Segmentação automática 2D de vias aéreas em imagens de tomografia computadorizada do tórax

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante,Tarique da Silveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cortez,Paulo César, Almeida,Thomaz Maia de, Felix,John Hebert da Silva, Holanda,Marcelo Alcantra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Engenharia Biomédica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-31512013000400008
Resumo: INTRODUÇÃO: Grande parte da população mundial é afetada por doenças pulmonares, como é o caso das broncopatias constituídas pela asma, bronquiectasia e a bronquite. O diagnóstico de broncopatias é baseado no estado das vias aéreas. Neste sentido, a segmentação automática das vias aéreas em imagens de Tomografia Computadorizada (TC) do tórax é uma etapa fundamental para auxílio ao diagnóstico dessas doenças. MÉTODOS: O presente trabalho avalia algoritmos e desenvolve métodos de segmentação automática das vias aéreas 2D. Tais métodos são compostos por algoritmos de detecção de vias aéreas, sendo estes rede neural Multilayer Perceptron (MLP) e Análise de Densidades Pulmonares (ADP), e por algoritmos de segmentação de vias aéreas, sendo estes Crescimento de Região (CR), Método de Contornos Ativos (MCA) Balão e Topológico Adaptativo. RESULTADOS: Os resultados foram obtidos em três etapas: análise comparativa entre os algoritmos de detecção MLP e ADP, com um padrão-ouro adquirido por três médicos com expertise em imagens de TC do tórax; análise comparativa entre algoritmos de segmentação MCA balão, MCA topológico adaptativo, MLP e CR; e avaliação das possíveis combinações entre os algoritmos de detecção e segmentação, resultando no método completo para segmentação automática das vias aéreas em 2D. CONCLUSÃO: A baixa incidência de falso-negativo e a redução significativa de falso-positivo, resulta em coeficiente de similaridade e sensibilidade superior a 91% e 87% respectivamente, para uma combinação dos algoritmos, com qualidade de segmentação satisfatória.
id SBEB-2_62edfcda1c2a8fd1912df01b3c2c35c2
oai_identifier_str oai:scielo:S1517-31512013000400008
network_acronym_str SBEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Engenharia Biomédica (Online)
repository_id_str
spelling Segmentação automática 2D de vias aéreas em imagens de tomografia computadorizada do tóraxSegmentação de vias aéreasTomografia computadorizadaMétodo de contornos ativosAnálise de densidades pulmonaresINTRODUÇÃO: Grande parte da população mundial é afetada por doenças pulmonares, como é o caso das broncopatias constituídas pela asma, bronquiectasia e a bronquite. O diagnóstico de broncopatias é baseado no estado das vias aéreas. Neste sentido, a segmentação automática das vias aéreas em imagens de Tomografia Computadorizada (TC) do tórax é uma etapa fundamental para auxílio ao diagnóstico dessas doenças. MÉTODOS: O presente trabalho avalia algoritmos e desenvolve métodos de segmentação automática das vias aéreas 2D. Tais métodos são compostos por algoritmos de detecção de vias aéreas, sendo estes rede neural Multilayer Perceptron (MLP) e Análise de Densidades Pulmonares (ADP), e por algoritmos de segmentação de vias aéreas, sendo estes Crescimento de Região (CR), Método de Contornos Ativos (MCA) Balão e Topológico Adaptativo. RESULTADOS: Os resultados foram obtidos em três etapas: análise comparativa entre os algoritmos de detecção MLP e ADP, com um padrão-ouro adquirido por três médicos com expertise em imagens de TC do tórax; análise comparativa entre algoritmos de segmentação MCA balão, MCA topológico adaptativo, MLP e CR; e avaliação das possíveis combinações entre os algoritmos de detecção e segmentação, resultando no método completo para segmentação automática das vias aéreas em 2D. CONCLUSÃO: A baixa incidência de falso-negativo e a redução significativa de falso-positivo, resulta em coeficiente de similaridade e sensibilidade superior a 91% e 87% respectivamente, para uma combinação dos algoritmos, com qualidade de segmentação satisfatória.SBEB - Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-31512013000400008Revista Brasileira de Engenharia Biomédica v.29 n.4 2013reponame:Revista Brasileira de Engenharia Biomédica (Online)instname:Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB)instacron:SBEB10.4322/rbeb.2013.038info:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante,Tarique da SilveiraCortez,Paulo CésarAlmeida,Thomaz Maia deFelix,John Hebert da SilvaHolanda,Marcelo Alcantrapor2015-05-19T00:00:00Zoai:scielo:S1517-31512013000400008Revistahttp://www.scielo.br/rbebONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbeb@rbeb.org.br1984-77421517-3151opendoar:2015-05-19T00:00Revista Brasileira de Engenharia Biomédica (Online) - Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Segmentação automática 2D de vias aéreas em imagens de tomografia computadorizada do tórax
title Segmentação automática 2D de vias aéreas em imagens de tomografia computadorizada do tórax
spellingShingle Segmentação automática 2D de vias aéreas em imagens de tomografia computadorizada do tórax
Cavalcante,Tarique da Silveira
Segmentação de vias aéreas
Tomografia computadorizada
Método de contornos ativos
Análise de densidades pulmonares
title_short Segmentação automática 2D de vias aéreas em imagens de tomografia computadorizada do tórax
title_full Segmentação automática 2D de vias aéreas em imagens de tomografia computadorizada do tórax
title_fullStr Segmentação automática 2D de vias aéreas em imagens de tomografia computadorizada do tórax
title_full_unstemmed Segmentação automática 2D de vias aéreas em imagens de tomografia computadorizada do tórax
title_sort Segmentação automática 2D de vias aéreas em imagens de tomografia computadorizada do tórax
author Cavalcante,Tarique da Silveira
author_facet Cavalcante,Tarique da Silveira
Cortez,Paulo César
Almeida,Thomaz Maia de
Felix,John Hebert da Silva
Holanda,Marcelo Alcantra
author_role author
author2 Cortez,Paulo César
Almeida,Thomaz Maia de
Felix,John Hebert da Silva
Holanda,Marcelo Alcantra
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante,Tarique da Silveira
Cortez,Paulo César
Almeida,Thomaz Maia de
Felix,John Hebert da Silva
Holanda,Marcelo Alcantra
dc.subject.por.fl_str_mv Segmentação de vias aéreas
Tomografia computadorizada
Método de contornos ativos
Análise de densidades pulmonares
topic Segmentação de vias aéreas
Tomografia computadorizada
Método de contornos ativos
Análise de densidades pulmonares
description INTRODUÇÃO: Grande parte da população mundial é afetada por doenças pulmonares, como é o caso das broncopatias constituídas pela asma, bronquiectasia e a bronquite. O diagnóstico de broncopatias é baseado no estado das vias aéreas. Neste sentido, a segmentação automática das vias aéreas em imagens de Tomografia Computadorizada (TC) do tórax é uma etapa fundamental para auxílio ao diagnóstico dessas doenças. MÉTODOS: O presente trabalho avalia algoritmos e desenvolve métodos de segmentação automática das vias aéreas 2D. Tais métodos são compostos por algoritmos de detecção de vias aéreas, sendo estes rede neural Multilayer Perceptron (MLP) e Análise de Densidades Pulmonares (ADP), e por algoritmos de segmentação de vias aéreas, sendo estes Crescimento de Região (CR), Método de Contornos Ativos (MCA) Balão e Topológico Adaptativo. RESULTADOS: Os resultados foram obtidos em três etapas: análise comparativa entre os algoritmos de detecção MLP e ADP, com um padrão-ouro adquirido por três médicos com expertise em imagens de TC do tórax; análise comparativa entre algoritmos de segmentação MCA balão, MCA topológico adaptativo, MLP e CR; e avaliação das possíveis combinações entre os algoritmos de detecção e segmentação, resultando no método completo para segmentação automática das vias aéreas em 2D. CONCLUSÃO: A baixa incidência de falso-negativo e a redução significativa de falso-positivo, resulta em coeficiente de similaridade e sensibilidade superior a 91% e 87% respectivamente, para uma combinação dos algoritmos, com qualidade de segmentação satisfatória.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-31512013000400008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-31512013000400008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4322/rbeb.2013.038
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv SBEB - Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica
publisher.none.fl_str_mv SBEB - Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Biomédica v.29 n.4 2013
reponame:Revista Brasileira de Engenharia Biomédica (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB)
instacron:SBEB
instname_str Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB)
instacron_str SBEB
institution SBEB
reponame_str Revista Brasileira de Engenharia Biomédica (Online)
collection Revista Brasileira de Engenharia Biomédica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Biomédica (Online) - Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbeb@rbeb.org.br
_version_ 1754820915081773056