Ozônio e ultra-som: processos alternativos para o tratamento do café despolpado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento,Luiz Carlos do
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Lima,Luiz Carlos de Oliveira, Picolli,Roberta Hilsdorf, Fiorini,João Evangelista, Duarte,Stella Maris da Silveira, Silva,José Maurício Schneedorf Ferreira da, Oliveira,Nelma de Mello Silva, Veiga,Sandra Maria de Oliveira Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Food Science and Technology (Campinas)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000200004
Resumo: Há um crescente interesse em tecnologias que melhorem a qualidade dos alimentos, bem como o aspecto segurança alimentar. Após a água, o café é a bebida mais consumida no planeta, existindo uma demanda crescente por tipos especiais em alguns países importadores, como o café despolpado. Este tipo é obtido pela remoção da mucilagem, ao se submeter o café à fermentação, cujo processo varia com o clima e a microbiota associada, entre outros fatores, podendo levar ao detrimento da qualidade do produto e da saúde do consumidor. Assim, faz-se necessário investigar novas tecnologias que possam auxiliar na obtenção de produtos com melhor padronização, qualidade e que ofereçam maior segurança alimentar. O ozônio e o ultra-som são tecnologias usadas em diversas áreas, com grande flexibilidade e resultados promissores na obtenção e no tratamento de uma infinidade de alimentos. São conhecidas as potentes características oxidantes e microbicidas de ambos, mas seus mecanismos ainda não são bem esclarecidos quando utilizados em tecidos vivos. Seus efeitos sobre os vários parâmetros de qualidade devem ser estudados, compreendidos e ajustados, antes de serem utilizados em larga escala na indústria. No presente trabalho, foi aplicado o ozônio ou o ultra-som como tratamentos prévios à fermentação do café, demonstrando sua eficácia na melhoria da segurança alimentar do café despolpado, sem alteração perceptível da qualidade da bebida.
id SBCTA-1_2007c23f559db6b8c44f9e1b53b75c11
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-20612008000200004
network_acronym_str SBCTA-1
network_name_str Food Science and Technology (Campinas)
repository_id_str
spelling Ozônio e ultra-som: processos alternativos para o tratamento do café despolpadocafé despolpadoozônioultra-somqualidadesensorialHá um crescente interesse em tecnologias que melhorem a qualidade dos alimentos, bem como o aspecto segurança alimentar. Após a água, o café é a bebida mais consumida no planeta, existindo uma demanda crescente por tipos especiais em alguns países importadores, como o café despolpado. Este tipo é obtido pela remoção da mucilagem, ao se submeter o café à fermentação, cujo processo varia com o clima e a microbiota associada, entre outros fatores, podendo levar ao detrimento da qualidade do produto e da saúde do consumidor. Assim, faz-se necessário investigar novas tecnologias que possam auxiliar na obtenção de produtos com melhor padronização, qualidade e que ofereçam maior segurança alimentar. O ozônio e o ultra-som são tecnologias usadas em diversas áreas, com grande flexibilidade e resultados promissores na obtenção e no tratamento de uma infinidade de alimentos. São conhecidas as potentes características oxidantes e microbicidas de ambos, mas seus mecanismos ainda não são bem esclarecidos quando utilizados em tecidos vivos. Seus efeitos sobre os vários parâmetros de qualidade devem ser estudados, compreendidos e ajustados, antes de serem utilizados em larga escala na indústria. No presente trabalho, foi aplicado o ozônio ou o ultra-som como tratamentos prévios à fermentação do café, demonstrando sua eficácia na melhoria da segurança alimentar do café despolpado, sem alteração perceptível da qualidade da bebida.Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000200004Food Science and Technology v.28 n.2 2008reponame:Food Science and Technology (Campinas)instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)instacron:SBCTA10.1590/S0101-20612008000200004info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Luiz Carlos doLima,Luiz Carlos de OliveiraPicolli,Roberta HilsdorfFiorini,João EvangelistaDuarte,Stella Maris da SilveiraSilva,José Maurício Schneedorf Ferreira daOliveira,Nelma de Mello SilvaVeiga,Sandra Maria de Oliveira Moraispor2008-07-07T00:00:00Zoai:scielo:S0101-20612008000200004Revistahttp://www.scielo.br/ctaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbcta.org.br1678-457X0101-2061opendoar:2008-07-07T00:00Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ozônio e ultra-som: processos alternativos para o tratamento do café despolpado
title Ozônio e ultra-som: processos alternativos para o tratamento do café despolpado
spellingShingle Ozônio e ultra-som: processos alternativos para o tratamento do café despolpado
Nascimento,Luiz Carlos do
café despolpado
ozônio
ultra-som
qualidade
sensorial
title_short Ozônio e ultra-som: processos alternativos para o tratamento do café despolpado
title_full Ozônio e ultra-som: processos alternativos para o tratamento do café despolpado
title_fullStr Ozônio e ultra-som: processos alternativos para o tratamento do café despolpado
title_full_unstemmed Ozônio e ultra-som: processos alternativos para o tratamento do café despolpado
title_sort Ozônio e ultra-som: processos alternativos para o tratamento do café despolpado
author Nascimento,Luiz Carlos do
author_facet Nascimento,Luiz Carlos do
Lima,Luiz Carlos de Oliveira
Picolli,Roberta Hilsdorf
Fiorini,João Evangelista
Duarte,Stella Maris da Silveira
Silva,José Maurício Schneedorf Ferreira da
Oliveira,Nelma de Mello Silva
Veiga,Sandra Maria de Oliveira Morais
author_role author
author2 Lima,Luiz Carlos de Oliveira
Picolli,Roberta Hilsdorf
Fiorini,João Evangelista
Duarte,Stella Maris da Silveira
Silva,José Maurício Schneedorf Ferreira da
Oliveira,Nelma de Mello Silva
Veiga,Sandra Maria de Oliveira Morais
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento,Luiz Carlos do
Lima,Luiz Carlos de Oliveira
Picolli,Roberta Hilsdorf
Fiorini,João Evangelista
Duarte,Stella Maris da Silveira
Silva,José Maurício Schneedorf Ferreira da
Oliveira,Nelma de Mello Silva
Veiga,Sandra Maria de Oliveira Morais
dc.subject.por.fl_str_mv café despolpado
ozônio
ultra-som
qualidade
sensorial
topic café despolpado
ozônio
ultra-som
qualidade
sensorial
description Há um crescente interesse em tecnologias que melhorem a qualidade dos alimentos, bem como o aspecto segurança alimentar. Após a água, o café é a bebida mais consumida no planeta, existindo uma demanda crescente por tipos especiais em alguns países importadores, como o café despolpado. Este tipo é obtido pela remoção da mucilagem, ao se submeter o café à fermentação, cujo processo varia com o clima e a microbiota associada, entre outros fatores, podendo levar ao detrimento da qualidade do produto e da saúde do consumidor. Assim, faz-se necessário investigar novas tecnologias que possam auxiliar na obtenção de produtos com melhor padronização, qualidade e que ofereçam maior segurança alimentar. O ozônio e o ultra-som são tecnologias usadas em diversas áreas, com grande flexibilidade e resultados promissores na obtenção e no tratamento de uma infinidade de alimentos. São conhecidas as potentes características oxidantes e microbicidas de ambos, mas seus mecanismos ainda não são bem esclarecidos quando utilizados em tecidos vivos. Seus efeitos sobre os vários parâmetros de qualidade devem ser estudados, compreendidos e ajustados, antes de serem utilizados em larga escala na indústria. No presente trabalho, foi aplicado o ozônio ou o ultra-som como tratamentos prévios à fermentação do café, demonstrando sua eficácia na melhoria da segurança alimentar do café despolpado, sem alteração perceptível da qualidade da bebida.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-20612008000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
dc.source.none.fl_str_mv Food Science and Technology v.28 n.2 2008
reponame:Food Science and Technology (Campinas)
instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron:SBCTA
instname_str Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron_str SBCTA
institution SBCTA
reponame_str Food Science and Technology (Campinas)
collection Food Science and Technology (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbcta.org.br
_version_ 1752126313960833024