EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA VISITANTES DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MARINHA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Clébia Bezerra da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5944
Resumo: Um dos meios mais indicados para se resgatar valores que incluem o respeito pela diversidade cultural e biológica, fundamentais para a conservação e para um convívio harmônico entre diferentes culturas e entre essas e a natureza é a educação ambiental. As práticas educativas devem apontar para propostas pedagógicas que contribuam para a mudança de hábitos, atitudes e práticas sociais, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos visitantes de UCM. Nesse contexto, a educação ambiental desponta caminhos para propostas pedagógicas centradas na mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos educandos. O objetivo do presente estudo é mostrar o nível de interesse dos turistas por práticas de educação ambiental na Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais/RN. Para esta pesquisa foi feita por amostragem probabilística. Foi utilizado de um erro de estimativa de 5% e proporções com o grau de confiança de 95%. O cálculo da amostragem foi feito definindo-se, com base no pré-teste, a proporção amostral de 0,3. A amostra foi calculada com base no mês de maior fluxo turístico, janeiro, com os dados referentes ao ano de 2007, que foi de 12.190 turistas pagantes (acima de sete anos de idade), sendo desconsiderados os não pagantes. Foram aplicados 236 questionários aos turistas. Os resultados mostram que os visitantes da APARC que têm maior nível de escolaridade são os homens (63,6% têm ensino superior completo). Praticamente não há diferença entre a quantidade de turistas do gênero feminino (51,7%) e do masculino (48,3%). O principal motivo para os homens e para as mulheres foi o mergulho (38,5% e 29,9%, respectivamente). Tanto os homens quanto as mulheres apresentam, em sua grande maioria, nenhum ou baixo conhecimento sobre ambientes recifais. Apenas 5,2% e 5,7% de mulheres e homens, respectivamente, têm alto conhecimento sobre ambientes recifais. Mais de três quartos das mulheres disserem que era muito importante que os recifes de corais fossem utilizados para a educação ambiental, ao passo que 67,6% também tiveram a mesma opinião. Os turistas vêem a importância da educação ambiental e mais, veem os recifes de corais como um local para a prática destas atividades, o que pode vir a ser um indicativo de que eles possam vir a participar delas, quando de sua existência. Este entendimento por parte dos turistas é ótimo e deve ser aproveitado para o desenvolvimento do lazer que propicia a criticidade e a criatividade. Assim, torna-se urgente a necessidade do desenvolvimento de um programa de educação ambiental que proporcione a preservação/conservação dos recifes de corais, como também, o desenvolvimento da reflexão sobre as questões local/geral, relacionadas ao local visitado.
id SBECOTUR-1_14b6fd2ebe7f8618fdcd19eb85797e3f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5944
network_acronym_str SBECOTUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Ecoturismo
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA VISITANTES DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MARINHAUm dos meios mais indicados para se resgatar valores que incluem o respeito pela diversidade cultural e biológica, fundamentais para a conservação e para um convívio harmônico entre diferentes culturas e entre essas e a natureza é a educação ambiental. As práticas educativas devem apontar para propostas pedagógicas que contribuam para a mudança de hábitos, atitudes e práticas sociais, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos visitantes de UCM. Nesse contexto, a educação ambiental desponta caminhos para propostas pedagógicas centradas na mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos educandos. O objetivo do presente estudo é mostrar o nível de interesse dos turistas por práticas de educação ambiental na Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais/RN. Para esta pesquisa foi feita por amostragem probabilística. Foi utilizado de um erro de estimativa de 5% e proporções com o grau de confiança de 95%. O cálculo da amostragem foi feito definindo-se, com base no pré-teste, a proporção amostral de 0,3. A amostra foi calculada com base no mês de maior fluxo turístico, janeiro, com os dados referentes ao ano de 2007, que foi de 12.190 turistas pagantes (acima de sete anos de idade), sendo desconsiderados os não pagantes. Foram aplicados 236 questionários aos turistas. Os resultados mostram que os visitantes da APARC que têm maior nível de escolaridade são os homens (63,6% têm ensino superior completo). Praticamente não há diferença entre a quantidade de turistas do gênero feminino (51,7%) e do masculino (48,3%). O principal motivo para os homens e para as mulheres foi o mergulho (38,5% e 29,9%, respectivamente). Tanto os homens quanto as mulheres apresentam, em sua grande maioria, nenhum ou baixo conhecimento sobre ambientes recifais. Apenas 5,2% e 5,7% de mulheres e homens, respectivamente, têm alto conhecimento sobre ambientes recifais. Mais de três quartos das mulheres disserem que era muito importante que os recifes de corais fossem utilizados para a educação ambiental, ao passo que 67,6% também tiveram a mesma opinião. Os turistas vêem a importância da educação ambiental e mais, veem os recifes de corais como um local para a prática destas atividades, o que pode vir a ser um indicativo de que eles possam vir a participar delas, quando de sua existência. Este entendimento por parte dos turistas é ótimo e deve ser aproveitado para o desenvolvimento do lazer que propicia a criticidade e a criatividade. Assim, torna-se urgente a necessidade do desenvolvimento de um programa de educação ambiental que proporcione a preservação/conservação dos recifes de corais, como também, o desenvolvimento da reflexão sobre as questões local/geral, relacionadas ao local visitado.Universidade Federal de São Paulo2011-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/594410.34024/rbecotur.2011.v4.5944Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 4 n. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUCBrazilian Journal of Ecotourism; Vol. 4 No. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUCRevista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 4 Núm. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUC1983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5944/3806Silva, Clébia Bezerra dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-10T16:48:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5944Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2019-09-10T16:48:15Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA VISITANTES DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MARINHA
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA VISITANTES DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MARINHA
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA VISITANTES DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MARINHA
Silva, Clébia Bezerra da
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA VISITANTES DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MARINHA
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA VISITANTES DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MARINHA
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA VISITANTES DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MARINHA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA VISITANTES DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MARINHA
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA VISITANTES DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO MARINHA
author Silva, Clébia Bezerra da
author_facet Silva, Clébia Bezerra da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Clébia Bezerra da
description Um dos meios mais indicados para se resgatar valores que incluem o respeito pela diversidade cultural e biológica, fundamentais para a conservação e para um convívio harmônico entre diferentes culturas e entre essas e a natureza é a educação ambiental. As práticas educativas devem apontar para propostas pedagógicas que contribuam para a mudança de hábitos, atitudes e práticas sociais, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos visitantes de UCM. Nesse contexto, a educação ambiental desponta caminhos para propostas pedagógicas centradas na mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos educandos. O objetivo do presente estudo é mostrar o nível de interesse dos turistas por práticas de educação ambiental na Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais/RN. Para esta pesquisa foi feita por amostragem probabilística. Foi utilizado de um erro de estimativa de 5% e proporções com o grau de confiança de 95%. O cálculo da amostragem foi feito definindo-se, com base no pré-teste, a proporção amostral de 0,3. A amostra foi calculada com base no mês de maior fluxo turístico, janeiro, com os dados referentes ao ano de 2007, que foi de 12.190 turistas pagantes (acima de sete anos de idade), sendo desconsiderados os não pagantes. Foram aplicados 236 questionários aos turistas. Os resultados mostram que os visitantes da APARC que têm maior nível de escolaridade são os homens (63,6% têm ensino superior completo). Praticamente não há diferença entre a quantidade de turistas do gênero feminino (51,7%) e do masculino (48,3%). O principal motivo para os homens e para as mulheres foi o mergulho (38,5% e 29,9%, respectivamente). Tanto os homens quanto as mulheres apresentam, em sua grande maioria, nenhum ou baixo conhecimento sobre ambientes recifais. Apenas 5,2% e 5,7% de mulheres e homens, respectivamente, têm alto conhecimento sobre ambientes recifais. Mais de três quartos das mulheres disserem que era muito importante que os recifes de corais fossem utilizados para a educação ambiental, ao passo que 67,6% também tiveram a mesma opinião. Os turistas vêem a importância da educação ambiental e mais, veem os recifes de corais como um local para a prática destas atividades, o que pode vir a ser um indicativo de que eles possam vir a participar delas, quando de sua existência. Este entendimento por parte dos turistas é ótimo e deve ser aproveitado para o desenvolvimento do lazer que propicia a criticidade e a criatividade. Assim, torna-se urgente a necessidade do desenvolvimento de um programa de educação ambiental que proporcione a preservação/conservação dos recifes de corais, como também, o desenvolvimento da reflexão sobre as questões local/geral, relacionadas ao local visitado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5944
10.34024/rbecotur.2011.v4.5944
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5944
identifier_str_mv 10.34024/rbecotur.2011.v4.5944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5944/3806
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 4 n. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUC
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 4 No. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUC
Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 4 Núm. 4 (2011): Anais do 8° CONECOTUR e do 4° EcoUC
1983-9391
reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo
instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron:SBECOTUR
instname_str Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron_str SBECOTUR
institution SBECOTUR
reponame_str Revista Brasileira de Ecoturismo
collection Revista Brasileira de Ecoturismo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
repository.mail.fl_str_mv ||zneiman@gmail.com
_version_ 1799138608783818752