Ecoturismo como prática para o desenvolvimento socioambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cristiane Fernandes de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5919
Resumo: Este artigo procura problematizar a ideia de desenvolvimento do turismo como a alternativa ideal para a resolução dos problemas econômicos, estimulando o repensar das práticas políticas e de planejamento urbano, territorial e de turismo. O objetivo do trabalho é promover a discussão acerca do paradigma de desenvolvimento turístico que vem sendo promovido no período contemporâneo de globalização da economia. Discutem-se deste modo, os impactos negativos e positivos deste modelo de desenvolvimento do turismo na sociedade e em especial, nas comunidades receptoras, a promoção da homogeneização de estilos de vida e, por sua vez, a perda da identidade e originalidade cultural, bem como a diminuição da capacidade de suporte das localidades envolvidas. Isto requer um olhar crítico, em relação aos processos de aculturação, perda de identidades e alteração dos tempos de produção já que a qualificação local, no que diz respeito ao turismo, está assentada principalmente em diferenças, ou seja, a perda da originalidade implica em perda de atratividade. O segmento do ecoturismo pode ser compreendido como uma força de resistência à homogeneização dos lugares e à perda das diferenças. Isto porque possibilita em suas atividades educativas o desenvolvimento do olhar crítico do visitante em relação aos processos de transformação espacial permitindo aflorar uma nova relação socioambiental de valorização das culturas e tradições locais.
id SBECOTUR-1_1b91f675c5a8f17e0a0ee79d2d531574
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5919
network_acronym_str SBECOTUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Ecoturismo
repository_id_str
spelling Ecoturismo como prática para o desenvolvimento socioambientalEste artigo procura problematizar a ideia de desenvolvimento do turismo como a alternativa ideal para a resolução dos problemas econômicos, estimulando o repensar das práticas políticas e de planejamento urbano, territorial e de turismo. O objetivo do trabalho é promover a discussão acerca do paradigma de desenvolvimento turístico que vem sendo promovido no período contemporâneo de globalização da economia. Discutem-se deste modo, os impactos negativos e positivos deste modelo de desenvolvimento do turismo na sociedade e em especial, nas comunidades receptoras, a promoção da homogeneização de estilos de vida e, por sua vez, a perda da identidade e originalidade cultural, bem como a diminuição da capacidade de suporte das localidades envolvidas. Isto requer um olhar crítico, em relação aos processos de aculturação, perda de identidades e alteração dos tempos de produção já que a qualificação local, no que diz respeito ao turismo, está assentada principalmente em diferenças, ou seja, a perda da originalidade implica em perda de atratividade. O segmento do ecoturismo pode ser compreendido como uma força de resistência à homogeneização dos lugares e à perda das diferenças. Isto porque possibilita em suas atividades educativas o desenvolvimento do olhar crítico do visitante em relação aos processos de transformação espacial permitindo aflorar uma nova relação socioambiental de valorização das culturas e tradições locais.Universidade Federal de São Paulo2011-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/591910.34024/rbecotur.2011.v4.5919Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 4 n. 2 (2011): maio-agosto/2011Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 4 No. 2 (2011): maio-agosto/2011Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 4 Núm. 2 (2011): maio-agosto/20111983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5919/3782Oliveira, Cristiane Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-24T12:29:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5919Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2021-09-24T12:29:23Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
dc.title.none.fl_str_mv Ecoturismo como prática para o desenvolvimento socioambiental
title Ecoturismo como prática para o desenvolvimento socioambiental
spellingShingle Ecoturismo como prática para o desenvolvimento socioambiental
Oliveira, Cristiane Fernandes de
title_short Ecoturismo como prática para o desenvolvimento socioambiental
title_full Ecoturismo como prática para o desenvolvimento socioambiental
title_fullStr Ecoturismo como prática para o desenvolvimento socioambiental
title_full_unstemmed Ecoturismo como prática para o desenvolvimento socioambiental
title_sort Ecoturismo como prática para o desenvolvimento socioambiental
author Oliveira, Cristiane Fernandes de
author_facet Oliveira, Cristiane Fernandes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cristiane Fernandes de
description Este artigo procura problematizar a ideia de desenvolvimento do turismo como a alternativa ideal para a resolução dos problemas econômicos, estimulando o repensar das práticas políticas e de planejamento urbano, territorial e de turismo. O objetivo do trabalho é promover a discussão acerca do paradigma de desenvolvimento turístico que vem sendo promovido no período contemporâneo de globalização da economia. Discutem-se deste modo, os impactos negativos e positivos deste modelo de desenvolvimento do turismo na sociedade e em especial, nas comunidades receptoras, a promoção da homogeneização de estilos de vida e, por sua vez, a perda da identidade e originalidade cultural, bem como a diminuição da capacidade de suporte das localidades envolvidas. Isto requer um olhar crítico, em relação aos processos de aculturação, perda de identidades e alteração dos tempos de produção já que a qualificação local, no que diz respeito ao turismo, está assentada principalmente em diferenças, ou seja, a perda da originalidade implica em perda de atratividade. O segmento do ecoturismo pode ser compreendido como uma força de resistência à homogeneização dos lugares e à perda das diferenças. Isto porque possibilita em suas atividades educativas o desenvolvimento do olhar crítico do visitante em relação aos processos de transformação espacial permitindo aflorar uma nova relação socioambiental de valorização das culturas e tradições locais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5919
10.34024/rbecotur.2011.v4.5919
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5919
identifier_str_mv 10.34024/rbecotur.2011.v4.5919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5919/3782
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 4 n. 2 (2011): maio-agosto/2011
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 4 No. 2 (2011): maio-agosto/2011
Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 4 Núm. 2 (2011): maio-agosto/2011
1983-9391
reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo
instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron:SBECOTUR
instname_str Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron_str SBECOTUR
institution SBECOTUR
reponame_str Revista Brasileira de Ecoturismo
collection Revista Brasileira de Ecoturismo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
repository.mail.fl_str_mv ||zneiman@gmail.com
_version_ 1799138608736632832