Experimentando o conhecimento: o Turismo Pedagógico como ferramenta para o Ensino Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louzeiro, Flavia Oliveira da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo
Texto Completo: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6582
Resumo: O turismo enquanto vetor do desenvolvimento de sociedades requer um cuidado em relação à qualidade da experiência e da profissionalização, nesse sentido o turismo pedagógico pode contribuir de modo contundente à formação de profissionais com olhar diferenciado para a responsabilidade social. O Grupo de Pesquisa em Patrimônio Cultural – UFMA, vinculado ao Departamento de Turismo e Hotelaria, desenvolve entre suas linhas de atuação trabalhos que buscam apropriar-se das demandas do turismo na região Nordeste. Partindo das temáticas do turismo pedagógico, da educação patrimonial e da sustentabilidade, as autoras, enquanto participantes desse grupo, desenvolveram uma pesquisa oriunda de um trabalho prático-pedagógico realizada no estado de Pernambuco com futuros guias de turismo do estado do Piauí, buscando analisar os efeitos decorrentes da sua participação em atividades práticas no âmbito do turismo, com fins a otimizar a compreensão, o entendimento e a formação desses futuros profissionais no que tange à questões sensíveis tanto ao ambiente, quanto ao ser humano. A metodologia utilizada foi no sentido de identificar as práticas do turismo pedagógico na eficácia do aprendizado e na absorção do conhecimento produzido em sala de aula, para tanto utilizou-se FREINET, AB’SABER, SANTOS, PERINOTTO como norteadores dessa elucidação. Foi possível perceber que a partir da utilização de ferramentas educacionais, mediantes a apropriação previa do conhecimento por parte dos alunos e a experimentação in loco da atividade turística, a importância do deslocamento sócio espacial para a ampliação de entendimentos necessários na formação de profissionais mais conscientes do seu lugar enquanto agente da transformação. Experiencing the knowledge: educational tourism as a tool for teaching and learning ABSTRACT Tourism as a vector of corporate development requires careful about the quality of the experience and professionalism in this regard, educational tourism can contribute powerfully to the formation of professionals with a different aspect of social responsibility. The Research Group on Cultural Heritage - UFMA, linked to the Ministry of Tourism and Hospitality, develops among its lines of action studies that attempt to hijack the demands of tourism in the Northeast. Based on the issues of educational tourism, heritage education and sustainability, the authors and participants of this group developed a search derived from a job practical pedagogical conducted in the state of Pernambuco with the future state tour guides of Piauí, trying to analyze the effects of their participation in practical activities in the field of tourism, in order to optimize understanding, understanding and training of these future professionals regarding sensitive issues for both the medium environment, such as humans. The methodology used was to identify pedagogical practices tourism in the effectiveness of learning and absorbing knowledge acquired in the classroom, therefore FREINET, AB'SABER, SANTOS, PERINOTTO was used as guide this clarification. It was observed that from the use of educational tools, through the knowledge appropriation provided by students and experimentation in place of tourist activity, the importance of socio-spatial change to the expansion of knowledge needed in training the more aware of their place while processing agent professionals. KEYWORDS: Educational Tourism; Heritage Education; Sustainability.
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