Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estival, Katianny Gomes Santana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Behrmann, Daianne Gabrielle Morais, Barbosa, Camila Rusciolelli, Corrêa, Solange Rodrigues Santos, Mariani, Milton Augusto Pasquotto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6529
Resumo: As feiras de comercialização de produtos regionais nos espaços urbanos são identificadas como locais de resistência e sobrevivência dos mercados frente a expansão dos supermercados. Conservam características que atraem os consumidores que procuram bom atendimento, variedade de produtos e serviços, principalmente de produtos regionais, apesar de não oferecerem o mesmo padrão da infraestrutura física, higiene e limpeza dos supermercados. Neste contexto o trabalho apresenta os resultados da pesquisa exploratória realizada junto aos consumidores da Feira do Malhado no ano de 2014, na cidade de Ilhéus, Bahia, Brasil, e a análise do seu ambiente estratégico SWOT, as forças, fraquezas (ambiente interno da organização), oportunidades e ameaças do macroambiente. Os resultados obtidos apontaram que a Feira do Malhado é um espaço de resistência dos mercados tradicionais, mas a sua sobrevivência dependerá de ações urgentes que deverão ser tomadas prioritariamente no âmbito das políticas e projetos públicos, já que a administração é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Ilhéus – Bahia – Brasil Quality The resistance of traditional markets: market analysis at the Malhado Fair in Ilhéus (Bahia, Brazil) under the consumers’ perspective ABSTRACT Fairs for marketing of regional products in urban spaces are identified as sites of resistance and survival of markets faced with the expansion of supermarkets. They retain characteristics that attract consumers looking for good service, variety of products and services, mainly of regional products, although they do not offer the same standard of physical infrastructure, hygiene and cleanliness of supermarkets. In this context, this study presents the results of an exploratory research conducted with consumers of the Malhado Fair in the year of 2014, in the city of Ilhéus, state of Bahia, Brazil, and the analysis of its SWOT strategic environment, strengths, weaknesses (internal environment of the organization), opportunities and threats of the macroenvironment. The obtained results showed that the Malhado Fair is a space of resistance from traditional markets, but its survival depends on urgent actions, which should be taken as a priority in the context of policies and public projects, since its administration is the responsibility of the City Hall of Ilhéus. KEYWORDS: Traditional Markets; Fairs; Consumers; Resistance; Brazil; Ilhéus.
id SBECOTUR-1_49e2966849569a68cc5042e835e0dc78
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6529
network_acronym_str SBECOTUR-1
network_name_str Revista Brasileira de Ecoturismo
repository_id_str
spelling Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidoresMercados TradicionaisFeirasConsumidoresResistênciaBrasilIlhéus.As feiras de comercialização de produtos regionais nos espaços urbanos são identificadas como locais de resistência e sobrevivência dos mercados frente a expansão dos supermercados. Conservam características que atraem os consumidores que procuram bom atendimento, variedade de produtos e serviços, principalmente de produtos regionais, apesar de não oferecerem o mesmo padrão da infraestrutura física, higiene e limpeza dos supermercados. Neste contexto o trabalho apresenta os resultados da pesquisa exploratória realizada junto aos consumidores da Feira do Malhado no ano de 2014, na cidade de Ilhéus, Bahia, Brasil, e a análise do seu ambiente estratégico SWOT, as forças, fraquezas (ambiente interno da organização), oportunidades e ameaças do macroambiente. Os resultados obtidos apontaram que a Feira do Malhado é um espaço de resistência dos mercados tradicionais, mas a sua sobrevivência dependerá de ações urgentes que deverão ser tomadas prioritariamente no âmbito das políticas e projetos públicos, já que a administração é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Ilhéus – Bahia – Brasil Quality The resistance of traditional markets: market analysis at the Malhado Fair in Ilhéus (Bahia, Brazil) under the consumers’ perspective ABSTRACT Fairs for marketing of regional products in urban spaces are identified as sites of resistance and survival of markets faced with the expansion of supermarkets. They retain characteristics that attract consumers looking for good service, variety of products and services, mainly of regional products, although they do not offer the same standard of physical infrastructure, hygiene and cleanliness of supermarkets. In this context, this study presents the results of an exploratory research conducted with consumers of the Malhado Fair in the year of 2014, in the city of Ilhéus, state of Bahia, Brazil, and the analysis of its SWOT strategic environment, strengths, weaknesses (internal environment of the organization), opportunities and threats of the macroenvironment. The obtained results showed that the Malhado Fair is a space of resistance from traditional markets, but its survival depends on urgent actions, which should be taken as a priority in the context of policies and public projects, since its administration is the responsibility of the City Hall of Ilhéus. KEYWORDS: Traditional Markets; Fairs; Consumers; Resistance; Brazil; Ilhéus.Universidade Federal de São Paulo2016-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/652910.34024/rbecotur.2016.v9.6529Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 9 n. 2 (2016): maio-julho/2016Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 9 No. 2 (2016): maio-julho/2016Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 9 Núm. 2 (2016): maio-julho/20161983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6529/4167Estival, Katianny Gomes SantanaBehrmann, Daianne Gabrielle MoraisBarbosa, Camila RusciolelliCorrêa, Solange Rodrigues SantosMariani, Milton Augusto Pasquottoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T15:50:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6529Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2019-10-06T15:50:15Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false
dc.title.none.fl_str_mv Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores
title Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores
spellingShingle Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores
Estival, Katianny Gomes Santana
Mercados Tradicionais
Feiras
Consumidores
Resistência
Brasil
Ilhéus.
title_short Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores
title_full Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores
title_fullStr Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores
title_full_unstemmed Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores
title_sort Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores
author Estival, Katianny Gomes Santana
author_facet Estival, Katianny Gomes Santana
Behrmann, Daianne Gabrielle Morais
Barbosa, Camila Rusciolelli
Corrêa, Solange Rodrigues Santos
Mariani, Milton Augusto Pasquotto
author_role author
author2 Behrmann, Daianne Gabrielle Morais
Barbosa, Camila Rusciolelli
Corrêa, Solange Rodrigues Santos
Mariani, Milton Augusto Pasquotto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Estival, Katianny Gomes Santana
Behrmann, Daianne Gabrielle Morais
Barbosa, Camila Rusciolelli
Corrêa, Solange Rodrigues Santos
Mariani, Milton Augusto Pasquotto
dc.subject.por.fl_str_mv Mercados Tradicionais
Feiras
Consumidores
Resistência
Brasil
Ilhéus.
topic Mercados Tradicionais
Feiras
Consumidores
Resistência
Brasil
Ilhéus.
description As feiras de comercialização de produtos regionais nos espaços urbanos são identificadas como locais de resistência e sobrevivência dos mercados frente a expansão dos supermercados. Conservam características que atraem os consumidores que procuram bom atendimento, variedade de produtos e serviços, principalmente de produtos regionais, apesar de não oferecerem o mesmo padrão da infraestrutura física, higiene e limpeza dos supermercados. Neste contexto o trabalho apresenta os resultados da pesquisa exploratória realizada junto aos consumidores da Feira do Malhado no ano de 2014, na cidade de Ilhéus, Bahia, Brasil, e a análise do seu ambiente estratégico SWOT, as forças, fraquezas (ambiente interno da organização), oportunidades e ameaças do macroambiente. Os resultados obtidos apontaram que a Feira do Malhado é um espaço de resistência dos mercados tradicionais, mas a sua sobrevivência dependerá de ações urgentes que deverão ser tomadas prioritariamente no âmbito das políticas e projetos públicos, já que a administração é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Ilhéus – Bahia – Brasil Quality The resistance of traditional markets: market analysis at the Malhado Fair in Ilhéus (Bahia, Brazil) under the consumers’ perspective ABSTRACT Fairs for marketing of regional products in urban spaces are identified as sites of resistance and survival of markets faced with the expansion of supermarkets. They retain characteristics that attract consumers looking for good service, variety of products and services, mainly of regional products, although they do not offer the same standard of physical infrastructure, hygiene and cleanliness of supermarkets. In this context, this study presents the results of an exploratory research conducted with consumers of the Malhado Fair in the year of 2014, in the city of Ilhéus, state of Bahia, Brazil, and the analysis of its SWOT strategic environment, strengths, weaknesses (internal environment of the organization), opportunities and threats of the macroenvironment. The obtained results showed that the Malhado Fair is a space of resistance from traditional markets, but its survival depends on urgent actions, which should be taken as a priority in the context of policies and public projects, since its administration is the responsibility of the City Hall of Ilhéus. KEYWORDS: Traditional Markets; Fairs; Consumers; Resistance; Brazil; Ilhéus.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6529
10.34024/rbecotur.2016.v9.6529
url https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6529
identifier_str_mv 10.34024/rbecotur.2016.v9.6529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6529/4167
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 9 n. 2 (2016): maio-julho/2016
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 9 No. 2 (2016): maio-julho/2016
Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 9 Núm. 2 (2016): maio-julho/2016
1983-9391
reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo
instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron:SBECOTUR
instname_str Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
instacron_str SBECOTUR
institution SBECOTUR
reponame_str Revista Brasileira de Ecoturismo
collection Revista Brasileira de Ecoturismo
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)
repository.mail.fl_str_mv ||zneiman@gmail.com
_version_ 1799138610818056192