mostrando haver potencial de melhoria da aprendizagem dos conceitos. Na sequência, apresentamos um trabalho que abordou o uso de ferramentas de bioinformática no ensino-aprendizagem dos conteúdos de bioquímica.Finalizamos o primeiro número de 2019 com um artigo de uma ação de divulgação científica abordando a população da neurociência com alunos do ensino médio. Essa é uma área interessante que acaba por fazer interface com conceitos de diversas áreas, como Bioquímica e Biologia Molecular. Neste ano, tivemos o 2º Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular que recebeu 13 submissões. O trabalho vencedor abordou uma prática inovadora envolvendo a interação ligante-proteína, com monitoramento por espectrofotometria. O prêmio foi entregue durante a cerimônia de encerramento da 48ª Reunião Anual da SBBq.Com o fechamento do número 1 de 2019, o editor-chefe encerra suas atividades na chefia da revista, sendo que, nesta função, atuará o prof. Dr. André A.G. Bianco da Unifesp.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqSBBqGerber Hornink, GabrielAmaral Gonçalves Bianco, AndréTreis Trindade, Vera MariaGalembeck, EduardoBaptista Torres, Bayardo2019-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/88010.16923/reb.v17i1.880Revista de Ensino de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); ivRevista de Enseñanza de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); ivJournal of Biochemistry Education; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); ivRevista de Ensino de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); iv2318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/880/676Direitos autorais 2019 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:24:22Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/880Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:24:22Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial 2019 – 1
title Editorial 2019 – 1
spellingShingle Editorial 2019 – 1
Gerber Hornink, Gabriel
editorial
editorial, SBBq, REB, ensino de Bioquímica
title_short Editorial 2019 – 1
title_full Editorial 2019 – 1
title_fullStr Editorial 2019 – 1
title_full_unstemmed Editorial 2019 – 1
title_sort Editorial 2019 – 1
author Gerber Hornink, Gabriel
author_facet Gerber Hornink, Gabriel
Amaral Gonçalves Bianco, André
Treis Trindade, Vera Maria
Galembeck, Eduardo
Baptista Torres, Bayardo
author_role author
author2 Amaral Gonçalves Bianco, André
Treis Trindade, Vera Maria
Galembeck, Eduardo
Baptista Torres, Bayardo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv SBBq
dc.contributor.author.fl_str_mv Gerber Hornink, Gabriel
Amaral Gonçalves Bianco, André
Treis Trindade, Vera Maria
Galembeck, Eduardo
Baptista Torres, Bayardo
dc.subject.por.fl_str_mv editorial
editorial, SBBq, REB, ensino de Bioquímica
topic editorial
editorial, SBBq, REB, ensino de Bioquímica
description Iniciamos 2019 com seis artigos, contemplando todas as seções da revista: “Pesquisa em Ensino”, “Inovações Educacionais”, “REB na Escola” e "Imagem pública e divulgação científica,Apresentamos três pesquisas na seção “Pesquisa em Ensino”, a primeira abordando a concepção pelos alunos da relação DNA-RNA-Proteína a partir de questionários e mapas conceituais, destacando a relevância do uso de mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem desses conceitos e no estabelecimento das múltiplas relações.O segundo artigo apresenta o estudo sobre o impacto da participação em uma liga acadêmica sobre fisiologia médica na formação inicial dos estudantes, ressaltando esta área como importante correlata à Bioquímica e destacando a importância das discussões dos casos clínicos para formação discente.O terceiro artigo da seção apresenta um estudo sobre os conhecimentos, por estudantes de uma universidade federal, sobre o valor calórico do álcool e seus impactos na nutrição, indicando uma forte necessidade de se trabalhar as características do etanol, do ponto de vista nutricional, nos cursos, principalmente focando a questão do sobrepeso e obesidade.Na seção “Inovações Educacionais” apresentamos um material, jogo arcade educacional digital para computadores, no qual se trabalham conceitos relacionadas à síntese de ATP, desde a via glicolítica, até a cadeia de transporte de elétrons, sendo que o mesmo passou por um teste piloto com alunos da disciplina de Bioquímica, mostrando haver potencial de melhoria da aprendizagem dos conceitos. Na sequência, apresentamos um trabalho que abordou o uso de ferramentas de bioinformática no ensino-aprendizagem dos conteúdos de bioquímica.Finalizamos o primeiro número de 2019 com um artigo de uma ação de divulgação científica abordando a população da neurociência com alunos do ensino médio. Essa é uma área interessante que acaba por fazer interface com conceitos de diversas áreas, como Bioquímica e Biologia Molecular. Neste ano, tivemos o 2º Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular que recebeu 13 submissões. O trabalho vencedor abordou uma prática inovadora envolvendo a interação ligante-proteína, com monitoramento por espectrofotometria. O prêmio foi entregue durante a cerimônia de encerramento da 48ª Reunião Anual da SBBq.Com o fechamento do número 1 de 2019, o editor-chefe encerra suas atividades na chefia da revista, sendo que, nesta função, atuará o prof. Dr. André A.G. Bianco da Unifesp.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-10
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/880
10.16923/reb.v17i1.880
url http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/880
identifier_str_mv 10.16923/reb.v17i1.880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/880/676
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); iv
Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); iv
Journal of Biochemistry Education; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); iv
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); iv
2318-8790
reponame:Revista de Ensino de Bioquímica
instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron:SBBQM
instname_str Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron_str SBBQM
institution SBBQM
reponame_str Revista de Ensino de Bioquímica
collection Revista de Ensino de Bioquímica
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
repository.mail.fl_str_mv contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com
_version_ 1752126677263056896