Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Bioquímica |
Texto Completo: | http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/793 |
Resumo: | O dogma “DNA-RNA” descreve a transferência da informação contida no DNA para síntese proteica, por um intermediário de RNA. Não é um processo simples, sendo sugerido que a representação causa confusão ao entendimento do processo. O objetivo foi acompanhar o processo de construção de conceitos do dogma central da biologia por acadêmicos dos cursos de graduação da área da saúde e das ciências biológicas. Os acadêmicos participantes que responderam a questionários e elaboraram mapas conceituais, para avaliar a aprendizagem. Como resultados, observamos que falta compreensão do dogma pelos estudantes, principalmente quando 68% responderam que DNA faz, cria ou se transforma em RNA. Nos mapas conceituais, 32% usaram conceitos corretos, hierarquia e palavras-chave representativas. Concluímos que os mapas conceituais podem ser utilizados como recurso didático e avaliativo da aprendizagem, porque os alunos citam conceitos fazendo relações entre eles, e nesse momento se consolida o conhecimento. |
id |
SBBQM-1_aff0f83e1f97c85afa29a5b77a5d240d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bioquimica.org.br:article/793 |
network_acronym_str |
SBBQM-1 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Bioquímica |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína"Analysis of the knowledge of students of biological and health areas on the "DNA – RNA – Protein" dogmaBiologia e Saúde. "DNA - RNA - Proteína"Desoxirribonucleases; Biologia Molecular; AprendizagemDeoxyribonucleases; Molecular Biology; EducationO dogma “DNA-RNA” descreve a transferência da informação contida no DNA para síntese proteica, por um intermediário de RNA. Não é um processo simples, sendo sugerido que a representação causa confusão ao entendimento do processo. O objetivo foi acompanhar o processo de construção de conceitos do dogma central da biologia por acadêmicos dos cursos de graduação da área da saúde e das ciências biológicas. Os acadêmicos participantes que responderam a questionários e elaboraram mapas conceituais, para avaliar a aprendizagem. Como resultados, observamos que falta compreensão do dogma pelos estudantes, principalmente quando 68% responderam que DNA faz, cria ou se transforma em RNA. Nos mapas conceituais, 32% usaram conceitos corretos, hierarquia e palavras-chave representativas. Concluímos que os mapas conceituais podem ser utilizados como recurso didático e avaliativo da aprendizagem, porque os alunos citam conceitos fazendo relações entre eles, e nesse momento se consolida o conhecimento.The central dogma of “DNA-RNA” describes the transfer of information from DNA to protein synthesis through RNA intermediates. It is not a simple process, and it suggested that this representation adds confusion to its understanding. To try to solve the confusion, the objective of this study was to follow the process of constructing concepts of the central dogma of biology by undergraduate students of health and biological sciences. The students (a total of n=58) answered questionnaires and developed conceptual maps, to evaluate learning. As a result, we observe that there is lack of understanding of this dogma by students, especially when 68% responded that doubling DNA does, creates or transforms into RNA. In concept maps, 32% used correct concepts, hierarchy and representative keywords. We conclude that conceptual maps as a didactic and evaluative resource of learning can be used, because students cite concepts by making relationships between them, thus consolidating knowledge.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqUniversidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesCNPqCNPqAndrade, Vera Regina MedeirosStaudt, Keli JaquelineMoerschbacher, Sandra WilhelmAjala, Ediele RicardoFiorin, Tanise MariaSantos, Antônio Vanderlei dosLawall, Ivani Teresinha2019-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/79310.16923/reb.v17i1.793Revista de Ensino de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 1 - 15Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 1 - 15Journal of Biochemistry Education; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 1 - 15Revista de Ensino de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 1 - 152318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/793/664/*ref*/Watson JD, Crick FH. Molecular structure of nucleic acids: a structure for deoxyribose nucleic acid. Nature. 1953; 171:737-38./*ref*/Oliveira THG, Santos NF, Beltramini L .O DNA: uma sinopse histórica. Revista de Ensino de Bioquímica. 2004;2(1): A1-A16./*ref*/Crick FH. Central dogma of molecular biology. Nature. 1970;227:561-63./*ref*/Jann NP, Leite FM. Jogo do DNA: um instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Ciências & Cognição. 2010;15(1):282-93./*ref*/Wright LK, Fisk JN, Newman DL. DNA → RNA: what do students think the arrow means?. CBE Life Sciences Education. 2014;13(2):338-48./*ref*/Griffiths AF, Wessler SR, Carroll SB, Doebley J. Introdução à genética. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2009./*ref*/Snustad PD, Simmons MJ. Fundamentos da genética. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2013./*ref*/Primon SFC, Rezende BD. Conhecimento de graduandos do último semestre de cursos de licenciatura em ciências biológicas sobre DNA e RNA. 7º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências [Internet]. Florianópolis: Anais; 2009 [cited 04 June 2009]. Available from: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1599.pdf/*ref*/Ausubel DP. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Paralelo Editora; 2000./*ref*/Moreira MA. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física; 2012./*ref*/Yarden H, Marbach-Ad G, Gershoni JM. Using the concept map technique in teaching introductory cell biology to college freshmen. Bioscene. 2004;30(1):1-11./*ref*/Galante CES. O uso de mapas conceituais e mapas mentais como ferramentas pedagógicas no contexto educacional do ensino superior. Saber. 2014;3:1-28./*ref*/Gil AC. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas; 2008./*ref*/Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011./*ref*/CmapTools. Organize seus pensamentos em esquemas gráficos [Internet]. c2017 [cited 04 June 2017]. Available from: https://cmaptools.softonic.com.br//*ref*/Ruiz-Moreno L, Sonzogno MC, Batista SHS, Batista NA. Mapa conceitual: ensaiando critérios de análise. Ciência & Educação. 2007;13(3):453-63./*ref*/Silva MI, Orlando TC, Cotulio VRM, Gouvêa CMCP. Os conceitos de gene e DNA por alunos ingressantes na UNIFAL-MG e a efetividade da dramatização como estratégia de ensino de biologia molecular. Revista de Ensino de Bioquímica. 2014;12(2):24-36.Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, Brasil.Direitos autorais 2019 Revista de Ensino de Bioquímicahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-25T17:24:21Zoai:ojs.bioquimica.org.br:article/793Revistahttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REBONGhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/oaicontato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com2318-87901677-2318opendoar:2022-03-25T17:24:21Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína" Analysis of the knowledge of students of biological and health areas on the "DNA – RNA – Protein" dogma |
title |
Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína" |
spellingShingle |
Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína" Andrade, Vera Regina Medeiros Biologia e Saúde. "DNA - RNA - Proteína" Desoxirribonucleases; Biologia Molecular; Aprendizagem Deoxyribonucleases; Molecular Biology; Education |
title_short |
Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína" |
title_full |
Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína" |
title_fullStr |
Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína" |
title_full_unstemmed |
Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína" |
title_sort |
Análise do conhecimento dos acadêmicos das áreas biológicas e saúde sobre o dogma "DNA – RNA – Proteína" |
author |
Andrade, Vera Regina Medeiros |
author_facet |
Andrade, Vera Regina Medeiros Staudt, Keli Jaqueline Moerschbacher, Sandra Wilhelm Ajala, Ediele Ricardo Fiorin, Tanise Maria Santos, Antônio Vanderlei dos Lawall, Ivani Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Staudt, Keli Jaqueline Moerschbacher, Sandra Wilhelm Ajala, Ediele Ricardo Fiorin, Tanise Maria Santos, Antônio Vanderlei dos Lawall, Ivani Teresinha |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões CNPq CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Vera Regina Medeiros Staudt, Keli Jaqueline Moerschbacher, Sandra Wilhelm Ajala, Ediele Ricardo Fiorin, Tanise Maria Santos, Antônio Vanderlei dos Lawall, Ivani Teresinha |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia e Saúde. "DNA - RNA - Proteína" Desoxirribonucleases; Biologia Molecular; Aprendizagem Deoxyribonucleases; Molecular Biology; Education |
topic |
Biologia e Saúde. "DNA - RNA - Proteína" Desoxirribonucleases; Biologia Molecular; Aprendizagem Deoxyribonucleases; Molecular Biology; Education |
description |
O dogma “DNA-RNA” descreve a transferência da informação contida no DNA para síntese proteica, por um intermediário de RNA. Não é um processo simples, sendo sugerido que a representação causa confusão ao entendimento do processo. O objetivo foi acompanhar o processo de construção de conceitos do dogma central da biologia por acadêmicos dos cursos de graduação da área da saúde e das ciências biológicas. Os acadêmicos participantes que responderam a questionários e elaboraram mapas conceituais, para avaliar a aprendizagem. Como resultados, observamos que falta compreensão do dogma pelos estudantes, principalmente quando 68% responderam que DNA faz, cria ou se transforma em RNA. Nos mapas conceituais, 32% usaram conceitos corretos, hierarquia e palavras-chave representativas. Concluímos que os mapas conceituais podem ser utilizados como recurso didático e avaliativo da aprendizagem, porque os alunos citam conceitos fazendo relações entre eles, e nesse momento se consolida o conhecimento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/793 10.16923/reb.v17i1.793 |
url |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/793 |
identifier_str_mv |
10.16923/reb.v17i1.793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/793/664 /*ref*/Watson JD, Crick FH. Molecular structure of nucleic acids: a structure for deoxyribose nucleic acid. Nature. 1953; 171:737-38. /*ref*/Oliveira THG, Santos NF, Beltramini L .O DNA: uma sinopse histórica. Revista de Ensino de Bioquímica. 2004;2(1): A1-A16. /*ref*/Crick FH. Central dogma of molecular biology. Nature. 1970;227:561-63. /*ref*/Jann NP, Leite FM. Jogo do DNA: um instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Ciências & Cognição. 2010;15(1):282-93. /*ref*/Wright LK, Fisk JN, Newman DL. DNA → RNA: what do students think the arrow means?. CBE Life Sciences Education. 2014;13(2):338-48. /*ref*/Griffiths AF, Wessler SR, Carroll SB, Doebley J. Introdução à genética. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2009. /*ref*/Snustad PD, Simmons MJ. Fundamentos da genética. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2013. /*ref*/Primon SFC, Rezende BD. Conhecimento de graduandos do último semestre de cursos de licenciatura em ciências biológicas sobre DNA e RNA. 7º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências [Internet]. Florianópolis: Anais; 2009 [cited 04 June 2009]. Available from: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1599.pdf /*ref*/Ausubel DP. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Paralelo Editora; 2000. /*ref*/Moreira MA. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física; 2012. /*ref*/Yarden H, Marbach-Ad G, Gershoni JM. Using the concept map technique in teaching introductory cell biology to college freshmen. Bioscene. 2004;30(1):1-11. /*ref*/Galante CES. O uso de mapas conceituais e mapas mentais como ferramentas pedagógicas no contexto educacional do ensino superior. Saber. 2014;3:1-28. /*ref*/Gil AC. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas; 2008. /*ref*/Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011. /*ref*/CmapTools. Organize seus pensamentos em esquemas gráficos [Internet]. c2017 [cited 04 June 2017]. Available from: https://cmaptools.softonic.com.br/ /*ref*/Ruiz-Moreno L, Sonzogno MC, Batista SHS, Batista NA. Mapa conceitual: ensaiando critérios de análise. Ciência & Educação. 2007;13(3):453-63. /*ref*/Silva MI, Orlando TC, Cotulio VRM, Gouvêa CMCP. Os conceitos de gene e DNA por alunos ingressantes na UNIFAL-MG e a efetividade da dramatização como estratégia de ensino de biologia molecular. Revista de Ensino de Bioquímica. 2014;12(2):24-36. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista de Ensino de Bioquímica http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista de Ensino de Bioquímica http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, Brasil. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 1 - 15 Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 1 - 15 Journal of Biochemistry Education; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 1 - 15 Revista de Ensino de Bioquímica; v. 17, n. 1 (2019): REB:(Jan-Jun); 1 - 15 2318-8790 reponame:Revista de Ensino de Bioquímica instname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) instacron:SBBQM |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) |
instacron_str |
SBBQM |
institution |
SBBQM |
reponame_str |
Revista de Ensino de Bioquímica |
collection |
Revista de Ensino de Bioquímica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Bioquímica - Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@bioquimica.org.br||ensinodebioquimica@gmail.com |
_version_ |
1752126679095967744 |