Características estruturais e físico-químicas de amidos de mandioquinha-salsa (Arracacia xanthorrhiza)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha,Thaís Souza
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Demiate,Ivo Mottin, Franco,Célia Maria Landi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Food Science and Technology (Campinas)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000300018
Resumo: O amido apresenta propriedades físico-químicas importantes que são dependentes de sua fonte botânica e de suas características estruturais. O amido de mandioquinha-salsa possui características especiais que o tornam elegível para utilização em vários alimentos processados. Neste trabalho, amidos de duas variedades de mandioquinha-salsa, Amarela de Carandaí (AC) e Amarela de Senador Amaral (ASA), foram isolados e suas características físico-químicas e estruturais determinadas. O amido obtido da variedade ASA apresentou grânulos com diâmetro médio maior que aqueles da variedade AC e mais que o dobro da quantidade de grânulos com tamanho >20 µm, quando comparado à outra variedade. Os amidos de ambas as variedades, observados em microscópio eletrônico de varredura, mostraram superfícies granulares lisas com formatos circulares e poliédricos para grânulos grandes e pequenos, respectivamente. A distribuição de tamanho molecular, viscosidade intrínseca e índice de cristalinidade dos amidos de ambas as variedades foram semelhantes, porém o teor de amilose foi maior para o amido da variedade AC. Maiores valores de viscosidade, poder de inchamento, e temperaturas de gelatinização foram observados para o amido da variedade ASA e podem estar relacionados ao menor teor de amilose e à maior proporção de grânulos grandes apresentados por este amido.
id SBCTA-1_b9498c724ae0b0d85cb6b53906955dbb
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-20612008000300018
network_acronym_str SBCTA-1
network_name_str Food Science and Technology (Campinas)
repository_id_str
spelling Características estruturais e físico-químicas de amidos de mandioquinha-salsa (Arracacia xanthorrhiza)amidomandioquinha-salsaestruturapropriedades físico-químicasO amido apresenta propriedades físico-químicas importantes que são dependentes de sua fonte botânica e de suas características estruturais. O amido de mandioquinha-salsa possui características especiais que o tornam elegível para utilização em vários alimentos processados. Neste trabalho, amidos de duas variedades de mandioquinha-salsa, Amarela de Carandaí (AC) e Amarela de Senador Amaral (ASA), foram isolados e suas características físico-químicas e estruturais determinadas. O amido obtido da variedade ASA apresentou grânulos com diâmetro médio maior que aqueles da variedade AC e mais que o dobro da quantidade de grânulos com tamanho >20 µm, quando comparado à outra variedade. Os amidos de ambas as variedades, observados em microscópio eletrônico de varredura, mostraram superfícies granulares lisas com formatos circulares e poliédricos para grânulos grandes e pequenos, respectivamente. A distribuição de tamanho molecular, viscosidade intrínseca e índice de cristalinidade dos amidos de ambas as variedades foram semelhantes, porém o teor de amilose foi maior para o amido da variedade AC. Maiores valores de viscosidade, poder de inchamento, e temperaturas de gelatinização foram observados para o amido da variedade ASA e podem estar relacionados ao menor teor de amilose e à maior proporção de grânulos grandes apresentados por este amido.Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000300018Food Science and Technology v.28 n.3 2008reponame:Food Science and Technology (Campinas)instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)instacron:SBCTA10.1590/S0101-20612008000300018info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Thaís SouzaDemiate,Ivo MottinFranco,Célia Maria Landipor2008-10-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-20612008000300018Revistahttp://www.scielo.br/ctaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbcta.org.br1678-457X0101-2061opendoar:2008-10-24T00:00Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Características estruturais e físico-químicas de amidos de mandioquinha-salsa (Arracacia xanthorrhiza)
title Características estruturais e físico-químicas de amidos de mandioquinha-salsa (Arracacia xanthorrhiza)
spellingShingle Características estruturais e físico-químicas de amidos de mandioquinha-salsa (Arracacia xanthorrhiza)
Rocha,Thaís Souza
amido
mandioquinha-salsa
estrutura
propriedades físico-químicas
title_short Características estruturais e físico-químicas de amidos de mandioquinha-salsa (Arracacia xanthorrhiza)
title_full Características estruturais e físico-químicas de amidos de mandioquinha-salsa (Arracacia xanthorrhiza)
title_fullStr Características estruturais e físico-químicas de amidos de mandioquinha-salsa (Arracacia xanthorrhiza)
title_full_unstemmed Características estruturais e físico-químicas de amidos de mandioquinha-salsa (Arracacia xanthorrhiza)
title_sort Características estruturais e físico-químicas de amidos de mandioquinha-salsa (Arracacia xanthorrhiza)
author Rocha,Thaís Souza
author_facet Rocha,Thaís Souza
Demiate,Ivo Mottin
Franco,Célia Maria Landi
author_role author
author2 Demiate,Ivo Mottin
Franco,Célia Maria Landi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha,Thaís Souza
Demiate,Ivo Mottin
Franco,Célia Maria Landi
dc.subject.por.fl_str_mv amido
mandioquinha-salsa
estrutura
propriedades físico-químicas
topic amido
mandioquinha-salsa
estrutura
propriedades físico-químicas
description O amido apresenta propriedades físico-químicas importantes que são dependentes de sua fonte botânica e de suas características estruturais. O amido de mandioquinha-salsa possui características especiais que o tornam elegível para utilização em vários alimentos processados. Neste trabalho, amidos de duas variedades de mandioquinha-salsa, Amarela de Carandaí (AC) e Amarela de Senador Amaral (ASA), foram isolados e suas características físico-químicas e estruturais determinadas. O amido obtido da variedade ASA apresentou grânulos com diâmetro médio maior que aqueles da variedade AC e mais que o dobro da quantidade de grânulos com tamanho >20 µm, quando comparado à outra variedade. Os amidos de ambas as variedades, observados em microscópio eletrônico de varredura, mostraram superfícies granulares lisas com formatos circulares e poliédricos para grânulos grandes e pequenos, respectivamente. A distribuição de tamanho molecular, viscosidade intrínseca e índice de cristalinidade dos amidos de ambas as variedades foram semelhantes, porém o teor de amilose foi maior para o amido da variedade AC. Maiores valores de viscosidade, poder de inchamento, e temperaturas de gelatinização foram observados para o amido da variedade ASA e podem estar relacionados ao menor teor de amilose e à maior proporção de grânulos grandes apresentados por este amido.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000300018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000300018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-20612008000300018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos
dc.source.none.fl_str_mv Food Science and Technology v.28 n.3 2008
reponame:Food Science and Technology (Campinas)
instname:Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron:SBCTA
instname_str Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
instacron_str SBCTA
institution SBCTA
reponame_str Food Science and Technology (Campinas)
collection Food Science and Technology (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Food Science and Technology (Campinas) - Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbcta.org.br
_version_ 1752126314045767680