Qualidade do corte basal de cana-de-açúcar utilizando-se de três modelos de facas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Voltarelli,Murilo A.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva,Rouverson P. da, Cassia,Marcelo T., Ortiz,Danilo F., Torres,Luma S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia Agrícola
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162015000300528
Resumo: A colheita mecanizada de cana-de-açúcar é uma tendência crescente e irreversível ao setor canavieiro, devido à sua maior operacionalidade durante os turnos diurno e noturno, em razão das leis ambientais e trabalhistas ligadas a esta operação. Entretanto, o grande desafio deste sistema é a melhoria do mecanismo de corte de base, uma vez que esse mecanismo é capaz de causar elevados índices de danos e abalos nas soqueiras quando associado ao desgaste das facas do mecanismo de corte basal. Diante do exposto, objetivou-se, neste trabalho, avaliar a qualidade do corte basal por meio dos índices de danos e abalos causados às soqueiras, bem como o desgaste de três modelos de facas do mecanismo de corte basal de cana-de-açúcar, em função do tempo de uso. O delineamento estatístico utilizado foi o inteiramente casualizado, utilizando-se de três malhas amostrais, com espaçamentos de 50,0 x 1,50 m entre si, para cada modelo de faca, em diferentes glebas no mesmo talhão e repetições. As avaliações realizadas foram: perda de massa, desgaste do comprimento, largura e espessura do fio de corte das facas, bem como altura de corte, índice de danos e de abalos às soqueiras. A qualidade do corte basal é afetada pelo modelo de faca utilizado e pelo tempo de uso. A faca B apresenta menor variação e maior qualidade do corte basal para os índices de danos e de abalos às soqueiras de cana-de-açúcar.
id SBEA-1_c2a953a1157ebbe63b43011d1cec1d8f
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-69162015000300528
network_acronym_str SBEA-1
network_name_str Engenharia Agrícola
repository_id_str
spelling Qualidade do corte basal de cana-de-açúcar utilizando-se de três modelos de facasdanos às soqueirascontrole estatístico de processocolheita mecanizadaA colheita mecanizada de cana-de-açúcar é uma tendência crescente e irreversível ao setor canavieiro, devido à sua maior operacionalidade durante os turnos diurno e noturno, em razão das leis ambientais e trabalhistas ligadas a esta operação. Entretanto, o grande desafio deste sistema é a melhoria do mecanismo de corte de base, uma vez que esse mecanismo é capaz de causar elevados índices de danos e abalos nas soqueiras quando associado ao desgaste das facas do mecanismo de corte basal. Diante do exposto, objetivou-se, neste trabalho, avaliar a qualidade do corte basal por meio dos índices de danos e abalos causados às soqueiras, bem como o desgaste de três modelos de facas do mecanismo de corte basal de cana-de-açúcar, em função do tempo de uso. O delineamento estatístico utilizado foi o inteiramente casualizado, utilizando-se de três malhas amostrais, com espaçamentos de 50,0 x 1,50 m entre si, para cada modelo de faca, em diferentes glebas no mesmo talhão e repetições. As avaliações realizadas foram: perda de massa, desgaste do comprimento, largura e espessura do fio de corte das facas, bem como altura de corte, índice de danos e de abalos às soqueiras. A qualidade do corte basal é afetada pelo modelo de faca utilizado e pelo tempo de uso. A faca B apresenta menor variação e maior qualidade do corte basal para os índices de danos e de abalos às soqueiras de cana-de-açúcar.Associação Brasileira de Engenharia Agrícola2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162015000300528Engenharia Agrícola v.35 n.3 2015reponame:Engenharia Agrícolainstname:Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)instacron:SBEA10.1590/1809-4430-Eng.Agric.v35n3p528-541/2015info:eu-repo/semantics/openAccessVoltarelli,Murilo A.Silva,Rouverson P. daCassia,Marcelo T.Ortiz,Danilo F.Torres,Luma S.por2016-07-20T00:00:00Zoai:scielo:S0100-69162015000300528Revistahttp://www.engenhariaagricola.org.br/ORGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistasbea@sbea.org.br||sbea@sbea.org.br1809-44300100-6916opendoar:2016-07-20T00:00Engenharia Agrícola - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade do corte basal de cana-de-açúcar utilizando-se de três modelos de facas
title Qualidade do corte basal de cana-de-açúcar utilizando-se de três modelos de facas
spellingShingle Qualidade do corte basal de cana-de-açúcar utilizando-se de três modelos de facas
Voltarelli,Murilo A.
danos às soqueiras
controle estatístico de processo
colheita mecanizada
title_short Qualidade do corte basal de cana-de-açúcar utilizando-se de três modelos de facas
title_full Qualidade do corte basal de cana-de-açúcar utilizando-se de três modelos de facas
title_fullStr Qualidade do corte basal de cana-de-açúcar utilizando-se de três modelos de facas
title_full_unstemmed Qualidade do corte basal de cana-de-açúcar utilizando-se de três modelos de facas
title_sort Qualidade do corte basal de cana-de-açúcar utilizando-se de três modelos de facas
author Voltarelli,Murilo A.
author_facet Voltarelli,Murilo A.
Silva,Rouverson P. da
Cassia,Marcelo T.
Ortiz,Danilo F.
Torres,Luma S.
author_role author
author2 Silva,Rouverson P. da
Cassia,Marcelo T.
Ortiz,Danilo F.
Torres,Luma S.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Voltarelli,Murilo A.
Silva,Rouverson P. da
Cassia,Marcelo T.
Ortiz,Danilo F.
Torres,Luma S.
dc.subject.por.fl_str_mv danos às soqueiras
controle estatístico de processo
colheita mecanizada
topic danos às soqueiras
controle estatístico de processo
colheita mecanizada
description A colheita mecanizada de cana-de-açúcar é uma tendência crescente e irreversível ao setor canavieiro, devido à sua maior operacionalidade durante os turnos diurno e noturno, em razão das leis ambientais e trabalhistas ligadas a esta operação. Entretanto, o grande desafio deste sistema é a melhoria do mecanismo de corte de base, uma vez que esse mecanismo é capaz de causar elevados índices de danos e abalos nas soqueiras quando associado ao desgaste das facas do mecanismo de corte basal. Diante do exposto, objetivou-se, neste trabalho, avaliar a qualidade do corte basal por meio dos índices de danos e abalos causados às soqueiras, bem como o desgaste de três modelos de facas do mecanismo de corte basal de cana-de-açúcar, em função do tempo de uso. O delineamento estatístico utilizado foi o inteiramente casualizado, utilizando-se de três malhas amostrais, com espaçamentos de 50,0 x 1,50 m entre si, para cada modelo de faca, em diferentes glebas no mesmo talhão e repetições. As avaliações realizadas foram: perda de massa, desgaste do comprimento, largura e espessura do fio de corte das facas, bem como altura de corte, índice de danos e de abalos às soqueiras. A qualidade do corte basal é afetada pelo modelo de faca utilizado e pelo tempo de uso. A faca B apresenta menor variação e maior qualidade do corte basal para os índices de danos e de abalos às soqueiras de cana-de-açúcar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162015000300528
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69162015000300528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1809-4430-Eng.Agric.v35n3p528-541/2015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Agrícola
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Engenharia Agrícola
dc.source.none.fl_str_mv Engenharia Agrícola v.35 n.3 2015
reponame:Engenharia Agrícola
instname:Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
instacron:SBEA
instname_str Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
instacron_str SBEA
institution SBEA
reponame_str Engenharia Agrícola
collection Engenharia Agrícola
repository.name.fl_str_mv Engenharia Agrícola - Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)
repository.mail.fl_str_mv revistasbea@sbea.org.br||sbea@sbea.org.br
_version_ 1752126272353337344