Estudo in vivo de atividade anti-radicalar por quantificação de peróxidos cutâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pytel,Rodrigo Fuscelli
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Silva,Luciana Villa Nova, Nunes,Almir Storck, Gesztesi,Jean-Luc, Costa,Adilson da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais brasileiros de dermatologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962005001000010
Resumo: FUNDAMENTOS: O organismo humano possui eficientes mecanismos de defesa contra os radicais livres. A relação causal observada entre estresse oxidativo e diversos processos degenerativos despertou o interesse para a exploração de diversos antioxidantes. OBJETIVOS: Este trabalho propõe um método in vivo para comprovação da eficácia de um novo complexo de alta atividade anti-radicalar (acetato de tocoferila, licopeno e mistura de ácidos clorogênicos rica em ácido caféico). MÉTODOS: Neste ensaio, não invasivo e placebo controlado, a medida da taxa de peróxido cutâneo realizou-se em diferentes áreas - três após a incidência da radiação UV, duas tratadas, uma não tratada, e uma não tratada e não irradiada. A presença do peróxido foi detectada pela aplicação de sonda fluorescente em adesivo específico, que retirou uma amostra do estrato córneo dos sítios supracitados. O cálculo da proteção anti-radicalar dá-se em função das unidades fluorimétricas obtidas. RESULTADOS: Tomando-se como base áreas controles não irradiadas, as áreas irradiadas e tratadas com o complexo estudado apresentaram concentrações 116% menores (p=0,02%) de peróxidos cutâneos, com significância estatística em relação às áreas apenas irradiadas. Já as áreas irradiadas e tratadas com o placebo apresentaram concentrações apenas 49% menores (p=0,501), o que não é estatisticamente significativo em comparação às áreas irradiadas. CONCLUSÃO: Os resultados obtidos indicam que o complexo estudado possui significativa capacidade protetora da pele contra a ação de radicais livres formados a partir da exposição solar.
id SBD-1_d04ab4d009d88f47f350cd112e610289
oai_identifier_str oai:scielo:S0365-05962005001000010
network_acronym_str SBD-1
network_name_str Anais brasileiros de dermatologia (Online)
repository_id_str
spelling Estudo in vivo de atividade anti-radicalar por quantificação de peróxidos cutâneosAcetato de tocoferilaÁcido cafeicoÁcido clorogênicoAntioxidantesEnvelhecimento da peleFluorimetriaLicopenoRadicais livresFUNDAMENTOS: O organismo humano possui eficientes mecanismos de defesa contra os radicais livres. A relação causal observada entre estresse oxidativo e diversos processos degenerativos despertou o interesse para a exploração de diversos antioxidantes. OBJETIVOS: Este trabalho propõe um método in vivo para comprovação da eficácia de um novo complexo de alta atividade anti-radicalar (acetato de tocoferila, licopeno e mistura de ácidos clorogênicos rica em ácido caféico). MÉTODOS: Neste ensaio, não invasivo e placebo controlado, a medida da taxa de peróxido cutâneo realizou-se em diferentes áreas - três após a incidência da radiação UV, duas tratadas, uma não tratada, e uma não tratada e não irradiada. A presença do peróxido foi detectada pela aplicação de sonda fluorescente em adesivo específico, que retirou uma amostra do estrato córneo dos sítios supracitados. O cálculo da proteção anti-radicalar dá-se em função das unidades fluorimétricas obtidas. RESULTADOS: Tomando-se como base áreas controles não irradiadas, as áreas irradiadas e tratadas com o complexo estudado apresentaram concentrações 116% menores (p=0,02%) de peróxidos cutâneos, com significância estatística em relação às áreas apenas irradiadas. Já as áreas irradiadas e tratadas com o placebo apresentaram concentrações apenas 49% menores (p=0,501), o que não é estatisticamente significativo em comparação às áreas irradiadas. CONCLUSÃO: Os resultados obtidos indicam que o complexo estudado possui significativa capacidade protetora da pele contra a ação de radicais livres formados a partir da exposição solar.Sociedade Brasileira de Dermatologia2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962005001000010Anais Brasileiros de Dermatologia v.80 suppl.3 2005reponame:Anais brasileiros de dermatologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)instacron:SBD10.1590/S0365-05962005001000010info:eu-repo/semantics/openAccessPytel,Rodrigo FuscelliSilva,Luciana Villa NovaNunes,Almir StorckGesztesi,Jean-LucCosta,Adilson dapor2008-05-08T00:00:00Zoai:scielo:S0365-05962005001000010Revistahttp://www.anaisdedermatologia.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabd@sbd.org.br||revista@sbd.org.br1806-48410365-0596opendoar:2008-05-08T00:00Anais brasileiros de dermatologia (Online) - Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo in vivo de atividade anti-radicalar por quantificação de peróxidos cutâneos
title Estudo in vivo de atividade anti-radicalar por quantificação de peróxidos cutâneos
spellingShingle Estudo in vivo de atividade anti-radicalar por quantificação de peróxidos cutâneos
Pytel,Rodrigo Fuscelli
Acetato de tocoferila
Ácido cafeico
Ácido clorogênico
Antioxidantes
Envelhecimento da pele
Fluorimetria
Licopeno
Radicais livres
title_short Estudo in vivo de atividade anti-radicalar por quantificação de peróxidos cutâneos
title_full Estudo in vivo de atividade anti-radicalar por quantificação de peróxidos cutâneos
title_fullStr Estudo in vivo de atividade anti-radicalar por quantificação de peróxidos cutâneos
title_full_unstemmed Estudo in vivo de atividade anti-radicalar por quantificação de peróxidos cutâneos
title_sort Estudo in vivo de atividade anti-radicalar por quantificação de peróxidos cutâneos
author Pytel,Rodrigo Fuscelli
author_facet Pytel,Rodrigo Fuscelli
Silva,Luciana Villa Nova
Nunes,Almir Storck
Gesztesi,Jean-Luc
Costa,Adilson da
author_role author
author2 Silva,Luciana Villa Nova
Nunes,Almir Storck
Gesztesi,Jean-Luc
Costa,Adilson da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pytel,Rodrigo Fuscelli
Silva,Luciana Villa Nova
Nunes,Almir Storck
Gesztesi,Jean-Luc
Costa,Adilson da
dc.subject.por.fl_str_mv Acetato de tocoferila
Ácido cafeico
Ácido clorogênico
Antioxidantes
Envelhecimento da pele
Fluorimetria
Licopeno
Radicais livres
topic Acetato de tocoferila
Ácido cafeico
Ácido clorogênico
Antioxidantes
Envelhecimento da pele
Fluorimetria
Licopeno
Radicais livres
description FUNDAMENTOS: O organismo humano possui eficientes mecanismos de defesa contra os radicais livres. A relação causal observada entre estresse oxidativo e diversos processos degenerativos despertou o interesse para a exploração de diversos antioxidantes. OBJETIVOS: Este trabalho propõe um método in vivo para comprovação da eficácia de um novo complexo de alta atividade anti-radicalar (acetato de tocoferila, licopeno e mistura de ácidos clorogênicos rica em ácido caféico). MÉTODOS: Neste ensaio, não invasivo e placebo controlado, a medida da taxa de peróxido cutâneo realizou-se em diferentes áreas - três após a incidência da radiação UV, duas tratadas, uma não tratada, e uma não tratada e não irradiada. A presença do peróxido foi detectada pela aplicação de sonda fluorescente em adesivo específico, que retirou uma amostra do estrato córneo dos sítios supracitados. O cálculo da proteção anti-radicalar dá-se em função das unidades fluorimétricas obtidas. RESULTADOS: Tomando-se como base áreas controles não irradiadas, as áreas irradiadas e tratadas com o complexo estudado apresentaram concentrações 116% menores (p=0,02%) de peróxidos cutâneos, com significância estatística em relação às áreas apenas irradiadas. Já as áreas irradiadas e tratadas com o placebo apresentaram concentrações apenas 49% menores (p=0,501), o que não é estatisticamente significativo em comparação às áreas irradiadas. CONCLUSÃO: Os resultados obtidos indicam que o complexo estudado possui significativa capacidade protetora da pele contra a ação de radicais livres formados a partir da exposição solar.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962005001000010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962005001000010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0365-05962005001000010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Dermatologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Dermatologia
dc.source.none.fl_str_mv Anais Brasileiros de Dermatologia v.80 suppl.3 2005
reponame:Anais brasileiros de dermatologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
instacron:SBD
instname_str Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
instacron_str SBD
institution SBD
reponame_str Anais brasileiros de dermatologia (Online)
collection Anais brasileiros de dermatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Anais brasileiros de dermatologia (Online) - Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
repository.mail.fl_str_mv abd@sbd.org.br||revista@sbd.org.br
_version_ 1752126414831747072