Biologia do psilídeo-de-concha Glycaspis brimblecombei Moore (Hemiptera, Psyllidae) em Eucalyptus spp.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Firmino-Winckler,Daniela Cristina
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Wilcken,Carlos Frederico, Oliveira,Nádia Cristina de, Matos,Carlos Alberto Oliveira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de entomologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0085-56262009000100030
Resumo: Biologia do psilídeo-de-concha Glycaspis brimblecombei Moore (Hemiptera, Psyllidae) em Eucalyptus spp.. Glycaspis brimblecombei Moore também conhecido por psilídeo-de-concha, se caracteriza por ser uma espécie específica ao gênero Eucalyptus L'Her. Este trabalho teve por objetivo determinar o ciclo biológico de G. brimblecombei em Eucalyptus spp. O trabalho foi conduzido em câmara climatizada (BOD), sob a temperatura de 26 °C e fotofase de 12 horas. As espécies de Eucalyptus utilizadas para o experimento foram: Eucalyptus camaldulensis, E. tereticornis, E. urophylla, E. grandis, Corymbia citriodora e um híbrido de E. grandis x E. urophylla ('urograndis'). Inicialmente foram utilizados 100 repetições (ninfas) tratamento (espécies de Eucalyptus). As avaliações foram diárias. Os parâmetros biológicos avaliados foram a duração e viabilidade do estágio ninfal, longevidade dos adultos, número de posturas/fêmea, duração do período embrionário, número e viabilidade ovos, longevidade dos adultos e duração do ciclo total. Os resultados obtidos demonstraram que salvo C. citriodora que apresentou ser letal ao desenvolvimento ninfal de G. brimblecombei as demais espécies de Eucalyptus testadas oferecem condições ao desenvolvimento biológico deste psilídeo, sendo que neste trabalho E. camaldulensis mostrou-se a mais adequada.
id SBE-1_860baa42fe33eb958781fe966502e181
oai_identifier_str oai:scielo:S0085-56262009000100030
network_acronym_str SBE-1
network_name_str Revista brasileira de entomologia (Online)
repository_id_str
spelling Biologia do psilídeo-de-concha Glycaspis brimblecombei Moore (Hemiptera, Psyllidae) em Eucalyptus spp.Psilídeo-de-conchaPraga florestalproteção florestalBiologia do psilídeo-de-concha Glycaspis brimblecombei Moore (Hemiptera, Psyllidae) em Eucalyptus spp.. Glycaspis brimblecombei Moore também conhecido por psilídeo-de-concha, se caracteriza por ser uma espécie específica ao gênero Eucalyptus L'Her. Este trabalho teve por objetivo determinar o ciclo biológico de G. brimblecombei em Eucalyptus spp. O trabalho foi conduzido em câmara climatizada (BOD), sob a temperatura de 26 °C e fotofase de 12 horas. As espécies de Eucalyptus utilizadas para o experimento foram: Eucalyptus camaldulensis, E. tereticornis, E. urophylla, E. grandis, Corymbia citriodora e um híbrido de E. grandis x E. urophylla ('urograndis'). Inicialmente foram utilizados 100 repetições (ninfas) tratamento (espécies de Eucalyptus). As avaliações foram diárias. Os parâmetros biológicos avaliados foram a duração e viabilidade do estágio ninfal, longevidade dos adultos, número de posturas/fêmea, duração do período embrionário, número e viabilidade ovos, longevidade dos adultos e duração do ciclo total. Os resultados obtidos demonstraram que salvo C. citriodora que apresentou ser letal ao desenvolvimento ninfal de G. brimblecombei as demais espécies de Eucalyptus testadas oferecem condições ao desenvolvimento biológico deste psilídeo, sendo que neste trabalho E. camaldulensis mostrou-se a mais adequada.Sociedade Brasileira De Entomologia2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0085-56262009000100030Revista Brasileira de Entomologia v.53 n.1 2009reponame:Revista brasileira de entomologia (Online)instname:Sociedade Brasileira De Entomologia (SBE)instacron:SBE10.1590/S0085-56262009000100030info:eu-repo/semantics/openAccessFirmino-Winckler,Daniela CristinaWilcken,Carlos FredericoOliveira,Nádia Cristina deMatos,Carlos Alberto Oliveira depor2009-05-04T00:00:00Zoai:scielo:S0085-56262009000100030Revistahttp://www.rbentomologia.com/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbe@ufpr.br1806-96650085-5626opendoar:2009-05-04T00:00Revista brasileira de entomologia (Online) - Sociedade Brasileira De Entomologia (SBE)false
dc.title.none.fl_str_mv Biologia do psilídeo-de-concha Glycaspis brimblecombei Moore (Hemiptera, Psyllidae) em Eucalyptus spp.
title Biologia do psilídeo-de-concha Glycaspis brimblecombei Moore (Hemiptera, Psyllidae) em Eucalyptus spp.
spellingShingle Biologia do psilídeo-de-concha Glycaspis brimblecombei Moore (Hemiptera, Psyllidae) em Eucalyptus spp.
Firmino-Winckler,Daniela Cristina
Psilídeo-de-concha
Praga florestal
proteção florestal
title_short Biologia do psilídeo-de-concha Glycaspis brimblecombei Moore (Hemiptera, Psyllidae) em Eucalyptus spp.
title_full Biologia do psilídeo-de-concha Glycaspis brimblecombei Moore (Hemiptera, Psyllidae) em Eucalyptus spp.
title_fullStr Biologia do psilídeo-de-concha Glycaspis brimblecombei Moore (Hemiptera, Psyllidae) em Eucalyptus spp.
title_full_unstemmed Biologia do psilídeo-de-concha Glycaspis brimblecombei Moore (Hemiptera, Psyllidae) em Eucalyptus spp.
title_sort Biologia do psilídeo-de-concha Glycaspis brimblecombei Moore (Hemiptera, Psyllidae) em Eucalyptus spp.
author Firmino-Winckler,Daniela Cristina
author_facet Firmino-Winckler,Daniela Cristina
Wilcken,Carlos Frederico
Oliveira,Nádia Cristina de
Matos,Carlos Alberto Oliveira de
author_role author
author2 Wilcken,Carlos Frederico
Oliveira,Nádia Cristina de
Matos,Carlos Alberto Oliveira de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Firmino-Winckler,Daniela Cristina
Wilcken,Carlos Frederico
Oliveira,Nádia Cristina de
Matos,Carlos Alberto Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv Psilídeo-de-concha
Praga florestal
proteção florestal
topic Psilídeo-de-concha
Praga florestal
proteção florestal
description Biologia do psilídeo-de-concha Glycaspis brimblecombei Moore (Hemiptera, Psyllidae) em Eucalyptus spp.. Glycaspis brimblecombei Moore também conhecido por psilídeo-de-concha, se caracteriza por ser uma espécie específica ao gênero Eucalyptus L'Her. Este trabalho teve por objetivo determinar o ciclo biológico de G. brimblecombei em Eucalyptus spp. O trabalho foi conduzido em câmara climatizada (BOD), sob a temperatura de 26 °C e fotofase de 12 horas. As espécies de Eucalyptus utilizadas para o experimento foram: Eucalyptus camaldulensis, E. tereticornis, E. urophylla, E. grandis, Corymbia citriodora e um híbrido de E. grandis x E. urophylla ('urograndis'). Inicialmente foram utilizados 100 repetições (ninfas) tratamento (espécies de Eucalyptus). As avaliações foram diárias. Os parâmetros biológicos avaliados foram a duração e viabilidade do estágio ninfal, longevidade dos adultos, número de posturas/fêmea, duração do período embrionário, número e viabilidade ovos, longevidade dos adultos e duração do ciclo total. Os resultados obtidos demonstraram que salvo C. citriodora que apresentou ser letal ao desenvolvimento ninfal de G. brimblecombei as demais espécies de Eucalyptus testadas oferecem condições ao desenvolvimento biológico deste psilídeo, sendo que neste trabalho E. camaldulensis mostrou-se a mais adequada.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0085-56262009000100030
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0085-56262009000100030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0085-56262009000100030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira De Entomologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira De Entomologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Entomologia v.53 n.1 2009
reponame:Revista brasileira de entomologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira De Entomologia (SBE)
instacron:SBE
instname_str Sociedade Brasileira De Entomologia (SBE)
instacron_str SBE
institution SBE
reponame_str Revista brasileira de entomologia (Online)
collection Revista brasileira de entomologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de entomologia (Online) - Sociedade Brasileira De Entomologia (SBE)
repository.mail.fl_str_mv ||sbe@ufpr.br
_version_ 1752126457917734912