REGULADOR DE CRESCIMENTO NA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE SEMENTES DE AVEIA-BRANCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KASPARY,T.E.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: LAMEGO,F.P., BELLÉ,C., KULCZYNSKI,S.M., PITTOL,D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Planta daninha (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582015000400739
Resumo: RESUMO A aveia-branca (Avena sativa) é uma importante alternativa para cultivos de inverno no sul do Brasil. Contudo, elevados percentuais de acamamento limitam sua produtividade. Nesse contexto, a utilização de reguladores de crescimento pode ser uma opção para evitar o acamamento e obter maior produtividade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de doses do regulador de crescimento trinexapac-ethyl sobre as características agronômicas da aveia-branca, bem como sua influência na qualidade fisiológica e sanitária das sementes. Um experimento foi conduzido em campo, onde foi avaliada a influência de quatro doses de trinexapac-ethyl (0, 50, 100 e 150 g i.a. ha-1) sobre a estatura de planta, o diâmetro de colmo, o percentual de acamamento e os componentes do rendimento. Um segundo experimento foi conduzido em laboratório, onde sementes provenientes do estudo em campo foram avaliadas quanto a qualidade fisiológica a partir da mensuração da germinação, primeira contagem da germinação, condutividade elétrica, comprimento e massa de plântulas, envelhecimento acelerado, teste de frio, índice de velocidade de germinação, índice de velocidade de emergência, massa seca de plântulas em campo e sanidade pelo método de Blotter Test. A utilização de doses crescentes de trinexapac-ethyl reduziu de forma quadrática a estatura, bem como o acamamento de plantas de aveia-branca. A dose de 100 g i.a ha-1 de regulador de crescimento proporcionou os melhores resultados para os componentes de produtividade em A. sativa. O uso do trinexapac-ethyl afeta negativamente a germinação e o vigor de sementes de aveiabranca, assim como a sua sanidade, reduzindo a capacidade de estabelecimento e desenvolvimento inicial da cultura.
id SBCPD-1_0bea46e93add4a04e8d39bcec04b0466
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-83582015000400739
network_acronym_str SBCPD-1
network_name_str Planta daninha (Online)
repository_id_str
spelling REGULADOR DE CRESCIMENTO NA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE SEMENTES DE AVEIA-BRANCAAvena sativatrinexapac-etildesempenho produtivogerminaçãovigorsanidadeRESUMO A aveia-branca (Avena sativa) é uma importante alternativa para cultivos de inverno no sul do Brasil. Contudo, elevados percentuais de acamamento limitam sua produtividade. Nesse contexto, a utilização de reguladores de crescimento pode ser uma opção para evitar o acamamento e obter maior produtividade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de doses do regulador de crescimento trinexapac-ethyl sobre as características agronômicas da aveia-branca, bem como sua influência na qualidade fisiológica e sanitária das sementes. Um experimento foi conduzido em campo, onde foi avaliada a influência de quatro doses de trinexapac-ethyl (0, 50, 100 e 150 g i.a. ha-1) sobre a estatura de planta, o diâmetro de colmo, o percentual de acamamento e os componentes do rendimento. Um segundo experimento foi conduzido em laboratório, onde sementes provenientes do estudo em campo foram avaliadas quanto a qualidade fisiológica a partir da mensuração da germinação, primeira contagem da germinação, condutividade elétrica, comprimento e massa de plântulas, envelhecimento acelerado, teste de frio, índice de velocidade de germinação, índice de velocidade de emergência, massa seca de plântulas em campo e sanidade pelo método de Blotter Test. A utilização de doses crescentes de trinexapac-ethyl reduziu de forma quadrática a estatura, bem como o acamamento de plantas de aveia-branca. A dose de 100 g i.a ha-1 de regulador de crescimento proporcionou os melhores resultados para os componentes de produtividade em A. sativa. O uso do trinexapac-ethyl afeta negativamente a germinação e o vigor de sementes de aveiabranca, assim como a sua sanidade, reduzindo a capacidade de estabelecimento e desenvolvimento inicial da cultura.Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas 2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582015000400739Planta Daninha v.33 n.4 2015reponame:Planta daninha (Online)instname:Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)instacron:SBCPD10.1590/S0100-83582015000400012info:eu-repo/semantics/openAccessKASPARY,T.E.LAMEGO,F.P.BELLÉ,C.KULCZYNSKI,S.M.PITTOL,D.por2016-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-83582015000400739Revistahttp://revistas.cpd.ufv.br/pdaninhaweb/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rpdaninha@gmail.com1806-96810100-8358opendoar:2016-01-06T00:00Planta daninha (Online) - Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)false
dc.title.none.fl_str_mv REGULADOR DE CRESCIMENTO NA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE SEMENTES DE AVEIA-BRANCA
title REGULADOR DE CRESCIMENTO NA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE SEMENTES DE AVEIA-BRANCA
spellingShingle REGULADOR DE CRESCIMENTO NA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE SEMENTES DE AVEIA-BRANCA
KASPARY,T.E.
Avena sativa
trinexapac-etil
desempenho produtivo
germinação
vigor
sanidade
title_short REGULADOR DE CRESCIMENTO NA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE SEMENTES DE AVEIA-BRANCA
title_full REGULADOR DE CRESCIMENTO NA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE SEMENTES DE AVEIA-BRANCA
title_fullStr REGULADOR DE CRESCIMENTO NA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE SEMENTES DE AVEIA-BRANCA
title_full_unstemmed REGULADOR DE CRESCIMENTO NA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE SEMENTES DE AVEIA-BRANCA
title_sort REGULADOR DE CRESCIMENTO NA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE SEMENTES DE AVEIA-BRANCA
author KASPARY,T.E.
author_facet KASPARY,T.E.
LAMEGO,F.P.
BELLÉ,C.
KULCZYNSKI,S.M.
PITTOL,D.
author_role author
author2 LAMEGO,F.P.
BELLÉ,C.
KULCZYNSKI,S.M.
PITTOL,D.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv KASPARY,T.E.
LAMEGO,F.P.
BELLÉ,C.
KULCZYNSKI,S.M.
PITTOL,D.
dc.subject.por.fl_str_mv Avena sativa
trinexapac-etil
desempenho produtivo
germinação
vigor
sanidade
topic Avena sativa
trinexapac-etil
desempenho produtivo
germinação
vigor
sanidade
description RESUMO A aveia-branca (Avena sativa) é uma importante alternativa para cultivos de inverno no sul do Brasil. Contudo, elevados percentuais de acamamento limitam sua produtividade. Nesse contexto, a utilização de reguladores de crescimento pode ser uma opção para evitar o acamamento e obter maior produtividade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de doses do regulador de crescimento trinexapac-ethyl sobre as características agronômicas da aveia-branca, bem como sua influência na qualidade fisiológica e sanitária das sementes. Um experimento foi conduzido em campo, onde foi avaliada a influência de quatro doses de trinexapac-ethyl (0, 50, 100 e 150 g i.a. ha-1) sobre a estatura de planta, o diâmetro de colmo, o percentual de acamamento e os componentes do rendimento. Um segundo experimento foi conduzido em laboratório, onde sementes provenientes do estudo em campo foram avaliadas quanto a qualidade fisiológica a partir da mensuração da germinação, primeira contagem da germinação, condutividade elétrica, comprimento e massa de plântulas, envelhecimento acelerado, teste de frio, índice de velocidade de germinação, índice de velocidade de emergência, massa seca de plântulas em campo e sanidade pelo método de Blotter Test. A utilização de doses crescentes de trinexapac-ethyl reduziu de forma quadrática a estatura, bem como o acamamento de plantas de aveia-branca. A dose de 100 g i.a ha-1 de regulador de crescimento proporcionou os melhores resultados para os componentes de produtividade em A. sativa. O uso do trinexapac-ethyl afeta negativamente a germinação e o vigor de sementes de aveiabranca, assim como a sua sanidade, reduzindo a capacidade de estabelecimento e desenvolvimento inicial da cultura.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582015000400739
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-83582015000400739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-83582015000400012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas
dc.source.none.fl_str_mv Planta Daninha v.33 n.4 2015
reponame:Planta daninha (Online)
instname:Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
instacron:SBCPD
instname_str Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
instacron_str SBCPD
institution SBCPD
reponame_str Planta daninha (Online)
collection Planta daninha (Online)
repository.name.fl_str_mv Planta daninha (Online) - Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
repository.mail.fl_str_mv ||rpdaninha@gmail.com
_version_ 1752126494817124352