Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ecoturismo |
Texto Completo: | https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6529 |
Resumo: | As feiras de comercialização de produtos regionais nos espaços urbanos são identificadas como locais de resistência e sobrevivência dos mercados frente a expansão dos supermercados. Conservam características que atraem os consumidores que procuram bom atendimento, variedade de produtos e serviços, principalmente de produtos regionais, apesar de não oferecerem o mesmo padrão da infraestrutura física, higiene e limpeza dos supermercados. Neste contexto o trabalho apresenta os resultados da pesquisa exploratória realizada junto aos consumidores da Feira do Malhado no ano de 2014, na cidade de Ilhéus, Bahia, Brasil, e a análise do seu ambiente estratégico SWOT, as forças, fraquezas (ambiente interno da organização), oportunidades e ameaças do macroambiente. Os resultados obtidos apontaram que a Feira do Malhado é um espaço de resistência dos mercados tradicionais, mas a sua sobrevivência dependerá de ações urgentes que deverão ser tomadas prioritariamente no âmbito das políticas e projetos públicos, já que a administração é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Ilhéus – Bahia – Brasil Quality The resistance of traditional markets: market analysis at the Malhado Fair in Ilhéus (Bahia, Brazil) under the consumers’ perspective ABSTRACT Fairs for marketing of regional products in urban spaces are identified as sites of resistance and survival of markets faced with the expansion of supermarkets. They retain characteristics that attract consumers looking for good service, variety of products and services, mainly of regional products, although they do not offer the same standard of physical infrastructure, hygiene and cleanliness of supermarkets. In this context, this study presents the results of an exploratory research conducted with consumers of the Malhado Fair in the year of 2014, in the city of Ilhéus, state of Bahia, Brazil, and the analysis of its SWOT strategic environment, strengths, weaknesses (internal environment of the organization), opportunities and threats of the macroenvironment. The obtained results showed that the Malhado Fair is a space of resistance from traditional markets, but its survival depends on urgent actions, which should be taken as a priority in the context of policies and public projects, since its administration is the responsibility of the City Hall of Ilhéus. KEYWORDS: Traditional Markets; Fairs; Consumers; Resistance; Brazil; Ilhéus. |
id |
SBECOTUR-1_49e2966849569a68cc5042e835e0dc78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6529 |
network_acronym_str |
SBECOTUR-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ecoturismo |
repository_id_str |
|
spelling |
Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidoresMercados TradicionaisFeirasConsumidoresResistênciaBrasilIlhéus.As feiras de comercialização de produtos regionais nos espaços urbanos são identificadas como locais de resistência e sobrevivência dos mercados frente a expansão dos supermercados. Conservam características que atraem os consumidores que procuram bom atendimento, variedade de produtos e serviços, principalmente de produtos regionais, apesar de não oferecerem o mesmo padrão da infraestrutura física, higiene e limpeza dos supermercados. Neste contexto o trabalho apresenta os resultados da pesquisa exploratória realizada junto aos consumidores da Feira do Malhado no ano de 2014, na cidade de Ilhéus, Bahia, Brasil, e a análise do seu ambiente estratégico SWOT, as forças, fraquezas (ambiente interno da organização), oportunidades e ameaças do macroambiente. Os resultados obtidos apontaram que a Feira do Malhado é um espaço de resistência dos mercados tradicionais, mas a sua sobrevivência dependerá de ações urgentes que deverão ser tomadas prioritariamente no âmbito das políticas e projetos públicos, já que a administração é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Ilhéus – Bahia – Brasil Quality The resistance of traditional markets: market analysis at the Malhado Fair in Ilhéus (Bahia, Brazil) under the consumers’ perspective ABSTRACT Fairs for marketing of regional products in urban spaces are identified as sites of resistance and survival of markets faced with the expansion of supermarkets. They retain characteristics that attract consumers looking for good service, variety of products and services, mainly of regional products, although they do not offer the same standard of physical infrastructure, hygiene and cleanliness of supermarkets. In this context, this study presents the results of an exploratory research conducted with consumers of the Malhado Fair in the year of 2014, in the city of Ilhéus, state of Bahia, Brazil, and the analysis of its SWOT strategic environment, strengths, weaknesses (internal environment of the organization), opportunities and threats of the macroenvironment. The obtained results showed that the Malhado Fair is a space of resistance from traditional markets, but its survival depends on urgent actions, which should be taken as a priority in the context of policies and public projects, since its administration is the responsibility of the City Hall of Ilhéus. KEYWORDS: Traditional Markets; Fairs; Consumers; Resistance; Brazil; Ilhéus.Universidade Federal de São Paulo2016-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/652910.34024/rbecotur.2016.v9.6529Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 9 n. 2 (2016): maio-julho/2016Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 9 No. 2 (2016): maio-julho/2016Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 9 Núm. 2 (2016): maio-julho/20161983-9391reponame:Revista Brasileira de Ecoturismoinstname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)instacron:SBECOTURporhttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6529/4167Estival, Katianny Gomes SantanaBehrmann, Daianne Gabrielle MoraisBarbosa, Camila RusciolelliCorrêa, Solange Rodrigues SantosMariani, Milton Augusto Pasquottoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-06T15:50:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6529Revistahttps://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/indexPUBhttp://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/oai||zneiman@gmail.com1983-93911983-9391opendoar:2019-10-06T15:50:15Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores |
title |
Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores |
spellingShingle |
Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores Estival, Katianny Gomes Santana Mercados Tradicionais Feiras Consumidores Resistência Brasil Ilhéus. |
title_short |
Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores |
title_full |
Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores |
title_fullStr |
Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores |
title_full_unstemmed |
Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores |
title_sort |
Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores |
author |
Estival, Katianny Gomes Santana |
author_facet |
Estival, Katianny Gomes Santana Behrmann, Daianne Gabrielle Morais Barbosa, Camila Rusciolelli Corrêa, Solange Rodrigues Santos Mariani, Milton Augusto Pasquotto |
author_role |
author |
author2 |
Behrmann, Daianne Gabrielle Morais Barbosa, Camila Rusciolelli Corrêa, Solange Rodrigues Santos Mariani, Milton Augusto Pasquotto |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estival, Katianny Gomes Santana Behrmann, Daianne Gabrielle Morais Barbosa, Camila Rusciolelli Corrêa, Solange Rodrigues Santos Mariani, Milton Augusto Pasquotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercados Tradicionais Feiras Consumidores Resistência Brasil Ilhéus. |
topic |
Mercados Tradicionais Feiras Consumidores Resistência Brasil Ilhéus. |
description |
As feiras de comercialização de produtos regionais nos espaços urbanos são identificadas como locais de resistência e sobrevivência dos mercados frente a expansão dos supermercados. Conservam características que atraem os consumidores que procuram bom atendimento, variedade de produtos e serviços, principalmente de produtos regionais, apesar de não oferecerem o mesmo padrão da infraestrutura física, higiene e limpeza dos supermercados. Neste contexto o trabalho apresenta os resultados da pesquisa exploratória realizada junto aos consumidores da Feira do Malhado no ano de 2014, na cidade de Ilhéus, Bahia, Brasil, e a análise do seu ambiente estratégico SWOT, as forças, fraquezas (ambiente interno da organização), oportunidades e ameaças do macroambiente. Os resultados obtidos apontaram que a Feira do Malhado é um espaço de resistência dos mercados tradicionais, mas a sua sobrevivência dependerá de ações urgentes que deverão ser tomadas prioritariamente no âmbito das políticas e projetos públicos, já que a administração é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Ilhéus – Bahia – Brasil Quality The resistance of traditional markets: market analysis at the Malhado Fair in Ilhéus (Bahia, Brazil) under the consumers’ perspective ABSTRACT Fairs for marketing of regional products in urban spaces are identified as sites of resistance and survival of markets faced with the expansion of supermarkets. They retain characteristics that attract consumers looking for good service, variety of products and services, mainly of regional products, although they do not offer the same standard of physical infrastructure, hygiene and cleanliness of supermarkets. In this context, this study presents the results of an exploratory research conducted with consumers of the Malhado Fair in the year of 2014, in the city of Ilhéus, state of Bahia, Brazil, and the analysis of its SWOT strategic environment, strengths, weaknesses (internal environment of the organization), opportunities and threats of the macroenvironment. The obtained results showed that the Malhado Fair is a space of resistance from traditional markets, but its survival depends on urgent actions, which should be taken as a priority in the context of policies and public projects, since its administration is the responsibility of the City Hall of Ilhéus. KEYWORDS: Traditional Markets; Fairs; Consumers; Resistance; Brazil; Ilhéus. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6529 10.34024/rbecotur.2016.v9.6529 |
url |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6529 |
identifier_str_mv |
10.34024/rbecotur.2016.v9.6529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6529/4167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 9 n. 2 (2016): maio-julho/2016 Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 9 No. 2 (2016): maio-julho/2016 Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 9 Núm. 2 (2016): maio-julho/2016 1983-9391 reponame:Revista Brasileira de Ecoturismo instname:Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur) instacron:SBECOTUR |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur) |
instacron_str |
SBECOTUR |
institution |
SBECOTUR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ecoturismo |
collection |
Revista Brasileira de Ecoturismo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ecoturismo - Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBECotur) |
repository.mail.fl_str_mv |
||zneiman@gmail.com |
_version_ |
1799138610818056192 |