O desenvolvimento do Turismo Pedagógico em áreas rurais: o caso do Projeto Viva Ciranda, Joinville (SC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guzzatti, Thaise Costa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vieira, Vinicius Boneli, Falk, Vanessa Cristina Venzke, Turnes, Valério Alécio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6158
Resumo: RESUMO O presente artigo aborda o desenvolvimento do turismo pedagógico em propriedades rurais de Joinville (SC), no âmbito do projeto Viva Ciranda. O turismo pedagógico pode também ser considerado como uma atividade de educação ambiental, cujo objetivo é demonstrar na prática o conteúdo apresentado em sala de aula. Em geral, as atividades acontecem ao ar livre, em meio à natureza e ao campo. Nas atividades os alunos têm a oportunidade de vivenciar o cotidiano da comunidade local e adquirir novos conhecimentos e informações sobre o espaço rural, interagindo com agricultores e proprietários rurais. Trata-se também de uma possibilidade de oferta de serviços turísticos em estadias curtas e com agendamento prévio, fator que contribui para a organização da família rural no desenvolvimento de suas atividades agropecuárias cotidianas. O contexto para o desenvolvimento do programa de turismo pedagógico em Joinville era bastante positivo, visto que a cidade apresentava em 2009, 129.876 alunos distribuídos na educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e ensino médio regular profissionalizante. Outro fator interessante foi a proximidade das propriedades rurais ao centro da cidade, sendo que a distância média era de aproximadamente 15 Km. O baixo investimento que a atividade demanda por parte dos proprietários para a sua implementação também foi um fator de motivação para a adesão dos agricultores a proposta. Para o desenvolvimento do projeto, uma série de ações foram desenvolvidas, tais como a seleção e diagnóstico das propriedades; consultoria pedagógica; assistência técnica aos proprietários para implementação das atividades por uma equipe multidisciplinar formada por bacharéis em turismo, agrônoma e pedagoga; realização de visitas teste e posterior adequações das atividades desenvolvidas; ações promocionais, entre outros. O projeto envolve atualmente 13 proprietários rurais de cinco localidades diferentes de Joinville. Em 2010 mais de 2.500 alunos visitaram as propriedades rurais, gerando trabalho, renda e promovendo o resgate da autoestima dos agricultores envolvidos. The development of educational tourism in rural areas: the case of Viva Ciranda Project, Joinville (SC, Brazil) ABSTRACT This article discusses the development of the educational tourism sector in private properties in the rural areas of Joinville, State of Santa Catarina, under the Viva Ciranda Project. Educational tourism can be considered an activity of environmental education, with the objective of putting into practice what has been learned in the classroom. In general, the activities are conducted outdoors, in contact with nature. The students have the opportunity to experience the daily life of the local community and learn about the rural area, interacting with the farmers and landowners. It can also offer tourism services to visitors. These can include short-term accommodation and pre-booked visits to rural properties, allowing the rural families to arrange their daily routine appropriately. There are various factors that have contributed positively to the success of the educational tourism programme development in Joinville such as; in 2009 a total of 129,876 students from state run nurseries and schools for infants, youngsters and adults, as well as technical vocational schools. Another interesting factor was the proximity between the city centre and the rural properties, with an average distance of 15 km. The low investment necessary for the activity implementation was another factor of motivation for the farmers and landowners to join the project. A number of actions have been implemented for the project´s development, such as the selection and evaluation of the properties; educational consultation; technical assistance to the farmers and landowners for the activity implementation. This was offered by a multidisciplinary team consisting of tourism graduates, an agronomist and a teacher; carrying out of test-visits to the properties and subsequent adaptations of the activities; marketing actions, among others. Currently the project counts with 13 farmers and/or landowners from 5 different rural areas of Joinville. In 2010 more than 2,500 students visited the rural properties, creating jobs, income and resulting in the recovery of the farmers’ and landowners’ self-esteem. KEYWORS: Educational Tourism; Family Farming; Viva Ciranda Project.
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Trata-se também de uma possibilidade de oferta de serviços turísticos em estadias curtas e com agendamento prévio, fator que contribui para a organização da família rural no desenvolvimento de suas atividades agropecuárias cotidianas. O contexto para o desenvolvimento do programa de turismo pedagógico em Joinville era bastante positivo, visto que a cidade apresentava em 2009, 129.876 alunos distribuídos na educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e ensino médio regular profissionalizante. Outro fator interessante foi a proximidade das propriedades rurais ao centro da cidade, sendo que a distância média era de aproximadamente 15 Km. O baixo investimento que a atividade demanda por parte dos proprietários para a sua implementação também foi um fator de motivação para a adesão dos agricultores a proposta. Para o desenvolvimento do projeto, uma série de ações foram desenvolvidas, tais como a seleção e diagnóstico das propriedades; consultoria pedagógica; assistência técnica aos proprietários para implementação das atividades por uma equipe multidisciplinar formada por bacharéis em turismo, agrônoma e pedagoga; realização de visitas teste e posterior adequações das atividades desenvolvidas; ações promocionais, entre outros. O projeto envolve atualmente 13 proprietários rurais de cinco localidades diferentes de Joinville. Em 2010 mais de 2.500 alunos visitaram as propriedades rurais, gerando trabalho, renda e promovendo o resgate da autoestima dos agricultores envolvidos. The development of educational tourism in rural areas: the case of Viva Ciranda Project, Joinville (SC, Brazil) ABSTRACT This article discusses the development of the educational tourism sector in private properties in the rural areas of Joinville, State of Santa Catarina, under the Viva Ciranda Project. Educational tourism can be considered an activity of environmental education, with the objective of putting into practice what has been learned in the classroom. In general, the activities are conducted outdoors, in contact with nature. The students have the opportunity to experience the daily life of the local community and learn about the rural area, interacting with the farmers and landowners. It can also offer tourism services to visitors. These can include short-term accommodation and pre-booked visits to rural properties, allowing the rural families to arrange their daily routine appropriately. There are various factors that have contributed positively to the success of the educational tourism programme development in Joinville such as; in 2009 a total of 129,876 students from state run nurseries and schools for infants, youngsters and adults, as well as technical vocational schools. Another interesting factor was the proximity between the city centre and the rural properties, with an average distance of 15 km. The low investment necessary for the activity implementation was another factor of motivation for the farmers and landowners to join the project. A number of actions have been implemented for the project´s development, such as the selection and evaluation of the properties; educational consultation; technical assistance to the farmers and landowners for the activity implementation. This was offered by a multidisciplinary team consisting of tourism graduates, an agronomist and a teacher; carrying out of test-visits to the properties and subsequent adaptations of the activities; marketing actions, among others. Currently the project counts with 13 farmers and/or landowners from 5 different rural areas of Joinville. In 2010 more than 2,500 students visited the rural properties, creating jobs, income and resulting in the recovery of the farmers’ and landowners’ self-esteem. KEYWORS: Educational Tourism; Family Farming; Viva Ciranda Project.Universidade Federal de São Paulo2014-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/615810.34024/rbecotur.2014.v7.6158Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 7 n. 1 (2014): fevereiro-abril/2014Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 7 No. 1 (2014): fevereiro-abril/2014Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 7 Núm. 1 (2014): fevereiro-abril/20141983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6158/3954Guzzatti, Thaise CostaVieira, Vinicius BoneliFalk, Vanessa Cristina VenzkeTurnes, Valério Alécioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-29T14:04:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6158Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2019-10-29T14:04:41Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
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