Disfunção miocárdica e alterações no trânsito de cálcio intracelular em ratos obesos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima-Leopoldo,Ana Paula
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Leopoldo,André S., Sugizaki,Mário M., Bruno,Alessandro, Nascimento,André F., Luvizotto,Renata A. M., Oliveira Júnior,Silvio A. de, Castardeli,Edson, Padovani,Carlos R., Cicogna,Antonio C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2011001200008
Resumo: FUNDAMENTO: Vários mecanismos têm sido propostos contribuir para a disfunção cardíaca em modelos de obesidade, tais como alterações nas proteínas do trânsito de cálcio (Ca+2) e nos receptores beta-adrenérgicos. Todavia, o papel desses fatores no desenvolvimento da disfunção miocárdica induzida pela obesidade ainda não está claro. OBJETIVO: Este estudo pretende investigar se a obesidade induzida por um ciclo de dieta hipercalóricas resulta em disfunção cardíaca. Além disso, foi avaliado se essa alteração funcional em ratos obesos está relacionada com o prejuízo do trânsito de Ca+2 e do sistema beta-adrenérgico. MÉTODOS: Ratos Wistar machos, 30 dias de idade, foram alimentados com ração padrão (C) e um ciclo de cinco dietas hipercalóricas (Ob) por 15 semanas. A obesidade foi definida pelo aumento da porcentagem de gordura corporal dos ratos. A função cardíaca foi avaliada mediante análise isolada do músculo papilar do ventrículo esquerdo em condições basais e após manobras inotrópicas e lusitrópicas. RESULTADOS: Em comparação com o grupo controle, os ratos obesos apresentaram aumento da gordura corporal e intolerância a glicose. Os músculos dos ratos obesos desenvolveram valores basais semelhantes; entretanto, as respostas miocárdicas ao potencial pós-pausa e aumento de Ca+2 extracelular foram comprometidas. Não houve alterações na função cardíaca entre os grupos após a estimulação beta-adrenérgica. CONCLUSÃO: A obesidade promove disfunção cardíaca relacionada com alterações no trânsito de Ca+2 intracelular. Esse prejuízo funcional é provavelmente ocasionado pela redução da atividade da bomba de Ca+2 do retículo sarcoplasmático (SERCA2a) via Ca+2 calmodulina-quinase.
id SBC-1_1373ae20ddaaddd7fb85ca899a9af6f4
oai_identifier_str oai:scielo:S0066-782X2011001200008
network_acronym_str SBC-1
network_name_str Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
repository_id_str
spelling Disfunção miocárdica e alterações no trânsito de cálcio intracelular em ratos obesosDisfunção ventricularratosobesidadehipercalcemiareceptores beta-adrenérgicosFUNDAMENTO: Vários mecanismos têm sido propostos contribuir para a disfunção cardíaca em modelos de obesidade, tais como alterações nas proteínas do trânsito de cálcio (Ca+2) e nos receptores beta-adrenérgicos. Todavia, o papel desses fatores no desenvolvimento da disfunção miocárdica induzida pela obesidade ainda não está claro. OBJETIVO: Este estudo pretende investigar se a obesidade induzida por um ciclo de dieta hipercalóricas resulta em disfunção cardíaca. Além disso, foi avaliado se essa alteração funcional em ratos obesos está relacionada com o prejuízo do trânsito de Ca+2 e do sistema beta-adrenérgico. MÉTODOS: Ratos Wistar machos, 30 dias de idade, foram alimentados com ração padrão (C) e um ciclo de cinco dietas hipercalóricas (Ob) por 15 semanas. A obesidade foi definida pelo aumento da porcentagem de gordura corporal dos ratos. A função cardíaca foi avaliada mediante análise isolada do músculo papilar do ventrículo esquerdo em condições basais e após manobras inotrópicas e lusitrópicas. RESULTADOS: Em comparação com o grupo controle, os ratos obesos apresentaram aumento da gordura corporal e intolerância a glicose. Os músculos dos ratos obesos desenvolveram valores basais semelhantes; entretanto, as respostas miocárdicas ao potencial pós-pausa e aumento de Ca+2 extracelular foram comprometidas. Não houve alterações na função cardíaca entre os grupos após a estimulação beta-adrenérgica. CONCLUSÃO: A obesidade promove disfunção cardíaca relacionada com alterações no trânsito de Ca+2 intracelular. Esse prejuízo funcional é provavelmente ocasionado pela redução da atividade da bomba de Ca+2 do retículo sarcoplasmático (SERCA2a) via Ca+2 calmodulina-quinase.Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2011001200008Arquivos Brasileiros de Cardiologia v.97 n.3 2011reponame:Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)instacron:SBC10.1590/S0066-782X2011005000061info:eu-repo/semantics/openAccessLima-Leopoldo,Ana PaulaLeopoldo,André S.Sugizaki,Mário M.Bruno,AlessandroNascimento,André F.Luvizotto,Renata A. M.Oliveira Júnior,Silvio A. deCastardeli,EdsonPadovani,Carlos R.Cicogna,Antonio C.por2011-10-21T00:00:00Zoai:scielo:S0066-782X2011001200008Revistahttp://www.arquivosonline.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||arquivos@cardiol.br1678-41700066-782Xopendoar:2011-10-21T00:00Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)false
dc.title.none.fl_str_mv Disfunção miocárdica e alterações no trânsito de cálcio intracelular em ratos obesos
title Disfunção miocárdica e alterações no trânsito de cálcio intracelular em ratos obesos
spellingShingle Disfunção miocárdica e alterações no trânsito de cálcio intracelular em ratos obesos
Lima-Leopoldo,Ana Paula
Disfunção ventricular
ratos
obesidade
hipercalcemia
receptores beta-adrenérgicos
title_short Disfunção miocárdica e alterações no trânsito de cálcio intracelular em ratos obesos
title_full Disfunção miocárdica e alterações no trânsito de cálcio intracelular em ratos obesos
title_fullStr Disfunção miocárdica e alterações no trânsito de cálcio intracelular em ratos obesos
title_full_unstemmed Disfunção miocárdica e alterações no trânsito de cálcio intracelular em ratos obesos
title_sort Disfunção miocárdica e alterações no trânsito de cálcio intracelular em ratos obesos
author Lima-Leopoldo,Ana Paula
author_facet Lima-Leopoldo,Ana Paula
Leopoldo,André S.
Sugizaki,Mário M.
Bruno,Alessandro
Nascimento,André F.
Luvizotto,Renata A. M.
Oliveira Júnior,Silvio A. de
Castardeli,Edson
Padovani,Carlos R.
Cicogna,Antonio C.
author_role author
author2 Leopoldo,André S.
Sugizaki,Mário M.
Bruno,Alessandro
Nascimento,André F.
Luvizotto,Renata A. M.
Oliveira Júnior,Silvio A. de
Castardeli,Edson
Padovani,Carlos R.
Cicogna,Antonio C.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima-Leopoldo,Ana Paula
Leopoldo,André S.
Sugizaki,Mário M.
Bruno,Alessandro
Nascimento,André F.
Luvizotto,Renata A. M.
Oliveira Júnior,Silvio A. de
Castardeli,Edson
Padovani,Carlos R.
Cicogna,Antonio C.
dc.subject.por.fl_str_mv Disfunção ventricular
ratos
obesidade
hipercalcemia
receptores beta-adrenérgicos
topic Disfunção ventricular
ratos
obesidade
hipercalcemia
receptores beta-adrenérgicos
description FUNDAMENTO: Vários mecanismos têm sido propostos contribuir para a disfunção cardíaca em modelos de obesidade, tais como alterações nas proteínas do trânsito de cálcio (Ca+2) e nos receptores beta-adrenérgicos. Todavia, o papel desses fatores no desenvolvimento da disfunção miocárdica induzida pela obesidade ainda não está claro. OBJETIVO: Este estudo pretende investigar se a obesidade induzida por um ciclo de dieta hipercalóricas resulta em disfunção cardíaca. Além disso, foi avaliado se essa alteração funcional em ratos obesos está relacionada com o prejuízo do trânsito de Ca+2 e do sistema beta-adrenérgico. MÉTODOS: Ratos Wistar machos, 30 dias de idade, foram alimentados com ração padrão (C) e um ciclo de cinco dietas hipercalóricas (Ob) por 15 semanas. A obesidade foi definida pelo aumento da porcentagem de gordura corporal dos ratos. A função cardíaca foi avaliada mediante análise isolada do músculo papilar do ventrículo esquerdo em condições basais e após manobras inotrópicas e lusitrópicas. RESULTADOS: Em comparação com o grupo controle, os ratos obesos apresentaram aumento da gordura corporal e intolerância a glicose. Os músculos dos ratos obesos desenvolveram valores basais semelhantes; entretanto, as respostas miocárdicas ao potencial pós-pausa e aumento de Ca+2 extracelular foram comprometidas. Não houve alterações na função cardíaca entre os grupos após a estimulação beta-adrenérgica. CONCLUSÃO: A obesidade promove disfunção cardíaca relacionada com alterações no trânsito de Ca+2 intracelular. Esse prejuízo funcional é provavelmente ocasionado pela redução da atividade da bomba de Ca+2 do retículo sarcoplasmático (SERCA2a) via Ca+2 calmodulina-quinase.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2011001200008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2011001200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0066-782X2011005000061
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Cardiologia v.97 n.3 2011
reponame:Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
instacron:SBC
instname_str Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
instacron_str SBC
institution SBC
reponame_str Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
collection Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Online) - Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
repository.mail.fl_str_mv ||arquivos@cardiol.br
_version_ 1752126560651968512