Técnica de revascularização miocárdica com uso de toracoscopia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Leonardo Esteves
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Nataf,Patrick, Lima,André Esteves, Franceschini,Itacir Arlindo, Gomes,Cândido, Paniagua,Pedro, Carranza,Ricardo, Rezende,Maria Cristina, Gandjbachkh,Iradj
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381996000400003
Resumo: Os excelentes resultados da revascularização do miocárdio utilizando a artéria torácica interna (ATI) e a artéria interventricular anterior (AIA) estão consagrados. A realização de revascularização do miocárdio com auxílio de uma técnica pouco invasiva, a toracoscopia, é uma alternativa original, quando comparada com os métodos clássicos. A técnica consiste na dissecção da ATI esquerda com toracoscopia, e a anastomose coronariana abordando a Al A através de uma minitoracotomia anterior esquerda. A exclusão pulmonar esquerda é feita com intubação seletiva. Três incisões torácicas de 1,5 cm, ao nível do 5º e 6º espaços intercostais, possibilitam a introdução dos trocartes para a passagem da câmera endoscópica e dos diversos instrumentos cirúrgicos utilizados. Após a inspeção da cavidade pleural e do pulmão, a ATI é observada e, em seguida, dissecada em todo o seu trajeto. As colaterais são "clipadas" ou coaguladas. Uma minitoracotomia anterior de aproximadamente 6 cm no 4º espaço intercostal esquerdo é feita para abordar a AIA após a abertura do pericárdio. O controle da artéria coronária e a colocação de um shunt (após arteriotomia) permitem a realização da anastomose, com o coração batendo e sem auxílio de circulação extracorpórea. Esta técnica de revascularização coronária, com o uso de toracoscopia, é uma opção terapêutica para uma certa categoria de pacientes coronarianos e, provalvelmente, o início de uma nova época na cirurgia cardíaca, pois outras intervenções com toracoscopia já estão em fase experimental.
id SBCCV-1_df1fa1f61d123ec22f1a8985a79ab437
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-76381996000400003
network_acronym_str SBCCV-1
network_name_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository_id_str
spelling Técnica de revascularização miocárdica com uso de toracoscopiaRevascularização miocárdica/métodosArtérias torácicas/cirurgiaVasos coronários/cirurgiaToracoscopiaCirurgia minimamente invasivaOs excelentes resultados da revascularização do miocárdio utilizando a artéria torácica interna (ATI) e a artéria interventricular anterior (AIA) estão consagrados. A realização de revascularização do miocárdio com auxílio de uma técnica pouco invasiva, a toracoscopia, é uma alternativa original, quando comparada com os métodos clássicos. A técnica consiste na dissecção da ATI esquerda com toracoscopia, e a anastomose coronariana abordando a Al A através de uma minitoracotomia anterior esquerda. A exclusão pulmonar esquerda é feita com intubação seletiva. Três incisões torácicas de 1,5 cm, ao nível do 5º e 6º espaços intercostais, possibilitam a introdução dos trocartes para a passagem da câmera endoscópica e dos diversos instrumentos cirúrgicos utilizados. Após a inspeção da cavidade pleural e do pulmão, a ATI é observada e, em seguida, dissecada em todo o seu trajeto. As colaterais são "clipadas" ou coaguladas. Uma minitoracotomia anterior de aproximadamente 6 cm no 4º espaço intercostal esquerdo é feita para abordar a AIA após a abertura do pericárdio. O controle da artéria coronária e a colocação de um shunt (após arteriotomia) permitem a realização da anastomose, com o coração batendo e sem auxílio de circulação extracorpórea. Esta técnica de revascularização coronária, com o uso de toracoscopia, é uma opção terapêutica para uma certa categoria de pacientes coronarianos e, provalvelmente, o início de uma nova época na cirurgia cardíaca, pois outras intervenções com toracoscopia já estão em fase experimental.Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular1996-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381996000400003Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.11 n.4 1996reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)instacron:SBCCV10.1590/S0102-76381996000400003info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Leonardo EstevesNataf,PatrickLima,André EstevesFranceschini,Itacir ArlindoGomes,CândidoPaniagua,PedroCarranza,RicardoRezende,Maria CristinaGandjbachkh,Iradjpor2010-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S0102-76381996000400003Revistahttp://www.rbccv.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br1678-97410102-7638opendoar:2010-12-16T00:00Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)false
dc.title.none.fl_str_mv Técnica de revascularização miocárdica com uso de toracoscopia
title Técnica de revascularização miocárdica com uso de toracoscopia
spellingShingle Técnica de revascularização miocárdica com uso de toracoscopia
Lima,Leonardo Esteves
Revascularização miocárdica/métodos
Artérias torácicas/cirurgia
Vasos coronários/cirurgia
Toracoscopia
Cirurgia minimamente invasiva
title_short Técnica de revascularização miocárdica com uso de toracoscopia
title_full Técnica de revascularização miocárdica com uso de toracoscopia
title_fullStr Técnica de revascularização miocárdica com uso de toracoscopia
title_full_unstemmed Técnica de revascularização miocárdica com uso de toracoscopia
title_sort Técnica de revascularização miocárdica com uso de toracoscopia
author Lima,Leonardo Esteves
author_facet Lima,Leonardo Esteves
Nataf,Patrick
Lima,André Esteves
Franceschini,Itacir Arlindo
Gomes,Cândido
Paniagua,Pedro
Carranza,Ricardo
Rezende,Maria Cristina
Gandjbachkh,Iradj
author_role author
author2 Nataf,Patrick
Lima,André Esteves
Franceschini,Itacir Arlindo
Gomes,Cândido
Paniagua,Pedro
Carranza,Ricardo
Rezende,Maria Cristina
Gandjbachkh,Iradj
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Leonardo Esteves
Nataf,Patrick
Lima,André Esteves
Franceschini,Itacir Arlindo
Gomes,Cândido
Paniagua,Pedro
Carranza,Ricardo
Rezende,Maria Cristina
Gandjbachkh,Iradj
dc.subject.por.fl_str_mv Revascularização miocárdica/métodos
Artérias torácicas/cirurgia
Vasos coronários/cirurgia
Toracoscopia
Cirurgia minimamente invasiva
topic Revascularização miocárdica/métodos
Artérias torácicas/cirurgia
Vasos coronários/cirurgia
Toracoscopia
Cirurgia minimamente invasiva
description Os excelentes resultados da revascularização do miocárdio utilizando a artéria torácica interna (ATI) e a artéria interventricular anterior (AIA) estão consagrados. A realização de revascularização do miocárdio com auxílio de uma técnica pouco invasiva, a toracoscopia, é uma alternativa original, quando comparada com os métodos clássicos. A técnica consiste na dissecção da ATI esquerda com toracoscopia, e a anastomose coronariana abordando a Al A através de uma minitoracotomia anterior esquerda. A exclusão pulmonar esquerda é feita com intubação seletiva. Três incisões torácicas de 1,5 cm, ao nível do 5º e 6º espaços intercostais, possibilitam a introdução dos trocartes para a passagem da câmera endoscópica e dos diversos instrumentos cirúrgicos utilizados. Após a inspeção da cavidade pleural e do pulmão, a ATI é observada e, em seguida, dissecada em todo o seu trajeto. As colaterais são "clipadas" ou coaguladas. Uma minitoracotomia anterior de aproximadamente 6 cm no 4º espaço intercostal esquerdo é feita para abordar a AIA após a abertura do pericárdio. O controle da artéria coronária e a colocação de um shunt (após arteriotomia) permitem a realização da anastomose, com o coração batendo e sem auxílio de circulação extracorpórea. Esta técnica de revascularização coronária, com o uso de toracoscopia, é uma opção terapêutica para uma certa categoria de pacientes coronarianos e, provalvelmente, o início de uma nova época na cirurgia cardíaca, pois outras intervenções com toracoscopia já estão em fase experimental.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381996000400003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-76381996000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-76381996000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery v.11 n.4 1996
reponame:Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron:SBCCV
instname_str Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
instacron_str SBCCV
institution SBCCV
reponame_str Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
collection Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online)
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery (Online) - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)
repository.mail.fl_str_mv ||rosangela.monteiro@incor.usp.br|| domingo@braile.com.br|| brandau@braile.com.br
_version_ 1752126593610809344