Desenvolvimento do perfil sensorial e aceitação de requeijão cremoso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Food Science and Technology (Campinas) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612003000300024 |
Resumo: | O perfil sensorial de requeijão cremoso foi desenvolvido por meio da Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) utilizando-se quatro marcas comerciais do produto. Onze termos descritivos foram desenvolvidos por uma equipe de provadores selecionados, que geraram também a definição de cada termo e as amostras-referência. Os dados obtidos foram submetidos a ANOVA, teste de Tukey e Análise de Componentes Principais. O requeijão da marca A caracterizou-se por apresentar baixa consistência e aparência lisa, enquanto a característica predominante na marca B foi o sabor salgado muito intenso. Os produtos das marcas C e D apresentaram perfis sensoriais semelhantes entre si e distintos da marca A, por serem mais consistentes. Foi também realizado um teste de aceitação utilizando escala hedônica de nove pontos. Todas as marcas apresentaram alta aceitabilidade global, não apresentando diferença significativa entre si. A aceitação dos consumidores foi baseada no manuseio do produto, os quais gostaram mais das amostras mais consistentes e com menor formação de fio. |
id |
SBCTA-1_6e14331795a33c672ec1d10dc9bd6c4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-20612003000300024 |
network_acronym_str |
SBCTA-1 |
network_name_str |
Food Science and Technology (Campinas) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento do perfil sensorial e aceitação de requeijão cremosorequeijão cremosocontrole de qualidadeanálise sensorialanálise descritiva quantitativaaceitaçãoO perfil sensorial de requeijão cremoso foi desenvolvido por meio da Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) utilizando-se quatro marcas comerciais do produto. Onze termos descritivos foram desenvolvidos por uma equipe de provadores selecionados, que geraram também a definição de cada termo e as amostras-referência. Os dados obtidos foram submetidos a ANOVA, teste de Tukey e Análise de Componentes Principais. O requeijão da marca A caracterizou-se por apresentar baixa consistência e aparência lisa, enquanto a característica predominante na marca B foi o sabor salgado muito intenso. Os produtos das marcas C e D apresentaram perfis sensoriais semelhantes entre si e distintos da marca A, por serem mais consistentes. Foi também realizado um teste de aceitação utilizando escala hedônica de nove pontos. Todas as marcas apresentaram alta aceitabilidade global, não apresentando diferença significativa entre si. A aceitação dos consumidores foi baseada no manuseio do produto, os quais gostaram mais das amostras mais consistentes e com menor formação de fio.Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612003000300024Food Science and Technology v.23 n.3 2003reponame:Food Science and Technology (Campinas)instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)instacron:SBCTA10.1590/S0101-20612003000300024info:eu-repo/semantics/openAccessGarruti,Deborah dos SantosBrito,Edy Sousa deBrandão,Telma M.Uchôa Jr.,PlínioSilva,Maria Aparecida A. P. dapor2004-04-15T00:00:00Zoai:scielo:S0101-20612003000300024Revistahttp://www.scielo.br/ctaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbcta.org.br1678-457X0101-2061opendoar:2004-04-15T00:00Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento do perfil sensorial e aceitação de requeijão cremoso |
title |
Desenvolvimento do perfil sensorial e aceitação de requeijão cremoso |
spellingShingle |
Desenvolvimento do perfil sensorial e aceitação de requeijão cremoso Garruti,Deborah dos Santos requeijão cremoso controle de qualidade análise sensorial análise descritiva quantitativa aceitação |
title_short |
Desenvolvimento do perfil sensorial e aceitação de requeijão cremoso |
title_full |
Desenvolvimento do perfil sensorial e aceitação de requeijão cremoso |
title_fullStr |
Desenvolvimento do perfil sensorial e aceitação de requeijão cremoso |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento do perfil sensorial e aceitação de requeijão cremoso |
title_sort |
Desenvolvimento do perfil sensorial e aceitação de requeijão cremoso |
author |
Garruti,Deborah dos Santos |
author_facet |
Garruti,Deborah dos Santos Brito,Edy Sousa de Brandão,Telma M. Uchôa Jr.,Plínio Silva,Maria Aparecida A. P. da |
author_role |
author |
author2 |
Brito,Edy Sousa de Brandão,Telma M. Uchôa Jr.,Plínio Silva,Maria Aparecida A. P. da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garruti,Deborah dos Santos Brito,Edy Sousa de Brandão,Telma M. Uchôa Jr.,Plínio Silva,Maria Aparecida A. P. da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
requeijão cremoso controle de qualidade análise sensorial análise descritiva quantitativa aceitação |
topic |
requeijão cremoso controle de qualidade análise sensorial análise descritiva quantitativa aceitação |
description |
O perfil sensorial de requeijão cremoso foi desenvolvido por meio da Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) utilizando-se quatro marcas comerciais do produto. Onze termos descritivos foram desenvolvidos por uma equipe de provadores selecionados, que geraram também a definição de cada termo e as amostras-referência. Os dados obtidos foram submetidos a ANOVA, teste de Tukey e Análise de Componentes Principais. O requeijão da marca A caracterizou-se por apresentar baixa consistência e aparência lisa, enquanto a característica predominante na marca B foi o sabor salgado muito intenso. Os produtos das marcas C e D apresentaram perfis sensoriais semelhantes entre si e distintos da marca A, por serem mais consistentes. Foi também realizado um teste de aceitação utilizando escala hedônica de nove pontos. Todas as marcas apresentaram alta aceitabilidade global, não apresentando diferença significativa entre si. A aceitação dos consumidores foi baseada no manuseio do produto, os quais gostaram mais das amostras mais consistentes e com menor formação de fio. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612003000300024 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612003000300024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-20612003000300024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Food Science and Technology v.23 n.3 2003 reponame:Food Science and Technology (Campinas) instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA) instacron:SBCTA |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA) |
instacron_str |
SBCTA |
institution |
SBCTA |
reponame_str |
Food Science and Technology (Campinas) |
collection |
Food Science and Technology (Campinas) |
repository.name.fl_str_mv |
Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@sbcta.org.br |
_version_ |
1752126311317372928 |