Tatuagem: perfil e discurso de pessoas com inscrição de marcas no corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lise,Michelle Larissa Zini
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cataldo Neto,Alfredo, Gauer,Gabriel Jose Chitto, Dias,Hericka Zogbi Jorge, Pickering,Viviane Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais brasileiros de dermatologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962010000500006
Resumo: FUNDAMENTOS: A tatuagem é um fenômeno atávico e difuso que suscita abordagem por diversos saberes. Sua utilização por grupos específicos como prisioneiros e pacientes psiquiátricos sempre a manteve associada a um caráter de estigma. OBJETIVOS: Buscar o discurso do tatuado acerca da discriminação e da construção de estigmas a partir da inscrição de marcas no corpo. MÉTODOS: Foram analisadas entrevistas de 42 indivíduos. RESULTADOS: O perfil obtido foi de maioria de mulheres; com duas a quatro tatuagens; com 23 anos ao fazê-las; com formação superior completa; que acham que era moda fazer tatuagens; que não referem nenhum fato marcante que os tenha levado a fazer o desenho; que classificam a dor como suportável; que afirmam que nunca se sentiram discriminados; que nunca esconderam sua tatuagem; que acham que a tatuagem é um atrativo sexual; que não veem a tatuagem como uma forma de resistência cultural; que deixariam de fazê-la se lhes trouxesse prejuízo profissional; que dizem não ter usado álcool quando fizeram o desenho; que afirmam não serem usuários habituais de drogas; que acham que a tatuagem é uma forma de se expressar e de se embelezar. CONCLUSÕES: Percebeu-se que existe uma diferença entre o discurso do tatuado e os seus atos, quanto ao contexto social, e verificou-se uma importante mudança no significado da prática para o tatuado.
id SBD-1_ff6bffc0c72ddab07ece090a81f7c994
oai_identifier_str oai:scielo:S0365-05962010000500006
network_acronym_str SBD-1
network_name_str Anais brasileiros de dermatologia (Online)
repository_id_str
spelling Tatuagem: perfil e discurso de pessoas com inscrição de marcas no corpoPelePreconceitoTatuagemFUNDAMENTOS: A tatuagem é um fenômeno atávico e difuso que suscita abordagem por diversos saberes. Sua utilização por grupos específicos como prisioneiros e pacientes psiquiátricos sempre a manteve associada a um caráter de estigma. OBJETIVOS: Buscar o discurso do tatuado acerca da discriminação e da construção de estigmas a partir da inscrição de marcas no corpo. MÉTODOS: Foram analisadas entrevistas de 42 indivíduos. RESULTADOS: O perfil obtido foi de maioria de mulheres; com duas a quatro tatuagens; com 23 anos ao fazê-las; com formação superior completa; que acham que era moda fazer tatuagens; que não referem nenhum fato marcante que os tenha levado a fazer o desenho; que classificam a dor como suportável; que afirmam que nunca se sentiram discriminados; que nunca esconderam sua tatuagem; que acham que a tatuagem é um atrativo sexual; que não veem a tatuagem como uma forma de resistência cultural; que deixariam de fazê-la se lhes trouxesse prejuízo profissional; que dizem não ter usado álcool quando fizeram o desenho; que afirmam não serem usuários habituais de drogas; que acham que a tatuagem é uma forma de se expressar e de se embelezar. CONCLUSÕES: Percebeu-se que existe uma diferença entre o discurso do tatuado e os seus atos, quanto ao contexto social, e verificou-se uma importante mudança no significado da prática para o tatuado.Sociedade Brasileira de Dermatologia2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962010000500006Anais Brasileiros de Dermatologia v.85 n.5 2010reponame:Anais brasileiros de dermatologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)instacron:SBD10.1590/S0365-05962010000500006info:eu-repo/semantics/openAccessLise,Michelle Larissa ZiniCataldo Neto,AlfredoGauer,Gabriel Jose ChittoDias,Hericka Zogbi JorgePickering,Viviane Lealpor2010-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S0365-05962010000500006Revistahttp://www.anaisdedermatologia.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabd@sbd.org.br||revista@sbd.org.br1806-48410365-0596opendoar:2010-12-02T00:00Anais brasileiros de dermatologia (Online) - Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)false
dc.title.none.fl_str_mv Tatuagem: perfil e discurso de pessoas com inscrição de marcas no corpo
title Tatuagem: perfil e discurso de pessoas com inscrição de marcas no corpo
spellingShingle Tatuagem: perfil e discurso de pessoas com inscrição de marcas no corpo
Lise,Michelle Larissa Zini
Pele
Preconceito
Tatuagem
title_short Tatuagem: perfil e discurso de pessoas com inscrição de marcas no corpo
title_full Tatuagem: perfil e discurso de pessoas com inscrição de marcas no corpo
title_fullStr Tatuagem: perfil e discurso de pessoas com inscrição de marcas no corpo
title_full_unstemmed Tatuagem: perfil e discurso de pessoas com inscrição de marcas no corpo
title_sort Tatuagem: perfil e discurso de pessoas com inscrição de marcas no corpo
author Lise,Michelle Larissa Zini
author_facet Lise,Michelle Larissa Zini
Cataldo Neto,Alfredo
Gauer,Gabriel Jose Chitto
Dias,Hericka Zogbi Jorge
Pickering,Viviane Leal
author_role author
author2 Cataldo Neto,Alfredo
Gauer,Gabriel Jose Chitto
Dias,Hericka Zogbi Jorge
Pickering,Viviane Leal
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lise,Michelle Larissa Zini
Cataldo Neto,Alfredo
Gauer,Gabriel Jose Chitto
Dias,Hericka Zogbi Jorge
Pickering,Viviane Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Pele
Preconceito
Tatuagem
topic Pele
Preconceito
Tatuagem
description FUNDAMENTOS: A tatuagem é um fenômeno atávico e difuso que suscita abordagem por diversos saberes. Sua utilização por grupos específicos como prisioneiros e pacientes psiquiátricos sempre a manteve associada a um caráter de estigma. OBJETIVOS: Buscar o discurso do tatuado acerca da discriminação e da construção de estigmas a partir da inscrição de marcas no corpo. MÉTODOS: Foram analisadas entrevistas de 42 indivíduos. RESULTADOS: O perfil obtido foi de maioria de mulheres; com duas a quatro tatuagens; com 23 anos ao fazê-las; com formação superior completa; que acham que era moda fazer tatuagens; que não referem nenhum fato marcante que os tenha levado a fazer o desenho; que classificam a dor como suportável; que afirmam que nunca se sentiram discriminados; que nunca esconderam sua tatuagem; que acham que a tatuagem é um atrativo sexual; que não veem a tatuagem como uma forma de resistência cultural; que deixariam de fazê-la se lhes trouxesse prejuízo profissional; que dizem não ter usado álcool quando fizeram o desenho; que afirmam não serem usuários habituais de drogas; que acham que a tatuagem é uma forma de se expressar e de se embelezar. CONCLUSÕES: Percebeu-se que existe uma diferença entre o discurso do tatuado e os seus atos, quanto ao contexto social, e verificou-se uma importante mudança no significado da prática para o tatuado.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962010000500006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962010000500006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0365-05962010000500006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Dermatologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Dermatologia
dc.source.none.fl_str_mv Anais Brasileiros de Dermatologia v.85 n.5 2010
reponame:Anais brasileiros de dermatologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
instacron:SBD
instname_str Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
instacron_str SBD
institution SBD
reponame_str Anais brasileiros de dermatologia (Online)
collection Anais brasileiros de dermatologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Anais brasileiros de dermatologia (Online) - Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
repository.mail.fl_str_mv abd@sbd.org.br||revista@sbd.org.br
_version_ 1752126416697163776