Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Vera Regina Medeiros
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Staudt, Keli Jaqueline, Moerschbacher, Sandra Wilhelm, Ajala, Ediele Ricardo, Fiorin, Tanise Maria, Santos, Antônio Vanderlei dos, Lawall, Ivani Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Bioquímica
Texto Completo: http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/793
Resumo: O dogma “DNA-RNA” descreve a transferência da informação contida no DNA para síntese proteica, por um intermediário de RNA. Não é um processo simples, sendo sugerido que a representação causa confusão ao entendimento do processo. O objetivo foi acompanhar o processo de construção de conceitos do dogma central da biologia por acadêmicos dos cursos de graduação da área da saúde e das ciências biológicas. Os acadêmicos participantes que responderam a questionários e elaboraram mapas conceituais, para avaliar a aprendizagem. Como resultados, observamos que falta compreensão do dogma pelos estudantes, principalmente quando 68% responderam que DNA faz, cria ou se transforma em RNA. Nos mapas conceituais, 32% usaram conceitos corretos, hierarquia e palavras-chave representativas. Concluímos que os mapas conceituais podem ser utilizados como recurso didático e avaliativo da aprendizagem, porque os alunos citam conceitos fazendo relações entre eles, e nesse momento se consolida o conhecimento.
id SBBQM-1_aff0f83e1f97c85afa29a5b77a5d240d
oai_identifier_str oai:ojs.bioquimica.org.br:article/793
network_acronym_str SBBQM-1
network_name_str Revista de Ensino de Bioquímica
repository_id_str
spelling Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína"Analysis of the knowledge of students of biological and health areas on the "DNA – RNA – Protein" dogmaBiologia e Saúde. "DNA - RNA - Proteína"Desoxirribonucleases; Biologia Molecular; AprendizagemDeoxyribonucleases; Molecular Biology; EducationO dogma “DNA-RNA” descreve a transferência da informação contida no DNA para síntese proteica, por um intermediário de RNA. Não é um processo simples, sendo sugerido que a representação causa confusão ao entendimento do processo. O objetivo foi acompanhar o processo de construção de conceitos do dogma central da biologia por acadêmicos dos cursos de graduação da área da saúde e das ciências biológicas. Os acadêmicos participantes que responderam a questionários e elaboraram mapas conceituais, para avaliar a aprendizagem. Como resultados, observamos que falta compreensão do dogma pelos estudantes, principalmente quando 68% responderam que DNA faz, cria ou se transforma em RNA. Nos mapas conceituais, 32% usaram conceitos corretos, hierarquia e palavras-chave representativas. Concluímos que os mapas conceituais podem ser utilizados como recurso didático e avaliativo da aprendizagem, porque os alunos citam conceitos fazendo relações entre eles, e nesse momento se consolida o conhecimento.The central dogma of “DNA-RNA” describes the transfer of information from DNA to protein synthesis through RNA intermediates. It is not a simple process, and it suggested that this representation adds confusion to its understanding. To try to solve the confusion, the objective of this study was to follow the process of constructing concepts of the central dogma of biology by undergraduate students of health and biological sciences. The students (a total of n=58) answered questionnaires and developed conceptual maps, to evaluate learning. As a result, we observe that there is lack of understanding of this dogma by students, especially when 68% responded that doubling DNA does, creates or transforms into RNA. In concept maps, 32% used correct concepts, hierarchy and representative keywords. We conclude that conceptual maps as a didactic and evaluative resource of learning can be used, because students cite concepts by making relationships between them, thus consolidating knowledge.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqUniversidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCNPqCNPqAndrade, Vera Regina MedeirosStaudt, Keli JaquelineMoerschbacher, Sandra WilhelmAjala, Ediele RicardoFiorin, Tanise MariaSantos, Antônio Vanderlei dosLawall, Ivani Teresinha2019-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/79310.16923/reb.v17i1.793Revista de Ensino de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 1 - 15Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 1 - 15Journal of Biochemistry Education; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 1 - 15Revista de Ensino de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 1 - 152318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/793/664/*ref*/Watson JD, Crick FH. Molecular structure of nucleic acids: a structure for deoxyribose nucleic acid. Nature. 1953; 171:737-38./*ref*/Oliveira THG, Santos NF, Beltramini L .O DNA: uma sinopse histórica. Revista de Ensino de Bioquímica. 2004;2(1): A1-A16./*ref*/Crick FH. Central dogma of molecular biology. Nature. 1970;227:561-63./*ref*/Jann NP, Leite FM. Jogo do DNA: um instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Ciências & Cognição. 2010;15(1):282-93./*ref*/Wright LK, Fisk JN, Newman DL. DNA → RNA: what do students think the arrow means?. CBE Life Sciences Education. 2014;13(2):338-48./*ref*/Griffiths AF, Wessler SR, Carroll SB, Doebley J. Introdução à genética. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2009./*ref*/Snustad PD, Simmons MJ. Fundamentos da genética. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2013./*ref*/Primon SFC, Rezende BD. Conhecimento de graduandos do último semestre de cursos de licenciatura em ciências biológicas sobre DNA e RNA. 7º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências [Internet]. Florianópolis: Anais; 2009 [cited 04 June 2009]. Available from: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1599.pdf/*ref*/Ausubel DP. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Paralelo Editora; 2000./*ref*/Moreira MA. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física; 2012./*ref*/Yarden H, Marbach-Ad G, Gershoni JM. Using the concept map technique in teaching introductory cell biology to college freshmen. Bioscene. 2004;30(1):1-11./*ref*/Galante CES. O uso de mapas conceituais e mapas mentais como ferramentas pedagógicas no contexto educacional do ensino superior. Saber. 2014;3:1-28./*ref*/Gil AC. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas; 2008./*ref*/Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011./*ref*/CmapTools. Organize seus pensamentos em esquemas gráficos [Internet]. c2017 [cited 04 June 2017]. Available from: https://cmaptools.softonic.com.br//*ref*/Ruiz-Moreno L, Sonzogno MC, Batista SHS, Batista NA. Mapa conceitual: ensaiando critérios de análise. Ciência & Educação. 2007;13(3):453-63./*ref*/Silva MI, Orlando TC, Cotulio VRM, Gouvêa CMCP. Os conceitos de gene e DNA por alunos ingressantes na UNIFAL-MG e a efetividade da dramatização como estratégia de ensino de biologia molecular. Revista de Ensino de Bioquímica. 2014;12(2):24-36.Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, Brasil.Direitos autorais 2019 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:24:21Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/793Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:24:21Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína"
Analysis of the knowledge of students of biological and health areas on the "DNA – RNA – Protein" dogma
title Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína"
spellingShingle Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína"
Andrade, Vera Regina Medeiros
Biologia e Saúde. "DNA - RNA - Proteína"
Desoxirribonucleases; Biologia Molecular; Aprendizagem
Deoxyribonucleases; Molecular Biology; Education
title_short Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína"
title_full Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína"
title_fullStr Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína"
title_full_unstemmed Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína"
title_sort Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína"
author Andrade, Vera Regina Medeiros
author_facet Andrade, Vera Regina Medeiros
Staudt, Keli Jaqueline
Moerschbacher, Sandra Wilhelm
Ajala, Ediele Ricardo
Fiorin, Tanise Maria
Santos, Antônio Vanderlei dos
Lawall, Ivani Teresinha
author_role author
author2 Staudt, Keli Jaqueline
Moerschbacher, Sandra Wilhelm
Ajala, Ediele Ricardo
Fiorin, Tanise Maria
Santos, Antônio Vanderlei dos
Lawall, Ivani Teresinha
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
CNPq
CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Vera Regina Medeiros
Staudt, Keli Jaqueline
Moerschbacher, Sandra Wilhelm
Ajala, Ediele Ricardo
Fiorin, Tanise Maria
Santos, Antônio Vanderlei dos
Lawall, Ivani Teresinha
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia e Saúde. "DNA - RNA - Proteína"
Desoxirribonucleases; Biologia Molecular; Aprendizagem
Deoxyribonucleases; Molecular Biology; Education
topic Biologia e Saúde. "DNA - RNA - Proteína"
Desoxirribonucleases; Biologia Molecular; Aprendizagem
Deoxyribonucleases; Molecular Biology; Education
description O dogma “DNA-RNA” descreve a transferência da informação contida no DNA para síntese proteica, por um intermediário de RNA. Não é um processo simples, sendo sugerido que a representação causa confusão ao entendimento do processo. O objetivo foi acompanhar o processo de construção de conceitos do dogma central da biologia por acadêmicos dos cursos de graduação da área da saúde e das ciências biológicas. Os acadêmicos participantes que responderam a questionários e elaboraram mapas conceituais, para avaliar a aprendizagem. Como resultados, observamos que falta compreensão do dogma pelos estudantes, principalmente quando 68% responderam que DNA faz, cria ou se transforma em RNA. Nos mapas conceituais, 32% usaram conceitos corretos, hierarquia e palavras-chave representativas. Concluímos que os mapas conceituais podem ser utilizados como recurso didático e avaliativo da aprendizagem, porque os alunos citam conceitos fazendo relações entre eles, e nesse momento se consolida o conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-29
dc.type.none.fl_str_mv





dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/793
10.16923/reb.v17i1.793
url http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/793
identifier_str_mv 10.16923/reb.v17i1.793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/793/664
/*ref*/Watson JD, Crick FH. Molecular structure of nucleic acids: a structure for deoxyribose nucleic acid. Nature. 1953; 171:737-38.
/*ref*/Oliveira THG, Santos NF, Beltramini L .O DNA: uma sinopse histórica. Revista de Ensino de Bioquímica. 2004;2(1): A1-A16.
/*ref*/Crick FH. Central dogma of molecular biology. Nature. 1970;227:561-63.
/*ref*/Jann NP, Leite FM. Jogo do DNA: um instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Ciências & Cognição. 2010;15(1):282-93.
/*ref*/Wright LK, Fisk JN, Newman DL. DNA → RNA: what do students think the arrow means?. CBE Life Sciences Education. 2014;13(2):338-48.
/*ref*/Griffiths AF, Wessler SR, Carroll SB, Doebley J. Introdução à genética. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2009.
/*ref*/Snustad PD, Simmons MJ. Fundamentos da genética. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2013.
/*ref*/Primon SFC, Rezende BD. Conhecimento de graduandos do último semestre de cursos de licenciatura em ciências biológicas sobre DNA e RNA. 7º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências [Internet]. Florianópolis: Anais; 2009 [cited 04 June 2009]. Available from: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1599.pdf
/*ref*/Ausubel DP. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Paralelo Editora; 2000.
/*ref*/Moreira MA. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física; 2012.
/*ref*/Yarden H, Marbach-Ad G, Gershoni JM. Using the concept map technique in teaching introductory cell biology to college freshmen. Bioscene. 2004;30(1):1-11.
/*ref*/Galante CES. O uso de mapas conceituais e mapas mentais como ferramentas pedagógicas no contexto educacional do ensino superior. Saber. 2014;3:1-28.
/*ref*/Gil AC. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas; 2008.
/*ref*/Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.
/*ref*/CmapTools. Organize seus pensamentos em esquemas gráficos [Internet]. c2017 [cited 04 June 2017]. Available from: https://cmaptools.softonic.com.br/
/*ref*/Ruiz-Moreno L, Sonzogno MC, Batista SHS, Batista NA. Mapa conceitual: ensaiando critérios de análise. Ciência & Educação. 2007;13(3):453-63.
/*ref*/Silva MI, Orlando TC, Cotulio VRM, Gouvêa CMCP. Os conceitos de gene e DNA por alunos ingressantes na UNIFAL-MG e a efetividade da dramatização como estratégia de ensino de biologia molecular. Revista de Ensino de Bioquímica. 2014;12(2):24-36.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Ensino de Bioquímica
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, Brasil.





dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 1 - 15
Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 1 - 15
Journal of Biochemistry Education; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 1 - 15
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 1 - 15
2318-8790
reponame:Revista de Ensino de Bioquímica
instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron:SBBQM
instname_str Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
instacron_str SBBQM
institution SBBQM
reponame_str Revista de Ensino de Bioquímica
collection Revista de Ensino de Bioquímica
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
repository.mail.fl_str_mv contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com
_version_ 1752126679095967744