O ensino de Biologia Celular e Molecular na formação inicial docente a partir do método Team-based-learning
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Ensino de Bioquímica |
Texto Completo: | http://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/900 |
Resumo: | As disciplinas de biologia celular e molecular são consideradas temáticas de alto teor abstrato e complexo paraabordar no ensino médio, trazendo muitos desafios e insegurança para o futuro docente e dificultando oentendimento do conteúdo por parte dos alunos. Neste estudo investigou-se o ensino de Biologia Celular eMolecular na formação inicial docente, em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, diagnosticandosaberes dos acadêmicos e as potenciais práticas pedagógicas com expressivo potencial para a abordagem dotema. O grupo amostral foi constituído por Licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma Universidade daregião metropolitana de Porto Alegre/RS. Visando identificar as limitações ou fragilidades relativas a estastemáticas realizou-se uma coleta de dados inicial através de um questionário. Após, foi ministrada uma aulaabordando os conceitos de menor domínio dos estudantes e em seguida separou-se a turma em grupos paraaplicação da estratégia de team-based learning (TBL). A TBL demonstrou um resultado positivo quanto a interaçãodos acadêmicos durante a atividade, entretanto, revelou a fragilidade das disciplinas do núcleo de formação básicado licenciado em Ciências Biológicas. Compreendemos que a estrutura curricular da formação de docentes emCiências Biológicas traz uma vasta listagem de conceitos e saberes docentes, entretanto, são necessários maismomentos de reflexão sobre a transposição didática dos conceitos que estão sendo assimilados. |
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O ensino de Biologia Celular e Molecular na formação inicial docente a partir do método Team-based-learningBiologia celular; Biologia Molecular; TBLAprendizagem baseada em equipes; Ensino de Ciências; LicenciaturaAs disciplinas de biologia celular e molecular são consideradas temáticas de alto teor abstrato e complexo paraabordar no ensino médio, trazendo muitos desafios e insegurança para o futuro docente e dificultando oentendimento do conteúdo por parte dos alunos. Neste estudo investigou-se o ensino de Biologia Celular eMolecular na formação inicial docente, em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, diagnosticandosaberes dos acadêmicos e as potenciais práticas pedagógicas com expressivo potencial para a abordagem dotema. O grupo amostral foi constituído por Licenciandos do curso de Ciências Biológicas de uma Universidade daregião metropolitana de Porto Alegre/RS. Visando identificar as limitações ou fragilidades relativas a estastemáticas realizou-se uma coleta de dados inicial através de um questionário. Após, foi ministrada uma aulaabordando os conceitos de menor domínio dos estudantes e em seguida separou-se a turma em grupos paraaplicação da estratégia de team-based learning (TBL). A TBL demonstrou um resultado positivo quanto a interaçãodos acadêmicos durante a atividade, entretanto, revelou a fragilidade das disciplinas do núcleo de formação básicado licenciado em Ciências Biológicas. Compreendemos que a estrutura curricular da formação de docentes emCiências Biológicas traz uma vasta listagem de conceitos e saberes docentes, entretanto, são necessários maismomentos de reflexão sobre a transposição didática dos conceitos que estão sendo assimilados.Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBqSchallenberger, KarolineSoares, Natalia Aparecida2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/90010.16923/reb.v18i1.900Revista de Ensino de Bioquímica; v. 18, n. 1 (2020): REB (Jan-Jun); 65-79Revista de Enseñanza de Bioquímica; v. 18, n. 1 (2020): REB (Jan-Jun); 65-79Journal of Biochemistry Education; v. 18, n. 1 (2020): REB (Jan-Jun); 65-79Revista de Ensino de Bioquímica; v. 18, n. 1 (2020): REB (Jan-Jun); 65-792318-8790reponame:Revista de Ensino de Bioquímicainstname:Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)instacron:SBBQMporhttp://bioquimica.org.br/revista/ojs/index.php/REB/article/view/900/733/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCN+. 2002a. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnol Brasília, DF, [Internet]. 2002; Available at: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf [2] BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Ministério da Educ [Internet]. 2018; Available at: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf [3] Camargo SS, Infante-Malachias ME, Amabis JM. O Ensino De Biologia Molecular Em Faculdades E Escolas Médias De São Paulo. Rev Ensino Bioquímica. 2007;5(1):1. [4] Jann PN, Leite MDF. Jogo do DNA: um instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Ciências e Cognição. 2010;15(1):282–93. [5] McClean P, Johnson C, Rogers R, Daniels L, Reber J, Slator BM, et al. Molecular and cellular biology animations: Development and impact on student learning. Cell Biol Educ. 2005;4(SUMMER):169–79. [6] Orlando TC, Lima AR, Silva AM da, Fuzissaki CN, Ramos CL, Machado D, et al. Planejamento, Montagem E Aplicação De Modelos Didáticos Para Abordagem De Biologia Celular E Molecular No Ensino Médio Por Graduandos De Ciências Biológicas. Rev Ensino Bioquímica. 2009;7(1):1. [7] Melo JR de, Carmo EM. Investigações sobre o ensino de Genética e Biologia Molecular no Ensino Médio brasileiro: reflexões sobre as publicações científicas. Ciência Educ. 2009;15(3):592–611. [8] Melo B, Sant’Ana G. A prática da Metodologia Ativa. Com Ciências Saúde [Internet]. 2012;23(4):327–39. Available at: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/pratica_metodologia_ativa.pdf%0Ahttp://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/pratica_metodologia_ativa.pdf%0Ahttp://www.escs.edu.br/pesquisa/revista/2012Vol23_4_5_ApraticaMetodologiaAtival.pdf [9] Herzer M, Menezes FM. Avaliação da utilização de metodologias ativas no ensino superior: estudo de caso da disciplina de gestão da produção aplicada. J Chem Inf Model. 2013;53(9):1689–99. [10] Parmelee D, Michaelsen LK, Cook S, Hudes PD. Team-based learning: A practical guide: AMEE Guide No. 65. Med Teach. 2012;34(5). [11] Salkind N. “Technique for the Measurement of Attitudes, A”. In: Encyclopedia of Research Design. 2012. [12] Koles PG, Stolfi A, Borges NJ, Nelson S, Parmelee DX. The impact of team-based learning on medical students’ Academic Performance. Acad Med. 2010;85(11):1739–45. [13] Vigario AF, Cicillini GA. Os saberes e a trama do ensino de Biologia Celular no nível médio Knowledge forms and the plot of Cell Biology teaching in high school. 2019;57–74. [14] Vasconcellos C dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do trabalho políticopedagógico ao cotidiano da sala de aula. 2002. [15] Sasseron LH, Maria A, Carvalho P De. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. 2011;16(1):59–77. [16] Chassot A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. 2002;157–8. [17] De Lima DB, Garcia RN. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cad do Apl. 2011;24(1). [18] Duré RC, Abílio FJP. A Formação Inicial na Concepção Docente: Um Estudo Fenomenológico com Professores de Ciências Biológicas. Rev Bras Pesqui em Educ em Ciências. 2019;345–71. [19] Pereira dos Santos M. Extensão Universitária: Espaço de Aprendizagem Profissional e Suas Relações com o Ensino e a Pesquisa na Educação Superior. Extensio Rev Eletrônica Extensão. 2014;11(18):33. [20] Manchur J, Suriani ALA, Cunha MC da. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Rev Conex UEPG. 2013;9(2):334–41. [21] Legey A, Jurberg C, Coutinho C. Educação científica na mídia impressa brasileira: avaliação da divulgação de biologia celular em jornais e revistas selecionados. Alexandria Rev Educ em Ciência e Tecnol. 2009;2(3):35–52. [22] Anastasiou L das GC, Alves LP. Processos de ensinagem na universidade : pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 2004. [23] Albuquerque FM de AS, Farias CR de O, Araújo MLF. O uso educativo do Júri Simulado no Ensino Médio : estratégias para o estudo de uma temática. 2013; [24] Oliveira AS de, Soares MHFB. Juri Químico: Uma Atividade para Discutir Conseitos Químicos. Química Nov na Esc. 2005;18–24. [25] Kist CP, Ferraz DF. Compreensão de professores de biologia sobre as interações entre ciência, tecnologia e sociedade Introdução. Rev Bras Pesqui em Educ em Ciências. 2010;10. [26] Ribeiro RA, Santos R da S. 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