Caracterização química e funcional do caseinato de sódio e da globina bovina

Bibliographic Details
Main Author: SILVA,Janaína Guernica
Publication Date: 2000
Other Authors: ORNELLAS,Cléia Batista Dias, CARVALHO,Maria das Graças, JUNQUEIRA,Roberto Gonçalves, OLIVEIRA,Afonso de Liguori, SILVESTRE,Marialice Pinto Coelho
Format: Article
Language: por
Source: Food Science and Technology (Campinas)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612000000200015
Summary: Visando à aplicação industrial de proteínas do sangue bovino, foram testadas duas metodologias de extração da globina. Determinou-se, também, a composição química dessa proteína e o efeito da adição de NaCl sobre algumas propriedades fun-cionais, sendo os resultados obtidos comparados com os do caseinato de sódio comercial. O método de extração pela acetona acidificada apresentou maiores rendimentos e recuperação protéica do que o da carboximetilcelulose, entretanto, devido à presença de resíduos de solventes orgânicos na proteína obtida, seu uso não é recomendável em alimentos. Observaram-se, ainda, diferenças entre as composições químicas da globina bovina em função do procedimento de extração utilizado. Na avaliação das propriedades funcionais das proteínas, a adição de sal exerceu efeitos variados, tendo sido verificada uma redução da solubilidade da globina bovina, da capacidade emulsionante (EC) e do índice de atividade emulsionante (EAI), sendo essa mais acentuada na concentração salina próxima à dos produtos cárneos (0,25mol/L). Para o caseinato de sódio, esse nível de sal prejudicou todas as propriedades funcionais estudadas, exceto a estabilidade da emulsão (ES). Por outro lado, o emprego de uma concentração de NaCl 10 vezes menor contribuiu para melhorar o EAI e a ES.
id SBCTA-1_8304101ddbea5bae7c3bec782959f129
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-20612000000200015
network_acronym_str SBCTA-1
network_name_str Food Science and Technology (Campinas)
repository_id_str
spelling Caracterização química e funcional do caseinato de sódio e da globina bovinapropriedades funcionaiscomposição químicaglobina bovinacaseinato de sódioextraçãosalVisando à aplicação industrial de proteínas do sangue bovino, foram testadas duas metodologias de extração da globina. Determinou-se, também, a composição química dessa proteína e o efeito da adição de NaCl sobre algumas propriedades fun-cionais, sendo os resultados obtidos comparados com os do caseinato de sódio comercial. O método de extração pela acetona acidificada apresentou maiores rendimentos e recuperação protéica do que o da carboximetilcelulose, entretanto, devido à presença de resíduos de solventes orgânicos na proteína obtida, seu uso não é recomendável em alimentos. Observaram-se, ainda, diferenças entre as composições químicas da globina bovina em função do procedimento de extração utilizado. Na avaliação das propriedades funcionais das proteínas, a adição de sal exerceu efeitos variados, tendo sido verificada uma redução da solubilidade da globina bovina, da capacidade emulsionante (EC) e do índice de atividade emulsionante (EAI), sendo essa mais acentuada na concentração salina próxima à dos produtos cárneos (0,25mol/L). Para o caseinato de sódio, esse nível de sal prejudicou todas as propriedades funcionais estudadas, exceto a estabilidade da emulsão (ES). Por outro lado, o emprego de uma concentração de NaCl 10 vezes menor contribuiu para melhorar o EAI e a ES.Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos2000-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612000000200015Food Science and Technology v.20 n.2 2000reponame:Food Science and Technology (Campinas)instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)instacron:SBCTA10.1590/S0101-20612000000200015info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA,Janaína GuernicaORNELLAS,Cléia Batista DiasCARVALHO,Maria das GraçasJUNQUEIRA,Roberto GonçalvesOLIVEIRA,Afonso de LiguoriSILVESTRE,Marialice Pinto Coelhopor2001-04-20T00:00:00Zoai:scielo:S0101-20612000000200015Revistahttp://www.scielo.br/ctaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbcta.org.br1678-457X0101-2061opendoar:2001-04-20T00:00Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização química e funcional do caseinato de sódio e da globina bovina
title Caracterização química e funcional do caseinato de sódio e da globina bovina
spellingShingle Caracterização química e funcional do caseinato de sódio e da globina bovina
SILVA,Janaína Guernica
propriedades funcionais
composição química
globina bovina
caseinato de sódio
extração
sal
title_short Caracterização química e funcional do caseinato de sódio e da globina bovina
title_full Caracterização química e funcional do caseinato de sódio e da globina bovina
title_fullStr Caracterização química e funcional do caseinato de sódio e da globina bovina
title_full_unstemmed Caracterização química e funcional do caseinato de sódio e da globina bovina
title_sort Caracterização química e funcional do caseinato de sódio e da globina bovina
author SILVA,Janaína Guernica
author_facet SILVA,Janaína Guernica
ORNELLAS,Cléia Batista Dias
CARVALHO,Maria das Graças
JUNQUEIRA,Roberto Gonçalves
OLIVEIRA,Afonso de Liguori
SILVESTRE,Marialice Pinto Coelho
author_role author
author2 ORNELLAS,Cléia Batista Dias
CARVALHO,Maria das Graças
JUNQUEIRA,Roberto Gonçalves
OLIVEIRA,Afonso de Liguori
SILVESTRE,Marialice Pinto Coelho
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA,Janaína Guernica
ORNELLAS,Cléia Batista Dias
CARVALHO,Maria das Graças
JUNQUEIRA,Roberto Gonçalves
OLIVEIRA,Afonso de Liguori
SILVESTRE,Marialice Pinto Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv propriedades funcionais
composição química
globina bovina
caseinato de sódio
extração
sal
topic propriedades funcionais
composição química
globina bovina
caseinato de sódio
extração
sal
description Visando à aplicação industrial de proteínas do sangue bovino, foram testadas duas metodologias de extração da globina. Determinou-se, também, a composição química dessa proteína e o efeito da adição de NaCl sobre algumas propriedades fun-cionais, sendo os resultados obtidos comparados com os do caseinato de sódio comercial. O método de extração pela acetona acidificada apresentou maiores rendimentos e recuperação protéica do que o da carboximetilcelulose, entretanto, devido à presença de resíduos de solventes orgânicos na proteína obtida, seu uso não é recomendável em alimentos. Observaram-se, ainda, diferenças entre as composições químicas da globina bovina em função do procedimento de extração utilizado. Na avaliação das propriedades funcionais das proteínas, a adição de sal exerceu efeitos variados, tendo sido verificada uma redução da solubilidade da globina bovina, da capacidade emulsionante (EC) e do índice de atividade emulsionante (EAI), sendo essa mais acentuada na concentração salina próxima à dos produtos cárneos (0,25mol/L). Para o caseinato de sódio, esse nível de sal prejudicou todas as propriedades funcionais estudadas, exceto a estabilidade da emulsão (ES). Por outro lado, o emprego de uma concentração de NaCl 10 vezes menor contribuiu para melhorar o EAI e a ES.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612000000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612000000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-20612000000200015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
dc.source.none.fl_str_mv Food Science and Technology v.20 n.2 2000
reponame:Food Science and Technology (Campinas)
instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron:SBCTA
instname_str Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron_str SBCTA
institution SBCTA
reponame_str Food Science and Technology (Campinas)
collection Food Science and Technology (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbcta.org.br
_version_ 1752126310183862272