Traumatismos raquimedulares penetrantes em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amato,Marcelo Campos Moraes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Santos,Marcelo Volpon, Weltson,Alfredo, Oliveira,Ricardo Santos de, Boullosa,José Luiz Romeo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Coluna/Columna
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-18512009000300014
Resumo: OBJETIVO: analisar a conduta em uma série de adolescentes com traumatismos raquimedulares penetrantes (TRMp) e, confrontando com a literatura, estabelecer a melhor estratégia terapêutica para esses pacientes. MÉTODOS: avaliação retrospectiva de prontuários médicos de dez pacientes, nove do sexo masculino e um do feminino, com TRMp e menores de 18 anos, tratados à nível hospitalar. Analisou-se a anamnese, o exame neurológico e os exames de imagem. A conduta terapêutica variou entre cirurgia ou conservador. RESULTADOS: a média de idade foi de 16 anos (13 a 18 anos). A mediana de hospitalização inicial foi de 11 dias (4 a 180 dias). Quatro pacientes foram submetidos à laminectomia, um ao desbridamento da lesão e os demais a tratamento conservador. Só um paciente, foi submetido à laminectomia, que migrou para Frankel E. Nenhum paciente apresentou infecção da ferida ou instabilidade tardia da coluna vertebral. CONCLUSÃO: as lesões medulares secundárias desempenham pouca importância no resultado neurológico, o que leva à definição clínica do quadro na admissão hospitalar da maioria dos casos. Houve uma nítida predominância de TRMp em adolescentes do sexo masculino. Não ocorreu diferença significativa entre as condutas realizadas em relação ao resultado neurológico, à infecção e instabilidade. O tratamento deve ser individualizado, não negligenciando o tratamento clínico e considerando a cirurgia apenas em casos específicos.
id SBCO-1_de1e4cd4cb5036633f08b3138b10a0fc
oai_identifier_str oai:scielo:S1808-18512009000300014
network_acronym_str SBCO-1
network_name_str Coluna/Columna
repository_id_str
spelling Traumatismos raquimedulares penetrantes em adolescentesTraumatismos da medula espinal/cirurgiaTraumatismos da medula espinal/terapiaFerimentos perfurantesAdolescenteOBJETIVO: analisar a conduta em uma série de adolescentes com traumatismos raquimedulares penetrantes (TRMp) e, confrontando com a literatura, estabelecer a melhor estratégia terapêutica para esses pacientes. MÉTODOS: avaliação retrospectiva de prontuários médicos de dez pacientes, nove do sexo masculino e um do feminino, com TRMp e menores de 18 anos, tratados à nível hospitalar. Analisou-se a anamnese, o exame neurológico e os exames de imagem. A conduta terapêutica variou entre cirurgia ou conservador. RESULTADOS: a média de idade foi de 16 anos (13 a 18 anos). A mediana de hospitalização inicial foi de 11 dias (4 a 180 dias). Quatro pacientes foram submetidos à laminectomia, um ao desbridamento da lesão e os demais a tratamento conservador. Só um paciente, foi submetido à laminectomia, que migrou para Frankel E. Nenhum paciente apresentou infecção da ferida ou instabilidade tardia da coluna vertebral. CONCLUSÃO: as lesões medulares secundárias desempenham pouca importância no resultado neurológico, o que leva à definição clínica do quadro na admissão hospitalar da maioria dos casos. Houve uma nítida predominância de TRMp em adolescentes do sexo masculino. Não ocorreu diferença significativa entre as condutas realizadas em relação ao resultado neurológico, à infecção e instabilidade. O tratamento deve ser individualizado, não negligenciando o tratamento clínico e considerando a cirurgia apenas em casos específicos.Sociedade Brasileira de Coluna2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-18512009000300014Coluna/Columna v.8 n.3 2009reponame:Coluna/Columnainstname:Sociedade Brasileira de Coluna (SBCO)instacron:SBCO10.1590/S1808-18512009000300014info:eu-repo/semantics/openAccessAmato,Marcelo Campos MoraesSantos,Marcelo VolponWeltson,AlfredoOliveira,Ricardo Santos deBoullosa,José Luiz Romeopor2010-01-19T00:00:00Zoai:scielo:S1808-18512009000300014Revistahttps://www.revistacoluna.org/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcoluna.columna@uol.com.br||revistacoluna@uol.com.br2177-014X1808-1851opendoar:2010-01-19T00:00Coluna/Columna - Sociedade Brasileira de Coluna (SBCO)false
dc.title.none.fl_str_mv Traumatismos raquimedulares penetrantes em adolescentes
title Traumatismos raquimedulares penetrantes em adolescentes
spellingShingle Traumatismos raquimedulares penetrantes em adolescentes
Amato,Marcelo Campos Moraes
Traumatismos da medula espinal/cirurgia
Traumatismos da medula espinal/terapia
Ferimentos perfurantes
Adolescente
title_short Traumatismos raquimedulares penetrantes em adolescentes
title_full Traumatismos raquimedulares penetrantes em adolescentes
title_fullStr Traumatismos raquimedulares penetrantes em adolescentes
title_full_unstemmed Traumatismos raquimedulares penetrantes em adolescentes
title_sort Traumatismos raquimedulares penetrantes em adolescentes
author Amato,Marcelo Campos Moraes
author_facet Amato,Marcelo Campos Moraes
Santos,Marcelo Volpon
Weltson,Alfredo
Oliveira,Ricardo Santos de
Boullosa,José Luiz Romeo
author_role author
author2 Santos,Marcelo Volpon
Weltson,Alfredo
Oliveira,Ricardo Santos de
Boullosa,José Luiz Romeo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amato,Marcelo Campos Moraes
Santos,Marcelo Volpon
Weltson,Alfredo
Oliveira,Ricardo Santos de
Boullosa,José Luiz Romeo
dc.subject.por.fl_str_mv Traumatismos da medula espinal/cirurgia
Traumatismos da medula espinal/terapia
Ferimentos perfurantes
Adolescente
topic Traumatismos da medula espinal/cirurgia
Traumatismos da medula espinal/terapia
Ferimentos perfurantes
Adolescente
description OBJETIVO: analisar a conduta em uma série de adolescentes com traumatismos raquimedulares penetrantes (TRMp) e, confrontando com a literatura, estabelecer a melhor estratégia terapêutica para esses pacientes. MÉTODOS: avaliação retrospectiva de prontuários médicos de dez pacientes, nove do sexo masculino e um do feminino, com TRMp e menores de 18 anos, tratados à nível hospitalar. Analisou-se a anamnese, o exame neurológico e os exames de imagem. A conduta terapêutica variou entre cirurgia ou conservador. RESULTADOS: a média de idade foi de 16 anos (13 a 18 anos). A mediana de hospitalização inicial foi de 11 dias (4 a 180 dias). Quatro pacientes foram submetidos à laminectomia, um ao desbridamento da lesão e os demais a tratamento conservador. Só um paciente, foi submetido à laminectomia, que migrou para Frankel E. Nenhum paciente apresentou infecção da ferida ou instabilidade tardia da coluna vertebral. CONCLUSÃO: as lesões medulares secundárias desempenham pouca importância no resultado neurológico, o que leva à definição clínica do quadro na admissão hospitalar da maioria dos casos. Houve uma nítida predominância de TRMp em adolescentes do sexo masculino. Não ocorreu diferença significativa entre as condutas realizadas em relação ao resultado neurológico, à infecção e instabilidade. O tratamento deve ser individualizado, não negligenciando o tratamento clínico e considerando a cirurgia apenas em casos específicos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-18512009000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-18512009000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1808-18512009000300014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Coluna
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Coluna
dc.source.none.fl_str_mv Coluna/Columna v.8 n.3 2009
reponame:Coluna/Columna
instname:Sociedade Brasileira de Coluna (SBCO)
instacron:SBCO
instname_str Sociedade Brasileira de Coluna (SBCO)
instacron_str SBCO
institution SBCO
reponame_str Coluna/Columna
collection Coluna/Columna
repository.name.fl_str_mv Coluna/Columna - Sociedade Brasileira de Coluna (SBCO)
repository.mail.fl_str_mv coluna.columna@uol.com.br||revistacoluna@uol.com.br
_version_ 1752126613372272640