Influência do corticóide na cicatrização da anastomose traqueal sob tensão em cães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Carlos Alberto Almeida de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Aguiar,José Lamartine de Andrade, Lima,Francisco Pignataro, Azevêdo,Ítalo Medeiros de, Medeiros,Aldo da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502003000700007
Resumo: OBJETIVO: Trabalho com o objetivo de analisar a freqüência e intensidade de estenose traqueal após ressecção e anastomose sob tensão; ação da metilprednisolona como agente profilático da estenose traqueal e a caracterização dos fenômenos da cicatrização com e sem o uso de corticóide. MÉTODOS: Foram utilidados 20 cães mestiços pesando 13± 5 Kg divididos aleatoriamente em dois grupos. No grupo A(n=10) não foi usado corticóide (controle). No grupo B foi usada a metilprednisolona IM na dose 10mg/Kg. Sob anestesia geral com intubação orotraqueal foram ressecados 3 anéis traqueais de todos animais, de modo que a força para aproximação das extremidades da traquéia foi uniformemente de 300gf. Após 30 dias de observação os animais foram tratados com dose letal de anestésico e KCl, quando foi ressecada a traquéia para medida dos diâmetros internos da anastomose e da traquéia normal, com auxílio de paquímetro digital. Na análise histopatológica com as colorações HE e tricrômico de Masson utilizou-se sistema digitalizado para quantificar as estruturas dos tecidos em cicatrização. RESULTADOS: Foi observado maior índice de estenose da traquéia no grupo A que não utilizou corticóide, do que no grupo B, com diferença significante (p<0,01). A reação inflamatória, formação de fibras colágenas e de fibroblastos ocorreu com densidade média mais intensa no grupo A, caracterizando uma diferença significante (p<0,01). CONCLUSÃO: Os dados permitem concluir que o uso da metilprednisolona em cães submetidos a ressecção de traquéia e anastomose sob tensão contribuiu para diminuir a intensidade e frequência da estenose na zona da anastomose e fez reduzir a reação inflamatória nos tecidos em cicatrização.
id SBDPC-1_4543b41d82a97fbf08d6cc37698af83d
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-86502003000700007
network_acronym_str SBDPC-1
network_name_str Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Influência do corticóide na cicatrização da anastomose traqueal sob tensão em cãesCorticóideMetilprednisolonaAnastomoseTraquéiaEstenoseTensãoOBJETIVO: Trabalho com o objetivo de analisar a freqüência e intensidade de estenose traqueal após ressecção e anastomose sob tensão; ação da metilprednisolona como agente profilático da estenose traqueal e a caracterização dos fenômenos da cicatrização com e sem o uso de corticóide. MÉTODOS: Foram utilidados 20 cães mestiços pesando 13± 5 Kg divididos aleatoriamente em dois grupos. No grupo A(n=10) não foi usado corticóide (controle). No grupo B foi usada a metilprednisolona IM na dose 10mg/Kg. Sob anestesia geral com intubação orotraqueal foram ressecados 3 anéis traqueais de todos animais, de modo que a força para aproximação das extremidades da traquéia foi uniformemente de 300gf. Após 30 dias de observação os animais foram tratados com dose letal de anestésico e KCl, quando foi ressecada a traquéia para medida dos diâmetros internos da anastomose e da traquéia normal, com auxílio de paquímetro digital. Na análise histopatológica com as colorações HE e tricrômico de Masson utilizou-se sistema digitalizado para quantificar as estruturas dos tecidos em cicatrização. RESULTADOS: Foi observado maior índice de estenose da traquéia no grupo A que não utilizou corticóide, do que no grupo B, com diferença significante (p<0,01). A reação inflamatória, formação de fibras colágenas e de fibroblastos ocorreu com densidade média mais intensa no grupo A, caracterizando uma diferença significante (p<0,01). CONCLUSÃO: Os dados permitem concluir que o uso da metilprednisolona em cães submetidos a ressecção de traquéia e anastomose sob tensão contribuiu para diminuir a intensidade e frequência da estenose na zona da anastomose e fez reduzir a reação inflamatória nos tecidos em cicatrização.Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502003000700007Acta Cirúrgica Brasileira v.18 suppl.1 2003reponame:Acta Cirúrgica Brasileira (Online)instname:Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)instacron:SBDPC10.1590/S0102-86502003000700007info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Carlos Alberto Almeida deAguiar,José Lamartine de AndradeLima,Francisco PignataroAzevêdo,Ítalo Medeiros deMedeiros,Aldo da Cunhapor2003-09-04T00:00:00Zoai:scielo:S0102-86502003000700007Revistahttps://www.bvs-vet.org.br/vetindex/periodicos/acta-cirurgica-brasileira/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sgolden@terra.com.br0102-86501678-2674opendoar:2003-09-04T00:00Acta Cirúrgica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do corticóide na cicatrização da anastomose traqueal sob tensão em cães
title Influência do corticóide na cicatrização da anastomose traqueal sob tensão em cães
spellingShingle Influência do corticóide na cicatrização da anastomose traqueal sob tensão em cães
Araújo,Carlos Alberto Almeida de
Corticóide
Metilprednisolona
Anastomose
Traquéia
Estenose
Tensão
title_short Influência do corticóide na cicatrização da anastomose traqueal sob tensão em cães
title_full Influência do corticóide na cicatrização da anastomose traqueal sob tensão em cães
title_fullStr Influência do corticóide na cicatrização da anastomose traqueal sob tensão em cães
title_full_unstemmed Influência do corticóide na cicatrização da anastomose traqueal sob tensão em cães
title_sort Influência do corticóide na cicatrização da anastomose traqueal sob tensão em cães
author Araújo,Carlos Alberto Almeida de
author_facet Araújo,Carlos Alberto Almeida de
Aguiar,José Lamartine de Andrade
Lima,Francisco Pignataro
Azevêdo,Ítalo Medeiros de
Medeiros,Aldo da Cunha
author_role author
author2 Aguiar,José Lamartine de Andrade
Lima,Francisco Pignataro
Azevêdo,Ítalo Medeiros de
Medeiros,Aldo da Cunha
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Carlos Alberto Almeida de
Aguiar,José Lamartine de Andrade
Lima,Francisco Pignataro
Azevêdo,Ítalo Medeiros de
Medeiros,Aldo da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Corticóide
Metilprednisolona
Anastomose
Traquéia
Estenose
Tensão
topic Corticóide
Metilprednisolona
Anastomose
Traquéia
Estenose
Tensão
description OBJETIVO: Trabalho com o objetivo de analisar a freqüência e intensidade de estenose traqueal após ressecção e anastomose sob tensão; ação da metilprednisolona como agente profilático da estenose traqueal e a caracterização dos fenômenos da cicatrização com e sem o uso de corticóide. MÉTODOS: Foram utilidados 20 cães mestiços pesando 13± 5 Kg divididos aleatoriamente em dois grupos. No grupo A(n=10) não foi usado corticóide (controle). No grupo B foi usada a metilprednisolona IM na dose 10mg/Kg. Sob anestesia geral com intubação orotraqueal foram ressecados 3 anéis traqueais de todos animais, de modo que a força para aproximação das extremidades da traquéia foi uniformemente de 300gf. Após 30 dias de observação os animais foram tratados com dose letal de anestésico e KCl, quando foi ressecada a traquéia para medida dos diâmetros internos da anastomose e da traquéia normal, com auxílio de paquímetro digital. Na análise histopatológica com as colorações HE e tricrômico de Masson utilizou-se sistema digitalizado para quantificar as estruturas dos tecidos em cicatrização. RESULTADOS: Foi observado maior índice de estenose da traquéia no grupo A que não utilizou corticóide, do que no grupo B, com diferença significante (p<0,01). A reação inflamatória, formação de fibras colágenas e de fibroblastos ocorreu com densidade média mais intensa no grupo A, caracterizando uma diferença significante (p<0,01). CONCLUSÃO: Os dados permitem concluir que o uso da metilprednisolona em cães submetidos a ressecção de traquéia e anastomose sob tensão contribuiu para diminuir a intensidade e frequência da estenose na zona da anastomose e fez reduzir a reação inflamatória nos tecidos em cicatrização.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502003000700007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502003000700007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-86502003000700007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia
dc.source.none.fl_str_mv Acta Cirúrgica Brasileira v.18 suppl.1 2003
reponame:Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
instname:Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)
instacron:SBDPC
instname_str Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)
instacron_str SBDPC
institution SBDPC
reponame_str Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
collection Acta Cirúrgica Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Cirúrgica Brasileira (Online) - Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia (SBDPC)
repository.mail.fl_str_mv ||sgolden@terra.com.br
_version_ 1752126436907417600